Ultimas

Slobber Knocker #108: Qualquer um menos o Cena?


Sejam todos bem-vindos ao novo Slobber Knocker e perdoem a minha semana de ausência, em que não tive a oportunidade de dar seguimento aos meus trabalhos semanais. Agora que já estou "rijo" de novo, venho falar do assunto que já traria na semana anterior. Parece datado, mas ainda venho a falar do Money in the Bank...

Já muito mais aconteceu, já temos o Battleground em vista, já tivemos regressos importantes, a estrada para o SummerSlam é já ali e o reinado de Cena já assentou no hábito. Mas ainda venho falar do assunto.

Como se sabe, um reinado de John Cena, sendo já o 15º, não vai cair tão bem a todos, especialmente aos fãs internautas que já se opõem à sua mera presença, quanto mais no topo e com ouro. Mas se formos realistas, temos que ver que era de se prever que eles fossem por esse caminho para manter os cintos ocupados, já que motivos de força maior impediram que Daniel Bryan entrasse no SummerSlam como Campeão. Temos Cena a Campeão, não agrada a muitos, mas olhemos... E se fosse algum dos outros? Ou qualquer um dos outros. Vemos um por um e analisamos o que se podia fazer como cada um deles de cintos ao ombro ou à cintura - o Cena gosta de ser diferente e andar com eles ao pescoço...

Randy Orton


Já foi Campeão?: Já.
Credibilidade para Campeão: Main eventer estabelecido há anos, com mais de uma dezena de títulos no seu currículo. Foi o primeiro WWE World Heavyweight Champion nesta era moderna de títulos unificados.
Vantagem no combate: Favorito da Authority e apoio de Kane
Preferência para vencedor: Fraca a média

O que fazer como Campeão?:

Olhando aos tópicos anteriores, vemos que Randy Orton era mais que legítimo para constar no combate e até se basearam nisso para, em história, lhe dar o acesso directo ao combate, sem necessitar de apuramento. Não era dos favoritos para vencer, nem se acreditava entre os fãs que lhe devolvessem já os títulos, mas ainda há uma base fiel de fãs que acreditava na vitória de Viper e que deixava vender a sua vantagem, com Kane do seu lado.

Quanto aos planos, não sei se havia muito mais a fazer com Orton a Campeão que já tenha sido feito. O outro plano é algo que teria que ser antecipado, enquanto esperamos que aconteça mais tarde ou mais cedo: um conflito com o Mr. Money in the Bank, Seth Rollins, outro menino bonito da Authority. Dois egos a colidir e apenas uma autoridade para agradar, eventualmente só ia haver espaço para um. Se um tinha o título e outro tinha a mala para trocar pelo título, é só juntar as peças. Mas acredito que ainda seja muito cedo para abordar os problemas entre estes dois.

Quem poderia encher logo as mãos de Randy Orton seria Roman Reigns, pois os dois já se encontravam em feud, com o golpe que iniciou o período pós-Shield a servir de ponto de partida. A barreira aqui seria o timing, pois sabemos que as coisas com Roman Reigns e Triple H vão ficando progressivamente mais pessoais e temos já o SummerSlam a servir de bom palco para esse confronto. E é dentro de muito pouco tempo, logo fica pouco para espaço para a feud de Orton e Reigns pelo título ficar quente e Orton acaba apenas por servir de peão para o embate entre Triple H e Roman Reigns. Não é muito conveniente. E se retirarmos essas opções por pobre timing... Resta o Cena, mas quem é que quer ver o Cena e o Orton à bulha pela enésima vez?

Seria o ideal vencedor?: Olhando para estas circunstâncias, conclui-se que não. Orton mantém-se candidato ao título e, para já, é o melhor para o manter ocupado. Não é caso para se sentir mal por ele, pois ele era Campeão há pouco tempo - foi o primeiro unificado - levou o título à Wrestlemania e ainda deve ganhar o maldito outra vez. Esta altura é que não era, de todo, favorável.

