Ultimas

WWE PPV Elimination Chamber 2013 - Análise


A estrada para a Wrestlemania segue a toda a velocidade e a ultima paragem foi no Elimination Chamber. Seis lutadores lutaram dentro da jaula demoníaca por uma shot ao título Mundial no maior palco da WWE, a Wrestlemania XXIX. Eis a análise ao evento com as considerações e notas de cada combate....

O card completo do Elimination Chamber 2013 foi o seguinte:

WWE Championship
The Rock (c) vs. CM Punk
Se The Rock perder por DQ ou por count-out, CM Punk ganha o título

World Heavyweight Championship
Alberto Del Rio (c) vs. Big Show

Six-Man Tag Meam Match
The Shield (Roman Reigns, Dean Ambrose e Seth Rollins) vs. Ryback, John Cena e Sheamus

Elimination Chamber Match por uma shot ao World Heavyweight Championship no WrestleMania 29
Jack Swagger vs. Chris Jericho vs. Daniel Bryan vs. Kane vs. Mark Henry vs. Randy Orton

United States Championship
Antonio Cesaro (c) vs. The Miz

Divas Championship
Kaitlyn (c) vs. Tamina Snuka

Pré-show
Brodus Clay e Tensai vs. Team Rhodes Scholars (Damien Sandow e Cody Rhodes)

---------------------------------------------------------------------

 WWE World Heavyweight Championship Match
Alberto Del Rio (c) vs. Big Show

Big Show ataca logo Del Rio com murros. Del Rio responde de igual forma e com kicks. Big Show faz sair a chapada no canto. Del Rio tenta atacar a perna de Big Show mas este faz sair o forearm nas costas e um slam com força. Del Rio reverte um big boot e ataca a perna de Big Show derrubando-o. Del Rio com vários kicks na cabeça de Big Show. Superkick para um dois. Big Show responde com um spear para nova contagem de dois. Big Show com uma clothesline. Big Show faz sair um superkick. Splash no canto de Big Show para nova contagem. Del Rio tenta prender o armbar mas Show chega às cordas. Big Show prende o bear hug.

Big Show distrai-se com Ricardo mas não permite o ataque de Del Rio e mete-o nos ombros mas del Rio faz sair uma hurricanrana. Show sai do ringue e Del Rio voa na suicide dive. Ambos estão no chão e Show chega ao ringue no nove. Del Rio com uma seated senton para Show sair no dois. Show com um chokeslam para nova contagem. Big Show procura o KO punch mas Del Rio sai do ringue. Big Show vai buscá-lo e mete-o no ringue. Del Rio reverte um chokeslam num rollup. Show levanta Del Rio que reverte com um DDT para nova contagem de dois. Del Rio com um kick na cabeça para novo dois. Del Rio prende o armbar. Show levanta-se e mete Del Rio numa powerbomb. Show ataca Ricardo no canto e pega no seu balde. Del Rio tenta um kick no balde mas só à segunda consegue e logo prende o armbar para Big Show desistir.

Isto de ter um combate normal depois de terem dois combates com estipulações não dá com nada. Os combates Last Man Standing entre eles foram de boa qualidade, este nem por isso e foi o pior que eles tiveram.
 
Big Show abriu o combate com raiva e com rapidez para dominar del Rio. O campeão mexicano tentava responder com kicks e a tentar focar-se na perna de Big Show. Foi com golpes fortes como um chokeslam e um vader splash que Show dominou Del Rio mas não conseguiu acompanhar o atleticísmo do campeão que fez uso do seu passado da lucha libre para começar o comeback a usar uma hurricanrana.
 
Jogaram com uma desqualificação de Big Show fora do ringue e a parte final foi recheada de nearfalls mas o final fica marcado por um botch quando Del Rio falha um ataque crucial a Big Show.
 
Apesar de ter tido uma acção recheada de nearfalls, não gostei do combate uma vez que a acção não teve foco. Pedia-se melhor psicologia por exemplo a trabalhar o braço de Big Show para a submissão mas não se fez isso. A única coisa que importou no combate foi ver Big Show ser submetido e a desistir.

