Ultimas

O Wrestling em Revista (XLII) | Parte 1



Nesta edição falo pela última vez sobre o Over The Limit antes de o PPV se realizar, falo sobre a situação de alguns lutadores, especialmente no que concerne aos "novos Batistas": Ezekiel Jackson e Mason Ryan. Ainda têm aqui uma das últimas oportunidades para colocar questões ao Red Eagle!....


Respostas aos comentários dos leitores


Gustavo (PLL): Com os face turns de Ezequiel Jackson no SD e Mason Ryan no Raw, teremos dois “Batistas”, um em cada brand, o que você acha disso?

PLLAnonimo (PLL): Achas que vão transformar Mason Ryan no novo Batista?

Se essa é a intenção dos “bookers”, então eu chamar-lhe-ias otários. A grande razão pela qual o Batista se tornou uma das grandes caras da WWE, e muitos outros, com um estilo, personagem e corpo semelhante nem chegaram lá perto não foi por acaso, não foi por se dar bem com sujeito x ou y que tem muita influência no “backstage”, mas sim pelo “booking” a que foi alvo, porque ele não foi apenas Campeão Mundial por múltiplas, ele conseguiu ser carismático, popular, alguém querido pelo público e ainda mexer com as pessoas, tendo grandes mas grandes reacções, das maiores da WWE, e tudo isto, em pouco tempo após ser alvo de aposta.

Triple H era um “heel” bastante odiado, gerava bem mais “heat” do que qualquer The Miz ou Del Rio actualmente (velhos tempos!), e possuía uma “stable” bastante dominante, os Evolution, que para além de ter tido em simultâneo todos os títulos da Raw, proporcionou ao “The Game” ser campeão mundial durante muito tempo, e se contarmos os dias em que foi campeão mundial desde que lhe foi atribuído o cinto no Verão de 2002 até à Wrestlemania 21, temos 616 dias em 943 possíveis, ou seja, 2/3 desse período que foi de quase três anos, e geralmente, quando não era ele o campeão, era o candidato principal, ou seja, estava sempre no topo! Ora o reinado (não como campeão, mas sim no topo da montanha) de HHH aterrorizava os fãs da WWE, e aí começou-se a construir o D. SeBatistão (Sebastião + Batista) se é que me entendem, com o mundo a ver o que aconteceu a um Randy Orton quando conquistou o Titulo Mundial e a perceber que nos Evolution só interessava um homem, que era Triple H, então começou a haver “teasers” de que a relação entre o “The Game” e o “Animal” estavam tensas e que uma separação estava iminente, mas ao contrário do que aconteceu com o RKO, Batista não haveria de sair dos Evolution pela porta pequena, sendo expulso e apedrejado, mas sim pela porta grande, primeiro com vários segmentos em que HHH falava dele como uma ameaça, depois, vencendo o Royal Rumble e em vez de ser ele o espancado na saída do grupo, foi ele quem espancou, acabando visto como o salvador, alguém que nos viria salvar do reinado de Triple H, e para além de ter capturado o Titulo Mundial do homem mais odiado do Universo WWE, ainda o venceu por três vezes, em combates sangrentos. Assim sim, a besta ficou “over”!

Ora, Ezekiel Jackson e o Mason Ryan só por serem grandes não vão ficar “over”. E não é com pequenas intrigas com o Wade Barrett e o CM Punk que vão conseguir ser adorados pelos fãs, é preciso “Big Things”.


Anónimo (WN): Achas que existe algum wrestler na WWE e na TNA que esteja a necessitar de um turn?

Creio que na TNA Mr. Anderson deveria de se definir como “face” ou “heel”, porque na situação actual não dá com nada.

Já na Raw, gostaria de ver CM Punk como “face”, mas um “face” diferente do que ele era de 2006 a 2009, quero-o ver com uma postura parecida à que Triple H tem tido nos últimos anos em termos de personagem, ou seja, fazendo um uso recorrente de piadas, porque ele tem bastante jeito nisso, acho que poderia fazer lembrar o velho Chris Jericho.

Acho que se fizessem um “face turn” ao Zack Ryder também poderia ser uma boa aposta, para aproveitar a onda que exige em redor dele actualmente, até porque a Raw precisa de mais “faces” no “mid-card”.

