Ultimas

Manzk Mini Comp #1 (Um olhar sobre alguns combates de qualidade das indys)


O Wolve já há muito tempo que me abriu a porta para colaborar com o blog e, eu de facto, geralmente tenho algumas coisas a dizer mas, se ver wrestling já me tira bastante tempo, escrever sobre o assunto faz com que deixe de ser um hobby, algo que me dá gozo, para ser mais uma preocupação para além da faculdade e outras coisas que vou fazendo, e não estou aqui para isso (ok, isto foi demasiado dramático).....

Vou tentar agora dar a volta com estas mini comps: são compilações de 3 combates que eu uploado e aos quais faço um pequeno comentário. A ideia é dar a conhecer algum wrestling de qualidade que se vai fazendo ao longo do mundo, sabendo eu que, se a maior parte das pessoas que segue mais WWE e TNA dificilmente tem tempo para ver um show indy ou da NJPW na integra, talvez possa ser convencida a ver um combate ou outro, especialmente se tiver alguns nomes da moda e/ou for realmente bom.

Atenção (por favor), o objetivo não é dizer que a WWE não vale nada e que o que eu vou meter aqui é que é “wrestling a sério” e altamente etc., aliás, a WWE é uma das minhas federações favoritas (juntamente com a NJPW e a PWG) e oferece algo ao mundo do wrestling que mais nenhuma outra federação consegue dar neste momento – e também também, na minha opinião, o maior desafio em termos de booking: com tantas horas de televisão semanal é difícil não jobbar pessoas que, em teoria, deviam receber mais carinho da equipa de booking -, por isso, o objetivo é mesmo mostrar outras coisas que também existem, e que eu gosto.

Ao mesmo tempo, posso sempre aproveitar este início da coluna para discutir um ou outro assunto da atualidade.

BxB Hulk vs Akira Tozawa (DGUSA, 30/01/11)


Começámos com uma pequena viagem no tempo até Janeiro de 2011. BxB Hulk é um wrestler tremendo, alto, mas rápido e com uma agilidade tremenda e - não se tratasse de um wrestler da Dragon Gate – consegue fazer spots e sequências alucinantes com enorme precisão. Mas ás vezes parece que os seus combates não têm “fio condutor” e se tornam exatamente nisso, num conjunto de moves extremamente bem feitos mas que não adquirem nenhum significado particular, que não “contam uma história”.

Mas quando está bem acompanhado, podemos ver magia a acontecer, e aqui entra o Tozawa. Akira Tozawa é o lutador japonês que melhor se relaciona com o público americano e, realisticamente, é uma contratação que a WWE deveria ponderar (é óbvio que a DGUSA é uma fed que acompanham).

Dos lutadores de topo, o Tozawa é o menos ágil ou vistoso, mas destaca-se pela sua expressividade, selling e por montar combates como se fosse um veterano. Com quase 28 anos ainda tem muito para fazer na sua carreira.

Neste combate, encontram-se os dois mundos e vale a pena ver o resultado.

Dean Ambrose vs Homicide (DGUSA, 30/01/11)


Do mesmo show que o primeiro combate.

Quando o Homicide acabou o seu contrato com a TNA, a DGUSA foi logo buscá-lo para uma feud com o Dean Ambrose (na altura Jon Moxley) e com bons resultados. Aqui, os dois têm uma brawl pelo meios dos fãs e de todo o pequeno recinto.

Este é o tipo de situações que é muito difícil recriar nos programas de desenvolvimento da WWE e que dão enorme vantagem a tipos como o Ambrose que quando chegam à WWE já tinham experimentado muita coisa e, já tinham sentido a pressão de ter de ganhar a apreciação dos fãs e da federação, mas neste caso para fazer muito menos dinheiro.

New Jack vs Necro Butcher (PWS, 05/04/13)


Algo mais atual, o combate de retiramento do New Jack (para alegria de muitos).

Há qualquer coisa de descontrolado neste combate, e é difícil perceber em alguns momentos o que diferencia o work e o selling, dos tipos estarem realmente a protegerem-se um do outro. É uma cena selvagem à qual o público ajuda.

O Necro é um lutador fantástico e lendário que perdeu grande parte da carreira e da sua saúde a fazer bumps perigosos por demasiado pouco dinheiro e por federações mais pequenas, mas deixou um legado incrível e o respeito da grande maioria dos fãs. Na última mão cheia de anos tornou-se uma personagem mais forte e melhorou bastante os aspetos de performance ligados ao selling e à expressividade.

Acho que só ele podia ter feito este combate resultar.
Com tecnologia do Blogger.