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Lucas Headquarters #122 – Suzu Suzuki vs Maika: Como chegámos até aqui?


Ora então boas tardes, comadres e compadres!! Como é que isso vai? Sejam bem-vindos à última edição de “Lucas Headquarters” em 2023!! Que tal correu o vosso Natal? Muitas prendinhas? Muitos docinhos? Confesso-vos que abusei um bocadinho nesta última parte (algo que até a mim me surpreendeu), já que o meu intestino não reagiu lá muito bem às misturas de doçaria que andei a fazer no passado fim-de-semana… Mas pronto, fora esses “problemas técnicos”, espero que tenham disfrutado da companhia dos que vos são mais queridos e que o Santa Claus tenha sido generoso convosco.


Pois bem, parece que a magia do Natal já lá vai, não é? Esta foi aquela semana a que os mais antigos chamam de “entre-os-anos”, precisamente por ser a semana que, fechando um calendário no ano civil, marca uma transição entre o “Ano Velho” e o Ano Novo.


Resumindo, é aquela altura em que andamos todos a comer as sobras da Ceia de Natal e em que vir trabalhar parece um fardo mais pesado do que o habitual, depois de um fim-de-semana de três a quatro dias de festança. Já abrimos as prendas, já comemos os doces, portanto a vida volta a ter aquela monotonia que, muitas vezes, queremos combater e não conseguimos.


No entanto, como eu costumo dizer, “a esperança é como as sogras”, ou seja, é sempre a última a morrer (badumtss). E quando o assunto é wrestling, este aforismo por mim inventado ganha sempre vida, porque apesar do clima de festa em que metade do mundo se encontra, há uma parte do mundo que, pelas mais variadas razões, não celebra esta quadra, ou, a bem dizer, celebra-a, mas com fundamentos distintos.


É o caso do Japão, país que, nos últimos anos, tem adotado um estilo de vida mais sincretista e apesar da sua tradição enraizada no xintoísmo e no budismo, importou o Natal como se fosse uma espécie de… Dia dos Namorados antecipado, vá. 


Quer isto dizer que o Japão não celebra esta quadra como os cristãos celebram, o que faz com que o Natal não seja feriado oficial naquele país insular e, consequentemente, as coisas não parem. E isso é bom e é mau, quer dizer… toda a gente tem direito a dois dias de festa, magia e reunião familiar, mas ao mesmo tempo isso quer dizer que há sempre qualquer coisa para se falar por aqui, o que numa semana como esta, em que o mundo parece funcionar a meio gás, é uma bênção.


E é precisamente do Japão – ou do wrestling japonês, bem entendido – que vamos falar hoje, numa espécie de tradição herdada do ano passado. 


Qualquer semelhança com a realidade não é, neste caso, pura coincidência, porque no ano passado falámos do culminar de uma feud que, apesar de ter “rolado” ao longo do ano, teve um ponto fundamental com a vitória de Giulia no 5-STAR GP, e este ano vamos falar de uma feud que acaba por ter, também aí, um ponto decisivo, mas com implicações que não estavam no guião, por vários motivos.




Em primeiro lugar, se é verdade que Suzu Suzuki venceu o 5-STAR GP este ano (quando, logo no início, tudo parecia indicar o contrário – mais um ponto comum com a feud entre Giulia e Syuri de há um ano atrás), também é verdade que Suzu foi o plano B de Rossy Ogawa para este feito. Não tivesse Saya Kamitani tido a infelicidade de se lesionar logo na primeira noite, e teria sido a Golden Phoenix a sair de coroa e manto a 30 de Setembro.




Em segundo lugar, Suzu Suzuki teve direito ao combate pelo título que a que o estatuto de vencedora do torneio dá direito, mas a sua adversária… não foi a campeã em título, uma vez que o World of STARDOM Championship ficou vago devido à lesão de Tam Nakano.


Tudo isto parece – e provavelmente é – um bocado confuso, sobretudo para quem é apenas uma fã casual de wrestling ou do produto da STARDOM em particular. Por isso, e de modo a clarificar as coisas, o melhor é recapitularmos tudo o que nos levou ao combate entre Maika e Suzu Suzuki, que teve lugar esta sexta-feira, no Dream Queendom.


A chegada de Suzu Suzuki e uma relação… tensa




A primeira metade de 2023 foi, em grande medida, um dos períodos mais tranquilos a nível das alterações que a STARDOM foi sofrendo dentro do seu roster. 


De facto, até ao mês de Julho, apenas o fim de carreira de Himeka (anunciado em Fevereiro e consumado em Maio) deixava um vazio que muitos acreditavam ser difícil de preencher. Isto ganha ainda mais relevância se estivermos, sobretudo, a falar das Donna del Mondo, que entre Março de 2022 e Maio deste ano, para além de Himeka, perderam também Syuri (saiu para formar as God’s Eye), MIRAI (acompanhou Syuri na saída depois de ter chegado há exatamente dois anos) e Natsupoi (traiu Giulia e juntou-se às Cosmic Angels).



