Ultimas

Em memória a Dusty Rhodes: uma revisita à histórica carreira do American Dream


Faleceu na tarde de hoje o Hall of Famer Dusty Rhodes. Ele tinha 69 anos e vinha atuando como tutor de novos talentos no NXT. Muito mais do que um lutador, o American Dream foi notório reinventor da modalidade. Em sua homenagem, revisitamos a lendária carreira a seguir.

Nome: Virgil Runnels

Gimmicks: The Midnight Rider

Localidade: Austin, Texas

Estreia: 1968

Títulos:
 NWA Central States Heavyweight; NWA Central States North American Tag Team (com Dick Murdoch); NWA Florida Bahamian; NWA Florida Brass Knuckles (2x); NWA Florida Global Tag Team (com Magnum TA); NWA Florida Heavyweight (10x); NWA Florida Southern Heavyweight (7x); NWA Florida Tag Team (4x – 1 com Dick Murdoch, Dick Slater, Bobo Brazil, e Andre the Giant); NWA Florida Television (2x); NWA Florida United States Tag Team (2x – 1 com Bugsy McGraw e Blackjack Mulligan); NWA World Heavyweight (3x); NWA Georgia Heavyweight; NWA National Heavyweight; NWA Television; NWA United States Heavyweight; NWA World Six Man (com the Road Warriors); NWA World Tag Team (2x – 1 com Manny Fernandez e Dick Slater); NWA World Television (2x); NWA America Tag Team (2x – 1 com Baron Von Raschke e Dick Murdoch); NWA Texas Brass Knuckles (2x); NWA Detroit World Tag Team (com Dick Murdoch); NWA Mid-Atlantic Tag Team (com Buff Bagwell); NWA Hawaii North American Heavyweight; NWA San Francisco United States Heavyweight; NWA Tri-State North American Heavyweight; NWA Tri-State United States Tag Team (com Andre the Giant); NWF World Tag Team (com Dick Murdoch); IWA World Tag Team (com Dick Murdoch)

Outros: Vencedor da Jim Crockett Memorial Cup de 1987 (com Ivan Koloff); Vencedor da NWA Bunkhouse Stampede desde 1985 a 1988; Wrestler do ano de 1977 e 1978 segundo da PWI, Wrestler mais popular de 1978, 1979 e 1987segundo a PWI, Combate do ano de 1979 segundo a PWI (vs. Harley Race – August 21, 1979); BabyFace de 1980 segundo a WON, Wrestler mais carismático de 1982 pela WON juntamente com Ric Flair; Melhor booker de 1986 segundo a WON. Combate do ano de 1986 segundo a PWI (cage match vs. Ric Flair – July 26, 1986); Wrestler mais overrated de 1987 e 1988 segundo a WON, Wreslter do ano de 1987 e 1988 segundo a WON Readers’ Least, Rivalidade do ano de 1987 (Super Powers/Road Warriors vs. the Four Horsemen) segundo a PWI; Pior rivalidade do ano de 1988 (Midnight Rider vs. Tully Blanchard) segundo a WON, pior gimmick de 1988 segundo a WON, Wrestler mais embaraçoso de 1990 segundo a WON, Membro do HOF da WCW (Classe de 1995); Membro do HOF da WON (Classe of 1996); Membro do HOF da (Classe de 2007)

Dusty Rhodes cresceu em Austin, Texas. Na universidade, pertenceu à equipa de futebol da universidade onde foi treinado por Joe Blanchard.

Fez a sua estreia como heel onde fazia parte de uma equipa a qual também pertencia Dick Murdock, equipa conhecida como os Texas Outlaws. Em Novembro de 1968, ambos pertenciam aos quadros da NWA Central de Bob Geigel que tinha base na cidade do Kansas. Em 7 de Novembro, os Outlaws derrotaram Tommy e Terry Martin e conquistaram os títulos de equipas, tendo então um reinado de aproximadamente 1 mês até perderem os títulos para Bob Geigel e Viking em 27 de Dezembro.