Sheamus


Já foi Campeão?: Já. (De ambos os títulos, antes de serem unificados)
Credibilidade para Campeão: Campeão Mundial por 3 vezes, vagueia entre o main event e o midcard alto. Potencial ameaça como actual United States Champion, se for dado o devido valor ao cinto.
Vantagem no combate: Praticamente nenhuma.
Preferência para vencedor: Fraca

O que fazer como Campeão?:

O estofo para homem de topo já não vive em Sheamus, logo nunca se acreditou nesta sua vitória. Logo, também nunca se pensou no que se podia fazer com Sheamus Campeão. As opções também não são assim tão vastas e tinham um duro trabalho para o tornar um homem de topo credível. Sheamus actualmente é um midcarder, lembremos-nos. E o que mais iam fazer era brincar com o facto de ser Campeão Mundial ao mesmo tempo que é Campeão dos Estados Unidos, feito que o obrigaria a carregar três cintos, como se os dois unificados ainda existirem não chegasse.

Mas uma coisa é certa: este Sheamus não tinha ponta por onde ganhar nem ponta por onde prosseguir. O mínimo que se podia fazer era que se criasse outro Sheamus neste combate - e ele fez um combate brilhante, já agora, teve muitos momentos de protagonismo. Mas não era propriamente isso que precisava, o único que lhe podia dar interesse e abrir-lhe a porta para conseguir ser um Campeão era uma mudança de atitude, uma Heel Turn. Com a ajuda de Kane, Sheamus podia revelar-se como uma nova aquisição da Authority para ter um momento surpreendente capaz de causar choque e de ter uma nova força que o tornasse gajo a ter debaixo de olho.

Mas há um problema com isto. E esse é problema é Randy Orton. Rais' parta ao homem, que não se pode fazer nada com ele, nem deixa fazer nada. Para Sheamus ser revelado como o homem de Triple H, Randy tinha que ser traído e, para as coisas fazerem sentido, virar Face. E era o pior que podia acontecer a ele e aos fãs. Mas se tivermos em conta que Randy também estava metido no assunto e os dois eram aliados e galinhas de ouro de Triple H... Tínhamos que acreditar que Randy Orton aceitava a ideia de ceder o título a Sheamus e estar bem com isso. E nós acreditamos mesmo nisso? E mesmo que acreditássemos, egos iam voltar a estar ao rubro, Randy ia estar propício a ciúmes e também acabava por virar Face neste cenário, algo que já nem estou a considerar como hipótese ou opção.

Já dá para ver que não há grande campo por onde construir um Sheamus a Campeão nesta altura. Ele é United States Champion e isso já é bem bom, se tratarem o cinto como deve ser e como parecem estar a fazer actualmente. Concentrem-se nisso e há muito a fazer com Sheamus. Quisessem eles - que não queriam - torná-lo WWE World Heavyweight Champion por cima disso e havia nada para fazer com Sheamus. No fundo da tabela das apostas para vencer e percebe-se o porquê.

Seria o ideal vencedor?: Pergunta já mais do que respondida nos parágrafos anteriores. Não havia quem acreditasse nisso e com razões. Sheamus não seria um ideal vencedor, em universo nenhum, com estas circunstâncias...

Alberto Del Rio


Já foi Campeão?: Já. (De ambos os títulos, antes de serem unificados)
Credibilidade para Campeão: Campeão Mundial por 4 vezes e a base nesse factor passado para basear nalguma coisa. Del Rio queimou e já não tem qualquer credibilidade para headliner ou de andar lá perto sequer...
Vantagem no combate: Nenhuma. Mais depressa se esqueciam que ele lá estava... Talvez isso pudesse funcionar como vantagem...
Preferência para vencedor: Fraca a nula.

O que fazer como Campeão?:

Nos livre a Santa de isso acontecer. Não digo já de forma permanente porque não sei o futuro mas é preciso dar uma volta muito grande a Del Rio para que este volte a ser minimamente interessante. Mesmo vendendo-o como uma legítima ameaça, lembrando o que ele já fez e o que ele já conquistou, não pega. São eles próprios os únicos que parecem ainda acreditar nele e já nem eles parecem acreditar assim tanto.

