Ultimas

O Wrestling em Revista (XL)


Nesta edição, faço o rescaldo do Draft, falo sobre as soluções para dinamizar a divisão de tag team e o mid-card da WWE, das situações de alguns lutadores, entre outros assuntos. Apelo para que coloquem questões, que eu responderei na próxima edição desta coluna....



Rescaldo WWE Draft

Daniel Bryan: Você acha que ele será melhor aproveitado na SmackDown?

Creio que sim, terá mais espaço e novos lutadores pela frente com os quais poderá voltar aos grandes combates em PPV, espero que conquiste o Titulo Intercontinental brevemente até.


John Cena: Você achou certo ele sair e voltar ao Raw?

Confesso que fui “spoiled” do seu “double draft” e mesmo antes de o ser, quando o vi ser “drafted” para a Smackdown, e vi Orton ir atrás dele, então deu logo para ver que se estava a passar algo de muito errado.

Achei um pouco mal, visto que foi o único “double draft” da história e que de certa forma descredibiliza o conceito ou melhor, o “kayfabe”. Na minha opinião isso é para ser visto como uma grande coincidência, e acho que isso é negativo.


Randy Orton: Ele não pareceu contente com a troca. Como achas que ele vai reagir estando "sozinho" no ME da Smackdown? O que achou dele ir para a Smackdown? Com o Draft, isso significa que o título do WHC possa ficar rapidamente com o vencedor no Extreme Rules para ir para o Randy Orton?

Já se sabe que o Randy não tem um feitio fácil, no entanto, creio que se vai habituar à ideia e acho que perceberá que até poderá ser bom para ele.

Com um Cena a ter que ser forçosamente a cara da WWE e com um The Miz que tem de ter um estatuto parecido, Orton precisa desta mudança para ser o verdadeiro “nº1” numa “brand” e assim consolidar cada vez mais ou seu estatuto.

Ao mesmo tempo, estará a trabalhar com mais lutadores que precisam de vitórias sobre ele para subirem na carreira e esta mudança também será boa para a WWE.

Isto para além do factor refrescante que as mudanças de lutadores de uma “brand” para a outra significam.

Creio que a curto/médio-prazo chegará mesmo a Campeão Mundial.


Rey Mysterio: O que achou do Rey Mysterio voltando para a Raw? Será que desta vez ele gostou de ir para a Raw já que a Smackdown era sua “casa”?

Eu na minha previsão já tinha apostado na sua troca com Sin Cara e não falhei. Creio que desta vez é diferente, o seu “spot” na Smackdown está ocupado e provavelmente poderá até ter dos melhores períodos da carreira na sua estadia na Raw já que é o maior “top face” logo a seguir a John Cena. Ele terá de compreender que será refrescante, tanto para a programação como para ele.


The Miz, Punk, Del Rio e Ziggler: Estão todos na mesma brand. O que achas? Como vão bookar tantos heel's sem que estes percam credibilidade?

Para estes quatro e ainda R-Truth haverá na sua frente John Cena, Rey Mysterio, John Morrison, Big Show e Kofi Kingston, por isso, arrisco dizer que as contas estão bem equilibradas até! Ah, e ainda poderemos ter Triple H, portanto, acho que não será nada de anormal.


Futuras feuds: Dos lutadores que mudaram no Draft Principal, que storylines achas que eles vão ter?

Christian/Sheamus vs. Randy Orton (WH Championship)
Daniel Bryan vs. Wade Barrett (Intercontinental Championship)
Kofi Kingston vs. Drew McIntyre/Dolph Ziggler/R-Truth (US Championship)
Alberto Del Rio vs. John Cena (SummerSlam, com ou sem titulo pelo meio)
Cody Rhodes vs. Kane
CM Punk vs. John Morrison


No Geral: Você concordou com a maioria das trocas de superstars da WWE? Agora depois da draft, quem são os top faces e top heels da Raw? E da Smackdown?

Sim, achei que este “draft” pode trazer algo fresco e que algumas mudanças já tinha previsto como Daniel Bryan, Randy Orton, Rey Mysterio, Jack Swagger, Kofi Kingston e Sin Cara, podem ver a primeira parte do último artigo, está lá a previsão.

No entanto, estou algo preocupado com o excesso de “heels” e escassez de “faces” em ascensão, e sobretudo no “mid-card” de ambas as “brands”, e como se não bastasse, no espaço de uma semana vejo dois “heel turns” (R-Truth e Mark Henry) e nenhum “face turn”, o que vale é que o de Kane até foi algo recente e houve o “debut” de Sin Cara.