A partir daí, Dusty começou a lutar pelos títulos individuais e em 13 de Dezembro ele tinha derrotado Tommy Martin e ganhou o Central States Heavyweight title, para o manter por um mês e o perder para Don Kent.

Depois disto, Dusty regressou ao Texas e começou a trabalhar para a NWA Big Time Wrestling, que nos anos 80 se iria chamar World Class Championship Wrestling. No verão de 1969, Dusty e o seu novo parceiro Baron Von Raschke derrotaram Wahoo McDaniel e Thunderbolt Patterson e capturaram os North American Tag Team titles.


Em 1970, Dusty juntamente com Dick Murdoch reuniram-se de novo e viajaram pelo país. Em Março desse ano tornaram-se campeões de equipas na NWA Detroit ao derrotarem Ben Justice e Stomper. Em Agosto perderiam os títulos para Bobo Brazil e Lord Athol Layton.

A próxima paragem foi a Florida e em 17 de Setembro derrotaram Jose Lothario and Argentina Apollo e tornaram-se campeões de equipas nesse território. Nessa altura Dusty tinha também derrotado Lothario pelo título maior da companhia, mas um mês depois perderia todos os títulos e abandonava o território com Murdoch.

Em Janeiro, os Outlaws deslocaram-se à Austrália para a Australian World Championship Wrestling e em 21 de Janeiro ganharam os IWA World Tag Team titles a Mark Lewin e Mario Milano, para os perderem em Março para Lewin e o seu novo parceiro Killer Kowalski.

A próxima paragem de Dusty foi Oklahoma para a NWA Tri-State (que mais tarde seria chamada de Mid South Wrestling) e em 21 de Maio derrotou o campeão Norte-americano Bill Watts e tornou-se campeão para depois perder o título para Watts em Outubro.

Em 1972, Dusty foi ao Hawaii para em 25 de Novembro ganhar o North American Heavyweight title a Sam Steamboat. Enquanto Dusty tinha o titulo Havaiano, ele regressou à Florida e ganhou o Brass Knuckles Championship de novo. Perderia o título em Dezembro depois de ter atacado legitimamente o presidente da NWA, Sam Muchnick.


Rhodes tinha agora um novo parceiro, Dick Slater e ambos ganham os títulos da Florida. Setembro viu Rhodes derrotar Bill Dromo e ganhar o Southern Heavyweight title, para no fim do ano perder o título para Jos LeDuc.

Esta derrota não abalou Rhodes que se manteve no território e mais tarde em Janeiro viria a derrotar LeDuc e voltar a ser campeão, para so o perder no fim do ano para Pak Song. Em Maio, a carreira de Rhodes mudou dramaticamente. Dusty tendo como manager Gary Hart e fazendo equipa com Pak Song, enfrentava Eddie e Mike Graham. Song acidentalmente atingiu Dusty e este rapidamente respondeu juntando-se ao Grahams e dando uma sova em Song e Hart, ou seja tinha feito um face turn e tornou-se babyface.

Esta rivalidade continuou pelo ano inteiro, onde Rhodes ganhou o título a Pak Song em Outubro, para depois perder o título para Bill Watts em Novembro. 1975 viu Rhodes derrotar Killer Karl Krupp e ter o seu terceiro reinado como Southern Heavyweight Champion( perderia o titulo para Harley Race). Dusty ganhou também o titulo da Florida a Bob Roop em 6 de Outubro mas teve um reinado muito curto pois perdeu o titulo 22 dias depois para King Curtis Iaukea.

Em 1976, Dusty entrou na NWA Georgia e em 30 de Janeiro derrotou Spoiler para ganhar o Georgia Heavyweight title para o perder uma semana depois. De volta à Florida, ganhou o título a Bob Orton Jr, para o perder em Outubro para Billy Graham

Durante este tempo, Dusty rumou à América do Norte para a Jim Crockett’s Mid-Atlantic Wrestling e em Setembro, fazendo equipa com Dick Slater, derrotaram os Wrecking Crew (Gene e Ole Anderson) e ganharam os Mid-Atlantic tag team titles. Um mês mais tarde os The Wrecking Crew voltariam a ganhar os titulos.

