Ultimas

MMA: UFC Fight Night 34: Saffiedine x Lim - Antevisão + Pesagens


Anderson Silva mal saiu do hospital em Las Vegas e o UFC já está do outro lado do planeta para a edição inaugural da temporada 2014. O luxuoso resort Marina Bay Sands recebe o primeiro evento da organização na Siingapura, o UFC Fight Night 34.

Serão quatro lutas no card principal. No duelo de fundo, o tema é a aguardada estreia do último campeão do extinto Strikeforce. O meio-médio belga Tarec Saffiedine encara o gigantesco coreano Hyun Gyu Lim, convocado para substituir o contundido Jake Ellenberger.....

O combate coprincipal foi outro afetado pelas contusões. O ídolo japonês Tatsuya Kawajiri, que baixou para pena em 2011, enfrentaria Hacran Dias, mas o brasileiro foi forçado a ceder a vaga no card para o estreante americano Sean Soriano.

A contusão de Ellenberger mexeu numa escalação e abriu caminho para a estreia de um brasileiro também muito aguardado. Lim enfrentaria Kiichi Kunimoto, mas agora o japonês vai bater de frente com o ex-TUF Brasil 2 Luiz Besouro. O clássico Japão x Coreia ficou para a luta de abertura do card principal, quando o sul-coreano Kyung Ho Kang vai tentar a primeira vitória no UFC contra o estreante nipônico Shunichi Shimizu.

Além da estreia em Siingapura, o UFC Fight Night 34 marca também a primeira transmissão na nova plataforma digital UFC Fight Pass – os americanos não assistirão ao evento na televisão. Mas os fãs brasileiros não precisarão se preocupar, já que o card será inteiramente transmitido pelo canal Combate, como de costume. Só será preciso prestar atenção ao horário: como o evento acontecerá na Ásia, a transmissão terá início às 9:30h da manhã, no horário brasileiro de verão.

O card completo do UFC Fight Night 34 é o seguinte:

CARD PRINCIPAL

Peso-Meio-Médio (até 77,6kg): Tarec Saffiedine x Hyun Gyu Lim
Peso-Pena (até 66,3 kg): Tatsuya Kawajiri x Sean Soriano
Peso-Meio-Médio (até 77,6kg): Kiichi Kunimoto x Luiz Besouro
Peso-Galo (até 61,7kg): Kyung Ho Kang x Shunichi Shimizu

CARD PRELIMINAR

Peso-Pena (até 66,3 kg): Max Holloway x Will Chope
Peso-Leve (até 70,8kg): Katsunori Kikuno x Quinn Mulhern
Peso-Galo (até 61,7kg): Royston Wee x David Galera
Peso-Leve (até 70,8kg): Mairbek Taisumov x Tae Hyun Bang
Peso-Galo (até 61,6kg): Dustin Kimura x Jon de los Reyes
Peso-Galo (até 61,7kg): Leandro Issa x Russell Doane


O evento terá aqui transmissão ao vivo a partir das 9:30 horas do Brasil e 11:30 horas de Portugal 

------------------------------------------- Antevisão------------------------------------------

Peso Meio-Médio: Tarec Saffiedine (BEL) vs Hyun Gyu Lim (COR)

O ano de inatividade quebrou uma série iluminada de Saffiedine, que evoluía a cada combate. O processo começou depois da derrota para Tyron Woodley, que abusou da luta olímpica contra o belga. A partir de então, a defesa de quedas de Saffiedine deixou de ser uma peneira e ele passou inclusive a derrubar os oponentes ao seu gosto, além de trabalhar posições no solo. Em paralelo, toda a habilidade na troca de golpes de encher os olhos, fruto da mistura entre caratê Shihaishinkai, muay thai, kung fu e taekowndo. A evolução culminou na conquista do cinturão do Strikeforce depois de uma cruel clínica de chutes baixos e quedas aplicada em Nate Marquardt.

O coreano também tem origem na troca de golpes, especificamente no boxe. Com o passar do tempo, Lim adicionou chutes e principalmente joelhadas ao seu repertório – foi com esta última que ele deu cabo de Marcelo Guimarães e Pascal Krauss em suas duas lutas realizadas no UFC. A defesa de quedas é decente e a guarda costuma ser ativa quando é colocado de costas para o chão.

Saffiedine é superior tecnicamente a Lim em todos os ramos, principalmente na especialidade de ambos. O grande problema para o belga nascido na Finlândia são as dimensões assombrosas do coreano. Com 1,88m de altura (dez a mais que Saffiedine), mais de 2 metros de envergadura (ridículos 20 centímetros de vantagem) e peso natural na casa dos 100 quilos, Lim é maior que muitos meios-pesados. O gigantesco asiático é uma máquina de nocautear, tendo conquistado nove de suas doze vitórias pela via rápida dolorosa.

