Ultimas

As Escolhas do Deadman : Best of Brock Lesnar


Pois é, após uma longa ausência das lides do blog, eis que decidi voltar a escrever um dos meus textos, motivado em grande parte pelo regresso «surpresa» que aconteceu nesta passada segunda-feira, ou seja o regresso de Brock Lesnar à WWE .

Para aqueles que poderão não estar familiarizados com o objectivo deste espaço, aqui serão descritos os 10 melhores combates da carreira de Brock Lesnar na WWE ....

Menções Honrosas : 

Brock Lesnar Vs RVD (Finais do King of the Ring 2002) - Este seria o primeiro grande passo de Brock Lesnar em direcção ao topo da WWE.A vitória no torneio KOR dava a Lesnar a possibilidade de enfrentar no Summerslam desse mesmo ano, o campeão da WWE .
Para vencer o torneio, Lesnar encontrou na final RVD e o resultado foi um combate de qualidade, pecando apenas pela curta duração visto que durou apenas cerca de 9 minutos.Mas ainda assim mostrou a boa quimíca existente entre Lesnar e Van Dam e dava o mote para o excelente combate que teriam no Vengeance, alguns meses mais tarde . 


Brock Lesnar vs John Cena (Backlash 2003) : O crescimento de John Cena como talento de topo na WWE está curiosamente ligado a Brock Lesnar.
Este foi o primeiro combate de Cena no Main-Event de um PPV e a sua primeira oportunidade para vencer o Título Mundial, isto para além de Cena ter adoptado o FU como «finisher» no decorrer desta rivalidade de forma a ridicularizar o F5 usado por Lesnar.O combate em si é um combate típico entre duas «powerhouses», muito fisíco, cheio de manobras de alto impacto e que mostrou um Cena ainda demasiado verde para aquelas andanças .

Brock Lesnar vs Hulk Hogan (Smackdown 2002) : Este é um combate que após o ter visto recentemente me pareceu melhor do que me lembrava mas o importante aqui é mesmo o importante papel que teve na ascensão de Lesnar .
Hogan desde o seu regresso á WWE em 2002, tinha conseguido colocar «over» vários dos lutadores da companhia como The Rock ; HHH ; Kurt Angle e Chris Jericho e até o próprio Edge beneficiou bastante do «rub» que lhe foi dado por Hogan após ambos terem conquistado os Títulos de Equipas .
Felizmente existia nessa altura na WWE um «heel» monstruoso a necessitar de uma grande vitória de modo a ser considerado credível para desafiar The Rock pelo Título no Summerslam, isto apesar de ter vencido o KOTR que era Brock Lesnar .
O «push» inicial de Lesnar foi um trabalho difícil para a WWE visto que não era aconselhável que ele fosse destruindo todos os grandes nomes de seguida, visto que seriam precisos adversários crediveís para o enfrentar quando vencesse o título e dessa forma Hogan era o adversário ideal, visto que possuía o crédito e o «nome» suficientes mas já se encontrava longe do seu auge de forma a vencer Lesnar.Um perfeito exemplo de  encontrar a «pessoa certa na altura certa » . 

Brock Lesnar vs The Rock vs HHH :Este é um combate que ocorreu numa «tour» da WWE á Austrália e embora por norma não morra de amores por combates do género Triple Threat, este consegue em alguns momentos ser um excelente combate mas também tem outros momentos em que a acção decorre a um ritmo mais lento.Este combate é uma espécie de antevisão do encontro entre Lesnar e The Rock marcado para o Summerslam, visto que HHH está aqui praticamente como figura de corpo presente, sendo raras as suas interacções por exemplo com Brock Lesnar . 

Brock Lesnar vs Test ( Meias-Finais KOTR 2002) :Um combate de qualidade entre dois «powerhouses», curiosamente na altura tanto Test como Lesnar eram personagens «Heels», fórmula que por vezes dá bons resultados e este é um desses casos .Este é um combate que mostra bem aquilo que Test poderia ter eventualmente ter sido caso tivesse sido utilizado da melhor forma . 

Brock Lesnar vs Big Show ( Judgment Day 2002) : Não andarei muito longe da verdade quando afirmo que Lesnar foi até hoje o melhor adversário de Big Show na WWE e aquele que foi capaz de retirar ao «gigante» os seus melhores combates e este foi um desses casos.Neste Stretcher Match, fica a memória de Brock Lesnar usar uma empilhadora para vencer o Big Show . 


