Ultimas

Toca do Lobo: Lendas do Puroresu - Os Dois Trilhos: O Espirito de Combate


Sejam bem-vindos a Toca do Lobo, o meu humilde espaço didáctico onde irei partilhar convosco um pouco do meu conhecimento e pesquisa sobre esta forma de espectáculo que é o wrestling. E sejam bem-vindos a mais uma edição do Lendas do Puroresu.

Antes de mais queria pedir as minhas desculpas pelo atraso deste post, mas devido a questões pessoais e de trabalho não me foi possível postar dentro do prazo definido. Sei que não são desculpas que se apresentem, mas sinceramente, eu prefiro atrasar-me uma semana ou mais e apresentar algo digno de vocês meus leitores, do que estar a fazer algo as três pancadas mas dentro do prazo.

Uma vez mais, peço as minhas mais sinceras desculpas!


Agora passando ao que vos levou a este post, na ultima edição falámos de Rikidõzan, aquele que é considerado como o responsável por levar o pro-wrestling para o Japão, e dar uma nova luz de esperança ao povo japonês que na altura sofria com as consequências do pós-2.ª Guerra Mundial.

No entanto, a sua morte súbita trouxe um vazio que necessitava de ser preenchido por alguém que conseguisse não apenas pegar no trabalho que Rikidõzan fez, como também eleva-lo a novos patamares.

Bem, falemos então dos dois homens responsáveis por não só carregarem a herança de Rikidõzan, como também criarem as "estradas" do que se tornaria o puroresu que conhecemos hoje em dia.

Hoje, falemos de Kanji Inoki, também conhecido como António Inoki.

O Espírito de Combate, António Inoki


Independentemente do que muitos fãs actuais de puroresu dizem, o facto é que sem Inoki, o wrestling após a morte de Rikidõzan nunca teria sido aceite como um "desporto" pelo publico geral no Japão. Até nos dias de hoje, existem inúmeros artistas marciais que começaram a treinar devido a inspiração que os combates de Inoki lhes deram.

As suas Origens

Inoki nasceu no meio de uma família rica na zona de Yokohama em 1943, sendo o segundo mais novo de 11 irmãos, 7 rapazes e 4 raparigas. O seu pai, um politico e homem de negócios, morreu quando Kanji tinha 5 anos. Isto aliado as dificuldades do pós-guerra, fez com que a família entrasse em dificuldades, o que levou a que Inoki emigrasse para o Brazil, com o seu avô, mãe e irmãos. O seu avô faleceria durante a viagem para lá.

Durante a sua juventude, Inoki sempre mostrou uma grande capacidade atlética. Enquanto vivia no Japão, ele aprendera Karaté com um dos seus irmãos mais velhos, para além de ter feito parte da equipa de basquetebol e de atletismo na categoria de arremesso de peso. Enquanto no Brasil, ele venceu campeonatos regionais nas categorias de arremesso de peso, disco e dardo.

As suas capacidades atléticas e a sua altura (media 1,80 m com 14 anos, chegando ao máximo de 1,91 m pouco tempo depois) chamaram a atenção de Rikidõzan, que em Abril de 1960 trouxe o jovem de 17 anos de volta ao seu país nativo.

Nascimento de António

Inoki juntou-se a Japanese Wrestling Aliance, companhia de Rikidôzan, tornando-se num dos seus aprendizes em conjunto com Shohei Baba, que viria a ser conhecido por Giant Baba.Os dois juntamente com Toyonobori eram considerados como um trio de grandes promessas para o futuro da companhia e considerados uma boa aposta.

Inoki e Baba estrearam-se ambos a 30 de Setembro de 1960, sendo que Inoki perdeu o seu combate contra Kintaro Ohki.

Inoki eventualmente mudaria o seu nome para António Inoki, parte em homenagem ao wrestler Antonino Rocca, parte por vontade de Rikidôzan, que achava uma boa ideia Inoki ter algo que mostrasse as suas raízes brasileiras (os seus avós eram brasileiros).

Durante os 6 anos que passou na JWA, e após a morte de Rikidôzan, tanto Toyonobori como Inoki começaram a ver-se ultrapassados por Baba, que começava a sobressair como o principal nome da companhia. Em Abril de 1966, Toyonobori sairia da companhia para fundar a sua própria companhia, a Tokyo Pro Wrestling, e levaria Inoki consigo, com a promessa de fazer dele a maior estrela da companhia.