Para evitar ser atingido pelo elevado poder de nocaute de Lim, Saffiedine terá mais do que nunca confiar em sua movimentação inteligente e ininterrupta, lançando suas combinações heterodoxas e mesclando com quedas para confundir o rival. Como o europeu é mestre exatamente na arte de executar planos específicos para cada ocasião, espere mais um plástico leque de chutes de toda sorte entremeados com quedas e o jiu-jítsu em franco desenvolvimento por Ricardo “Pantcho” Feliciano. O palpite é que Saffiedine vença por decisão.

Peso Pena: Tatsuya Kawajiri (JAP) vs Sean Soriano (EUA)

A política expansionista do UFC tem vários lados positivos além da promoção de mais eventos anuais. Um deles é o aumento do elenco da organização. Pouco a pouco, grandes lutadores que nunca tinham tido a oportunidade de atuar no octógono mais famoso do mundo são contratados pelo UFC. Um deles é Tatsuya Kawajiri, dono de cartel com 32-7-2 e quatro vitórias em quatro lutas desde que baixou para pena.

O japonês já teve uma experiência no MMA ocidental, quando foi dizimado por Gilbert Melendez no Strikeforce. Mas não deixe que aquela atuação seja sua impressão sobre o “Crusher”. Apesar de ter começado a treinar depois de assistir ao lendário kickboxer Ernesto Hoost, Kawajiri se especializou nas quedas e, como indica o apelido, no ground and pound esmagador. Uma curiosidade: apesar de ser japonês, ele nunca tinha tido experiência com lutas antes daquele K-1 em 1997 – Tatsuya jogou beisebol, outra paixão nipônica, nos tempos de estudante.

O jovem e invicto Soriano será um oponente de respeito ao experiente Kawajiri, ainda que tenha aceitado a luta com pouca antecedência. O lutador da Blackzilians praticou luta olímpica na escola e faculdade, mas desenvolveu bem a parte em pé desde que migrou para o MMA, quando passou a usar os chutes, principalmente os baixos e médios, atingindo o corpo do oponente.

Ainda que o americano tenha habilidade suficiente nas quedas, há o risco de acabar por baixo das marteladas do japonês. Portanto, o melhor caminho para Soriano será usar o wrestling para manter a luta em pé, onde ele deverá carimbar as pernas de Kawajiri para destruir sua base, além de lançar combinações que muitas vezes acabam em brutais joelhadas. Porém, o fato de ter aceitado a luta há apenas três semanas e a viagem ao redor do mundo podem fazer com que Soriano encontre dificuldades conforme o duelo se prolongue. Sendo assim, Kawajiri deve anotar uma vitória por decisão em combate muito disputado.

Peso Meio-Médio: Kiichi Kunimoto (JAP) vs Luiz Jorge Dutra Junior (BRA)

Skatista profissional antes de se dedicar ao MMA, em 2006, Kunimoto chega ao UFC em série invicta de quatro lutas desde que perdeu a disputa do cinturão do Pancrase. No último combate, valendo o título do HEAT FC, ele finalizou o ex-UFC Edward Faaloloto.

Apesar de ter lutado muito tempo em ringues, Kunimoto tem um estilo que pode se adaptar bem ao MMA americano. Ele é adepto da luta agarrada, bom no single e double-leg, com preferência de ataques no solo visando o pescoço dos oponentes. O japonês passou um tempo treinando nos Estados Unidos com o ex-UFC Dave Strasser, de quem herdou o apelido.

A tarefa de Kunimoto em sua estreia será complexa. Besouro foi a primeira escolha do time de Rodrigo Minotauro no TUF Brasil 2 e era tido como o principal favorito ao título na visão de muitos analistas, inclusive na do MMA Brasil. Uma contusão no joelho o tirou da disputa do reality show, assim como o havia afastado de um contrato com o UFC depois da ótima temporada que teve em 2009. O joelho inclusive custou uma derrota para Paulo Thiago, no ano anterior, no combate que levou o Caveira para o UFC.

Faixa preta de luta livre da RFT, Besouro é muito competente no jogo de quedas e nas finalizações, mas também sabe o que fazer quando está de pé. No confronto contra Kunimoto, a agressividade do brasileiro, em conjunto com seu foco, lhe darão vantagem. A aposta é em vitória de Besouro por nocaute técnico no terceiro round ou por decisão unânime após dominar os três assaltos.