Nº X 
Brock Lesnar & Paul Heyman vs Edge (Rebellion 2002) 

 O Rebellion era um PPV que a WWE organizava anualmente em terras de sua majestade e o main-event inicialmente previsto era um embate entre Brock Lesnar e o então candidato ao Título, Undertaker.Contudo acabou por ser Edge a ocupar o lugar naquele que foi o seu primeiro grande combate no Main-Event e tal como aconteceu com Cena foi com Lesnar que Edge teve o seu baptismo em combates pelo Título.

Este era no entanto um combate invulgar, Lesnar viu-se obrigado pela GM do Smackdown , Stephanie McMahon a fazer equipa com o seu «manager» Paul Heyman num Handicap Match contra Edge, significando que Lesnar poderia perder o seu título caso Edge conseguisse um «Pin» a Heyman.Um combate agradável, nada de muito espectacular mas que mostrou uma excelente quimíca entre Edge e Lesnar que talvez não fosse esperada e apenas se lamenta o facto de ambos não terem tido mais oportunidades de se enfrentarem .




Nº IX 
Brock Lesnar vs Rob Van Dam (Vengeance 2002) 

Após vencer RVD na final do King of the Ring, Lesnar voltou a encontrar-se com RVD desta vez no Vengeance com o Título Intercontinental de RVD em jogo.Um combate onde foi dado a ambos os lutadoresmais tempo de antena para mostrarem mais do que mostraram no KOTR e ambos não desiludiram.
 Lesnar impressionava pela força e poderio fisíco aliada a uma rapidez invulgar para alguém tão poderoso, algo que RVD tentava contornar usando a sua destreza, rapidez e manobras arriscadas para derrubar o titã.Um excelente combate fruto da combinação de dois estilos totalmente distintos .



Nº VIII
Brock Lesnar vs Big Show vs Kurt Angle (Vengeance 2003) 

Em 2002, a WWE decidiu separar as águas e dividir o seu imenso «roster» em duas «brands» distintas, Raw e Smackdown.Este foi o primeiro PPV organizado sob a bandeira do Smackdown e estes três lutadores eram na altura talvez os três maiores nomes do Smackdown de então.Todos chegavam a este combate num grande pico de forma, Lesnar era o reinante campeão da WWE, Angle tinha regressado recentemente da sua operação cirúrgica ao pescoço e gozava na altura da sua maior popularidade até então na WWE e Big Show tinha sido o Homem que tinha acabado de vencer Hulk Hogan em pleno Madison Square Garden . 

A Fórmula deste combate não foi diferente de outros tantos combates Triple-Threat , contudo este não foi dos piores, sendo um combate que me agradou bastante, Angle era uma máquina por esta altura, Lesnar é uma força imparável e a sua excelente quimica com o Big Show era extraordinária.No entanto o que mais salta á vista deste combate é o «spot» em que Lesnar executa uma Running Powerbomb ao Big Show .... Sempre que julgamos ter visto toda a extensão do poderio de Brock Lesnar, eis que Lesnar nos prova o contrário . 



Nº VII 
Brock Lesnar vs Chris Benoit (Smackdown 2003)

O que distingue um excelente lutador de um bom lutador é o facto deste conseguir um combate digno de registo com qualquer tipo de lutador.Lesnar era capaz disso mesmo, de «brawlers» como o Undertaker a gigantes como o Big Show, passando por «luchadores» como Rey Mysterio  contudo onde Lesnar se excedia era com lutadores como Benoit ; Kurt Angle ou Eddie Guerrero, lutadores tecnicamente capazes e duros o suficiente para retorquir de volta após cada golpe .

 Lesnar já tinha por esta altura deixado para trás a «gimmick» de «Next Big Thing» e assumido o papel predominante no Smackdown e este será por certo um dos seus melhores combates em sinal aberto na WWE.Contudo quando parecia estar no pique da sua carreira, Lesnar fartou-se do estilo de vida frenético da WWE e perdeu a paixão pelo pro-wrestling, e este é um dos combates que nos faz lamentar tal decisão .



