Ultimas

Undisputed Article #1 – Título da WWE - Ainda Vale o Mesmo?







Olá, sejam bem vindos à primeira edição do “Undisputed Article”, onde semanalmente serão discutidas situações do mundo do wrestling. E nesta primeira edição, decidi começar por um assunto que toca muito perto do coração de um fã da WWE, pois é um símbolo que nos acompanhou desde o primeiro momento que vimos os seus programas semanais: O Título da WWE.

O título da WWE é muitas vezes citado como o prémio mais cobiçado, importante e prestigiante para um wrestler. É o campeonato com a linhagem mais longa dos que ainda estão em atividade hoje na companhia mais importante do panorama do wrestling mundial, com antigos campeões como Bruno Sammartino, Hulk Hogan, “Stone Cold” Steve Austin, The Rock e John Cena, para citar alguns. No entanto, há quem diga que hoje em dia este título já não é tão relevante como outrora foi. Vejamos o porquê.

Na programação principal da WWE, há uma grande variedade de títulos para uma grande variedade de divisões, implícitas ou explícitas. Por isso, há muitos prémios para se lutar por eles, entre os quais o título intercontinental, o dos Estados Unidos, o Universal e o Mundial da WWE. Estes dois últimos são vistos como os títulos mais importantes do mundo atual do wrestling, pois são vistos como os títulos para os melhores lutadores do mundo atualmente.

E, segundo esta teoria, os melhores lutadores do mundo atualmente são, o campeão da WWE, AJ Styles e o campeão Universal, Roman Reigns. AJ Styles já detém o recorde de campeão da WWE mais longo da história da SmackDown, com 284 dias de reinado, até hoje, destronando JBL que deteve o título por 280 dias consecutivos. No entanto, parece que, mesmo defendendo o título em vários PPVs desde que o conquistou, este campeonato não tem o mesmo valor que uma vez teve. Mas porque razão?




A história do título da WWE vem desde 1963, tendo por seu primeiro campeão Buddy Rogers, e desde então sempre foi visto como o título máximo da companhia. Pelo menos até 2016. Nesse ano, o campeão da WWE era Dean Ambrose, que conquistou o título no PPV “Money In The Bank”, fazendo o cash-in da sua mala Money in the Bank no seu antigo parceiro de stable Seth Rollins. No entanto, pouco depois surgiu uma notícia que veio revolucionar o modo como nós, os espectadores, íamos usufruir da experiência de visionamento da WWE: a brand extension.

A WWE ia passar a ter novamente 2 planteis distintos: um para o programa de segunda-feira à noite, a RAW, e outro para o programa de terça-feira à noite, o da SmackDown Live. Assim sendo, para onde iria o campeão Dean Ambrose e o seu título da WWE? Foi escolhido para representar a SmackDown Live, tornando assim o título da WWE exclusivo daquela marca.




No entanto, a SmackDown Live era vista como a marca secundária, porque, por motivos históricos, a RAW sempre foi o maior e mais importante programa de wrestling produzido pela WWE, o que tornou o título menos relevante, ajudado ainda pelo facto que a RAW ia implementar um novo título maior para a sua marca: o título Universal. Assim sendo, estando relegado para um segundo plano, o título da WWE foi perdendo destaque, apesar de pouco depois o título ter mudado de mãos para um dos melhores performers de todos os tempos, o atual campeão AJ Styles, na altura para o seu primeiro reinado como campeão.

O que também não ajudou ao facto do título ir perdendo relevância foi os reinados que sucederam ao primeiro reinado de AJ Styles. AJ Styles perdeu o título para John Cena, que o reteve por (apenas) 2 semanas, perdendo-o na Elimination Chamber para Bray Wyatt. Bray Wyatt que perdeu o título apenas pouco mais de um mês depois para um aborrecido Randy Orton. Randy Orton esse que perdeu o título pouco mais de um mês depois para uma personagem que, imagine-se, era vista como um dos piores lutadores de todos os tempos, Jinder Mahal.



Sim, o título da WWE, que durante mais de 50 anos foi visto como o título em que só os melhores dos melhores é que conseguiam conquistá-lo, era agora detido por um homem que ninguém o via como possível candidato, quanto mais campeão. No entanto, Mahal deteve o título por 170 dias, perdendo-o num episódio da SmackDown Live para o atual campeão AJ Styles, agora no seu segundo reinado. No entanto, esta nem o pior ainda está para vir.

Enquanto este reboliço com o título da WWE estava a acontecer na SmackDown, durante mais de 500 dias, o campeão do maior título da marca rival, o título Universal, era Brock Lesnar. O problema reside no facto em que Brock Lesnar é um lutador em regime de part-time. Ou seja, o campeão não tem obrigação de defender o título regularmente, nem se quer de aparecer com ele nos programas semanais. E, após a WrestleMania de 2018, todos os PPVs, principais ou secundários, passariam a contar com lutadores das duas marcas.

Ou seja, como o campeão Universal não tinha a obrigação de aparecer para defender o seu título nos PPVs e como os PPVs iriam passar a conter as duas marcas, o título da WWE iria com certeza ser visto como o mais importante e, por isso, o combate por esse título iria fechar o espetáculo, certo? Errado. O combate pelo título da WWE nunca fechou um PPV que fosse dual branded. O que ainda ajuda ao argumento de que este título já não vale tanto como outrora valia.

Fica então a pergunta: será que o título da WWE ainda é o título mais importante do mundo do wrestling? Ou será que o mais recente tratamento dado pela WWE tem deteriorado o seu valor? Deixem as vossas respostas nos comentários e até para a semana!
Com tecnologia do Blogger.