 Rossy Ogawa e os demais executivos queriam injetar a STARDOM com sangue novo, já que muitas das suas principais estrelas estão acima dos 30 anos ou prestes a cruzar esse limiar (Tam Nakano, Mina Shirakawa, Syuri, Waka Tsukiyama e Mai Sakurai surgem como alguns dos talentos que já completaram mais de 30 anos de idade; Giulia e Natsupoi surgem como wrestlers que, ou completam 30 anos em 2024, ou se aproximam dessa idade).


A questão do “sangue novo” é algo que a STARDOM costuma gerir relativamente bem, porque só este ano já tivemos a estreia de quatro novas caras (Hanako, Aya Sakura, Yuzuki e Ranna Yagami), mas ainda havia a questão das freelancers, que, para o joshi, são os free agents do Ocidente.


Dentro do universo freelancing, havia uma stable perita em deathmatches que já tinha aparecido várias vezes na STARDOM e tinha até o seu próprio show: As Prominence, uma stable composta principalmente pela líder Risa Sera, Hiragi Kurumi e Suzu Suzuki, esta última apontada por muitos (e com razão) como a menina-prodígio do joshi atual.



No entanto, o mês de Abril marca um ponto de viragem na história das Prominence: Suzu Suzuki anuncia a saída da stable, notícia que é recebida com um misto de choque e entusiasmo pelos fãs, já que a chegada à STARDOM a tempo inteiro era, agora, um cenário perfeitamente plausível. E assim foi: Uma semana depois, Suzu anuncia que a STARDOM passaria a ser o seu “principal campo de batalha”, apontando já baterias a uma possível participação no 5-STAR GP.



Quem acompanhou Suzu nesta mudança foi Mei Hoshizuki (nka Mei Seira), com quem Suzu rapidamente formou uma dupla com bastante sucesso. Ambas acabam por se tornar mentorandas de Maika, que as toma por aprendizes e as orienta nos primeiros meses na empresa.


Até que chega o 5 STAR GP. Suzu Suzuki e Maika vencem os respetivos blocos e chegam até à final, um combate de altíssimo nível que Suzu vence. E é a partir daqui que a relação entre ambas fica cada vez mais tensa e azedada por combates em que ambas formaram dupla, mas perderam devido a vários desentendimentos.




A crise de lesões e a solução encontrada


Se a primeira parte de 2023 foi tranquila relativamente a mudanças drásticas ou lesões dentro do roster, da segunda parte do ano já não se pode dizer o mesmo. Saya Kamitani, Utami Hayashishita, Starlight Kid, Tam Nakano e Natsupoi são algumas das wrestlers que se lesionaram durante estes últimos meses, com especial relevância para Kamitani, Nakano e Poi porque, na altura em que foram obrigadas a parar, tinham ouro à cintura.


Saya Kamitani havia sido, como já mencionei, a escolhida para vencer o 5-STAR GP deste ano, mas a lesão que sofreu obrigou-a a enfrentar quatro a cinco meses de paragem, obrigando Rossy Ogawa a apostar em Suzu Suzuki para vencer o torneio. Tam Nakano e Natsupoi eram, respetivamente, a World of STARDOM e Goddess of STARDOM Champions, e ambas as lesões obrigaram-nas a abdicar dos títulos (decisão que, neste último caso, afetou também Saori Anou, a outra detentora do título), o que deixou a hierarquia da empresa mergulhada num caos nunca antes visto.



Resolveu-se, então, colocar as regressadas AphroditE (Utami e Saya Kamitani) contra as Divine Kingdom (Maika e Megan Bayne) pelos Goddess of STARDOM Titles e, com respeito ao World of STARDOM Championship, fez-se um  torneio para determinar quem seriam as desafiantes. 


Nesse torneio participaram Maika, Ami Sourei, Momo Watanabe, Mina Shirakawa, Suzu Suzuki e Hazuki, com Maika a enfrentar Ami Sourei e Watanabe a enfrentar Mina na primeira noite do torneio, a 28 de Novembro. Maika e Watanabe venceram os respetivos combates e enfrentaram-se por um lugar no Dream Queendom, que Maika conquistou com uma vitória.



Uns dias depois, no Nagoya Big Winter de 2 de Dezembro, Suzu Suzuki pôs o seu direito a um combate pelo título em jogo contra Hazuki, acabando por vencer o combate e ocupando o lugar que restava, reeditando assim a final do torneio deste ano.




Giulia vs Syuri e Suzu Suzuki vs Maika: Que 

diferenças?





No fechar de um ano fisicamente exigente para a STARDOM (sobretudo devido aos acontecimentos deste último semestre), o combate pelo World of STARDOM Championship volta a ter destaque, depois de alguns sustos e imprevisibilidades pelo meio, que apesar de tudo não lhe tirarão o interesse.


O resultado final com o qual nos deparamos não se esgota apenas na reedição da final do 5-STAR GP deste ano. A decisão de voltarmos a ter Maika vs Suzu Suzuki já na sexta-feira pelo World of STARDOM Championship é o resultado de uma história que, a meu ver, foi estruturada de uma forma muito mais complexa por comparação à que envolveu Giulia e Syuri e que marcou o ano de 2022.


