Dias is That Damn Good #199 – "Does Vince Russo Sucks?!"
Boas Pessoal!
Sejam bem vindos a mais um "Dias is That Damn
Good", o espaço com mais história na nossa CWO ;)
Como já tive oportunidade de dizer por diversas
ocasiões, o ambiente em redor das pessoas que intervêm directamente
no pro wrestling é, muitas vezes, marcado por grandes animosidade e
ódios. De facto, temos de compreender que a própria natureza
altamente competitiva do business onde facilmente se verifica alguma
imaturidade, falta de formação e de educação (e aqui não me
estou a referir a graus académico-profissionais) de muitos dos seus
praticantes e, por consequência, a prevalência de valores algo
questionáveis, levam a que as relações dificilmente se consigam
manter numa base sólida de confiança e solidariedade. Desta forma,
geralmente, a inveja, a hipocrisia, o mal dizer e o bota a baixo,
tomam proporções indesejadas e levam a que determinadas
personalidades, muitas vezes de forma injusta, sejam completamente
tomadas de ponta e de parte, fazendo-se a sua "cruxificação"
pública e respondabilizando-as por múltiplas situações e
acontecimentos em cuja sua intervenção não tiveram, de facto, o
peso e importância que lhes procuram atribuir.
Neste sentido, talvez aquele que se assume como o
exemplo mais gritante de toda esta situação seja o caso de Vince
Russo. São várias as personalidades ligadas à modalidade que já
deram provas da sua incompatibilidade, animosidade e ódio para com
Vince Russo e que o responsabilizam, a meu ver, de forma absurda por
alguns dos acontecimentos mais infelizes da história da indústria
como o encerramento da WCW, os maus momentos que a TNA atravessou e,
mais recentemente, a problemática da renovação ou não renovação
do seu contrato com a Spike TV. Da mesma forma, Vince Russo nunca foi
poupado pelos dirt sheets que, quer fosse sua responsabilidade ou
não, sempre se apressaram a construir as mais variadas teorias no
sentido de o culpabilizar em diversas situações e acontecimentos.
Deste modo e em consonância com o que venho a escrever, aquilo que
hoje vos trago como tema central do presente texto é, precisamente,
toda esta problemática em redor do ex-writer da WWE, WCW e TNA, onde
procurarei da forma mais concisa possível dar uma resposta à
questão – "Does Vince Russo Sucks?"!
Não percam, portanto, as próximas linhas...
Como é do conhecimento geral e já foi reconhecido pelo
próprio Russo, Vince entrou para o main stream wrestling através de
um contacto com Linda McMahon, passando a escrever na revista WWE
Magazine (então WWF Magazine) da qual, pouco tempo depois, se
tornaria principal editor sob o pseudónimo de "Vic Venom".
Dois anos mais tarde, em plena crise da WWE com o RAW a obter um dos
ratings mais baixos da sua história e com a consolidação da WCW
como principal companhia do business, Vince Russo viria a integrar a
equipa criativa da empresa de Vince McMahon. Não tardaria muito,
contudo, até que essa mesma equipa ficasse restringida a, apenas,
Russo e McMahon (tendo-lhe sido adicionado mais tarde Ed Ferrara).
Neste capítulo, foram imensas, desde logo, as transformações,
modificações e, até, revoluções que o booking de Vince Russo
introduziu na programação, produção e conteúdos da WWE. Deste
modo, e no sentido de combater o crescimento da rival WCW e a asfixia
em que o seu desenvolvimento e evolução tinham colocado a
promotora de McMahon, as storylines, o storytelling e os gimmicks da
era Russo começaram a pautar-se por um muito maior realismo, pela
polémica e controvérsia, pela sexualidade, pelos "swerves"
e heel turns inesperados, pela constituição de stables, pelas
"worked shoots", entre muitas outras características, que
tornariam famoso o estilo "crash tv". Recorrendo a
exemplos, para melhor compreendermos a profundidade e importância de
todo o trabalho desenvolvido por Russo durante este período, não
podemos esquecer-nos do papel fundamental que este desempenhou na
criação da Attitude Era, sendo um dos principais responsáveis pelo
booking dos D-Generation-X, pela aposta em Stone Cold Steve Austin e
sua posterior feud com Mr. McMahon, pela ascensão de The Rock, pela
rivalidade entre Kane e Undertaker, pela saga de Mick Foley e, ainda,
por personagens altamente controversas como Sable, Val Venis ou The
Godfather. Russo foi, portanto, neste período em concreto, um dos
grandes responsáveis pelo sucesso que viria a atingir a WWE Attitude
Era e um actor fundamental de todo este processo sem o qual, aliás,
dificilmente se teria conseguido alcansar os mesmos resultados.