Então o que fazer com Alberto del Rio a Campeão? É simples, é não fazer. Arranjem alguma história no midcard para ele, para se manter quente e tentem várias medidas de o mudar para que possa recuperar algum interesse - já se viu que a Face Turn apenas resulta a curtíssimo prazo e muito rapidamente o interesse volta a cair. Enquanto isso não acontecer, ninguém acredita que Del Rio possa ser Campeão, ninguém quer que Del Rio seja Campeão e ninguém vai querer saber se, por alguma eventualidade, Del Rio se torna Campeão. O melhor agora é focar-se no midcard e talvez lá possa ganhar algum ouro com que possa fazer alguma coisa. E mesmo assim, até aí tem que ter cuidado.

O que fazia como Campeão era vaguear a tentar ganhar atenção e a lutar para conseguir heat, se não ficasse com heat legítimo por ter algo que ninguém queria ver nele. As suas histórias iam ficar embaixo em potencial e Del Rio nunca seria credível para se impor a alguns dos lutadores de mais alto calibre do plantel. E colocá-lo contra outros que estejam abaixo dele é afocinhar com força. Não me interpretem mal, não há qualquer pecado a apontar a Del Rio pela sua performance em ringue, talentoso e atlético é ele. Até tinha o perfil para ser um lutador de topo, se tivesse tudo o resto e a capacidade de manter o interesse que é tão fulcral. Sendo assim então, se fosse o Campeão, seria um Campeão para esquecer. O que nem é assim tão difícil, visto que os seus reinados anteriores até foram facilmente esquecíveis e já não devem estar assim tão claros nas memórias dos assíduos espectadores...

Seria o ideal vencedor?: Sim, claro, foi tudo o que dei a entender até agora...

Roman Reigns


Já foi Campeão?: Não.
Credibilidade para Campeão: Dominante nos Shield, rápida ascensão ao topo e visto pelo público, colega e oficiais como o próximo "big thing".
Vantagem no combate: Não muita, mas há um certo temor por parte dos adversários no imparável potencial do lutador que integrava o grupo que já os derrubou praticamente a todos.
Preferência para vencedor: Muito forte.

O que fazer como Campeão?

Este ainda ia dar muito que falar com os títulos, já a começar por ser o seu primeiro grande título numa fase ainda não tão avançada da carreira. E o mais interessante é que até já está pronto. E até já existiriam vários planos para ele, porque já havia um leque muito mais vasto de potenciais adversários no futuro e com lógica.
Começaria por Randy Orton e, com ele, traria também Kane, para começar logo cedo a passar trabalhos. Seriam os seus primeiros obstáculos, como seguimento da feud que já decorria com eles, desde antes do Money in the Bank. Com o SummerSlam já a espreitar, podia aproveitar as turras com Triple H e passá-las já à acção, com um título em jogo a apimentar a coisa, se ainda tivermos restos da ambição de Triple H em ainda ser Campeão, como estava na altura da Wrestlemania.  No meio deste paleio todo ainda podia ter uma rivalidade respeitosa com o seu antigo parceiro Dean Ambrose, a quem cedia uma oportunidade pelo título por considerar merecida. Eventualmente vinha a igualmente respeitosa mas mais intensa rivalidade com John Cena que via um jovem a tentar superar "o grande" e "o grande" a tentar provar que ainda ali pertence. E enquanto saía por cima destas situações complicadas todas, com muito trabalho árduo, tinha sempre Seth Rollins à perna, o indivíduo que eventualmente ficaria com o título, suponho eu que fosse o melhor. Até já podia rivalizar com ele antes, numa feud de candidatura ao título, sem utilizar a mala.