Classificação: **1/4

WWE United States Championship
Antonio Cesaro (c) vs. The Miz

The Miz abre com murros e um rápido rollup para Cesaro sair. Cesaro foca-se logo no braço lesionado de Miz. Cesaro pontapeia o ombro de Miz e mete o shoulder breacker com força. Cesaro trabalha o ombro com vários kicks e prende a submissão. Miz sai e mete um kick na cabeça de Cesaro para um dois. Cesaro ataca com mais força e de novo prende a submissão. Cesaro salta sobre o ombro no apron. Mais submissão de Cesaro. Miz ataca com um big boot que mete Cesaro no canto. Miz com vários kicks e uma clothesline a Cesaro mas o campeão ataca o braço de Miz quando este salta da corda.

Miz sai da submissão e mete Cesaro fora do ringue. Miz mete a perna de Cesaro contra os degraus. De volta ao ringue, Miz com um chop block e bloqueando um kick de Cesaro, mete o DDT para um dois. Miz com um dropkick na perna de Cesaro e ameaça o figure four. Miz com um low blow acidental e o árbitro ordena a desqualificação.

A ideia de terem posto Miz com o ombro enfaixado era boa se no fim ele vencesse o combate e o título mas com este final nada disto aconteceu pois foi fraquíssimo.
 
Pouco há a dizer sobre o combate. Miz entrou no combate com o ombro enfaixado devido ao ataque no RAW anterior e a maioria do combate foi Cesaro a usar de golpes fortes e de submissões para trabalhar esse ombro lesionado.
 
Miz tentava os seus hopespots mas só foi numa saída no ringue que ele conseguiu o comeback a o meter Cesaro de perna contra aos degraus e no regresso ao ringue começar a preparar terreno para o figure four. Foi nesse trabalhar que Miz deixa cair a perna acidentalmente para um low blow e sai a desqualificação. Acção boa mas um final muito fraco. Cesaro é Deus!

Classificação: *1/2

No. 1 Contender's Elimination Chamber Match 
Jack Swagger vs. Kane vs. Mark Henry vs. Randy Orton vs. Daniel Bryan vs. Chris Jericho

 

Combate longo, por isso irei somente fazer a análise do mesmo

Sempre gostei dos combates Elimination Chamber e da forma como se interligavam todas as histórias, segmentos e químicas entre os lutadores.
 
Os primeiros minutos viram Daniel Bryan e Chris Jericho a terem o rematch do combate que tiveram no RAW. Os dois mostram uma excelente química e um combate de longa duração entre os dois seria qualquer coisa de fenomenal. As sequências de mat wrestling entre os dois e os reverteres dos dois lutadores foram muitos boas. Jericho vs. Bryan relembra muito Jericho vs. Michaels
 
Entra Jack Swagger e logo mostra ao que vem e dá sinal de ser um sério candidato a vencer o combate. Domina Jericho com força e faz Bryan sentir o ferro com intensidade. Jericho tenta um comeback baseado na veterania no combate mas Swagger matem-se firme e mete Jericho a sentir também o ferro. Bryan fartou-se da brincadeira e logo ataca Swagger com força contra o ferro e ataca Jericho mas falha uma suicide dive.
 
O elemento seguinte é Kane que limpa o ringue e para isso alia-se ao seu parceiro de equipa Bryan. A dupla limpa o ringue mas depressa a parceira fica desfeita com Bryan a tentar eliminar Kane e virem o confronto de cânticos de YES/NO que diga-se foi o que mais heat trouxe ao combate.
 
A equipa briga com força enquanto Jericho e Swagger descansam fora do ringue. Nestas transições fico com a ideia que no futuro, Bryan dará o melhor combate a Kane em muitos anos. Jericho vai em defesa do seu amigo de longa data e fazem Bryan sofrer um doomsday device. Swagger regressa para tirar um pouco de Kane mas o monstro está forte e fresco.
 
Entra Randy Orton e com rapidez limpa o ringue. Swagger sente o ferro de novo. Kane é posto fora do ringue. Orton tenta já limpar a competição forte e mete Kane num DDT no ferro. A acção agora é parelha e Jericho e Orton disputam quem tem o melhor superplex aplicado a Bryan e Swagger respectivamente.
 