Top Faces da Raw: John Cena, Rey Mysterio, John Morrison, Big Show e Kofi Kingston.
Top Heels da Raw: The Miz, CM Punk, Alberto Del Rio, Dolph Ziggler e R-Truth.
Top Faces da Smackdown: Randy Orton, Christian, Sin Cara e Kane.
Top Heels da Smackdown: Sheamus, Wade Barrett, Cody Rhodes e Mark Henry.

---------------------------------------------------------

Respostas aos comentários dos leitores

Anónimo (WN): Se pudesses, que tag teams formarias com lutadores da WWE?

Bmptomas (WN): Com uma divisão de tag team fraca uma solução não será juntar mid-card para formarem novas tag team (o exemplo de Rhodes e Drew) ou contratarem teams de outras empresas (exemplo MCMG, Beer Money)?

José (WN): Qual seria a solução para a divisão tag team da WWE?

PLLAnonimo (PLL): (Apesar da divisão de tags da WWE não ser boa) Que duplas você improvisaria para ser óptimas tags (Ex: Daniel Bryan e Evan Bourne)?

Sim, a solução da divisão de tag team da WWE passa por juntar lutadores do “mid-card”, como fizeram no passado com The Miz e John Morrison, e sobretudo com os Smackdown Six, ainda que alguns deles, de “mid-card” não tenham nada. Creio que contratar equipas a outras empresas seria algo que não resultaria, pelos simples facto de que a WWE quer ter em todos os seus lutadores um activo chamado “potencial de main-event”, e sobretudo os Motor City Machine Guns creio que não resultariam, porque London e Kendrick acabaram mal e porcamente, Evan Bourne tem o estilo desta equipa e nunca foi nada na WWE. No que diz respeito aos Beer Money, uns anos mais cedo acreditaria, agora ambos são trintões, e embora Robert Roode transpire “main-event” por todos os poros, não sei até que ponto iriam apostar num barrigudo como James Storm.

Possibilidades de equipas poderão ser:

- Johnny Curtis e R-Truth (que eu saiba têm direito a uma oportunidade pelos cintos)
- Evan Bourne e Rey Mysterio (gostei muito quando eles fizeram parelha em Outubro de 2008 por algumas ocasiões)
- John Morrison e Kofi Kingston
- Dolph Ziggler e Jack Swagger
- Curt Hawkins e Zack Ryder (reformular da equipa)
- Alex Riley e Brodus Clay (deixaram de ser “sidekicks”, é algo que têm em comum)
- Tyson Kidd e Ted DiBiase (pertencem a famílias ilustres nesta modalidade)
- Cody Rhodes e Ted DiBiase (reformular dos Legacy)


PLLAnonimo (PLL): Para você, qual é o melhor mexicano na WWE, Alberto Del Rio, Rey Mysterio ou Sin Cara? Porquê? O que sairia entre uma luta entre Rey Mysterio vs Sin Cara? E uma entre Alberto Del Rio vs Sin Cara, será que a WWE permitiria?

Penso que ainda é cedo para avaliar Sin Cara, que ainda se está a habituar ao estilo WWE, e digo-vos, isto não é treta, do México para os EUA existem muitas diferenças e o facto de não ter passado pela FCW tem muita influência.

No que diz respeito a Alberto Del Rio e Rey Mysterio, penso que cada um é muito bom à sua maneira, Mysterio como o “ultimate underdog”, o ídolo dos fãs, um lutador que passa uma mensagem cada vez que luta, e alguém que vende muito. Já Del Rio é uma personagem interessante, um lutador muito bom, conseguiu ser algo original nos dias de hoje em que já se pensa que está tudo inventado e certamente será dos “top dogs” nos próximos anos.

Sobre essas possibilidades, penso que um dia poderão acontecer, mas para que aconteça e seja algo em grande, então há que esperar que Sin Cara se adapte ao estilo WWE e ganhe algum nome, para que se possa dar uma grande “feud”, tanto com Mysterio, como Del Rio.

Creio que Sin Cara neste momento até se deve manter longe dos outros mexicanos, para não ser visto como outro mexicano, mas sim como um lutador que toda a gente quer ver.


H-Raki (WN): Com a falta de boas feuds actualmente verias com bons olhos o regresso dos PPV’s uni-brand de forma a incentivar as feuds no mid-card (que já não existem)?

