Ultimas

WWE: Os 10 melhores Steel Cage matches de sempre

Antiguidade do Steel Cage match remonta há década de 1930
Ainda a WWE não tinha sido fundada (apenas em 1953, com a denominação Capitol Wrestling Corporation) tiveram lugar os primeiros Steel Cage matches da história. O primeiro de que há registos terá ocorrido a 9 de janeiro de 1936, em Caruthersville, no estado norte-americano do Missouri, era designado de chicken wire fence match e tinha o ringue cercado por arame de galinheiro.
 
Entretanto, o arame de galinheiro deu o lugar ao aço, que por sua vez antecedeu a tela metálica de arame, que é mais barato, mais leve para transportar, mais flexível e, consequentemente, mais seguro para os lutadores.
 
A forma mais comum de um combate de jaula ser vencido é quando um dos lutadores consegue escapar, seja por cima ou pela porta, mas nas regras da WWE é igualmente permitido vencer por assentamento ou submissão.
 
O combate entre Drew McIntyre e Karrion Kross no Crown Jewel deste sábado será o próximo da história da promotora.
 
Vale por isso a pena conhecer a nossa lista de dez melhores Steel Cage matches de sempre na WWE, por ordem cronológica.
 
Raw Is War (11 de junho de 2001)
Após Kurt Angle ter perdido o WWF Championship para The Rock no pay-per-view No Way Out, entrou em rota de colisão com Chris Benoit, o que culminou num duelo entre ambos na WrestleMania X-Seven, com Angle a levar a melhor ao vencer através de um roll-up rápido.
Quatro semanas depois, no BacklashBenoit vingou a derrota do PPV anterior e bateu Angle por 4-3, após prolongamento, num 30-minute Ultimate Submission match.
Entretanto, Benoit roubou as medalhas de Kurt Angle e anunciou que as ia guardar num lugar seguro e quente, que acabou por ser no interior das suas calças, junto às virilhas.
No SmackDown! que se seguiu, Angle enfrentou Benoit e a meio do combate recuperou as suas medalhas, mas quando foi beijá-las sentiu o odor das virilhas de Benoit, que por sua vez aproveitou para aplicar um Crippler Crossface que fez Angle desistir.
No episódio seguinte do Raw Is WarAngle desafiou Benoit para um combate à melhor de três para o Judgment Day em que a primeira fall só poderia terminar por pinfall, a segunda por submissão e a terceira seria disputada em formato Ladder matchBenoit venceu a primeira fall após aplicar um Angle Slam, mas Angle venceu a segunda ao fazer o adversário desistir através de um Ankle Lock e acabou também por vencer a terceira depois da interferência de Edge e Christian, capturando a sua medalha de ouro olímpica para ganhar o combate.
E para encerrar definitivamente a rivalidade entre os dois, o comissário do Raw, William Regal, marcou um Steel Cage match entre Benoit e Angle o episódio de 11 de junho do Raw Is War.
 
 
 
SmackDown! (30 de maio de 2002)
No Monday Night Raw de 18 de março, o primeiro após a WrestleMania X8, a equipa de Edge e Kane venceu a de Angle e Booker T após um assentamento do canadiano no campeão olímpico.
Frustrado por ter sofrido o assentamento, Angle comentou um combate entre Booker T e Edge no SmackDown! de três dias depois e acabou por interferir no duelo, custando a derrota a Edge, naquele que foi apenas o primeiro de vários ataques entre ambos.
No Raw seguinte, Edge custou a derrota a Kurt Angle num combate pelo título intercontinental frente a Rob Van Dam, numa noite em que ambos ficaram a saber que iam integrar o roster do SmackDown!.
No episódio de 4 de abril do Smackdown!Edge e Angle defrontaram-se finalmente, mas o combate terminou na desqualificação de Angle, que atacou Edge com uma cadeira. Na semana seguinte, Edge desafiou Kurt Angle para um combate no Backlash, mas acabou derrotado após sofrer um Angle Slam.
Entretanto, as provocações entre ambos continuaram, o que na edição de 2 de maio do SmackDown! levou Angle a desafiar Edge para um Hair vs. Hair match no Judgment Day, com o canadiano a levar a melhor, tendo acabado por rapar a cabeça do campeão olímpico.
Entretanto, foi marcado um tira-teimas entre ambos para o episódio de 30 de maio do SmackDown!, um Steel Cage match.
 