Tudo estendido no ringue e Mark Henry já saliva para limpar os restos. Lá vem a besta e é ver os corpos a voarem. Xau Bryan! Henry vai procurar o seu velho inimigo Orton e faz este comer o acrílico e com força. Luta de bestas agora no centro do ringue entre Kane e Henry. Kane voa mas direto à porta do Hall of Pain. Xau Kane.
 
O alvo seguinte é Jericho! A beleza do Elimination Chamber é esta e há que fazer alianças onde menos se espera e então Swagger e Jericho aliam-se para atacarem Henry e o meterem num duplo suplex no ferro frio. Parceria terminada e votam as trocas entre Swagger e Jericho. Erro crasso! Mark Henry volta com força e a querer castigar mais. Henry vai para um splash no canto mas falha o que dá azo para Jericho e Swagger e depois com Orton com o RKO o eliminarem.
 
Como se atrevem? Henry destrói todos os lutadores antes de sair da jaula! Os três restantes estão em pé de igualdade! Esta igualdade dá azo à melhor parte do combate em que os três revertem nearfalls de alto nível e onde têm o público na sua mão!
 
Orton tem tudo para ganhar e tem os adversários na mão e é ver o público ao rubro. RKO bloqueado! Lionsault bloqueado! RKO, Xau Jericho! Xau Orton! Swagger Swagger Swagger! O choque de Orton!
 
Foi uma boa Elimination Chamber mas não ao nível dos anos anteriores. Há Elimination Chamber Matches cuja história é clarinha como água. Esta teve alguns momentos intermitentes. Alguns pormenores que gostei.
 
Trocas entre Bryan e Jericho.
 
Jogarem bem a história da Team Hell No
 
A veterania de Kane, Orton e Jericho neste combate
 
Os pormenores de Randy Orton a querer limpar a grande competição desde o início
 
O facto de Mark Henry mesmo a ser eliminado, manteve-se over pelos ataques após ser eliminado.
Chris Jericho fazer novo brilharete e a estar 30 minutos no combate. Na Rumble teve mais de 40. Os grandes são assim!
 
A parte final do combate foi extremamente bem conseguida e o público comeu tudo.
 
O vencedor é certo pois permite jogar bem uma storyline com Alberto del Rio
 
Classificação: ***3/4
 
John Cena, Sheamus e Ryback vs. The Shield

A acção começa logo fora do ringue com Ryback a atacar Reigns e Cena e Sheamus com os restantes Shield. No ringue os babyfaces aplicam um triplo vertical suplex. O combate começa com Sheamus e Dean Ambrose com o primeiro a desferir um high knee e na corda aplica vários forearms. Sheamus derruba Rollins com um shoulder block mas acaba a cair no kick de Ambrose que faz o tag com Reigns. Sheamus vai sendo dominado com vários ataques dos membros dos Shield. Ambrose e Rollins aplicam uma serie de dropkicks. Ambrose devolve os golpes no peito a Sheamus. O escocês responde com um brogue kick em Rollins para fazer o tag com Cena. Cena com um shoulder block e blue thunder bomb seguido do five knuckle shuffle. Rollins quebra o AA mas Cena aplica o STF para ser Ambrose a quebrar o move.

Reigns com uma cabeçada em Cena e faz o tag com Ambrose que mantém Cena no mat. Tag com Rollins que faz o mesmo. Cena tenta o comeback e derruba Ambrose e Rollins no apron mas o ultimo desfere um dropkick. Rollins com um splash em Cena no canto. Tag com Ambrose que manda uma cabeçada em Cena e o esbofeteia. Rollins com um flying forearm e Reigns com uma clothesline. Sheamus quebra o pin e Reigns aplica um samoan drop em Cena para um dois. Reigns prende Cena no headlock para este tentar o tag mas sem sucesso. Tag com Ambrose que castiga Cena com um reverse neckbreacker. Cena mete Ambrose nos ombros mas este reverte com um high knee e um DDT. Cena derruba Ambrose por cima da corda e faz o hot tag com Ryback que limpa o ringue com backbody drops em Ambrose e Rollins. Powerbomb em Rollins. Sheamus vai atrás de Reigns mas este acaba a aplicar-lhe um spear na barreira para o tirar do jogo. No ringue, Ryback tem Rollins nos ombros e Cena aplica Ambrose no AA mas Reigns aplica o spear a Ryback para Rollins cair em cima e fazer o pin.