Ver Daniel Bryan “heel” também seria uma possibilidade não desagradável, visto ser um excelente “ring general” e de na minha opinião precisar de definir melhor a sua personalidade para ter sucesso na WWE, embora com aquele corpo seja difícil imaginá-lo a dominar combates contra lutadores regra geral bem maiores que ele.

Penso também que os Hardys deveriam ser “faces” na TNA, e acho que é tudo.


Anónimo (WN): A ida da Chyna para a TNA é de uma forma "copiar" a WWE (estreia da Kharma)? Com o regresso do Undertaker foi a mesma coisa (Sting) e com o Sin Cara também (Sangriento). Se achas que eles "copiam", qual a tua opinião acerca disso?

Bem, na minha opinião não se tratam de cópias, ainda que existiam algumas picardias como a forma como Sting regressou à TNA, ou mesmo inspirações, como a estreia de Sangriento na TNA para de certa forma entrar no mercado mexicano.

Na minha opinião, é difícil fazer algo original nos tempos que ocorrem, parece que já tudo foi inventado, e a maioria das coisas que se fazem actualmente são inspirações de outras ideias que equipas criativas já tiveram no passado, e aí, na minha opinião os “bookers” deveriam preocupar-se em inspirar-se em coisas mais antigas, algo que os fãs desta geração ainda não tenham visto (lembro-me de que no último show do WP vi o Pégaso a fazer algo semelhante a uma “promo” que o Jericho fez na WCW, mas se calhar para além de mim, só dois ou três fãs na plateia sabiam disso, era novidade para eles, e isso é bom!) e ir beber a várias fontes em vez de uma só, porque em vez de estarem a tentar novos Shawn Michaels, se calhar devem dar uma “gimmick” a um lutador em que o devem dar um toque de HBK, mas um toque de uma outra “gimmick”, isso acaba por ser original, e um exemplo foi Alberto Del Rio. O principal problema não é ser uma cópia, porque para mim se forem copiar algo da ROH, NWA ou CHIKARA tanto me faz, nunca vi tal coisa na vida e vou ficar entusiasmado por vê-la, no entanto, se forem copiar algo que eu já vi, então para mim será mais do mesmo, e provavelmente não me vou entusiasmar em ver tal coisa.

E não acho que a TNA nos casos que referiste tivesse sido muito “copiadora”.


Bmptomas (WN): Eu tenho uma dúvida: porque agora os títulos mundiais são tão banais por exemplo o Cena tem 10, o Edge ganhou entre 2006 e 2011 ganhou 11, quando há uns anos atrás Hall Of Famers como Hot Rod não ganhou sequer um?

Bem, eu acho que o termo correcto também não é a banalização dos títulos mundiais.

A verdade é que actualmente chega aos espectadores demasiado wrestling! Há algo que no auge de Roddy Piper não havia, que eram “shows” semanais e PPV’s mensais, ou seja, há mais wrestling, e por isso, não há um entusiasmo tão grande acerca de um evento porque já há algum hábito e por isso tudo acaba por aborrecer os fãs mais depressa, que é como quem diz, os reinados e as “feuds” têm de ser necessariamente muito mais curtas do que antigamente, agora é impensável algo que dure um ano, aliás, algo que dure mais que dois/três meses já chateia!

Há um perigo de estagnação muito maior do que no inicio dos anos 90, até porque hoje para além de “shows” semanais, não temos só um ou dois, temos três a passar na televisão semanalmente com influência decisiva em toda a trama, falo da Raw, Smackdown e Impact, e por vezes, temos malta da Raw na Smackdown e vice-versa. Ainda há o Superstars, NXT e Tough Enough, e isto na minha opinião, é excesso de wrestling. Obviamente que como o que é demais também não presta, a WWE para dar uma lufada de ar fresco tem de apresentar mudanças frequentes, e devido a isso as mudanças de títulos são muito mais frequentes, o que faz com que o tempo que alguém tinha como campeão num reinado anteriormente é o tempo que agora alguém tem na soma de dois ou três reinados.

Em companhias sem “shows” semanais e que apresentam um modelo a nível de frequência de espectáculos semelhante ao que a WWF antes apresentava (e falo aqui das indys em particular), têm os seus campeões com reinados algo longos, que chegam a durar mais que dois anos, e lá também há grandes nomes (tendo em conta que falo em grandes nomes dentro dessa promotora, mas que fora dela não são conhecidos) que não hão-de chegar a esse ouro.