Nº VI 
Brock Lesnar vs Eddie Guerrero (No Way Out 2004)

 Deste combate o que mais perdura na memória é o facto de ter tido a coroação de Eddie Guerrero como Campeão da WWE, após todas as amarguras que passou na vida, contudo o papel desempenhado por Lesnar neste combate não pode ser esquecido.Lesnar foi neste combate e ao longo desta rivalidade, o «Heel» de todos os «Heels», um autêntico monstro, uma montanha que parecia ser demasiado alta para Guerrero escalar.Lesnar acentuou essa ideia ao longo do combate arremessando Eddie pelo ringue como se de uma bola de trapos se tratasse, contudo Eddie ia escapando á derrota e Lesnar ia ficando cada vez mais frustrado, levando-o a tentar de tudo para vencer .

A psicologia empregue por Lesnar neste combate foi fantástica, visto que quando se encontrava no ataque, davia a ideia de que era impossível Eddie conseguir vencer, e quando era Lesnar quem se encontrava na defesa a sofrer os ataques de Guerrero, Lesnar fazia estes parecerem credíveis .

A vitória final de Eddie foi um momento fantástico sem dúvida, mas esta só ganhou o estatuto que ganhou muito por culpa de Lesnar e da ideia aparente de que Lesnar nunca iria perder para Eddie Guerrero, tamanha era a sua dominância.Tudo isto atesta á qualidade e credibilidade de Brock Lesnar .



 Nº V 
Brock Lesnar vs Kurt Angle (Wrestlemania XIX)

Este será porventura um dos main-events mais curiosos da história da Wrestlemania, visto que estávamos na presença de dois conceituados lutadores amadores, um medalhado olímpico contra um bi-campeão amador da NCAA e num «card» que continha igualmente o Undertaker, HHH, Stone Cold vs The Rock, Shawn Michaels, Hulk Hogan  ... é de admirar o facto de o main-event do principal espectáculo da WWE estar aqui entregue a dois lutadores que poucos anos tinham ainda de casa,visto que Angle tinha-se estreado na Rumble em 1999 e Lesnar tinha aparecido cerca de dois anos mais tarde .

Este é um combate de grande qualidade mas caso não houvesse alguns pormenores que lhe retiram alguma qualidade, seria por certo um dos mais memoráveis embates em Wrestlemanias tendo em disputa o Título da WWE .

Falo claro está do Shooting Star Press falhado por Lesnar que praticamente o colocou fora do resto do combate e por outro lado o próprio Angle estava com o pescoço gravemente danificado e a sua condição fisíca não lhe permitiu concerteza dar o espectáculo que concerteza desejaria, mas ainda assim excelente main-event e o inicío daquela que seria de longe a melhor rivalidade de Lesnar durante a sua estadia na WWE .



Nº IV 
Brock Lesnar vs The Rock (Summerslam 2002)

Com o virar da década, a WWE procurava uma nova estrela para liderar a companhia, «Stone Cold» Steve Austin tinha sido afastado da WWE, Rock preparava-se para abraçar outra carreira fora da empresa, Undertaker já não era opção de futuro e nomes como Kurt Angle, Chris Benoit ou Chris Jericho não ofereciam garantias de conseguirem ser a figura que a WWE precisava .

Contudo havia Brock Lesnar que parecia estar destinado a ser essa mesma figura, com 24 anos e com apenas um ano de WWE, Lesnar já tinha sido coroado King of the Ring e estava agora no Main-Event de um dos maiores PPV da WWE, o Summerslam com a possibilidade de se tornar no Campeão mais novo da história .

E este combate era a oportunidade perfeita para a WWE de ter uma das suas últimas grandes vedetas passar a tocha á nova vedeta que iria levar a companhia para a frente nos próximos 10 ou 20 anos, contudo todos sabemos o que passou para que isso não tivesse acontecido mas isso não impediu a WWE de tentar a sua sorte .

Este combate é um pouco desvalorizado em comparação a outros ocorridos no mesmo ano e inclusivé no mesmo PPV, contudo é mais um excelente testamento da qualidade de Lesnar e da capacidade deste em ter um bom combate com qualquer tipo de lutador .