 
 
 
SmackDown! (25 de julho de 2002)
No episódio de 6 de junho do SmackDown!, Edge e Chris Jericho deveriam defrontar-se na primeira ronda do torneio King of the Ring, mas Edge viu-se obrigado a faltar ao combate devido a uma lesão legítima num ombro sofrida na semana anterior, precisamente no Steel Cage match diante de Kurt Angle. Jericho forçou Edge a levantar-lhe a mão em sinal de vitória, mas Edge recusou e tentou atacar Y2J, que retaliou ao atacar o ombro de Edge, inclusivamente com recurso a degraus e a uma cadeira.
Posteriormente, foi marcado um combate entre Chris Jericho e Edge para o Vengeance, mas, entretanto, Edge e Hulk Hogan conquistaram o WWE Tag Team Championship no episódio de 4 de julho do SmackDown!, o que levou Chris Jericho a pedir a Mr. McMahon para que Edge e Hogan defendessem os cinturões diante dos The Un-Americans (Lance Storm e Christian) no Vengeance, algo com que o patrão da companhia concordou.
No Vengeance, Chris Jericho interferiu no combate pelo WWE Tag Team Championship, ao atingir Edge com um cinturão sem que o árbitro reparasse, o que permitiu a Lance Storm fazer o assentamento em Edge e assegurar a conquista do título para a sua equipa.
Posto isto, foi agendado um Steel Cage match entre Chris Jericho e Edge para a edição seguinte do SmackDown!.
 
 
 
Monday Night Raw (10 de maio de 2004)
No Armageddon 2003, Christian e Chris Jericho derrotaram Lita e Trish Stratus num combate de tag team intergénero denominado “The Battle of the Sexes”.
Por essa altura, Christian e Jericho iniciaram romances com Lita e Trish, respetivamente, e começaram a apostar entre ambos quem conseguia ir para a cama primeiro com o seu par amoroso, com um dólar canadiano em jogo.
Apesar da aposta, Jericho continuou o seu relacionamento com Trish, o que resultou numa desavença entre Christian e Y2J. No Royal Rumble 2004, Christian foi eliminado por Jericho.
A tensão entre os dois levou-os a um combate na WrestleMania XX, com Christian a levar a melhor, com recurso a um roll-up, depois de Trish ter atacado Jericho a pensar que era Christian. Contudo, a seguir ao combate Trish deu várias chapadas em Jericho, permitindo a Christian aplicar um Unpreitter em Y2J.
Entretanto, foi marcado para o Backlash um handicap match em que Chris Jericho enfrentaria a dupla composta por Christian e Trish Stratus. Apesar da desvantagem numérica, Y2J saiu vencedor após atirar Christian contra Trish e aplicar-lhe Enziguiri.
Na noite seguinte, Chris Jericho e Christian mediram forças num singles match, com Christian a levar a melhor após a interferência do estreante Tyson Tomko, apresentado como o solucionador de problemas de Christian e Trish Stratus.
Nos episódios do Raw que se seguiram, Tomko atacou Jericho. A fim de evitar mais interferências, foi marcado um Steel Cage match entre Christian e Chris Jericho para o Raw de 10 de maio.
 
 
 
