Ultimas

OH YOU DIDN'T KNOW? #9 | ELIMINATORS - A TAG TEAM MAIS UNDERRATED DE SEMPRE?

 


“Eliminators – A Tag Team mais underrated 

de sempre?


Ao longo de quase um século e meio, o mundo do ProWrestling assistiu a milhares de wrestlers cujas suas capacidades de performance foram mal avaliadas ou mal direcionadas, sendo estas sobrevalorizadas ou subestimadas.

No caso dos atletas underrated para sempre irão permanecer as questões “e se ele fosse bem aproveitado?”, “e se tivesse tido um melhor booking?”, “e se tivesse um parceiro melhor/ou uma boa run a solo?”, entre muitas outras; desta forma, vou abordar neste artigo aquela que para mim é a Tag Team mais underrated de sempre, os Eliminators.

            A equipa dos Eliminators era constituída por Perry Saturn e John Kronus e teve o seu primeiro combate num house show da United States Wresting Association (USWA), corria o ano de 1993. No ano seguinte, em 1994, capturaram o seu primeiro título, o USWA Tag Team Title ao derrotarem a equipa dos conhecidos Brian Christopher e Eddie Gilbert. Ao longo de 42 dias defenderam com sucesso os seus títulos por 6 vezes, até os perderam para a Tag Team PG-13 composta por JC Ice (aka Jamie Dundee) e Wolfie D (aka Slash). O seu trabalho de ringue inovador atraiu muitos olhos, o que os levou a assinar contrato por 8 mês com a Wrestle Association-R (WAR) uma promoção japonesa bastante influente na década de 90. Ao longo de 1994-95 para além de lutarem no Japão participaram num house show da World Championship Wrestling (WCW) e noutro da World Wrestling Federation (WWF atual WWE) ganhando ambos os combates.

            O excelente trabalho desenvolvido ao longo destes 2 anos, aliado ao move-set técnico e high-flyer inovador fez disparar o radar de Paul Heyman que os convidou a assinarem contrato com a Extreme Championship Wrestling (ECW), iniciando aqui a época de ouro dos Eliminators.

            Assim, a 16 de setembro de 1995, no evento “Gangstas Paradise” os Eliminators estrearam-se na ECW num Six-Man Tag Team Match ao lado Jason Knight com uma vitória sobre a “super” Tag Team dos Steiner Brothers (Scott e Rick Steiner) e da estrela em ascensão, Taz.


Combate de estreia dos Eliminators na ECW

(fonte: Sapo.pt)


          Rapidamente a popularidade e o estatuto dos Eliminators começou a subir e após a sua longa e incrível rivalidade contra os Pitbulls (Pitbull #1 aka Gaty Wolfe e Pitbull #2 aka Anthony Durante) cimentaram o seu lugar como uma das Tag Teams de topo na ECW.


John Kronus abraça Perry Saturn

(fonte: WordPress)


“Total Elimination” o finihser que foi um dos priniciapis fatores do sucesso da equipa

(fonte: Twitter)


            Desta forma, sem surpresa, a 3 de fevereiro de 1996 os Eliminators conquistaram o seu primeiro título na ECW, o ECW World Tag Team Title, ao derrotarem a equipa de Cactus Jack e Mickey Whipwreck. Ao longo deste reinado os Eliminators começaram a ter quase todos “os olhos” do mundo ProWrestling postos em si, pois afirmavam-se como uma das melhores e mais interessantes Tag Teams do Mundo.



Os Eliminators como ECW World Tag Team Champions

(fonte: Ten Bell Salute e George Tahinos)



Após 6 meses de reinado, os Eliminators perdem os títulos de equipas para os Gangstas compostos por New Jack e Mustafa num Tag Team Four-Way Elimination que contou ainda com os Bruise Brothers (Don Harris e Ron Harris) e os Samoan Gangsta Party (Mack Daddy Kane aka Rosey e Sammy Silk aka Samu), no evento “The Doctor Is In”.

