Ultimas

A Alternativa Fenomenal # 11: Última Lucha



Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. E hoje, neste “episódio especial” da coluna, farei uma pequena antevisão ao Última Lucha, o especial de final de temporada da Lucha Underground. Sem mais delongas, passemos ao artigo; 

Antes de tudo, vale lembrar que a Última Lucha já terá seu início nesta semana, culminando no último episódio da temporada da LU, que será exibido na semana que vem, em um show especial de 2 horas (ou pelo menos é o que ainda acho que será, mas pelo visto isso dependerá da mente astuta e mirabolante de Dario Cueto). Também lembrarei que por se tratar de um show previamente gravado, os resultados já se encontram disponíveis para quem quiser sabê-los na internet. No entanto, achei que seria bom comentar sobre este especial, considerando que este será o programa mais importante da jovem história desta companhia. Sendo assim, passemos aos combates: 

Obs: Não revelarei nenhum spoiler sobre o resultado das lutas.




1. Falls Count Anywhere match: The Mack vs Cage – podemos considerar que esta luta foi uma das coisas que motivou Cueto a antecipar o Última Lucha, pois o anúncio de que o evento iniciaria-se nesta quarta veio após a marcação dela (a outra motivação foi o combate envolvendo Drago e Hernandez), no entanto, não há uma história propriamente dita para este combate. O primeiro encontro relevante a esta rivalidade entre os dois ocorreu em uma 4-way match que também envolveu Aerostar e Marty Martinez, pela posse de uma das medalhas do Gift of the Gods, onde os dois tiveram uma prestação impressionante (principalmente pela execução de moves bastante difíceis para lutadores de seu porte) e ficaram um bom tempo se enfrentando. Depois de algum tempo eles voltaram a se enfrentar, com Mack vencendo Cage de forma surpreendente com um roll-up, além de ganhar também na revanche do confronto com um Sunset Flip tão “outta nowhere” quantos os RKOs do Randy Orton. Irritadíssimo com as derrotas, Cage então ataca Mack, sendo necessário que a segurança tentasse impedir os dois, que começarão a se digladiar arena afora. Então Cueto dá aos dois a oportunidade de lutarem sem nenhum impedimento, em uma Falls Count Anywhere. Não digo que está seria uma candidata a melhor luta do evento, mas considerando que ambos demonstram ser muito mais do que dois meros powerhouses, sei bem que teremos uma disputa não apenas forte, mas também muito atlética. Esperem por alguns vôos do Mack, e quem sabe também do “The Machine”.


2. Johnny Mundo vs Alberto “El Patrón” – a rivalidade entre estes dois teve um início surpreendente, com a heel turn de Mundo ao atacar Alberto e mandá-lo de cabeça nas janelas do escritório do GM, enquanto o mexicano enfrentava Hernandez. Este ato deixou “El Patrón” de fora por várias semanas, até que ele fez seu retorno atacando Mundo durante sua 60-minute Iron Man match contra Prince Puma. E foi devido à interferência neste combate que foi decidido que os dois se enfrentariam no season finale da LU. Eles ainda viriam a se encontrar mais uma vez, numa 8-person Atômicos Tag Team match que teve vitória da equipe de Mundo, e num combate entre o antigo “Monday Night Delight” e Texano, quando o “Patrón” salvou seu antigo rival da AAA de um ataque de Johnny e da The Crew. O próprio Alberto já disse que Mundo veria um lado diferente dele, muito mais agressivo e implacável, nesta nova contenda, e dado o comportamento de Johnny em relação ao mexicano, podemos esperar um conflito bastante duro e, possivelmente, sangrento. Acredito que teria sido bom acrescentar alguma estipulação nos moldes de uma Street Fight ou No Holds Barred, mas isso não vai diminuir a agressividade deste grande combate. 