De volta à Florida, Dusty ganhou o Southern Heavyweight title a Slater em 18 de Junho, mas pouco tempo teve o título, pois Slater voltaria a se tornar campeão pouco tempo depois. Entretanto, Dusty continua a aumentar o seu palmarés e derrotava Spoiler para recapturar o Florida Heavyweight belt.

No fim do ano, Dusty ganhou o título de televisão ao vencer Bobby Duncum. Em Novembro o título da Florida foi declarado vago e Dusty acabaria por derrotar na final de um torneio Bob Roop e tornar-se de novo campeão, para depois perder o título em Dezembro para Mr. Uganda.

Nesse mesmo mês, Dusty regressava à NWA Tri-State e aliou-se a Andre the Giant. Ganha os títulos de equipas num torneio onde Andre foi substituído por Spoiler. Em 25 de Janeiro, Spoiler virou-se contra Rhodes e perderiam os títulos para Angel e Assassin

Durante esse mes de Janeiro de 1979, Dusty regressou à Big Time Wrestling no Texas e ganhou o Brass Knuckles title a Rocky Johnson. Em 4 de Julho, Dusty ganhou o NWA Florida Heavyweight a King Curtis Iaukea, para o deixar vago um mês depois. Em 21 de Agosto, Dusty ganhou o NWA World Heavyweight title a Harley Race, tendo para isso libertado o Florida Heavyweight Championship. Harley ganharia o título de novo passados cinco dias depois.


Depois de perder o título, Dusty continuou a viajar pelos territórios e em 23 de Dezembro, derrotou Mark Lewin para ganhar o Texas Brass Knuckles title. Lewin voltaria a ganhar o título em Janeiro. Em Abril, Dusty derrotaria Leroy Brown e ganhava o Southern Heavyweight Championship.

Em 14 de Julho, Dusty e Bugsy McGraw ganharam um torneio pelos Florida United States tag team titles. Agosto viu, Dusty e Bobo Brazil derrotarem Ivan Koloff e Nikolai Volkoff pelos Florida Tag Team titles. Em Outubro, Dusty ganhou de novo o título da Florida para o perder duas semanas depois para Dory Funk Jr. Novembro, foi mês de Dusty rumar à Califórnia e derrotar Dick Slater pelo NWA San Francisco United States Heavyweight title. Dois meses depois a promoção fechava portas e Rhodes seria o ultima campeão da mesma.

Em 1981, Dusty ganhou os Florida Tag Team titles com Andre the Giant. Em 21 de Junho, Dusty voltaria a subir ao topo da montanha e derrotava Harley Race pelo NWA World Heavyweight title para o perder em Setembro para o estreante na NWA, Ric Flair. Em Outubro de 1982, Dusty ganhou o Florida Southern Heavyweight title a Jimmy Garvin. Um mês depois perderia o titulo para Kevin Sullivan e nunca mais ganharia o titulo de novo.

Em Fevereiro de 1983, Rhodes agora debaixo de uma máscara fez equipa com um jovem Terry Allen e derrotaram os Fabulous Kangaroos pelos Florida Global Tag Team titles. Um mês depois, Rhodes deixou a área e deu o título de presente Scott McGhee. Em Julho, Dusty rumou às Bahamas e desafiou Angelo Mosca pelo Florida Bahamian title, titulo que acabaria por ganhar.


Em Novembro, Dusty fez equipa com Blackjack Mulligan para ganharem o Florida United States Tag Team aos Zambuie Connection. No fim de 1984, Dusty rumou à Jim Crockett’s Mid-Atlantic Wrestling e juntamente com Manny Fernandez ganharam os NWA World Tag Team titles, Em Março perderiam os títulos para Ivan e Nikita Koloff.