Unforgiven 2005
Matt Hardy vs. Edge
Matt Hardy foi despedido da WWE a 11 de abril de 2005, em grande parte devido a uma conduta considerada pouco profissional pela forma como publicamente abordou a traição de que foi alvo por parte de Lita com um dos seus melhores amigos, Edge.
Nos meses que se seguiram, Edge e Lita foram várias vezes insultados durante eventos da WWE, ouvindo-se cânticos como "You screwed Matt!" e "We want Matt!", isto numa altura em que na trama Lita era casada com Kane. Os fãs acabaram mesmo por levar a cabo uma petição na internet com mais de 15 mil assinaturas a pedir para que Hardy fosse recontratado.
No episódio de 20 de junho do Raw, durante o casamento de Edge e Lita, a música de Matt Hardy tocou enquanto o padre perguntou se alguém tinha algo contra o matrimónio, mas Hardy não apareceu.
Três semanas depois, Matt Hardy atacou Edge no backstage e depois durante um combate entre o canadiano e Kane. Antes de ser transportado para fora da arena pelas forças de segurança, Hardy afirmou que Adam (nome verdadeiro de Edge) e Lita iam pagar pelo que lhe fizeram e que os fãs o poderiam ver na Ring of Honor. Incidentes semelhantes aconteceram nas duas semanas que se seguiram.
No episódio de 1 de agosto do Raw, Vince McMahon anunciou oficialmente o regresso de Matt Hardy à WWE, acrescentando que Hardy ia defrontar Edge no SummerSlam. Na semana seguinte, Hardy bateu Snitsky, mas foi prontamente atacado por Edge, que o levou para o backstage, mas conseguiu contra-atacar.
No SummerSlam, a vitória de Edge foi declarada após a cabeça de Matt Hardy ter ficado bastante ensanguentada na sequência de uma colisão com um dos postes do ringue e de uma ofensiva localizada por parte do canadiano no crânio de Hardy.
Na noite seguinte, no Raw, Matt Hardy foi derrotado por Rob Conway e após a contenda foi atacado por Edge.
No episódio de 29 de agosto, Edge e Hardy defrontaram-se numa Street Fight, mas o combate terminou em no-contest após ambos terem caído do palco para cima de equipamento elétrico e necessitado de assistência médica.
Uma semana depois, o General Manager do Raw, Eric Bischoff, marcou um Steel Cage match entre ambos para o Unforgiven.
 
 
 
Monday Night Raw (7 de janeiro de 2008)
Jeff Hardy vs. Umaga
Um bom combate que não necessitou de uma grande história por trás. Na altura, Jeff Hardy era campeão intercontinental e candidato principal ao WWE Championship de Randy Orton após uma vitória surpreendente sobre Triple H no Armageddon 2007.
No entanto, Jeff Hardy e Umaga eram velhos conhecidos que durante o ano de 2007 se defrontaram por várias vezes pelo WWE Intercontinental Championship.
 
 
 
SmackDown! (28 de agosto de 2009)
Steel Cage match pelo World Heavyweight Championship:
(quem fosse derrotado teria de abandonar a WWE)
No Extreme RulesJeff Hardy conquistou o World Heavyweight Championship ao bater Edge num Ladder Match, mas logo a seguir ao final do combate CM Punk apareceu em cena para fazer o cash-in da mala Money in the Bank e, consequentemente, conquistar o título após derrotar Hardy.
CM Punk e Jeff Hardy defrontaram-se nos dois pay-per-views que se seguiram, com Hardy a vencer por desqualificação no The Bash antes de reconquistar o título no Night of Champions através de um triunfo via assentamento.
Paralelamente, CM Punk, que se assume como alguém que não bebe nem fuma nem toma drogas, confrontou várias vezes o rival por este ter tido problemas com drogas ao longo da carreira.
Após Punk ter atacado Hardy por duas vezes após o Night of Champions, o General Manager do SmackDown, Teddy Long, marcou um Tables, Ladders, and Chairs match entre os dois para o SummerSlam, no qual CM Punk reconquistou o título.
No entanto, havia ainda espaço para mais um último combate antes de a rivalidade terminar, uma vez que foi anunciado que CM Punk ia defender o World Heavyweight Championship num Steel Cage match frente a Jeff Hardy no episódio do SmackDown que se seguiu ao pay-per-view. Além disso, havia uma estipulação adicional: quem perdesse, teria de abandonar a WWE.
 
 
 
No Elimination Chamber, John Cena venceu um Elimination Chamber match e ganhou a oportunidade de defrontar The Miz pelo WWE Championship na WrestleMania XXVII. Porém, haveria de sair derrotado após interferência de The Rock.
Oito dias depois, no episódio de 11 de abril do Monday Night RawJohn CenaRandy OrtonJohn MorrisonDolph Ziggler e R-Truth defrontaram-se num gauntlet match para determinar o candidato principal. Cena e Truth ficaram para o fim, mas foram ambos atacados por The Miz e Alex Riley, o que resultou numa dupla desqualificação. Entretanto, o general manager anónimo do Raw anunciou que The Miz teria de defender o título frente a Cena e Truth num Steel Cage match no Extreme Rules.
Na semana seguinte, Morrison (que tinha sido eliminado por Truth gauntlet match) confrontou Truth e desafiou-o a colocar em jogo o seu lugar no main-event do PPV. Truth aceitou e Morrison acabou por ganhar, substituindo Truth no Extreme Rules.
 