Eu veria com bons olhos, acho que era algo que faz falta à programação, assim como valorizaria mais os PPV’s multibrand, no entanto, há que estar na pele dos dirigentes da WWE:

Passar de PPV’s multibrand para torná-los exclusivos da Raw ou Smackdown seria uma grande perca económica, não venderiam tanto e ainda há a tal tematização que não faz sentido se os PPV’s fossem de uma só “brand”.

Mas percebo a tua preocupação, e deixa-me dizer-te que as tuas perguntas são das que mais gozo me dão responder, estou plenamente de acordo com o que pretendes, mas enfim, o dinheiro fala mais alto.


H-Raki (WN): Porque achas que a WWE deixou de utilizar certos formatos e tipos de combates do género "torneio para determinar o nº1 contender" ou "USA Title match decidido à melhor de 7" por exemplo?

Talvez porque o “star power” diminuiu ao longo dos anos. Lembro-me que quando o US Title era decidido à melhor de 7 quem andava atrás do cinto era Chris Benoit e Booker T, o que não é a mesma coisa em termos de audiência do que um Kofi Kingston, Daniel Bryan, Wade Barrett ou o próprio Daniel Bryan. No entanto, era algo que eu gostava que acontecesse, sobretudo na Smackdown, em que parece haver mais wrestling.

Adoro torneios, e mesmo essas séries de combates, acho que favorece e credibiliza os vencedores, no entanto, quem iríamos pôr no torneio? Zack Ryder e Primo? Isso é material de Superstars, não é combates de Monday Night Raw, por isso é que se calhar não vemos iniciativas dessas, embora eu as considere extremamente agradáveis.


H-Raki (WN): Não achas que a pressa que a WWE tem tido para criar main-eventers pode ser prejudicial no futuro visto que não são tão consolidados como os push's ao Cena e ao Batista (em que eram heels, subiram a pulso e foi como faces que conquistaram o titulo com toda gente a apoia-los ao contrário de agora que na maior parte das vezes os novos main-eventers chegam ao titulo como heels)?

É por isso que gosto imenso das tuas questões! É bem verdade o que dizes, agora praticamente todos os lutadores em ascensão são “heels”, e têm assim mais dificuldade em consolidar-se quando chegam ao topo, porque a sua ascensão geralmente é feita de vitórias discutíveis e pouco convincentes, com muita batota e sorte à mistura.

Está a faltar heróis, rapazes cujos sonhos de criança tornaram-se realidade, histórias épicas, apenas temos The Miz, CM Punk, Jack Swagger e outros a terem muitas dificuldades em consolidar-se. Creio que se todo o processo de ascensão de um lutador for feito como “face”, ele conseguirá maior empatia com o público no futuro, em vez do seu “face turn” dar-se quando já está consolidado, aí a reacção do público já não seria tão boa na minha opinião.


H-Raki (WN): Se tivesses de criar ou escolher um gimmick match para ser tema de um PPV novo da WWE o que farias?

Escolheria a temática “Ironman”. Creio que se houvesse um PPV cujos “main-events” fossem em combates Ironman de 30 minutos, poderíamos ver uma temática interessante, sobretudo se num dos combates fosse adicionado algo extra como só valerem submissões ou serem ser DQ ou as “falls” contarem em todo o lado.

Não sei se será positivo a nível económico, mas era algo que estaria interessado em ver.


H-Raki (WN): Que nome para PPV gostas mais: WWE Vengeance, WWE Champions, WWE Revolution ou WWE Uprising? Se puderes diz-me porquê?

Nenhum dos nomes revela que temática poderemos ter no PPV, e portanto o nome é algo que nem me aquece nem me arrefece. O Night Of Champions é um conceito interessante, o pior é quando praticamente todos os cintos são defendidos em outro PPV e aí o NOC perde o sentido.


Anónimo (WN): Para ti quem é a melhor lutadora feminina de sempre no wrestling, isto em todos os sentidos (no ringue, mic skills...). E quem é a actual? Para ti a wrestler feminina mais boa de sempre e actualmente?


Confesso que não acompanhei muito a história do wrestling feminino, não vejo nenhum combate antigo ao invés do masculino, e por isso, é injusto fazer atribuições, ainda que Trish Stratus, Lita, Mickie James, Awesome Kong, Beth Phoenix e Victoria (aka Tara) são nomes que tenho em alta consideração.

Sobre a “mais boa”, considero que olhar para Velvet Sky é algo que me faz muito bem à vista, mas olhar para Kelly Kelly, Michelle McCool (desculpa Mark…) e Trish Stratus também tem um excelente efeito.

