Ultimas

A caminho do UFC 169 - As lutas de Renan Barão e Urijah Faber [defesa do titulo dos galos]


Amanhã acontece um dos grandes eventos anuais do UFC, o evento de fim-de-semana do Super Bowl, o UFC 169. A liderar o card estão duas defesas de cinturão. Vejamos a luta do main-event que colocará Renan Barão a defender o titulo dos galos contra Urijah Faber. Eis a história e as últimas lutas dos lutadores....

Começamos pelo desafiante, Urijah Faber

Urijah Faber tem 34 anos. Com uma altura de 1,67m, tem 31 vitórias no MMA profissional, com 17 por submissão e outras 8 por nocaute. Faber foi derrotado em seis oportunidades, cinco delas em lutas valendo cinturão (Dominick Cruz e Renan Barão no UFC, Aldo e Mike Brown – duas vezes – no WEC)

O mais carismático lutador do WEC levou toda sua popularidade para o UFC. Ex-campeão dos penas da extinta organização, Faber usa essa condição de ídolo para subir a divisão, muitas vezes utilizando atalhos. Depois de ser literalmente chutado por José Aldo no WEC 48, o “California Kid” desceu para o peso galo. Venceu Takeya Mizugaki ainda no WEC e Eddie Wineland já no UFC para ter sua chance contra Dominick Cruz. Derrotado pelo arqui-rival em Julho de 2012, Urijah precisou apenas despachar Brian Bowles no UFC 139 para ter novo title shot e de novo perder o cinturão mas desta vez para o campeão interino Renan Berão.

Faber viria com tudo no ano passado e levou quatro vitórias me quatro lutas que teve. Passou o carro em Ivan Menjivar, finalizou o seu amigo Scott Jorgensen, teve um grande desafio mas venceu na decisão Iuri Alcantara e terminou o ano em beleza com uma espectacular vitória e finalização da noite sobre Michael McDonald.

Líder da Team Alpha Male, é em Faber que seus companheiros de equipe se espelham. Ele é um dos melhores wrestlers que as categorias mais leves já viram. Dono de um ritmo frenético e condicionamento físico exemplar, Faber queda muito bem e ainda tem um vasto repertório de finalizações, orquestrado pelo treinador brasileiro Fabio “Pateta” Prado. A sua maior dificuldade é lidar com trocadores, mas este buraco vem sendo tapado.

Eis as últimas lutas de Urijah Faber

x Michael McDonald - UFC on Fox 9



x Iuri Alcantara - UFC Fight Night 26

Password - 021



x Scott Jorgensen -TUF 17 Finale


Vejamos agora o campeão, o brasileiro Renan Barão

Renan Barão tem 26 anos e apresenta um cartel de 28-1, com uma luta sem resultado. A sua única derrota aconteceu na estreia, em 2005, Barão acumula sequência invicta de 31 lutas, sendo 21 vitórias desde o no contest em 2007.

Desde que entrou na Zuffa, Barão deixou de ser o lutador com enorme série invicta contra adversários de pequeno impacto. Ele estreou no UFC vencendo Cole Escovedo com segurança, mas sem tanto brilho. Em seguida, garantiu seu posto de desafiante ao bater os duros Brad Pickett e Scott Jorgensen, ambos frequentes integrantes do top-10 da divisão dos galos, em vitórias de grande nível

No UFC 140 enfrentou e venceu Urijah Faber na decisão para se consagrar como o campeão interino do peso galo. De seguida defendeu com sucesso o cinturão por duas ocasiões, contra Michael McDonald e Eddie Wineland, por finalizo e nocaute respetivamente que lhe valeram o bónus de finalização e nocaute da noite. Agora no UFC 169, Barão estava escalonado para enfrentar o campeão linear Dominick Cruz mas este mais uma vez se lesionou e assim Barão assumiu o posto de campeão linear e mais uma vez defende o cinturão contra Faber.

Barão é um dos mais versáteis lutadores da categoria. Faixa-preta de André Pederneiras na Nova União, Renan tem um jiu-jitsu ofensivo e agressivo, estando por cima ou por baixo. Assim como seu companheiro de equipa José Aldo, desenvolveu o muay thai mais técnico do que potente. Para completar o quadro, Barão defendeu quase todas as quedas que os adversários tentaram aplicar – só contra Jorgensen foram sete. O wrestling, otimizado com os treinos de Daniel Piratiev da seleção brasileira de luta olímpica, também é utilizado ofensivamente, na hora de levar as lutas para o solo. Para esta luta, Barão contou um apoio nos treinos de boxe e o jiu-jítsu ao ter a presença de Acelino Popó e BJ Penn

Eis as últimas lutas de Renan Barão

x Eddie Wineland - UFC 165



x Michael McDonald -UFC Fuel TV



x Urijah Faber - UFC 149

Com tecnologia do Blogger.