E isto não tem apenas a ver com a forma como as coisas deviam ter corrido naturalmente, porque a relação entre ambas, como numa storyline deste género, iria acabar sempre por azedar.


Quanto mais não seja porque – unpopular opinion – se Tam Nakano não se tivesse lesionado, Suzu Suzuki provavelmente sairia do Dream Queendom de mãos vazias na mesma. As Cosmic Angels (e Tam em particular) são extremamente populares no Japão e fora dele, e o reinado de Tam Nakano, nascido desse ato de classe de Rossy Ogawa de lhe dar o ouro aos 35 anos (e com o tempo a correr contra a líder das Kozuen) contava tão somente oito meses.



A questão é que esta trama que envolveu Suzu e Maika não seguiu apenas o seu curso natural, não foi tão unidimensional e até abriu portas para outras decisões futuras, de um lado e de outro. Pelo meio meteu-se Giulia, com quem Suzu Suzuki tem já uma longa história, quer pessoal, quer profissionalmente, e com quem Suzu fez equipa em Setembro passado, no Dream Tag Festival.



Obviamente que Giulia não tinha grandes poderes nesta rivalidade, mas sabia que tudo o que tivesse que gerir relativamente a esta história tinha que ser gerido com pinças, porque estava a lidar com um membro da stable que liderava e que, se desse um passo em falso, facilmente se podia rebelar contra si.


Deste modo, o papel que Giulia exerceu aqui mais não foi do que o papel de “mãe da malta”, o de alguém que tenta conciliar ambas as partes e convencê-las de que a união faz verdadeiramente a força. Por outras palavras, Giulia revelou-se como uma verdadeira líder e a única capaz de manter a cabeça fria perante dois barris de pólvora.


O envolvimento de Giulia também se explica porque, para além da ação principal da feud, houve a “ação secundária”, a consequência natural de duas variáveis que se assumem, neste caso, como fatores: A saída de Himeka e a relação entre a vencedora do 5-STAR do ano passado e a do 5-STAR deste ano. Toda a gente se perguntava “será que Suzu Suzuki se vai juntar às Donna del Mondo?” e obviamente que Giulia também tinha esse interesse, já que a sua stable perdeu demasiados membros no espaço de ano e meio.




Deste modo, enquanto que a feud entre Giulia e Syuri no ano passado, embora tenha tido também o seu je ne sais quais de psicológico (a nível do redemption arc que envolveu Giulia) foi muito mais física, a história que nos levou até este combate entre Suzu Suzuki e Maika pelo World of STARDOM Championship no Dream Queendom é muito mais psicológica e complexa.


A feud entre Suzu e Maika foi, pois, uma feud que nasceu de circunstâncias imprevisíveis, mas é uma feud que foi de tal maneira bem estruturada que conseguiu alcançar um objetivo que a grande maioria das feuds, na grande maioria das empresas, não conseguem alcançar: Dividir o público. 


O público sabe do potencial que Suzu tem e o quão significativo teria sido para ela vencer o maior título da STARDOM com apenas 21 anos; mas também reconhece, com gratidão, o trabalho que Maika tem feito e tem noção de que a água, no seu caso, não passaria duas vezes debaixo da mesma ponte. 


Moral da história: Maika saiu do Dream Queendom como justa campeã, enquanto Suzu ainda tem bastante tempo para chegar ao topo. E ninguém o merece mais do que ela: Perdeu um combate pelo Goddess of STARDOM Title Match no início deste ano; "perdeu" (entre aspas) a melhor amiga, que terminou a carreira em Maio; fez um excelente 5-STAR, só tendo perdido na final e tendo empatado outra favorita (Saori Anou)... 


Toda a sua jornada tem, neste momento, mais signficado do que teria a de Suzu Suzuki se tivesse ganho. E a vitória de Maika não invalida em nada todo o percurso e potencial da pequenina Suzu: Afinal, se as esperanças dela terminassem aos 21 anos, de que teria valido o seu esforço?



Que análise fazem da feud entre Suzu Suzuki e Maika? Acham que Maika mereceu sair do Dream Queendom como campeã? O que esperam do seu reinado?


E assim termina mais uma edição de “Lucas Headquarters”, a última de 2023, aqui no WrestlingNotícias!! No geral, acho que foi um ano bastante consistente em termos de entradas para o artigo (falhei apenas uma semana), mas mais do que falar de mim, quero agradecer a cada um dos que perderam um pouco do seu tempo a ler todas as reflexões que fui fazendo ao longo deste ano neste espaço de divagação, às vezes séria, às vezes não.


Já sabem, continuem a sugerir temas, passem pelo nosso site, pelo nosso Instagram, Telegram… e para a semana cá estarei com o primeiro artigo de 2024!! Que o novo ano seja recheado de muito wrestling e que corresponda ao que mais desejarem, são estes os votos do Tio Alex!


Feliz Ano Novo para todos!!

 

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