Durante este tempo, Inoki teria a sua primeira grande rivalidade contra Johnny Valentine, que era conhecido no Japão como "Monstro Louro". Este combate cimentaria a reputação de Inoki como um wrestler duro que conseguia enfrentar qualquer adversário, qualquer estilo, em qualquer lugar. Muitos chamam a esse combate "a origem do strong style", devido ao estilo duro apresentado durante o mesmo

No entanto, problemas de backstage levaram a que a companhia tivesse de fechar a menos de um ano da sua criação, o que levou ao regresso de Inoki a JWA, onde ele se juntaria novamente a Giant Baba, criando a equip B-I Cannon.

A época entre 1967 e 1971 é lembrada por muitos fãs de wrestling japoneses como a época em que Inoki e Baba dominavam a divisão tag team, tendo conquistado os NWA International Tag Team Titles por 4 vezes durante o resto da sua carreira na JWA.

O seu ultimo reinado como campeões de tag team, pelo menos em conjunto como equipa, terminaria em 7 de Dezembro de 1971, onde perderam os títulos em Los Angeles para Terry e Dory Funk.

Na semana seguinte, António Inoki seria expulso da JWA devido aos seus planos de se apropriar da companhia.


Uma nova companhia e um novo estilo

Em 1972, António Inoki em conjunto com Tatsumi Fujinami, Osamu Kido e Kotetsu Yamamoto, fundaria aquela que se tornaria hoje a maior companhia de wrestling japonês, a New Japan Pro Wrestling.

O seu primeiro combate seria uma derrota contra aquele que se pode considerar como o seu maior mentor de sempre, Karl Gotch.

Durante os anos 70, Gotch foi responsável pela grande revolução no wrestling japonês, introduzindo o estilo catch wrestling no país, e inúmeras técnicas de treino e preparação física. Devido a isso, Gotch recebeu a alcunha no Japão de "Kamisama" (Deus do Wrestling).

Estes ensinamentos teriam uma imensa influencia em Inoki, e deram-lhe as bases necessárias para criar aquele que viria a ser conhecido por "strong style". Esse estilo serviria de base para a NJPW, mostrando combates com um estilo mais duro e realista, com grande ênfase em técnicas de artes marciais.

Em 1983, a NJPW realizou o primeiro International World Grand Prix League (IWGP). Inoki conseguira avançar até as finais, onde enfrentaria Hulk Hogan no Sumo Hall. E para choque de uma grande percentagem de fãs, a 2 de Junho de 1983, Inoki perdeu para Hogan por countout, falhando a captura do primeiro New Japan IWGP Heavyweight Championship. Inoki fora legitimamente nocauteado fora do ringue, e foi incapaz de recuperar antes do arbitro ser obrigado a fazer a contagem até 20. O combate terminou  com este resultado sem que ninguém pudesse fazer algo contra. Hogan foi o campeão inicial da IWGP, apesar de oficialmente este não ter sido o inicio do IWGP Heavyweight Championship.


Em 14 de Junho de 1984, Inoki derrotaria Hogan, na altura campeão da WWF, para recuperar o titulo IWGP. Nos anos seguintes Inoki defenderia o titulo com sucesso contra Andre the Giant e Dick Murdoch. Em 87, a IWGP Crown tornar-se-ia um titulo normal que já não seria apenas defendido num torneio anual, e Inoki torna-se-ia o campeão inaugural após derrotar Masa Saito. Esta seria a primeira e ultima vez que Inoki seria campeão IWGP, titulo que entregou após ter partido um pé e ser incapaz de defender o mesmo.

A sua carreira continuaria, conseguindo até 1998 derrotar nomes como Ric Flair, Bob Backlund, Sting, Big Van Vader e William Regal entre outros. O seu combate final seria a 4 de Abril de 1998, onde a frente de 70.000 fãs no Tokyo Dome, Inoki derrota Don Frye com o seu clássico "Ground Cobra Twist".

Artes Marciais

Não é segredo nenhum que Inoki gostava se mostrar o quão legitimo ele era. Se devido as influencias dos seus professores, se devido ao seu background de artes marciais, ou simplesmente porque queria mostrar que era o melhor, o facto é que Inoki não tinha medo de mostrar o quão "forte" o seu estilo era.

Conta-se a historia que durante um tag match, Inoki tentou uma "shoot" contra Bruno Sammartino, de forma a criar reputação contra o então campeão mundial. Sammartino forçou Inoki a quebrar a submissão, espancou-o brutalmente e atirou-o para fora do ringue. Inoki não teve problemas em recusar entrar novamente no ringue com Sammartino e fez tag com Baba para terminar o combate.

Após a fundação da NJPW e ter recebidos os ensinamentos de Karl Gotch, não demorou muito até que Inoki começasse a desafiar atletas marciais "legítimos", numa tentativa de promover combates "wrestler vs fighter".

