Ultimas

Trono do Fã - Capitulo IV - A importancia de uma Storyline

Olá, estou mais uma vez aqui no Wrestling Noticias desta vez com o quarto capitulo do Trono do Fã e se isto continuar a este ritmo provavelmente terei de rever a numeração romana. Adiante, esta semana mais uma vez pensei em escrever sobre o Kevin Owens, mas ainda será desta. Cheguei inclusive a ver TNA, mas não me apeteceu nada falar sobre aquilo que tinha visto, foi só mesmo para saber se devo ou não assistir ao Slammiversary. Ainda não tenho grandes certezas, mas caso veja é provavel que lance a minha analise ao PPV. Então decidi falar sobre algo que estará para sempre ligado à industria do wrestling.



O wrestling é uma arte e todos sabemos que arte é algo subjectivo. Nem todos gostamos do mesmo tipo de música, nem todos todos gostamos do mesmo tipo de filmes. Há lugar para uma enorme variedade e tudo  depende do gosto refinado (ou não) de cada pessoa. Enquanto há pessoas que preferem as grandes obras de Stanley Kubrick, onde com recurso a perfeccionismo técnico são abordados temas que davam para um verdadeiro debate outros preferem assistir um filme carregado de explosões e gajas semi-nuas realizado pelo Michael Bay. E há pessoas que são capazes de assistir a esses dois tipos de filme. E com o wrestling aplica-se a mesma coisa. Mas o wrestling é também um industria, e tal como em todas as industrias nem sempre aquilo que têm mais qualidade é aquilo que melhor vende. Pode acontecer, embora nem sempre seja garantido. Por exemplo, vamos agarrar em dois dos meus lutadores favoritos que actuam na RoH:  Kyle O'Reilly e Roderick Strong. É quase garantido que teríamos um excelente combate, mas o mais provável é que não tenha a capacidade de vender um evento. Primeiro porque não têm a exposição nem o star power que certos wrestlers têm e segundo porque a maioria das pessoas não está disposta a ver um combate só para ver boa acção dentro do ringue.




E uma coisa que ajuda imenso um combate a vender um evento é usar uma storyline. Algo que permita que o espectador tenha maior facilidade em investir emocional no produto que está a assistir. Mas isso não é apenas no wrestling, até no mundo da MMA isso acontece. O UFC 189 será sem dúvida um dos maiores sucessos da companhia de Dana White. De um lado temos o confiante irlandês Connor McGregor,um excelente trash talker que têm dizimado tudo o que lhe aparece à frente a desvalorizar por completo aquilo que José Aldo fez. Aldo, um homem que se encontra invicto há 10 anos. Não só é o choque entre dois dos melhores atletas daquela divisão que irá vender o evento, mas sim todas as provações lançadas pelo irlandês e até mesmo a recente lesão nas costelas do campeão. Para o espectador comum está algo mais do que o UFC Featherweight Championship e isso ajuda a vender o evento. Do mesmo modo que caso Jon Jones um dia regresse, esse evento será um sucesso financeiro. São coisas que podem ser desvalorizados pelo fã "purista" de MMA mas que enchem os bolsos de promotores. Tal como por vezes um típico smark está interessado em ver uma batalha recheada de bom grappiling, um promotor inteligente e que quer fazer dinheiro prefere apresentar algo mais do que isso, quer produzir uma boa storyline recheadas de promos com qualidade.



Então embora uma boa colocação de voz, saber colocar emoção na voz na altura certa, ter boas expressões faciais ajude a fazer uma promo e consequentemente a uma boa storyline. Mas aquilo que distingue uma boa storyline ou promo de uma medíocre, é a sua capacidade de vender um evento. E actualmente ninguém faz isso melhor que Paul Heyman. Curiosamente, por mais engraçado que pareça, actualmente o seu trabalho é mais fácil do que parece. Afinal de contas, "o seu cliente" é uma atracção especial. Brock Lesnar é um homem que por si só vende PPVs, e basta olhar para o seu físico ou para as suas perfomances dentro de ringue para perceber isso. Mas caso isso não seja suficiente, Heyman é capaz de criar interesse no combate. Olhemos para a sua última promo no Monday Night Raw. Através dela, Heyman consegue explicar sobre o que se trata. Este combate é sobre  vingança, é sobre a Besta obter aquilo que lhe foi "roubado" na WrestleMania, e ele sabe perfeitamente que isso é algo que irá obter a atenção da maioria e como tal a sua promo centra-se nisso. Mas como se isso não bastasse, Heyman fala do homem que "roubou algo que pertence a Lesnar". Heyman refere Rollins tal e qual como ele é retratado na programação, como um golden boy escolhido a dedo pela companhia e que é constantemente protegido. Mas enquanto faz isso, sorrateiramente Heyman relembra algum dos feitos de Rollins na sua curta carreira na WWE, pois embora a história contada tenha como objectivo mostrar Rollins como um campeão que está a ser levado ao colinho ninguém deseja trata-lo como um simples jobber.




Então sendo assim é preciso que os combates tenham qualidade ou basta ter uma storyline por detrás que venda o combate? Olhemos para um combate de boxe que decorreu este ano. Pacquiao vs Mayweather foi vendido como o combate do século, mas muita gente acabou por ficar desapontada com o resultado final e provavelmente no futuro acabar pensar duas vezes antes de assistir a um evento do género com um tremendo hype para trás. Ora no wrestling embora haja semelhanças é muito mais facil garantir um bom combate, pois é algo do interesse de dois altetas que já sabem quem irá sair vencedor do confronto.

Caso, Brock Lesnar não estivesse constantemente a ter excelentes combates nos poucos PPVs em que está envolvido, acabaria por perder o estatuto de atracção especial que possui e o trabalho que Paul Heyman realiza seria um pouco em vão, pois o fã estaria sempre desconfiado daquele que seria o resultado final. Um bom combate não só é capaz de vender um rematch como também ajuda a vender um combate futuro de um dos atletas envolvidos. Por isso, no próximo Battleground estejam à espera de um combate onde estes dois excelentes perfomers estejam à procura de entregar um confronto que esteja à altura das promos de Paul Heyman ou que seja até capaz de as superar.

E assim dou finalizado mais um trono do fã. Volto novamente no próximo sábado, até lá aproveitem para dar um salto ao Forum de Pro Wrestling e tenham uma boa semana. 





Com tecnologia do Blogger.