Nº III
Brock Lesnar vs Kurt Angle (Smackdown 2003 ; Ironman Match) 

Após a perda do título para o seu amigo Kurt Angle no Vengeance 2003, a personagem de Brock Lesnar sofreu algumas alterações, de «babyface», Lesnar passou para um monstro psicótico imparável, capaz de destruir fosse quem fosse na sua perseguição do título da WWE.O primeiro encontro entre ambos foi no Summerslam 2003, o qual falarei mais tarde neste «top», contudo a vingança de Lesnar só apareceria neste combate .

Quem estaria á espera de ver aqui um combate de Wrestling com toques de amadorismo com uma grande troca de manobras, saiu desapontado pois disso viu pouco .

Aquilo que este combate teve mais foi história, visto que Lesnar não precisava de ter atingido Angle com o cinto ou com uma cadeirada para conseguir vantagem, contudo este tipo de manobras encaixavam na perfeição na nova atitude psicótica de Lesnar .

Dizem que no Wrestling,  80 % é história, 20 % é acção, e é exactamente isso que se passa aqui, uma excelente construção e solidificação de uma personagem.Mas fora da história este é ainda um excelente embate que na minha opinião talvez seja mesmo o melhor combate da história do Smackdown .


Nº II
Brock Lesnar vs The Undertaker (No Mercy 2002 ; Hell in a Cell )

A escolha entre os dois primeiros combates desta lista foi difícil, ambos estão ao mesmo nível, ambos são de imensa qualidade mas tudo se decide através do gosto pessoal de cada um e de alguns pormenores presentes neste Hiac que me fazem colocá-lo apenas em segundo .

Em termos de combates deste tipo, este será provavelmente um dos melhores, e será de certeza o mais brutal e sangrento de todos eles.Lesnar e o Undertaker eram na altura os maiores no que toca ao Smackdown e cada vez que ambos se encontravam era uma autêntica guerra e aqui não foi excepção . 

Este será provavelmente o combate em que Lesnar ficou completamente  consolidado como um nome a reter na WWE, isto porque Lesnar neste combate infligiu ao Undertaker uma derrota completamente limpa, algo que só foi feito meia dúzia de vezes e se vencer o Título ao The Rock é um excelente «push», vencer claramente o Undertaker dentro do seu próprio terreno é outro nível de «push» .

No fundo este combate só não fica em primeiro nesta lista por uma razão de gosto pessoal, pessoalmente prefiro sempre um combate de Wrestling puro e duro, sem qualquer tipo de estipulações e acima prefiro um combate que se mantenha constante em termos de história e respeite e traduza para a acção aquilo que se passou na rivalidade, para mim é isso o Wrestling e este combate em particular tem uma enorme falha, visto que um dos pontos principais desta rivalidade foi o de Lesnar ter «partido» a mão do Undertaker, fazendo com que o «Deadman» tivesse que usar um gesso, até aqui tudo bem mas eis que durante o combate, o Undertaker se esquece deste facto e desata a esmurrar Lesnar com a mão que supostamente estaria partida, é sem dúvida um pormenor que pode ser considerado mínimo mas que para mim fez a diferença,apesar deste ser um extraordinário combate HIAC .


Nº I 
Brock Lesnar vs Kurt Angle (Summerslam 2003) 

Este combate seria o 3º de 4 que Lesnar e Angle travariam em 2003.A história é muito simples, é a tradicional e habitual inveja entre amigos ampliada a 1000 por algo como o Título da WWE.Após o embate na Wrestlemania XIX, Angle teve que recorrer a uma operação para reabilitar o seu pescoço, severamente danificado durante as Olimpíadas e durante esse período ele e Lesnar tornaram-se compinchas , contudo Angle tinha já os seus olhos postos no Título e na desforra do combate na Wrestlemania e assim com o Big Show á mistura chegamos ao Vengeance, onde Angle vence o Título novamente e Lesnar fica consumido pela raiva e pela inveja , tornando-se num monstro obcecado com o recuperar do Título perdido para Angle .

Incentivado por Vince McMahon , Lesnar vai destruindo vários lutadores até chegar a Kurt Angle e essa luta ficou marcada para o Summerslam . Neste combate , Lesnar e Angle tiveram provavelmente o combate que teriam tido na Wrestlemania caso Angle estivesse em boas condições e também se Lesnar não se tivesse posto KO com o SSP falhado . Este combate demonstra melhor do que qualquer outro a química perfeita entre Lesnar e Angle e o porquê da «feud» entre ambos ser das melhores dos últimos anos . 










Com tecnologia do Blogger.