Ultimas

Polêmica: Total Nonstop Bullshit




<< Polêmica: Total Nonstop Bullshit >>

Polêmica: Total Nonstop Bullshit.

A Total Nonstop Action, popularmente conhecida como TNA Wrestling e de nome físico TNA Entertainment, LLC. é uma empresa do ramo Professional wrestling.

Seu principal show é o Impact Wrestling, que tem transmissão nas quintas-feiras e pode ser visto em nosso blog, através do link: http://wrestlingnoticias.blogspot.com.br/search/label/TNA.

No último ano datado de janeiro a dezembro, a empresa teve uma evolução notória, carregada por talentosos lutadores que podem se dizer “prata da casa”, que após anos em divisões distintas, finalmente receberam um push inconseqüente que resultou e, ora, oxalá seja a guinada ansiada pela instituição.

Depois, saindo um pouco de sua linha pautada pelo cinto mundial, a empresa revolveu à storyline mais capital e linear do wrestling em todos os tempos: stables dominadoras. Entretanto, novamente foi a federação de Orlando sair de sua base e tornar os Aces & 8s em algo atrativo, que se prova em um ligeiro aumento nos ratings.

Isto me surpreendeu. Sempre tive a consciência de que ela fosse uma companhia fraca e sem potencial de estar a um nível de qualidade que anseio no wrestling, mas finalmente os louros criativos vem surgindo e isto me obrigou a ser um espectador de alguns grandes eventos e shows ao longo do ano.

Vi um Bound for Glory consistente até a segunda hora, que me manteve vidrado num evento que nem sequer tinha minhas expectativas altas. Depois assisti vários Impacts levando-me, em um dos casos, a formar a frase: “me entretive mais em trinta minutos de Impact do que em três horas de RAW.”

Mas então veio o Final Resolution e me lembrei do porquê de não gostar de TNA.

4.01.2010.

Uma data que explica perfeitamente o meu pensamento de logo mais. Iremos por partes.

Dixie Carter cuidava de questões de marketing de empresas quando lhe foi apresentada a TNA, na época ainda uma extensão de comando de Jeff Jarrett. Na ocasião, a empresa necessitava de ajustes financeirss quando Carter teve a ideia de investir em ações e adquirir a maior fatia da federação, notando que o wrestling era um desporto que tinha e ainda tem apenas uma empresa controlando-o: a WWE.

Desde então, Carter, inexperiente, passou a usar do capital suportado para investir em nomes que possam subsidiá-la em seus negócios. Foi assim com Vince Russo em 2006 (Russo esteve na TNA logo após a sua criação em 2002, mas deixou a empresa até ser recontratado pela própria Carter).

Russo, o mesmo que esteve ao lado de Vince McMahon na attitude era. O mesmo que instituiu Stephanie McMahon à televisão. O mesmo incompreendido da WCW, que por culpa sua e de outros egos afundou a companhia. Este, para os desavisados. Um gênio mal visto, diria eu.

Ao longo dos anos, Vince abusou de idéias ruins (destaco a proposta de nome da empresa, o pior nome da história, que deveria ser um trocadilho com “tits n’ ass” para promover a programação adulta da companhia. Russo também realizou a sigla “S.E.X.”) e participou de muitas outras boas, mas manteve sempre a ponta de fé de Carter, que necessitava de alguém com tirocínio no mercado criativo para apoiar-se.

E então veio 2010, onde uma nova investida, após quase 6 anos, foi feita sobre Hulk Hogan.

Chegamos a data onde a presidente da TNA novamente busca reforços e deposita neles a confiança.

Em uma leva grande de reforços (não necessariamente seria reforços a palavra correta. Talvez devesse dizer apenas sujeitos), instaura-se um período complicado de ditadura, visto já em seu primeiro episódio.

4.01.2010.
Hulk Hogan estréia na TNA em um segmento em que aparecem Kevin Nash, Scott Hall, Sean Waltman, Brooke Hogan e Eric Bischoff. Um sinal de coisas por vir.

Vince Russo tinha deste então data para sair. O criativo tem problemas sérios com Hogan e Bischoff que remontam aos anos 2000 e apesar de todo um entendimento de acordo de pazes, era uma relação destinada a falhar em todos os planos.

Foi-se embora o problema. Ou seria ele o problema?

De fato, Russo saiu em 2012. 2012 foi um ano próspero para a TNA. Mas os que julgam que seria ele o centro de ignorâncias enganam-se.

Depois de sua demissão, apenas para citar-se exemplos de alto calão, tivemos storylines como a de Clayre Linch e recentemente Bully Ray, seu relacionamento com Brooke Hogan e, sim, os Aces & 8s.

O centralismo de governo na TNA haveria de consumir qualquer esperança de prognóstico bom no período em que tiveram um buzz nas ditas Monday Night Wars, já que nos meses seguintes, Bischoff e Hogan haveriam de ter tempo no microfone em todos os shows.

Depois, resquícios de gente da ECW literalmente jogaram merda ao ventilador, para na sequencia termos um heel turn do Hulkster e de Eric, a formação de uma stable que anarquizou (no sentido ruim) os shows da empresa, tornou-se numa storyline longa por demasia, teve uma feud com outra stable novamente por muito tempo para depois Jeff Hardy se destacar, aparecer drogado e perder o cinto para Sting em minutos. Quase cansei neste resumo da era inicial dos pseudo-salvadores.

Sou defensor de que Carter, se é que ganhou alguma experiência ao longo dos dez anos que conduz uma empresa de wrestling – além de fornecer dinheiro, sendo claro -, tire os pesos de suas costas, os que querem reviver seu passado glorioso ou nem tão glorioso.

No último dia primeiro a minha ideia foi ainda mais fortalecida quando, ao ler o post de desejos para 2013 no Wrestling Noticias, me deparei com a informação de Guilty Pleasure que alertou que a storyline dos Aces & 8s é algo a mandar bocas contra uma série de televisão, uma obra prima remetida a Eric Bischoff.

Com a crise financeira que assola a empresa, o mais indicado era retirar estes nomes caros. Posso não saber números exatos, mas sei que por pouco dinheiro dificilmente Hogan e Bischoff fariam o seu papel atual. Isto para não chamá-los de nepotistas, com Brooke e Garrett, o que fala por si só.

Sendo inconstante, apresento pouca fé que a qualidade deste último ano prossiga, apesar de inúmeros talentos em nível de melhores do mundo e esforços notáveis.

A TNA é uma empresa destinada a fracassar. Não por culpa sua. Mas por culpa da Panda Energy e uma desconhecida registrada sob nome de Dixie Carter.

No love lost.


<< Polêmica, o lugar que incita discussão na blogosfera >>



Com tecnologia do Blogger.