Segundo teste de fogo para os The Shield e como se esperava teste superado. Se a vitória deles era duvidosa a certeza que teriam um bom combate era patente. Temos aqui um trio de lutadores que tendo o booking do seu lado tem tudo para serem alguém no futuro.
 
O combate abriu com um brawl inicial entre os seis lutadores com os babyfaces a aplicarem o spot que tinham aplicado no RAW, o triplo suplex para assim chamar o público ao combate. Foi um bom pormenor.
 
Gostei muito do ritmo do combate que apesar de ser a fórmula clássica de um combate de equipas foi bom de assistir. Sheamus abriu o combate e a ser dominado para se mostrar que os The Shield iriam trabalhar bem no jogo de interferências e de cortes de pinfalls.
 
Feito o tag com John Cena foi altura de se trazer o heat ao combate e Cena foi a escolha perfeita. Era o querido do publico e o domínio dos The Shield ficou ainda mais vincado com os constantes double teams e cortes do hot tag de Cena,
 
O publico desesperava pelo hot tag e cantava feed me more para assim Cena conseguir despejar Ambrose e conseguir o tag para Ryback entrar doentio e limpar o ringue. O que diferenciou as duas equipas? Aqui a história contada é que um grupo funciona bem quando tralha como um todo, tipo Barcelona ao contrario de um conjunto de estrelas tipo Manchéster City.
 
Sheamus saiu do ringue e tenta atacar Roman Reigns e acaba a cair no spear contra a barreira que o tira do combate. Mais tarde no ringue, Ryback tem Rollins pronto para o shellShocked mas Cena quis aplicar o Attitude Adjustment em Ambrose e não protegeu Ryback que caiu no spear de Reigns e sofreu o pin de Rollins.
 
História contada na perfeição e acentuada com Ryback a abandonar os seus parceiros. Não há adjectivos para descrever a excelente forma que os The Shield trabalham como grupo. Uma intensidade que não era vista talvez desde os Radicalz.

Classificação: ***1/2
Dolph Ziggler vs. Kofi Kingston
 
O combate abre com Kofi a aplicar um rápido monkey flip em Ziggler para o canto. Ziggler com um dropkick após meter Kofi de ombro no poste. Kingston mete o headlock e prende ao mat. Kingston chega às cordas mas Dolph acaba a prender o sleeper. Kingston mete Dolph fora do ringue e depois voa na suicide dive. AJ dá uma bofetada em Kofi no apron mas este está forte e aplica o trouble in paradise em Ziggler para um dois. Kofi com uma springboard dive para fora do ringue e no regresso aplica a esma dose para um dois. Ziggler derruba Kofi no canto e aplica o zig zag para vencer.

Um combate para fazer somente o público descansar. Combate regular de TV onde nada de mau há a apontar aos lutadores. Ziggler consegue mostrar sempre algo no pouco tempo que tem no ringue. Kofi continua em queda

Classificação: *

WWE Divas Championship 
Kaitlyn (c) vs. Tamina Snuka

Lock-up a abrir e Tamina empurra Kaitlyn mas a campeã acaba a derrubá-la e prende o front face lock. Kaitlyn com um suplex. Kaitlyn com um backslide para obter um dos. Kaitlyn repete o move e mete Tamina fora do ringue. Tamina mete Marylin contra o poste. De volta ao ringue, Tamina aplica o big boot e o samoan drop. Tamina sobe ao canto e voa no splash mas falha o move para Kaitlyn a apanhar com o spear e vencer.

Spot da morte no PPV, nem que fosse duas grandes lutadoras o público iria se manifestar. A divisão feminina está no lixo e a campeã é fraquíssima. A contender apesar do nome também não é aproveitada. O combate foi o mínimo e qualidade fraca para quatro minutos. Combate para encher card.