3. Texano vs Blue Demon Jr. – outro combate vindo de uma reviravolta surpreendente. Esta luta surgiu a partir da heel turn de Demon, quando o mesmo atacou Texano sem nenhum motivo aparente, após salvá-lo de um ataque da The Crew, que no momento estava em rivalidade junto a Chavo Guerrero contra o jovem mexicano. Dizendo-se o verdadeiro representante do México, a lenda da Lucha Libre desafia Texano para um combate envolvendo também a honra das suas famílias (ambas bastante tradicionais na lucha libre mexicana). Sabendo como Texano é, dificilmente este combate não terminará em vitória por DQ (a não ser que seja acrescentada alguma estipulação), tanto pelo mesmo se empolgar demais nos ataques ao “Demônio Azul”, quanto a uma bastante possível interferência da The Crew no combate. 


4. Vampiro vs Pentagón Jr. – esta rivalidade bastante pessoal começou com a tentativa de Pentagón de quebrar o braço de Sexy Star após vencê-la em uma Submission match. Quando o “homem sem medo” já estava pronto para entregar mais um sacrifício para seu mestre, eis que a lenda da WCW sai de sua posição como comentador e salva Star, atacando o heel e dando indícios de uma volta aos ringues. No entanto, Vampiro, nas semanas seguintes, procurou mostrar que aquilo foi apenas algo feito no calor do momento e que ele não voltaria a competir, mesmo depois de vários desafios de Pentagón. Enfim a paciência do mascarado se esgota, e ele ataca o canadense (canadiano se preferirem), jogando gasolina em cima de Vampiro e ameaçando atear fogo ao comentarista caso ele não aceite seu desafio, e lhe concedendo uma semana para dar uma resposta. Na semana seguinte então, o comentador chama Pentagón e o mascarado novamente renova seu desafio. Procurando separar sua imagem de lutador de seu trabalho como comentador, a lenda diz que se chama Ian Hodgkinson, um mero comentador, e que não iria enfrentá-lo na Última Lucha... apenas para declarar que Vampiro iria destruir o “homem sem medo” no evento, e depois aplicando-lhe um potente chokeslam. Luta bastante pessoal, e que creio será suficientemente violenta. Lembremos ainda, que está será a primeira vez, desde 2009, que veremos Vampiro em ação novamente, e espero muitas surpresas vindas deste lendário rival de Sting. 


5. Beliver’s Backlash match: Drago vs Hernandez - a história deste combate começa quando Drago estava para defender sua posição de number-one contender ao LU Championship contra Mil Muertes. Antes de o combate começar, o “Super-Mex” ataca o mascarado e quase o sufoca com um cinto, levando a que Drago perdesse sua posição de contender ao título. Na semana seguinte, os dois se enfrentam e o “luchador del Inframundo” vence por desqualificação, quando novamente Hernandez o ataca e tenta sufocá-lo com um cinto, provocando o mexicano após o combate, ao dizer que dragões não existem. Algum tempo depois durante uma conversa entre o “Super-Mex” e o GM Dario Cueto, fica marcado o combate para a Última Lucha, tendo este a estipulação Believer’s Backlash, uma variação do Lumberjack match, onde vários fãs estarão ao redor do ringue com cintos, tendo permissão para atacar qualquer um dos lutadores que estiver do lado de fora do ringue. Como Drago é meu luchador preferido na LU, será este o combate que mais estarei esperando, contudo creio que haverão combates com maior apelo que este, sem desmerecer no entanto o bom trabalho que ambos os lutadores tem apresentado. 


6. Lucha Underground Trios Championship match: Son of Havoc, Ivelisse e Angélico © vs The Disciples of Death (Barrio Negro, El Sinestro de la Muerte e Trece) – muito mistério cerca os desafiantes a este combate, que apareceram pela primeira vez em segmento envolvendo Fenix e Catrina. Poucas semanas depois, os mascarados fazem sua estréia em ringue e derrotam de forma impactante o trio de Bengala, Mascarita Sagrada e Pimpinela Escarlata. Então, Catrina na semana seguinte aparece diante dos campeões para avisá-los do perigo que se aproxima deles, invocando a seguir os Disciples, que atacam os Trios Champions sem dó. Duas semanas depois, a manager de Mil Muertes e dos Disciples aparece novamente diante dos campões para mais uma vez adverti-los do que virão a enfrentar. Enfim após algum tempo, eis que o GM anuncia que os titles serão defendidos em um combate envolvendo estas duas equipes. Ivelisse, Havoc e Angélico conquistaram os fãs com seu reinado totalmente disfuncional como campeões, e aqui terão adversários bastante complicados, que contarão também com motivações extras, já que saíram em baixa no último programa, quando tentaram sem sucesso atacar o LU Champion Prince Puma. Mesmo que não haja problemas de comunicação entre os campeões, este será um combate onde qualquer erro poderá resultar em sua derrota. 