Neste sentido, aos olhos de todos os intervenientes da modalidade
(quer de forma directa, quer de forma indirecta, incluindo, portanto,
os Dirt Sheets), Russo era visto, e com razão, como um génio
criativo.
A situação haveria, no entanto, de alterar-se.
Esgotado e desgastado pelo imenso trabalho e horários que a WWE lhe
exigia, cansado também do ponto de vista criativo e a necessitar de
passar mais algum tempo com a sua família, Vince Russo abandonaria a
WWE em Outubro de 1999 para assinar com a rival WCW que, por sua vez,
enfrentava agora problemas e "dores" semelhantes àquelas
com que o writer se deparou aquando da sua chegada à equipa criativa
da empresa de Vince McMahon. Apesar de na WCW passar a usufruir de
uma carga horária menos pesada e de um salário substancialmente
superior, Vince Russo viria a admitir mais tarde que nunca deveria
ter aceitado a proposta de Ted Turner, especialmente, por se
encontrar, nas palavras do próprio, em completo "burnout".
Mas as coisas haveriam de piorar, pois a juntar a todo este desgaste
e cansaço psicológico, Russo teria ainda de enfrentar uma empresa
sem qualquer organização ou hierarquia verdadeiramente assumidas, o
que proporcionou um sem número de intrigas e politcagem no backstage
da companhia (levada a cabo, sobretudo, pelos "dinossauros"
da promotora como JJ Dillon, Kevin Sullivan e Mike Graham ou por
algumas estrelas como, sobretudo, Hulk Hogan e Goldberg) que
invalidariam quaisquer esforços do writer no sentido de recolocar a
WCW na rota do sucesso. O facto é que, apesar de tudo, os ratings
durante os 6 meses em que Russo esteve à frente da equipa criativa
da WCW ainda subiram razoavelmente, no entanto, a estratégia e
planeamento de Vince não resistiriam às pressões e lobys dos seus
inimigos e ele viria a ser demitido pouco tempo depois. A partir
desse momento a WCW não voltaria a ser a mesma e as hipóteses de
recuperar a empresa residiam, somente, na possibilidade de aparecer
um comprandor interessado em fazer aquilo que o desinteresse da AOL
Time Warner já não permitia. Como se sabe, tal não se verificou, a
WCW seria comprada pela WWE e encerraria as suas portas.
Após o encerramento da WCW, a carreira de Vince Russo
conheceria um pequeno hiatus durante o qual funcionaria como um mero
consultor da WWE. Posteriormente, com a criação da TNA por parte de
Jeff Jarrett (seu amigo de longa data), Russo viria a ocupar
novamente o cargo de head writer de uma promotora de wrestling só
que, mais uma vez, ao invés de replicarem a forma que o tornou bem
sucedido na WWE (respondendo a apenas 1 pessoa), trataram de o rodear
com várias personalidades na equipa criativa o que, para todos os
efeitos, facilmente se compreende, ao invés de facilitar, ainda
atrapalha mais e prejudica todo o processo criativo. De qualquer
modo, quem teve oportunidade de acompanhar ou visualizar os videos
dos PPVs semanais da TNA consegue, rapidamente, verificar que o
produto e os conteúdos da programação da companhia melhoraram
substancialmente a partir da chegada de Vince Russo. Em todo o caso,
Russo abandonaria a empresa em finais de 2004, para regressar apenas
em 2006. E a verdade dos factos a este respeito é indesmentível,
de 2006 a 2012 (período que compreende a segunda e última passagem
de Russo pela companhia) foi a época que registou o maior crescimento
da TNA a todos os níveis, especialmente, no que concerne aos ratings
que o iMPACT Wrestling conseguiria obter (que viriam a estagnar e
inclusive a deteriorar-se após a saída de Russo). Algum tempo
depois, consumadas também as saídas de Hulk Hogan e Eric Bischoff,
Russo viria, secretamente, a desenvolver o papel de consultor da TNA
ao mesmo tempo que, e agora reporto-me exclusivamente à actualidade,
lançou o seu site com as mais diversas opções multimédia e
reflexões temáticas.