Classificação: 1/2*

WWE Championship
The Rock (c) vs. CM Punk

O combate abre com Punk a tentar pontapear em vez de fazer o lock-up. Punk derruba Rock com um shoulder block. Punk com novo shoulder block. Punk vai para o headlock mas mete nove shoulder block. Rock responde com uma série de armdrags e +Punk sai do ringue. De volta ao ringue, Punk esbofeteia Rock para este o atacar. Punk cospe em Rock que de novo ataca e Punk sai do ringue. Rock ataca Punk fora do ringue com uma clothesline. Rock castiga Punk na mesa de comentadores. No regresso ao ringue, Punk ataca Rock com uma clothesline e aplica o neckbreacker para um dois. Punk prende o headlock no mat. Rock chega às cordas mas Punk aplica vários knee drops. Novo chinlock aplicado e Rock tenta sair com murros mas cai no dropkick de Punk para um dois. Punk com suplex para um dois. Punk prende de novo o headlock e Rock de novo luta para sair. Punk com um kick no canto. Punk voa na flying clothesline para um dois. Punk de novo aplica o headlock e Rock dispara em murros. Punk com um high knee, Punk derruba Rock com uma clothesline. Punk aplica a flying elbow para um dois.

O combate vai para o exterior e Rock derruba Punk na mesa mas no regresso ao ringue, Punk evita o rock bottom e aplica um kick na cabeça para um dois. A acção cai de novo fora do ringue e de novo na mesa de comentadores para Punk aplicar um rock bottom na mesa. Rock luta para chegar ao ringue e chega lá aos nove. Punk esmurra Rock mas cai no samoan drop. Rock com uma forte clothesline e aplica o DDT. Punk evita o rock bottom com cotoveladas. Rock cai e Punk aplica mais cotoveladas. Rock levanta-se e do nada aplica o rock bottom para um dois. Punk sai do ringue e Rock vai atrás para o árbitro cair do apron. Punk com o GTS mas não há arbitra. Outro árbitro chega e Rock evita outro GTS com um spinebuster. Rock aplica o people’s elbow e Punk sair no dois. O árbitro lesiona-se e Punk mete um kick na cabeça de Punk. Heyman pega no título e dá este a Punk mas Rock desvia-se e Punk dá com o título em Heyman. Rock aplica o rock bottom e Punk perde.



Fico desapontado que o actual campeão da WWE não consiga aguentar combates de vinte minutos e passados uns cinco minutos já transpira como um animal. Rock, amigo, os roides são-te corpo mas não te dão a força.

O combate não foi tão bom como o da Royal Rumble, primeiro porque já se sabia que The Rock ganharia e segundo porque a atmosfera para o combate não foi tão interessante e isso viu-se claramente no heat do combate.
 
O combate começou bem e com CM Punk a jogar com a estipulação associada ao combate e a tentar provocar The Rock de modo a que ele perdesse a cabeça e fosse desqualificado e assim o esbofeteou e cuspiu.
 
Rock manteve-se focado e dominou Punk e foi preciso vir a distracção de Paul Heyman para que Punk a arranha-se os olhos a Rock e posteriormente o dominasse.
 
A partir daqui Punk dominou The Rock num heat fraco que na sua maioria foram headlocks aplicados para fazerem Rock descansa da acção rápida a abrir o combate. Não entendo o facto de CM Punk não vender os ataques de alguém que tem o dobro do seu tamanho.
 
O comeback de Rock surge depois de uma ida para o exterior e onde pela segunda vez consecutiva o spot do rock bottom na mesa é botchado e desta vez a mesa não parte. Neste spot tentaram jogar ainda mais a estipulação e lançam o teaser de The Rock perder por count-out.
 
A partir daqui tivemos uma boa fase de nearfalls e os segmentos de quedas dos árbitros. Tendo em conta que o heat foi fraco, esta parte foi boa para recolocar o público no combate e haver o pop final. A vitória de The Rock nunca esteve em causa
 
Classificação: ***1/2

---------------------------------- PRETO NO BRANCO -----------------------------------

Classificações

WWE World Heavyweight Championship Match - Alberto Del Rio (c)  vs. Big Show - **1/4
WWE United States Championship - Antonio Cesaro (c) vs. The Miz - *1/2
No. 1 Contender's Elimination Chamber Match - Jack Swagger vs. Kane vs. Mark Henry vs. Randy Orton vs. Daniel Bryan vs. Chris Jericho - ***3/4
John Cena, Sheamus e Ryback vs. The Shield - ***1/2
Dolph Ziggler vs. Kofi Kingston - *
WWE Divas Championship - Kaitlyn (c) vs. Tamina Snuka - 1/2*
WWE Championship - The Rock (c) vs. CM Punk  - ***1/2