7. 7-way Gift of the Gods Championship match: Bengala vs King Cuerno vs Sexy Star vs Big Ryck vs Jack Evans vs Fenix vs Aerostar – a luta que enfim revelará o grande poder que envolve as sete medalhas astecas apresentadas por Dario Cueto meses atrás. O vencedor do combate será consagrado como Gift of the Gods Champion, e poderá a qualquer momento que deseje trocar o cinturão (onde ficam incrustadas as sete medalhas) por uma chance ao LU Championship, sendo que haverá um espaço de uma semana entre o desafio e o combate pelo título. Após o combate, as medalhas serão removidas do cinturão e poderão ser conquistadas por sete novos lutadores, que novamente se enfrentarão pelo direito ao GotG Title. Porém (com Dario Cueto sempre há um porém), caso o portador do cinturão demore demais a fazer seu desafio, este será obrigado a defendê-lo contra outros lutadores que desejem usufruir de seu “poder”. Para este combate inaugural do título, temos vários highflyers, que trarão a beleza visual comum a combates deste tipo na lucha libre, juntando-se a eles, Cuerno com sua postura mais técnica, Sexy Star, novamente provando o valor das luchadoras na LU, e o powerhouse Big Ryck, que terá a visível vantagem física neste confronto (e que por sinal não precisou lutar para conquistar sua medalha, tendo ganhado a mesma de Cueto). Um combate que espero seja um dos melhores do evento, e que com certeza terá o maior número de spots malucos dentre todos os demais. 


8. Lucha Underground Championship match: Prince Puma vs Mil Muertes – logo após a “ressurreição” de Muertes, ficou claro que o “homem das mil mortes” não iria ficar muito tempo sem dirigir sua atenção ao principal prêmio da LU. E não muito tempo depois, vemos Catrina exigindo que Mil fosse o novo contender ao título, posição esta que originalmente era de Drago, conseguindo após algumas ameaças, que os dois luchadores se enfrentassem pela posição de desafiante. Com uma certa ajuda de Hernandez, Muertes derrota Drago e torna-se o novo number-one contender, sendo observado por Puma e Konnan após seu combate. Algum tempo se passa com o sombrio luchador quieto em relação a seu futuro confronto, até que, no show de duas semanas atrás, eles se encontram para um face-off, que termina com o campeão sendo atacado por Mil e pelos Disciples of Death, que ainda atacam Konnan e o trancam dentro de um caixão. Na semana seguinte, Muertes novamente vem ao encontro de Puma, mas desta vez o campeão consegue sair por cima, em novo ataque dos Disciples e do “homem das mil mortes”, mostrando que não será uma tarefa fácil lhe tirar o cinturão. Aqui já se consegue ver que o lado mais fraco é justamente o do LU Champion, pois ele provavelmente não contará com seu mentor ao seu lado, estando totalmente sozinho contra Muertes e Catrina. Um duro desafio para o campeão, visto que o desafiante tem estado implacável desde seu retorno e ainda poderá contar com uma provável ajuda dos Disciples of Death neste combate. 



Finalizando aqui, estes são os combates marcados para estes dois dias de Última Lucha. Como sabemos, a Lucha Underground fez um excelente trabalho durante toda esta sua primeira temporada, então é de se esperar que aqui, no seu maior evento, tenhamos o ápice do que a companhia pode oferecer aos fãs de lucha libre e wrestling no mundo. Convido então a todos, para que assistam nesta quarta (e na quarta seguinte também) a este grande show que a disgressão americana da AAA irá nos apresentar, lembrando que, como sempre, o Wrestling Notícias disponibilizará os vídeos das duas noites do Última Lucha. Deixem também nos comentários, qual é a luta que mais esperam ver dentre as anunciadas. Aproveitem o artigo, os shows, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.