Em Novembro vou ter o prazer de ver algumas Divas da WWE no Pavilhão Atlântico, estou entusiasmado por isso, mas para já vou-me contentando com as do WP e APW, que também tem algum material que não é de se deitar fora. (A sério que eu disse isto?)


PLLAnonimo (PLL): O que você acha dessa feud entre Lay vs Cool?

Acho que poderia ser melhor explorada mas infelizmente vai conhecer já o seu fim no Extreme Rules quando uma das duas sair da WWE. Acho que para um grupo que deu tanto que falar e que se mostrou tão dominante durante dois anos, exigia-se algo mais longo, algo que até não ía fartar tão rapidamente os fãs porque seria uma história interessante e atractiva, coisa pouco vista na divisão feminina, e além disso, Layla e sobretudo Michelle são dois dos maiores nomes da divisão.


PLLAnonimo (PLL): Quem foi a pessoa que mais te surpreendeu no Tough Enough? Quem você acha que vai ganhar?

Confesso que tenho acompanhado a temporada e até tenho gostado muito, mas nem sempre com um olhar muito atento, embora o Luke me pareça melhor que os outros em tudo, apesar de mostrar alguma arrogância que lhe possa ser prejudicial.

Está lá mais dois tipos que me parecem ter algo para dar, um penso que é o Andy, e o outro não me recordo à primeira vista se é Martin ou o Jeremiah.


Guilherme Kofi (PLL): Você acharia uma feud interessante uma feud entre Randy vs Christian, se acontecer quem sofreria um heel turn?

Sim, acharia interessante, acho que são dois lutadores muito bons a todos os níveis e podiam trazer bons momentos de micro e de acção no ringue, e ainda que não seja necessário propriamente um “heel turn” da parte de algum, se isso se der que seja Christian a fazê-lo, porque já não o vejo a “heel” desde finais de 2007.


Googleman (PLL): O que você acha do facto de quase todos os combates do Extreme Rules sejam de um membro do Raw e um do SmackDown?

Acho que é normal, devido ao Draft, e muito provavelmente significará o culminar de algumas “feuds” que já não deverão fazer qualquer sentido continuar.


PLLAnonimo (PLL): O que sairia em uma luta entre Daniel Bryan vs Wade Barrett? Quais serias os pontos fortes e fracos desse combate?

Penso que poderia sair um bom combate, sem dúvida. Bryan é muito bom e até com uma vassoura consegue um combate decente, e o Wade não sendo dos melhores, tem qualidades satisfatórias no ringue. Julgo que os pontos fortes do combate poderiam ser o período das “near falls” e dos “finishers” e “teasers” de “finishers”, já o foi nos confrontos que Bryan teve com Miz, Ziggler e DiBiase no passado. Quanto aos pontos fracos, julgo que o facto de Barrett ser muito maior que o “Dragon” poderia dificultar a execução de certos “spots” que com outros adversários poderiam ser construídos e melhorariam a estética do combate em si.


PLLAnonimo (PLL): Tem alguém do roster da WWE que merece um “depush”?

Estás a falar de “depush” como o contrário de “push”? Bem, confesso que na WWE talvez possa falar do Mason Ryan que é um cepo, mas ao contrário de outros cepos, este não traz nada de novo e por exemplo, na última “Battle-Royal” do Draft, esteve até ao fim praticamente. Volta Batista, estás perdoado!


PLLAnonimo (PLL): Gosta das themes de abertura da Raw e da Smackdown? Tem alguém do roster que tem uma theme que não combina com sua “gimmick”?

Gosto das duas “themes”, acho que são adequadas mas sinto saudades de um espírito mais agressivo como o “move to the music” que a Raw tinha em 2005 por exemplo. Acho que no conto geral, todas as “themes” acabam por ser adequadas à “gimmick”.


PLLAnonimo (PLL): Qual era a melhor, WWF ou WWE?

A mudança de WWF para WWE foi apenas uma mudança de sigla, creio que não se pode comparar assim dois produtos diferentes, até porque durante o período WWF houve várias “Eras” e durante o período WWE também.
No entanto, adoro ver combates da WWF dos anos 2000 e 2001.


PLLAnonimo (PLL): Quem é melhor, Daniel Bryan ou Sin Cara? O que sairia em uma luta entre eles?

Cada um é bom à sua maneira, penso que Daniel Bryan está mais familiarizado com o estilo WWE e por isso tem conseguido melhores combates, no entanto, após este período de adaptação, creio que conseguirá grandes contendas.

O que sairia de uma luta entre eles? Tudo depende se alguém for “heel”, que história haverá por detrás, do tempo que lhes derem, mas se houver química pode sair algo muito bom obviamente.