Peso Galo: Kyung Ho Kang (COR) vs Shunichi Shimizu (JAP)

Faixa preta ex-campeão nacional de jiu-jítsu, o coreano Ho Kang já fez duas lutas no UFC. Na estreia, teve a sorte de ver uma derrota pra lá de controversa para Bruce Leroy virar no contest depois que o americano foi pego no antidoping por maconha. Na segunda não teve jeito, já que Chico Camus mereceu o veredito dos juízes.

Bom de quedas, Ho Kang gosta de fazer o jogo de transições no solo, normalmente buscando as costas da concorrência, mas lhe falta um tanto de agressividade, tornando difícil que um juiz americano tenha boa vontade com suas atuações. Para piorar, seu ground and pound não é lá grandes coisas, servindo mais para abrir brechas do que para encerrar lutas, ou até mesmo prejudicar fisicamente os adversários.

Assim como o oponente, Shimizu também tem preferência pela luta agarrada, mas, diferentemente do coreano, o japonês é muito mais astuto e empolgante no solo, mesmo quando está na guarda. O problema é que ele costuma dar brechas que podem ser exploradas por contragolpeadores técnicos no solo, caso de Ho Kang.

Há lutas melhores no card preliminar que poderiam ocupar o posto deste confronto, mas isto será um problema para os americanos, já que nós assistiremos a todos os combates do evento. É muito provável que Ho Kang e Shimizu travem uma batalha no chão. Em algum momento, o japonês deve cometer algum erro que poderá ser capitalizado pelo coreano. Caso isto não ocorra, Shimizu vencerá por decisão.

Antevisão original de MMA-Brasil 

-------------------------------------------Pesagens -----------------------------------------


  O ano de 2014 mal começou e já tem brasileiros subindo no octógono do UFC. Nesta sexta-feira, Luiz Besouro e Leandro Issa passaram pela pesagem oficial do evento em Cingapura e se credenciaram a buscar as primeiras vitórias na temporada. Para Besouro, no entanto, não foi fácil chegar aos 77,6kg necessários para a categoria meio-médio. O carioca inicialmente pesou 78,02kg e precisou ficar completamente nu em cima da balança para chegar ao ideal. Após o susto, o lutador da Renovação Fight Team fechou a cara e encarou de forma bem séria Kiichi Kunimoto, seu adversário da noite.

Luiz Besouro fará sua estreia no Ultimate, assim como Leandro Issa. O lutador paulista também precisou recorrer à toalha para chegar ao peso necessário. O atleta de 30 anos da Envolve Team pesou 61,7kg requeridos na categoria dos pesos-galos e está apto para abrir o UFC em Cingapura contra Russel Doane. A encarada entre os dois foi em um clima bem amistoso.

O ex-campeão do Strikeforce,Tarec Saffiedine, e Hyun Gyu Lim, pesos-meio-médios que farão a luta principal da noite, chegaram ao peso ideal sem maiores dificuldades. Os lutadores que estão programados para lutar em cinco rounds, se encararam de forma tranquila, e o que mais chamou atenção na encarada foram os estilosos óculos escuros usados por Gyu Lim em cima da balança e diante de Saffiedine.

Confira os pesos dos atletas do UFC: Saffiedine x Lim

CARD PRINCIPAL

Peso-Meio-Médio (até 77,6kg): Tarec Saffiedine (77,6kg) x Hyun Gyu Lim (77,6kg)
Peso-Pena (até 66,3 kg): Tatsuya Kawajiri (65,8kg) x Sean Soriano (65,8kg)
Peso-Meio-Médio (até 77,6kg): Kiichi Kunimoto (77,6kg) x Luiz Besouro (77,6kg)
Peso-Galo (até 61,7kg): Kyung Ho Kang (61,7kg) x Shunichi Shimizu (61,2kg)

CARD PRELIMINAR

Peso-Pena (até 66,3 kg): Max Holloway (66,2kg) x Will Chope (66,2kg)
Peso-Leve (até 70,8kg): Katsunori Kikuno (70,8kg) x Quinn Mulhern (70,3kg)
Peso-Galo (até 61,7kg): Royston Wee (60,8kg) x David Galera (61,7kg)
Peso-Leve (até 70,8kg): Mairbek Taisumov (70,3kg) x Tae Hyun Bang (69,9kg)
Peso-Galo (até 61,6kg): Dustin Kimura (61,2kg) x Jon de los Reyes (61,2kg)
Peso-Galo (até 61,7kg): Leandro Issa (61,7kg) x Russell Doane (61,2kg)
 
Com tecnologia do Blogger.