Ultimas

Histórias do Wrestling #2 - Owen Hart - Um tributo à carreira e à pessoa! - Parte I


- Uma das histórias mais tristes, mais chocantes e horriveis do wrestling profissional passa pela morte de um dos melhores wrestlers técnicos a alguma vez vestir um par de botas - falo claro de Owen Hart. O mitico irmão mais novo da familia Hart faleceu em 1999, durante uma transmissão em directo de um pay-per-view da WWF conhecido como "Over The Edge" - sem entrar em grandes detalhes, apenas vos posso dizer que o jovem de 34 anos estava na sua personagem de "The Blue Blazer", a sua entrada causou a sua morte ao descer agarrado a uma espécie de suspensão, que se quebrou e que causou uma queda de cerca de 25 metros para cima corda superior, algo que causou hemorrogia interna e que o mataria no mesmo dia, muitos dizem até, ainda dentro do ringue.

No entanto, "The Rocket" Owen Hart foi uma das razões principais para a alegria da vida de muitos - considerado um mestre no que tocava a partidas de bastidores. A sua personalidade, apesar de irritar alguns quando objecto das suas partidas, foram relembradas com um grande sorriso pelos mesmos - notando que Owen Hart era simplesmente um jovem despreocupado, divertido, e com um coração genuinamente bom. Jerry Lawler disse-o melhor recentemente após o seu quase-trágico acidente: "Eu tenho poucos amigos na indústria, mas posso-vos dizer honestamente que o Owen Hart era amigo de toda a gente, ninguém podia dizer que não o adorava." 

E eu estou aqui para uma razão apenas: contar-vos os melhores momentos de owen Hart no seu trabalho, ambos dentro do ringue e, claro, fora do ringue com as suas miticas partidas que, certamente irão fazer algum de vocês sorrir e pesquisar por mais.

Começando pelos melhores momentos da sua carreira - a primeira ideia que me vem à cabeça foi a sua rivalidade com o seu irmão Bret "The Hitman" Hart. Até este dia há poucas rivalidades que me possam ter agradado mais do que a batalha entre estes dois irmãos. Resumindo rapidamente, em 1993 Bret Hart entrou em rivalidade com Jerry Lawler para defender o orgulho da sua familia e dessa forma, no Survivor Series juntou-se aos seus irmãos Bruce, Keith e Owen Hart para enfrentar a equipa de Lawler - no entanto o "King" não conseguiu comparecer no evento, e dessa forma Shawn Michaels substitui-o, com os 3 capangas que conseguiu arranjar. O combate em si, focou-se no desentendimento de Owen e Bret Hart. Bret era, indiscutivelmente, o lutador mais popular da WWF e tentou fazer as pazes com o seu irmão, tendo até feito equipa com ele numa tentativa de conquistarem os titulos de equipas no Royal Rumble de 1994 - no entanto Bret Hart lesionou-se (em história) no joelho durante o combate, algo que deixou Owen super desagradado, especialmente após o arbitro atribuir a vitória aos seus inimigos após "Bret Hart não estar em condições para continuar..." - Owen irritado atacou o seu irmão com um forte pontapé no joelho lesionado, consolidando dessa forma o seu "heel turn". Isto desenrolou-se, para aquele que considero um dos maiores clássicos da WrestleMania, e possivelmente o melhor combate de abertura de um show de toda a história - Owen Hart defrontou e derrotou o seu irmão Bret Hart de forma limpa. No entanto mais tarde, a WrestleMania X acabou com o "Hitman" a sair o novo WWF Champion, algo que deixou Owen Hart cheio de inveja e raiva.

Nos meses que se seguiram Owen Hart venceu o prestigiado "King of The Ring Tournament" e começou a chamar-se  "The King of the Harts". Desta forma manteve a sua rivalidade com o seu irmão Bret Hart bastante interessante e popular - esta rivalidade conseguiu mais um clássico de um combate, desta vez, no evento de verão - SummerSlam 1994. Os irmãos enfrentaram-se numa Steel Cage, um combate brutal que viu Bret Hart reter o seu WWF Championship com segurança - mais tarde atribuida como um clássico de 5 estrelas por David Meltzer - mas a rivalidade ainda não tinha acabado! No dia 17 de Agosto, uma das imagens que pessoalmente me mais deixa feliz viu Owen Hart vencer Bret Hart pelo WWF Championship, houve até uma celebração, mas a decisão seria revertida, e o combate recomeçado, onde desta vez Bret Hart venceu o seu irmão. Owen ruido de inveja e raiva pelo seu irmão, conseguiu enganar a sua própria mãe, ao obriga-la a lançar a toalha branca durante o combate entre Bret Hart com Bob Backlund pelo WWF Championship, custando dessa forma o titulo mais prestigiado de sempre ao seu irmão. No inicio de 1995, mais precisamente na Royal Rumble, Owen Hart voltou a fazer das suas ao custar o combate ao seu irmão, contra o novo campeão da WWF Diesel. A rivalidade culminou num combate durante a Road to WrestleMania, que viu Bret Hart vencer Owen Hart de forma limpa e segura para fechar o capitulo da guerra de irmãos.