A 12 de dezembro de 1996 derrotam os Gangstas e tornam-se ECW World Tag Team Champions pela 2º vez, num reinado que contou 19 defesas de título bem-sucedidas ao longo de 85 dias.


Os Eliminators a executarem um Double-Team em New Jack

(fonte: Ten Bell Salute)


A rivalidade acesa entre os Eliminators e os Gangtas continou em 1997, mas entretanto outra equipa foi adicionada à escaramuça, os Dudley Boyz (Buh Buh Ray Dudley e D-Von Dudley); e acabaram por ser os Dudley Boyz a vencer os Eliminators pelos ECW World Tag Team Titles acabando assim com o seu 2º reinado como campeões de equipas, a 15 de março de 1997.


Os Eliminators como ECW World Tag Team Champions

(fonte: eBay)


Apenas 2 meses depois os Eliminators recuperaram os seus títulos no primeiro PPV da história da ECW, “Barely Legal”, e começaram o seu 3º e último reinado como ECW World Tag Team Champions. E quando tudo fazia prever que os Eliminators, cada vez mais, se afirmassem como (talvez) a melhor Tag Team do Mundo, no dia 31 de maio de 1997, tudo mudou; durante um Tag Team Three-Way Elimination entre os Eliminators, os Dudley Boyz e os PG-13, Perry Saturn teve uma lesão bastante grave ao romper quase totalmente os ligamentos do seu joelho. Apesar da sua lesão, Perry Saturn ainda conseguiu lutar 1 semana depois no PPV “Wrestlepalooza” onde os Eliminators venceram os Dudley Boyz apesar de todas as contrariedades de saúde de Saturn! É de salientar que este combate foi o main-event o que demonstra o quanto estas Tag Teams eram valorizadas.

A partir daí Saturn teve de se ausentar e John Kronus começou a defender os títulos de Tag Team sozinho (!) onde ainda conseguiu 2 incríveis vitórias em handicap matches contra os F.B.I. de Little Guido e Tracy Smothers.

No entanto, a 20 de junho de 1997, os Dudley Boyz venceram Jonh Kronus e acabaram com o último reinado dos Eliminators como campeões. Após alguns meses de recuperação Saturn regressa (contra as ordens dos médicos, uma vez que o seu joelho ainda não estava totalmente recuperado) mas queixa-se da falta de motivação do seu parceiro, John Kronus, e recusa voltar a formar os Eliminators, acabando assim a sua história em conjunto. Isto acabou por levar Saturn a assinar pela WCW e Kronus a continuar na ECW onde ainda foi mais uma vez campeão de equipas com New Jack, os chamados Gangstanators. Apesar de Saturn ainda ter tido algum sucesso na WCW e na WWF/WWE e Kronus ter tido uma run a solo na ECW assim como passagens na FMW, XPW e CZW ambos não atingiram o seu máximo potencial devido a graves problemas com drogas; John Kronus viria a falecer em 2007 com apenas 38 anos e Perry Saturn esteve anos desaparecido, viveu nas ruas e agora enfrenta graves problemas de saúde.

E agora pergunto, se não fosse a lesão de Saturn qual teria sido a história dos Eliminators? Com apenas 4 anos de existência, 170 combates realizados e 4 títulos conquistados para mim foram a melhor Tag Team de sempre, totalmente à frente do seu tempo e que ainda hoje seriam considerados inovadores. Os seus combates são algumas das melhores memórias que tenho ao longo dos 17 anos em que estudo o nosso desporto. Infelizmente vejo pouco reconhecimento ao seu espantoso trabalho e poucas vezes são referidos com uma das grandes Tag Teams que revolucionaram totalmente o ProWrestling.  

Os Eliminators como ECW World Tag Team Champions

(fonte: Twitter)


Legenda: † - falecido

 

E assim acabo o nono artigo da minha rubrica no WrestlingNotícias! Prometo voltar com mais novidades e até lá… OH YOU DIDN’T KNOW?


Com tecnologia do Blogger.