Atletas que incluíam nomes como o karateca Everett Eddy, o boxer Chuck Wepner (serviu de inspiração para a personagem Rocky), antigo campeão de pesos pesados Leon Spinks e o judoca russo Shota Chochoshivili (que lhe partiu o braço durante o combate).

Mas o nome mais sonante de todos estes atletas é sem duvida o de Muhammed Ali. O confronto entre estes dois foi publicitado como o "Combate do Século, Wrestler vs Boxer".

Não irei dar muitos pormenores em relação a este combate pelo facto que existe tanto para contar, que merece um post dedicado só a este tema. Mas o que posso adiantar é que todos estes combates que Inoki fez, todos estes confrontos de Inoki contra diversos lutadores de diferentes estilos, inspiraram centenas de futuros atletas, e levou ao nascimento de uma nova categoria de combate, algo que não seria limitado a apenas a boxe, karaté ou judo, mas sim um conjunto de tudo. Estou a falar é claro das Mixed Martial Arts, ou também conhecidas por, MMA.

Politica e Pós-Wrestling

Em 1989, Inoki seguiria os passos do seu pai e seguiria o caminho politico, sendo eleito para um cargo politico no parlamento japonês. Num dos momentos mais lembrados do seu cargo, Inoki viajou até o Iraque para negociar com Saddan Hussein uma troca de prisioneiros. E eis o mais interessante, Inoki conseguiu a libertação de 41 prisioneiros japoneses, em troca de um show de wrestling no Iraque.

No entanto, em 1995, Inoki sairia da politica devido a um escândalo de acusações de suborno e ligações a máfia. Inoki estaria afastado da politica durante 18 anos, até que em 2013, Inoki ganhou novas eleições para uma nova posição como membro de parlamento.

Em 2005, a influencia de Inoki na NJPW desaparecera quase por completo, tendo ele vendido a sua parte da companhia a Yukes, empresa de video jogos responsável por entre outros, pela serie de jogos Smackdown.

Em 2007 Inoki fundaria uma nova companhia chamada Inoki Genome Federation, que no entanto nunca conseguiu chegar ao patamar que a NJPW actualmente se encontra.

Em 2012 revelaria que na década de 1990 se convertera ao Islamismo, tendo agora o nome de Muhammad Hussain Inoki. Ele no entanto descreve-se a si mesmo como sendo Muçulmano e Budista.

Últimos Pensamentos

De certa forma, se alguém nos perguntar "os EUA têm Hulk Hogan, o México tem o El Santo, Inglaterra tem o Big Daddy. Quem é que o Japão tem que seja igual a estes? Quem na sua historia pode se dizer que descreve o wrestling japonês". A resposta é fácil, António Inoki.

A sua herança deixou-nos a maior companhia de wrestling da historia do Japão, e talvez a única capaz de fazer frente aos gigantes ocidentais (I'm looking at you WWE).

Não só isso, mas Inoki treinou uma lista de wrestlers que viriam a tornar-se lendas por mérito próprio, e marcar o wrestling a sua maneira. Nomes como Tiger Mask, Masahiro Chono, Tatsumi Fujinami, Shinya Hashimoto entre outros, são alguns dos nomes que carregaram o estilo e paixão de Inoki.

Inoki tornou-se numa figura imortal na cultura japonesa. Qualquer um, seja criança ou idoso, conhece os seus feitos, a sua imagem, a sua presença.

O seu estilo, atitude no ringue, a sua técnica, e claro, o seu "fighting spirit", inspirou centenas de lutadores, e criou o puroresu que conhecemos hoje em dia.

Para terminar, deixo aqui uma curiosidade sobre Inoki. No Japão, a popularidade de Inoki chegou a um patamar em que uma chapada de Inoki na cara (Toukon Binta) é considerado como um gesto de boa sorte e fortuna, sendo uma representação da passagem de coragem, força e "espírito de combate" de Inoki para aquele recebe a chapada. Isso, e provavelmente o facto de que os japoneses (e nós por acréscimo :p) adorarem ver Inoki distribuir chapadas ao pessoal.


E por aqui termino. Espero que tenham gostado desta edição de Lendas do Puroresu, e a primeira parte do capitulo "Os Dois Trilhos". Hoje falámos do trilho do Strong Style. Saberão vocês de qual se trata o próximo trilho? Em breve saberão.

Por agora deixo-vos com o combate entre António Inoki e Billy Robinson, e com a confirmação de que na próxima edição da Toca do Lobo, iremos finalmente estrear o espaço Era uma vez no Japão.

Até lá, os meus agradecimentos e boas leituras!

Com tecnologia do Blogger.