Por aqui pode ver-se que há muito para fazer. E ainda por cima disso existem conversas sobre Brock Lesnar, o que até teria o seu interesse, ver a colisão entre essas duas bestas. Só não sei se realmente se confirma a cláusula de Lesnar que envolve que este tenha um título e se sempre é para se colocar em execução agora, como se fala por aí. Sendo esse o caso, vejo esses obstáculos: não queria que o seu título fosse retirado a Roman Reigns e não queria a preocupação com timings para que seja num PPV grande porque o Brock Lesnar é especial ou coisa que o valha. Nessa parte já se torna mais chato, mas se não olharmos para isso, vemos muitas condições e muita coisa a fazer com Reigns a Campeão. E o melhor de tudo é que os fãs iam gostar de ver - se não fizessem asneira e começassem já a estragar a personagem de Reigns.

Era um dos favoritos do público para ganhar e era vendido como tal na construção para o PPV. Acreditava-se mesmo que fossem dar o grande passo e o risco e dar o troféu a Reigns, para este também dar o seu grande passo na carreira, agora mal ela dá os seus primeiros e largos passos a solo. Não foi agora mas há-de ser, isso o sabemos e contamos para que venha daí algo bom e que não estraguem a personagem de Roman Reigns - o perfil dele para homem de topo talvez seja bom demais, se é que isso se pode considerar...

Seria o ideal vencedor?: Perguntem a muitos. Seria. Perguntam-me a mime tinha-o como preferência pessoal. Logo, sem adiantar muito mais, seria. Havia sempre aquele lado dentro de nós a avisar-nos e a lembrar-nos que ainda estava lá o Cena, mas ainda havia crença suficiente em Reigns e um apoio à decisão. Seria um bom vencedor...

Kane


Já foi Campeão?: Já. (De ambos os títulos, antes de serem unificados)
Credibilidade para Campeão: Apesar de o terem queimado nos últimos tempos, ainda é um monstro e um veterano que já esteve em todas...
Vantagem no combate: Estando a trabalhar para outros, pensa-se que é nenhuma. Mas é a partir daí mesmo que podia partir a sua mudança de ideias e pensar em si próprio. A sua vantagem era basicamente a confiança nele.
Preferência para vencedor: Fraca.

O que fazer como Campeão?

Também não há qualquer razão para o Kane ser Campeão agora. Ainda para mais o seu único propósito apos esta sua recente tentativa de reinstalar o monstro demoníaco não lhe deixa credibilidade para ser Campeão, por muito que tentem vender essa história. Seria difícil "comprar" a ideia de Kane a carregar os cintos e a singrar-se o homem de topo.

Mas se formos a falar de propósito ou plano propriamente dito, não há muito por onde pegar e apenas via duas opções. A primeira seria manter o título quente até ao regresso de Daniel Bryan, para que estes retomassem e finalizassem a rivalidade, com o título em jogo e com o tal combate "Buried Alive" para servir de selo e para fazer o título regressar às mãos de Daniel Bryan. Até foi um plano sugerido por alguns fãs, alguns afirmando que leram algures que tal chegou mesmo a ser um plano ponderado pelos oficiais - não vejo muito por onde isso pudesse ser verdadeiro. Mas tem um problema: tinha que ser para o caso do regresso de Daniel Bryan estar para breve, porque não íamos conseguir extrair muito de um reinado longo de Kane, actualmente.

A segunda opção ainda encurralaria mais que a primeira. Teria em questão a parceria com a Authority e Randy Orton. Das duas uma, ou Stephanie e Triple H obrigavam Kane a dar o título a Randy Orton ou a deixar Seth Rollins fazer o cash-in nele. As duas saídas disto seriam: uma Face Turn... Ele precisa de mais? Ou então colaborar e ficar com a imagem manchada de pau mandado cheio de palermice e burrice. Que faria ainda melhor à reputação de Kane que já tanto luta para não se manchar de vez actualmente. Logo, aqui nem havia saída. Mas já desde início, que não havia saída com Kane a Campeão porque Kane a Campeão não seria uma saída. E ainda há uma feud com Roman Reigns que ia precisar de resolução, e com um título, das duas uma: ou Reigns ganhava e rapidamente obtinha o título e ficava um largo ponto de interrogação na razão de Kane ganhar primeiro, ou Kane vencia sem qualquer credibilidade com Reigns a crescer cada vez mais e após lhe ter conseguido passar a perna semana após semana.