Yuri Braule (PLL): A entrada dos dois novos programas da WWE seria para substituir o Superstars e o NXT?

Eu acho que o NXT com a existência do Tough Enough perdeu algum sentido, mas haverá uma sexta temporada. Já o Superstars precisa de uma remodelação mas o que fazia sentido acontecer poderia já ter sido feito e acho que não é por aí.

Há várias opções, ou a WWE vai apostar em algo parecido ao “Reaction” que fazia parte da programação da TNA há uns tempos atrás, ou pode ainda apostar em conteúdos antigos, fazer algo com os jovens da FCW ou ainda nos pode surpreender com algo diferente, a ver vamos, há que recordar que a WWE é uma companhia de entretenimento e não de wrestling.


Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.

Christian: Achas que ele vai conquistar o World Heavyweight championship novamente?

O mais provável é que não conquiste, mas neste “business”, tal como em muitas situações na vida, Nunca Digas Nunca.


Drew McIntyre: Acha que ele possa ser um melhor US Champ do que Kofi Kingston?

Cada coisa a seu tempo, ainda agora o Kofi começou o seu reinado. Eu estou a ver que na Raw quem está na rota por esse título são praticamente os mesmos que também andavam no ano passado pelo Titulo Intercontinental, também está lá o Ziggler e o Swagger, por isso acho que será difícil fazerem algo fresco seja como for.


Evan Bourne: Como a WWE pode aproveitar melhor os seus voos?

Eu gostava de o ver numa tag team com Rey Mysterio, acho que ele não tem personalidade definida, é apenas um “high-flyer” que faz o “Shooting Star Press”, e agora que há quem faça o “450”, essa manobra acaba por não ser a mais espectacular na promotora, por isso será difícil fazerem algo grande com ele. Acho que se o pusessem numa parelha com Mysterio ele poderia ganhar mais popularidade e carinho do público, sobretudo se tivessem uma temporada como campeões.


Mark Henry: É Overrated ou Underrated? O que ele tem que melhorar para ser um óptimo heel?

Bem, pela sua técnica e entusiasmo que dá aos combates diria que é “overrated”, no entanto, é sempre necessário um “monster heel” que meta medo, e ele sabe-o ser, ainda que o “booking” o tenha posto em segmentos de comédia muitas vezes nos últimos tempos, o que o descredibiliza. Agora que é “heel”, penso que o que poderiam fazer para o re-credibilizar é dar-lhe vitórias e uma postura absolutamente dominante, no entanto, não é isso que desejo, espero que apostem noutros lutadores.


Matt Hardy: Christian conseguiu seu primeiro World Championship, acha que Matt Hardy ainda consegue o dele? Visto que ambos na época em que eram Tags eram tidos como futuros World Champions.

Bem, como disse em relação ao Christian: Nunca Digas Nunca! No entanto, é difícil e eu creio que não, ele não tem qualidade e está a ficar com uma imagem muito desgastada e algo suja. Christian é muito melhor que ele, nem se comparam.


R-Truth: Achas que ele será mais aproveitado como esse heel que esta fazendo? Tem gostado dele heel?

Embora nunca tivesse sido um grande fã dele, confesso que até estou a gostar da sua atitude, parece-me mais solto e até tem feito coisas interessantes, conseguiu ficar “over” em pouco tempo e tenho a certeza que quando Morrison voltar vamos ter uma “feud” interessante.


Skip Sheffield: Acha provável que, quando ele voltar, ele vai para a New Nexus da Raw, ou para a The Corre na Smackdown, ou vai ficar fora de qualquer stable?

Bem, os The Corre já ficaram sem o seu “enforcer”, o Ezekiel Jackson, e parece que os Nexus vão ficar sem Mason Ryan, portanto, parece que há duas vagas para ele.

Falava-se que o Vince queria fazer dele o segundo maior “babyface” da WWE logo a seguir a Cena, mas já com dois “Big Man” (Big Zeke e Ryan) a fazer “face turn”, acho que deve voltar como “heel”, e aposto nos Nexus.