O Elimination Chamber 2013 foi um PPV de qualidade mediana apresentado pela WWE e onde destaco os seguintes pontos positivos:

O elimination chamber match que deu uma oportunidade a Jack Swagger de lutar pelo título Mundial na Wrestlemania 29 foi o melhor combate do show. Embora não sendo uma das melhores elimination chambers de sempre e tendo uma história contada a espaços, foi uma acção sustentada pelos veteranos do combate e onde a ponta final do combate acentuada em Randy Orton e Chris Jericho viu o melhor wrestling que o PPV teve.

O six-man que viu os The Shield vencerem John Cena, Ryback e Sheamus foi talvez o combate que melhor storytelling teve no PPV. O grupo se sobrepôs às vedetas com um ritmo e ordem de trabalho muito bons.

The Rock derrotou CM Punk para reter o título da WWE num combate que careceu de heat mas viu uma acção de bom nível e onde o trabalho de CM Punk foi visível para carregar o cansado e suado The Rock.

O facto de ter sido um PPV medíocre faz com que este PPV tenha os seus pontos negativos e eu destaco os seguintes:

O combate que viu Kaitlyn reter o título feminino perante Tamina foi um fraco combate que somente serviu para distrair o público. Porque não usar um segmento em vez de queimar lutadoras?

Dolph Ziggler a derrotar Kofi Kingston num simples combate de TV foi o típico encher chouriço do PPV. Se não espaço para ele no card não o usem, simples!

Os finais dos dois primeiros combates do PPV foram maus. Se no caso de Alberto del Rio este teve de repeti o spot que o levou à vitória, já no caso de Miz foi um final muito fraco e que não levou a nada. Se não querem tirar o título a Cesaro, não bookem o seu adversário ser tão forte e assim é preciso haver um final fraco e sem sentido.


Figura do PPV


Jack Swagger
Uma vitória do nacionalismo

A figura do PPV é Jack Swagger vencedor do Elimination Chamber Match e que agora enfrenta Aberto del Rio pelo título Mundial na Wrestlemania 29 numa storyline fundamentada no racismo e no nacionalismo.

Em antes do PPV, coerentemente não estariam a ver a big picture, confesso que eu também não. Swagger é a escolha perfeita para enfrentar Del Rio. Não falarei do que se passou após o PPV pois parece que não afectou o rumo de Swagger. Como digo, todos tem talentos para irem longe, só têm de ter um booking à altura.

Causa e Efeito

O Elimination Chamber 2013 foi um show que tendo em conta o nível dos PPV`s anteriores do mês de Fevereiro, desiludiu. Tirando a parte final do Elimination Chamber Match e o six-man com os The Shield, o wrestling apresentado desiludiu e na recordação do ano, pouco haverá a recordar.

 Classificação Geral

**

----------------------------- Classificações anuais ------------------------------

PPV`s

(1) WWE Royal Rumble - ***1/4
(2) WWE Elimination Chamber - **
(3)  TNA Genesis - **
Combates

(1) WWE Royal Rumble - WWE Championship - CM Punk (c) vs. The Rock - ****
(2) WWE Royal Rumble - Royal Rumble Match 2013 - ***3/4
(3) TNA Genesis - Triple Threat Elimination Match pelo TNA World Heavyweight Championship - Jeff Hardy (c) vs. Bobby Roode vs. Austin Aries - ***3/4
(1) WWE Elimination Chamber - No. 1 Contender's Elimination Chamber Match - Jack Swagger vs. Kane vs. Mark Henry vs. Randy Orton vs. Daniel Bryan vs. Chris Jericho - ***3/4
(1) WWE Elimination Chamber - John Cena, Sheamus e Ryback vs. The Shield - ***1/2
(1) WWE Elimination Chamber - WWE Championship - The Rock (c) vs. CM Punk  - ***1/2

Figuras

(1) TNA Genesis Jeff Hardy - Superar as odds
(2) WWE Royal Rumble - The Rock - A conquista há muito assinada
(3) WWE Elimination Chamber - Jack Swagger  - Uma vitória do nacionalismo
Com tecnologia do Blogger.