Rafael Fontes (PLL): Se a TNA desse mais tempo para seus combates, ela passava da WWE em qualidade no produto?

Não creio que o tempo dos combates da TNA seja problema, apesar dos 90 segundos do Jeff Hardy vs. Sting, isso foi por motivos de força maior, porque em PPV, o tempo dos combates da TNA, comparados com os da WWE, não ficam atrás. No entanto, se Kurt Angle, Doug Williams e AJ Styles tivessem mais tempo no ringue tanto em Impacts como em PPV’s eu gostaria mais da programação da promotora de Orlando.


Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.

AJ Styles: próximo candidato ao título depois do Sacrifice?

Gostava que sim, o lugar dele é no topo!


Awesome Kong (aka Kharma): Que impacto vai causar na WWE? Beth Phoenix já está na Raw. Acha que o momento entre Beth Phoenix vs Kharma esta ficando cada vez mais perto?

A divisão feminina nunca viu nada como Awesome Kong, e logo por aí, vai ser bom, acho que podem fazer histórias bem interessantes com ela. Recentemente, houve um “angle” em que Eve Torres achava que no balneário das Divas é cada uma por si e elas não são unidas, não me surpreenderia nada se a chegada de Kharma estivesse relacionada com isso, porque as Divas terão de unir forças para fazer-lhe frente.

Quando a Kharma vs. Beth Phoenix, pode ser bem interessante sim, mas não sei se ela irá mesmo para a Raw.


Booker T: Tem gostado dele como comentarista da Smackdown? Acha que ele tem condições de voltar a lutar frequentemente na Smackdown?

Embora a voz dele pareça algo robótica, não tenho desgostado do seu trabalho.

Acho que ele tem capacidade para dar uma perninha de vez em quando, participando em “feud” no “mid-card”, seria bom para valorizar alguns jovens, no entanto, ele nunca foi amigo de fazer “jobs” para mais novos.


Hulk Hogan e Eric Bischoff: trouxeram algo de bom a TNA ou foi só desgraça?

Acho que também trouxeram coisas boas. Trouxeram visibilidade, audiências e tenho a certeza que trouxeram medidas que agradaram a muitos fãs, grupo no qual eu não me incluo.


Jeff Hardy: Regressará como face ou heel?

Na TNA isso é importante? Há “turns” tão frequentes! Ele bem pode voltar como “heel” e passado um mês fazer o “face turn” ou vice-versa, são tantas e tantas vezes assim.

A única coisa que quero dele é um “Dream Match” para uma certa “fan base” entre os Hardys e os Machine Guns.


Kurt Angle: Para muitos ele é um dos melhores do mundo, porquê a rivalidade com Jarrett e a ex-mulher e não por exemplo com Sting ou RVD?

Penso que ele com Jarrett tem uma química especial, e tendo em conta que tem sido talvez o homem que mais vezes esteve no “main-event” nos últimos anos, uma mudança de ares no “card” até é positiva. No entanto, acho que está na hora de ele voltar aos combates principais, até porque a TNA já não nos dá um combate razoável com o título em disputa há já algum tempo.


Mark Henry: Que dizes deste heel turn?

Não percebo porque razão toda a gente faz “heel turns”, quando o “roster” até tem escassez de “faces”. Já vimos Henry a “heel” no passado, espero que não lhe dêem muita “spotlight” porque ele é limitado.


Seth Rollins: Eu sei que você não gosta (ou assiste) NXT. Mas acha que ele participará no roster principal logo de cara ou participará na sexta temporada da NXT?

Infelizmente, ele deve participar no NXT 6. E digo infelizmente porque há excepção dos Nexus por alguns meses, esse programa tem-se mostrado inútil na formação de novas estrelas.

O vencedor não sai muito credibilizado, até porque muitas vezes se mostra vulnerável a derrotas. Kaval, salvo erro, venceu a segunda temporada e tinha um rácio negativo de vitórias/derrotas.

O que pode beneficiar Rollins é debutar no “roster” principal como Alberto Del Rio e Sin Cara fizeram.


---------------------------------------------------------

Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!

Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate.

**AVISO**

Devido ao tamanho excessivo que os meus artigos estavam a ter, decidi pôr neste post as perguntas que considerei mais interessantes/menos batidas e deixo aqui um link onde estão as restantes: http://wrestlingnoticias.blogspot.com/2010/05/extra-o-wrestling-em-revista-xl.html
Com tecnologia do Blogger.