Rhodes não se preocupou e entrou numa rivalidade com Tully Blanchard pelo NWA World Television title. Dusty renderia o título em Julho para Tully devido a lesão. Enquanto recuperava da lesão, Dusty era agora o booker da companhia de Crockett. Em Dezembro, Dusty ”ganhou” o NWA Georgia National Heavyweight title a Buddy Landel, pois a verdade é que Landel tinha sido despedido e a Dusty foi dado o título. Em Março, Dusty perdeu o título para Tully Blanchard.

Em Maio de 1986, Dusty fez equipa com os Road Warriors e ganharam os NWA World Six-Man titles a Ivan e Nikita Koloff e Baron Von Raschke. Dusty voltaria de novo ao topo da montanha ao derrotar Ric Flair no Great American Bash e ganhar o NWA World Heavyweight title. O seu reinado foi curto e Flair voltaria a se campeão em 9 de Agosto.

Em Setembro, Dusty ganhou o título de Televisão a Arn Anderson para depois o perder para Tully Blanchard no Starcade em Novembro num first blood match. Em Novembro de 1987, Dusty ganhou o United States title a Lex Luger, para em Abril o titulo ser deixado vago depois de Dusty atacar Jim Crockett.

Em Fevereiro de 1988, Dusty e os Road Warriors perderam os Six-Man Championship para Ivan Koloff e os Powers of Pain. Voltariam a ganhar os títulos em Julho. Em Novembro, os Warriors atacaram Dusty, sendo que num combate em Novembro Dusty sangrou como um porco depois de Animal ter atacado Dusty com um ferro que era a imagem de marca dos Warriors.

Ted Turner comprou a companhia e os novos patrões não queriam sangue e assim a rivalidade terminou com Dusty a perder um blowoff match para Animal no Starrcade e Dusty acabaria mesmo por ser despedido.

Dusty fazia a sua estreia na WWF pouco tempo depois com a gimmick de Common Man e aliado com Sapphire. Dusty envolveu-se numa rivalidade com Macho King Randy Savage e Queen Sherri. Após uma vitória de Dusty na Wrestlemania, Sapphire volta-se contra Rhodes e aliava-se ao Million Dollar Man Ted DiBiase. Dusty envolvia-se com DiBiase até ele e o seu filho Dustin serem despedidos da companhia no inicio de 1991.


Dusty regressaria à WCW e começou a trabalhar no backstage a tempo inteiro, tendo também começado a trabalhar como comentador no Saturday Night com Tony Schiavone e nos PPV`s com Schiavone e Bobby Heenan.

Em 1998, Dusty ingressou na New World Order para grande espanto de Tony Schiavone. Dusty deixou a WCW e entrou na ECW para entrar numa rivalidade com Steve Corino onde teve combates bastantes sangrentos e violentos com Corino. Dusty regressaria à WCW, onde ele e o seu filho Dustin entraram numa rivalidade com Flair e Jeff Jarrett.

Após a falência da WCW, Dusty abriu a sua própria promoção de wrestling na Georgia, a Turnbuckle Championship Wrestling. Em 2004, Dusty tornou-se Director da Autoridade na TNA, tendo trabalhado como booker. Em 2005, Dusty saiu da TNA e assunou um contrato de Lenda coma WWE em Setembro de 2005 e entrou na equipa criativa, posição que ainda ocupa para além de ser comentador na Florida Championship Wrestling com Josh Mathews.

Dusty Rhodes era pouco usual no wrestling. Nunca foi um wrestler técnico de grande nível, nem nunca teve um contrato de milhões. O que Dusty tinha por demais era carisma que lhe permitiu ter uma grande relação com os fãs. Durante a sua estadia na NWA em 1980, Dusty afirmou que era um filho do povo em luta contra os ricos dos Four Horsemen.

Dusty possuía ainda uma grande mente para o negócio. Dusty era famoso pelo chamado Dusty Finish, onde conseguia originar rivalidades que permitiam encher grandes arenas e grandes palcos.

Original de Wolve, em 04/03/2009
Com tecnologia do Blogger.