Creio que não há muita volta a dar. Kane já está a fazer de pau mandado e foi assim que entrou e saiu do combate pelo título no Money in the Bank. Ou seja, nem em história Kane foi um candidato credível aos cintos, quanto mais fora dela.

Seria o ideal vencedor?: Neste mundo não. Com certeza ainda tinha fãs fiéis que ainda acham que Kane merece um reinado "a sério", antes de se reformar, o que até nem é mentira. Mas agora já é um pouco tarde demais para isso. E nesta situação então é que não havia por onde pegar...

Cesaro


Já foi Campeão?: Não.
Credibilidade para Campeão: Ainda não é muita, mas tem um impressionante crescimento recente e Paul Heyman no seu canto.
Vantagem no combate: Paul Heyman.
Preferência para vencedor: Média.

O que fazer como Campeão?

Paul Heyman faria maravilhas com ele, não haja dúvidas. Paul Heyman faria maravilhas como manager de um cabo de vassoura, para ser honesto, o problema é que muitas das vezes, quem apoia não tem o estofo todo e acaba por ser ele a ficar com o protagonismo - insiram-se aqui os recentes Ryback e o promissor mas verde Curtis Axel. Cesaro já é um dos favoritos dos fãs e dos lutadores mais completos e impressionantes no que diz respeito ao trabalho em ringue. Só precisa de alguém a falar por ele, por ainda ser esse o seu ponto fraco, mas já está ele com o melhor.

Só temos que admitir: Cesaro pode estar encaminhado para o topo e assim o queremos, mas agora ainda não é a altura. E ele estava um pouco deslocado neste combate, parecia que tinha transbordado do combate pela mala e caído aqui. Mas coisas bem feitas e pode ser um candidato credível. Campeão é que já é mais difícil. Ainda por cima, a falta de faíscas e rivalidades no topo, faria com que não houvesse rumo após um potencial título.

Até só ocorre uma coisa e está relacionada com Paul Heyman. His client Brock Lesnar has conquered The Undertaker's undefeated streak at Wrestlemania. E supostamente deve estar para vir aí outra vez. O problema é que o plano deve estar já para o SummerSlam e para colocar os dois clientes em conflito ainda é muito cedo. Cesaro ainda agora chegou como cliente de Heyman e essa parceria tem muito para dar. E sim, espera-se que haja um bom confronto entre esses dois e a preferência é que Cesaro saia por cima para se estabelecer já como uma estrela de topo e como um bom Face. Mas isso requer tempo e não convinha ser já no SummerSlam. E ainda por cima temos o contratempo de que Lesnar é "mais do que os outros" e só luta nos PPVs grandes. E se calhar já nem o Survivor Series é suficientemente grande para ele.

Sendo assim há poucas opções para Cesaro e já de qualquer forma não era dos mais esperados para vencer. Considerei na sua prefrência para vencer "Média", porque ainda é um lutador favorito dos fãs que até gostavam de o ver como vencedor. Até eu. Mesmo que não acreditasse.

Seria o ideal vencedor?: Como indiquei, não. Ainda é cedo. Uma boa adição ao combate, mas ainda não está pronto para ser considerado como vencedor.

Bray Wyatt


Já foi Campeão?: Não.
Credibilidade para Campeão: Já teve sucesso em feuds de topo.
Vantagem no combate: Psicológica e uma possível ajuda da sua Wyatt Family.
Preferência para vencedor: Média a alta.

O que fazer como Campeão?

No caso deste Bray Wyatt, as palavras "cedo demais" também podem saltar à baila com frequência e não lhes tiro toda a razão. Mas pergunto se o homem que já domina uma plateia inteira e consegue também dominar mentalmente qualquer forte adversário que lhe apareça... Se já não tem perfil para ser WWE World Heavyweight Champion. 