 
 
No episódio de 30 de abril de 2012 do Raw, Brock Lesnar tentou renegociar o seu contrato com o General Manager John Laurinaitis, mas o diretor de operações Triple H interveio e declarou que o contrato que Lesnar havia assinado quando foi recontratado pela WWE ainda era válido e que não poderiam ser adicionadas novas cláusulas, o que levou a uma rixa entre Lesnar e Triple H em que Lesnar partiu o braço a Triple H através de um Kimura armbar.
Entretanto, Triple H voltou no pay-per-view No Way Out, desafiando Lesnar para um combate no SummerSlam. No Raw de 18 de junho, Paul Heyman rejeitou o desafio em nome de Lesnar e, após lançar várias provocações, acabou por ser atacado por Triple H.
Semanas mais tarde, e após ter levado uma chapada da mulher de Triple H, Stephanie McMahon, Heyman aceitou o desafio em nome de Lesnar. No Raw de 6 de agosto, Shawn Michaels anunciou que ia estar no canto de Triple H no SummerSlam, o que não acabou por não acontecer porque Brock Lesnar lhe partiu um braço através de um Kimura.
No SummerSlam, Triple H parecia encaminhar-se para a vitória após um Pedigree, mas acabou por desistir pouco depois quando Brock Lesnar lhe aplicou um Kimura.
Entretanto, Triple H voltou aos eventos da WWE no episódio de 25 de fevereiro de 2013 do Raw para salvar o sogro Vince McMahon de um ataque às mãos de Brock Lesnar e uma semana depois desafiou Lesnar para um combate na WrestleMania 29.
No episódio de 11 de março, Lesnar atacou os antigos companheiros de Triple H nos D-Generation X, os The New Age Outlaws, e depois Paul Heyman anunciou que o The Beast aceitou o desafio do The Game, mas apenas se Heyman pudesse adicionar estipulações, que seriam reveladas após Triple H aceitar o contrato. Quando Triple H assinou, Heyman revelou que o combate seria um No Holds Barred match e que significaria o fim da carreira de Triple H em caso de derrota.
Na WrestleMania 29, Triple H bateu Brock Lesnar depois de um Pedigree nos degraus.
Entretanto, Lesnar apareceu no Raw de 15 de abril para desafiar Triple H para um Steel Cage match no Extreme Rules. Uma semana depois, o The Game aceitou o desafio e aplicou um Pedigree em Paul Heyman.  
 


WWE Network Special – Live From Madison Square Garden (3 de outubro de 2015)
No episódio de 20 de julho do Raw, o campeão dos Estados Unidos, John Cena, desafiou o campeão mundial da WWE, Seth Rollins, para um combate pelo título principal da companhia. Porém, Rollins recusou.
Uma semana depois, Cena voltou a desafiar Rollins, mas The Authority forçou-o a defender o WWE United States Championship frente a Rollins. E Cena fê-lo com sucesso, apesar de ter partido o nariz durante a luta.
Perante este cenário, Rollins desafiou Cena para um combate no SummerSlam em que o vencedor ficaria com os dois títulos, o que foi prontamente aceite.
No SummerSlam, Seth Rollins bateu John Cena para reter o WWE World Heavyweight Championship e conquistar o United States Championship.
No episódio de 24 de agosto do Raw, The Authority presenteou Rollins com uma estátua. Na semana seguinte, Cena acionou a sua cláusula de desforra para enfrentar Rollins pelo título dos Estados Unidos no Night of Champions e acabou por reconquistar o cinturão após um Attitude Adjustment.
Na noite a seguir ao pay-per-view, no Raw, Cena bateu Rollins para reter o título, mas haveria de ser agendado um novo duelo entre ambos pelo WWE United States Championship para um evento especial no Madison Square Garden a 3 de outubro.
 




Com tecnologia do Blogger.