Dito isto e feita uma revisão célere à carreira de
Russo, podemos destacar, acima de tudo, como pontos positivos a seu
favor o facto de ser extremamente criativo e de compreender o
entretenimento e a televisão como poucos, sabendo dar à
controvérsia, à polémica e aos conteúdos sexuais uma utilização
extremamente inteligente através do seu "crash tv". Por
outro lado, teremos de reconhecer algumas características suas mais
negativas como a incapacidade para compreender que sucessivos heel
turns e face turns retiram o efeito surpresa e mágico da sua
concretização, a falta de algum balanço entre o produto in-ring e
os conteúdos fora dele, o recurso exagerado a worked shoots e, acima
de tudo, o modo demasiado afirmativo e agressivo como diz as coisas
que, muita gente, tende a compreendê-lo como se se tratasse de um
ataque ou de uma imposição da sua parte. Agora, isto é uma análise
distanciada que faço a Vince Russo, uma análise onde pesei os prós
e os contras e procurei não me deixar envolver por preconceitos
(preconceitos que outrora me levaram, infelizmente, a acusar Russo de
situações em que não tinha qualquer responsabilidade), sendo que
tudo o que aqui está descrito, desde a narrativa à sua
argumentação, resulta, apenas, da minha opinião. Algo bem
diferente daquilo que outros fazem, infelizmente, sem se questionar
ou reflectir a respeito do mesmo. Se não vejamos...será Russo
responsável pelo encerramento da WCW?! É óbvio que não, está
mais que comprovado que essa situação é da responsabilidade da
fusão AOL Time Warner e da nova administração da companhia. Foi
responsabilidade de Vince Russo a morte de Owen Hart?! Só muita
falta de vergonha, de honestidade intelectual e de escrúpulos é
que podem levar alguém a afirmar uma coisa destas. Foi Vince Russo
responsável por uma quantidade enorme de gimmick-matches ridículos
e de finais de combates sem qualquer lógica?! Recordo que Russo é
um writer e que os combates são bookados pelos road agents, não por
ele. Será responsabilidade de Vince Russo, como apontam os dirt
sheets, a posição assumida pela Spike TV nas negociações com a
TNA por um novo contrato de TV?! Pergunto se não terá sido a TNA a
violar o acordo e a querer esconder do seu parceiro a ligação a Russo e se, de facto, não será essa situação a
responsável pelo problema...pergunto se não será a administração
da TNA a responsável e não Russo?! Enfim...poderia estar aqui um
dia inteiro a lançar questões que muitos tomam por verdades
absolutas, mas que se forem analisadas com o mínimo de cuidado,
compreendemos que não fazem qualquer sentido e não têm razão de
ser. Portanto, a minha resposta à pergunta lançada no sub-título
deste texto é não, "Vince Russo doesn't suck!". Russo é
um génio criativo e é como tal que deve ser reconhecido...se
cometeu e/ou comete erros, é perfeitamente normal...talvez a pessoa
mais fantástica de toda a história da modalidade seja Vince McMahon
e eu pergunto, quantos erros, graves, não cometeu e continua a
cometer Vince McMahon?! Temos, realmente, de ser mais críticos com
os críticos e de aprender, cada vez mais, a pensar e reflectir sobre
o que ouvimos e lemos.
E
para vocês, "Does Vince Russo Sucks?"!
Um Abraço,
Dias Ferreira
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