Mas também há obstáculos a apontar. Seria muito possível que um Superstar que colocasse um alvo nas suas costas, de imediato, fosse John Cena. E consta-se que Wyatt já tenha saído desse frete e que nós já tenhamos assistido à conclusão dessa feud. Também podiamos considerar o regresso de Chris Jericho, já com feud e encontro marcado com este mesmo Bray Wyatt, mas não podia dar os mesmos passos. Bray Wyatt não vai atacar retornados para conseguir um candidato ao seu título e Jericho também não vai regressar para atacar alguém em específico. Já o fez e fê-lo como Heel, agora já não dá. Se quisermos voltar a atirar o nome de Roman Reigns para rivalizar, sempre temos alguém que possa usufruir de melhored métodos para derrotar Reigns sem o deixar mal visto. Mas requer que se pare o seu momentum na mesma. E se querem fazer a ponte com Sheamus, com quem já deu umas turras, não só tem o United States Championship atravessado como não levava fogo suficiente para uma feud de main event.

As boas saídas que teríamos daqui seria simplesmente o facto de podermos desfrutar de Bray Wyatt a dar os seus habituais discursos, com a plateia - e o mundo - nas suas mãos... Mas agora com um poderzinho extra, que era o maior título da companhia na sua posse. Essa parte seria boa de se ver. E quanto a rivalidades, podíamos ter daquelas rivalidades Heel contra Heel que conseguem ser entusiasmantes e que não necessitem de ter o público a escolher totalmente um lado para estar a gostar. Wyatt tem o perfil indicado para jogar pelas suas próprias regras e não querer saber de ninguém, nem mesmo da autoridade. Daí que ainda se pusesse arranjar uma boa feud com Randy Orton e/ou Seth Rollins, sem necessidade de virar algum. O público é que podia pender para um lado e ficava o constrangimento e estranheza de ter Bray Wyatt como Face. O que não parece lá muito boa ideia.

Logo este é o caso mais diferente da listagem. Bray Wyatt seria bom de se ver como Campeão e os fãs até estavam a gostar dessa ideia. Mas também não tinha um leque assim tão grande de coisas a fazer no futuro. Algo bom de se ver mas sem rumo deixa de ser tão bom de se ver. Mas continua a ser um caso misto.

Seria o ideal vencedor?: A tal resposta mista. Seria um bom vencedor e a agradar muitos. Talvez não o mais ideal nesta altura do campeonato.

Então com todos estes homens já enumerados, fica a questão: terá sido o Cena a melhor opção? É um caso misto, também. Todos os casos aqui presentes são mistos e o previsível vencedor também o era. Fica favorecido com os planos com a Authority, já que já andava a dar uma cabeçada aqui e ali com eles anteriormente. E a tal história com Brock Lesnar, também pode acontecer já a qualquer momento e a maçada é o pormenor de já ter acontecido. E o problema é que fãs vão levar a mão à testa por ser o Cena outra vez. Pela décima quinta vez. É muita vez. Mesmo que fosse ele que reunisse mais condições para prosseguir com os cintos - mas não era o único, como aqui vimos.

Um combate muito misto e do qual não fomos capazes de retirar, de imediato, um vencedor porque temos a mania de pensar demasiado e pensar nas coisas que podiam acontecer depois disso - essa mania levei-a eu mais longe ao fazer este artigo. Saiu-nos o Cena na rifa e agora bem que levamos com ele.

No entanto, com este artigo no fim, é a vossa vez de opinar em relação a esta controvérsia do Cena. Falar abertamente, como quiserem, sobre o seu décimo quinto reinado, o quanto ele o merecia e o quanto merecia cada um dos outros candidatos. À vontade para discordar com tudo o que disse e são encorajados a manifestá-lo. O artigo agora é todo vosso e têm o assunto em vossas mãos para o comentar como quiserem. E podem sempre responder à habitual questão:

"Quem preferias ver como actual WWE World Heavyweight Champion, com a ausência de Daniel Bryan?"

Por aqui me despeço, a ver se cá volto a estar na próxima semana, sem obstáculos. Continuação de um bom Verão a todos e cumprimentos aos leitores Brasileiros, porque nós, cá deste lado do Atlântico, também sabemos o que é levar uma abada dos Alemães! Fiquem bem e até à próxima!

Cumprimentos,
Chris JRM

Com tecnologia do Blogger.