Outras duas grandes rivalidades que ninguém se pode esquecer começa com "Stone Cold" Steve Austin em 1997 e com Ken Shamrock em 1998. Resumindo de forma respectiva, Owen Hart, British Bulldog, Jim Neidhart, Brian Pillman e WWF Champion Bret Hart fundaram a conhecida stable anti-americana The Hart Foundation. Owen Hart venceu o seu primeiro titulo individual logo no inicio da história ao derrotar Rocky Maivia pelo WWF Intercontinental Championship, juntando isso ao seu WWF Tag Team Championship que segurava na altura com o também European Champion British Bulldog. A Hart Foundation dominava desta forma toda a WWF, possuindo todos os titulos activos da companhia. Os titulos de equipas foram retirados de Owen e Bulldog por nada mais nada menos que Steve Austin e Shawn Michaels. O "HBK" lesionou-se pouco tempo depois, e os titulos ficaram livres - isso levou a um rematch entre Owen e Bulldog contra Austin e um parceiro à sua escolha - naquela altura Steve Austin já não se dava muito bom com parceiros, mas o aparecimento do carismático Dude Love (uma das caras de Mick Foley) mudou isso temporariamente e dessa forma Austin e Dude Love venciam e tornavam-se WWF Tag Team Champions, num dos miticos melhores momentos do Monday Night Raw (segundo o DVD lançado recentemente).

Owen focou-se então inidividualmente em Steve Austin, e no SummerSlam defendeu o seu WWF Intercontinental Championship contra Steve Austin num "Kiss My Ass" Match - onde o titulo estaria em jogo, e onde caso Austin fosse derrotado teria que beijar o traseiro de Owen Hart. Neste combate, mais um momento que todos sabemos ter existido aconteceu - Owen Hart não conseguiu aplicar um "Piledriver" com segurança e partiu o pescoço de Steve Austin. O combate terminou logo de seguida com Steve Austin a vencer o combate, o titulo e a ter de deixar o titulo no mesmo dia, devido à grave lesão, que no final do dia, lhe modificou toda a sua carreira. Isto levou a que os criativos da WWF, usassem a lesão como parte das histórias e Owen Hart usava então uma camisola a dizer: "Owen 3:16 - I JUST BROKE YOUR NECK" - com o tempo Owen Hart recuperou o seu titulo num torneio, onde na final venceu Faarooq com ajuda de nada mais nada menos, que Steve Austin. O publico ficou surpreendido, mas o Rattlesnake foi muito especifico - ele e só ele podia vencer Owen Hart pelo titulo. A rivalidade continuou então, com um combate que terminou em desqualificação no In Your House: Bad Blodd e com o fim da rivalidade a ser em Montreal, no Survivor Series 1997 - palco mitico do "Montreal Screwjob".

A rivalidade com Ken Shamrock em 1998, foi mais pequena e simples - Owen Hart traiu Ken Shamrock após se juntar aos Nation of Domination. E por trair, refiro-me a ataca-lo de forma tão forte que o lesionou gravemente - após algum tempo, os DX gozavam fortemente com Owen Hart, e começaram a referi-lo por "nugget" (alimento de frango tipo McChicken). Até ao fim da sua carreira, imensos publicos iriam cantar isto mesmo para o ainda jovem membro da familia Hart. Algum tempo depois, Owen Hart viu-se vitima de vingança e raiva por parte de Ken Shamrock e os dois tiveram uma rivalidade interessante, que terminou com dois combates diferentes de todos os outros - um combate na famosa "Hart Dungeon", onde Owen Hart conseguiu vencer por submissão (apesar de Shamrock não ter desistido realmente) e, ainda um combate conhecido como "Lion's Den Match" - a jaula de combates de MMA, desta vez com dois wrestlers muito bons. Esta seria mesmo a ultima rivalidade individual de Owen Hart até à data da sua trágica morte!

Esta primeira parte como referi recai sobre os melhores momentos da carreira do "Rocket" Owen Hart - mas a segunda parte que sairá o mais brevemente possivel, recairá sim, sobre as melhores partidas do jovem lutador.
Com tecnologia do Blogger.