The Great Khali: Você acha que o possível (heel) push dele vai dar em quê?

Bem, será de novo um “monster heel”, não será nada de novo, mas desta vez terá menos credibilidade e parece que vai fazer parelha com o outro monhé, que penso que se chama Mahal. Acho que é algo bom para os “popcorn matches” dos próximos PPV’s os indianos contra Kane e Big Show.


The Miz: The Miz is REALLY Awesome? Quais são seu pontos fortes e seus pontos fracos?

Os pontos fortes de The Miz são o seu carisma, a sua habilidade no microfone, a capacidade que tem para obter uma reacção do público, a sua boa postura perante os mídia e o facto de não se tornar monótono.

Os seus pontos fracos é a falta de alguma maturidade no ringue, porque vejo que ele para o estatuto que tem não é homem para combates tão longos e precisa de se desenvolver mais nesse aspecto.


Trevor Murdoch: Achas que ele, que voltou recentemente à WWE, poderá ser um bom singles wrestler, já que na maioria de sua carreira esteve ao lado do falecido Lance Cade?

Bem, eu creio que ele só fez um “Dark Match”, nada mais, penso que ele está actualmente na NOAH e por lá deverá ficar, no entanto, não desgostava dele, acho que não era tão talentoso como o Lance Cade mas que era uma personagem interessante.


William Regal: Ele é o wrestler mais underrated da WWE na actualidade?

É provável que sim. Ele é um excelente comunicador e um lutador que quando está inspirado faz combates muito bons e tem um estilo algo único na WWE, no entanto, quando não está inspirado é absolutamente aborrecido.


Zack Ryder: Achas que algum dia veremos um push a ele?

Bem, pela terceira vez digo: Nunca Digas Nunca! Eu acho que o seu bom trabalho recentemente, tanto a nível do seu programa no Youtube, como o efeito que isso teve no seu trabalho de ringue, já que me parece agora muito mais solto e confiante, deve ser recompensado, e acho que o reformular da equipa que ele tinha com Curt Hawkins pode ser um começo.


---------------------------------------------------------



Secção Over The Limit


Wade Barrett vs Ezekiel Jackson: O que você acha que vai sair da luta?

Não será certamente um combate de sonho, mas poderá sair algo razoável. O Big Zeke como “face” tem uma boa postura dentro de ringue, e acho que Barrett pode conduzir bem o combate, até porque também é grande. Espero é que o inglês não perca o titulo, acho que precisa mais de um reinado do que o Jackson.


John Cena vs The Miz: Como o lema do “Super Cena” é “Never Give Up” você acha que está MUITO NA CARA de que John Cena fará o The Miz dizer I Quit?

O Cena ganha sempre estes combates e de certa forma faz sentido que tal aconteça, mas se há coisa que já aprendi ao ver wrestling é que os “bookers” sabem como dar a volta à estipulação, e tal como no The Rock vs. Mick Foley do Royal Rumble 1999, não me admiraria nada se o The Miz tivesse um gravador e o colocasse junto da boca de Cena, simulando o “I Quit”.


Jerry Lawler vs. Michael Cole: Achas que no Over The Limit Michael Cole terá o anel do Hall da Fame ou o Jerry finalmente vai calar a boca de Michael Cole?

Fico algo triste por Swagger não estar na decisão, acho que é o único que pode tirar proveitos no futuro. Algo me diz que será adicionado alguma estipulação ao combate, e porquê?

Se isto for o final da “feud” o que vai acontecer a seguir? O Cole volta-se a sentar ao lado dele na mesa de comentadores e daqui a uns meses já são amigos? Acho que faria falta aqui um “Loser Leaves Raw” ou algo do género.

---------------------------------------------------------

Estão à espera do quê? Façam perguntas ao Red Eagle!



---------------------------------------------------------



Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!

Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate.


**AVISO**

Devido ao tamanho excessivo que os meus artigos estavam a ter, decidi pôr post as perguntas que considerei mais interessantes/menos batidas e deixo aqui um link onde estão as restantes: http://wrestlingnoticias.blogspot.com/2010/05/extra-o-wrestling-em-revista-xlii.html

---------------------------------------------------------

Visitem o meu blogue pessoal por favor: http://davidjosepereira.blogspot.com/
Com tecnologia do Blogger.