Ultimas

Slobber Knocker #46: Top 10 "Personagens polémicas"


Bem-vindos a mais um Slobber Knocker. Esta semana trago-vos mais um Top 10 e, como sempre, tenho muita dúvida ao posicionar os casos, porque tenho sempre a sensação de me esquecer de alguém importante. É aí que entra a vossa ajuda...

Para esta edição, decido tocar num assunto que tem estado relativamente fresco. A polémica à volta da personagem de Jack Swagger. Não dos problemas que ele causou fora do ringue. A sua personagem que tem dado que falar – algo que até é bom para a WWE, atenção.

Apresento então 10 casos de personagens controversas que causaram algum burburinho entre algumas sociedades ofendidas e outras ocasiões. Não me refiro às personalidades em si, nem às suas controvérsias de backstage ou de estilo de vida. Refiro-me a gimmicks e àquilo que vemos em TV. Pensando bem, é algo que parece fácil e lembramo-nos logo de uns 20. Se calhar até é, mas ainda tive alguma dificuldade em juntar 10 nomes. Se me esqueci de algum demasiado importante… É aí que vocês entram.

Vejamos então uns casos:

10 – Friar Ferguson


Há duas semanas atrás falei no Bastion Booger no “Por onde andam eles?” e falei brevemente nesta gimmick. Mas muito brevemente porque a gimmick também foi extremamente breve. Mike Shaw estreara-se na WWF em 1993 como Friar Ferguson, um monge louco. Esperavam meter assuntos de igreja sem meter polémica? Hás-de ter ovo!

Não tenho a certeza se a personagem durou duas, três semanas. A Igreja Católica de Nova Iorque protestou demais e tiveram que remodelar o lutador e apresentá-lo como Bastion Booger, de quem já falei no outro artigo. Com a Igreja, é polémica garantida…

9 – JBL


Uma mistura de personagem e da sua verdadeira personalidade backstage. Um autêntico bully em TV e um ainda maior nos balneários – o Miz que o diga.

Mas nem é propriamente por isso e também é difícil de explicar o que é que uma simples gimmick de magnata rico – baseado numa viragem verdadeira na sua vida – possa ter de tão polémico – é que de certa forma, Ted DiBiase também o era… Principalmente quando usava escravos. Tudo junto com algumas acções nacionalistas e sulistas e temos um tipo pronto para agitar águas. A cereja no topo do bolo seria o seu gesto Nazi num house show na Alemanha. Sem dúvida, um tipo sem medo de conseguir heat como melhor der…

8 – Cryme Tyme


A carreira do JTG neste momento… Nem que ele quisesse causar polémica causava grande alarido, porque ainda se sujeitava que alguém lhe perguntasse quem era ele – ele até conseguiu uma agitaçãozita no backstage com Tweets críticos. Mas ele já foi notável na televisão da WWE, quando tinha a parceria com Shad, os Cryme Tyme.

Eram favoritos dos fãs, é verdade, mas mesmo assim… Não deixa de ser considerada uma das gimmicks mais racistas na WWE por muitos. Estereótipos completos de gangsters, alimentando uma não muito boa ideia existente da população Afro-Americana, muitos contorciam-se em asco quando eles se dirigiam ao ringue, por acharem a sua representação dos negros repugnante e baixa… Outros divertiam-se porque gostavam das malandrices deles. Actualmente a JTG se calhar até lhe dava jeito passar por um mau estereótipo do que passar por… o que quer que ele seja agora…

7 – Oklahoma


Esta foi mesmo parva. Se já é nojento ver o que o Vince faz para envergonhar o JR, quanto mais quando alguém o faz mesmo com maldade – sim, porque o Vince é meio atravessado, não significa que tenha maldade nas suas coisas maquiavélicas, o gajo é que é doentio.

Em 1999, na WCW, Ed Ferrara, escritor e amigalhaço de Vince Russo, adopta a personagem “Oklahoma”, uma paródia ofensiva de Jim Ross que fazia pouco até da sua paralisia facial. Simples falta de gosto. Alega-se que Jim Cornette – homem mais frontal que ele é difícil – cuspiu-lhe na cara e até o desafiou para uma briga, pelo desrespeito cometido ao seu bom amigo Ross. Com tanta polémica e falta de gosto, a personagem acabou por ser cancelada – mas não sem antes ganhar o título Cruiserweight. Actualmente, parecem estar tréguas feitas entre JR e Ferrara – o JR também é um paz de alma que não leva quase nada a mal…

6 – Nation of Domination


Mais uma relacionada com racismo. Alguns nomes notáveis que chegaram a fazer parte deste grupo Heel são os de Farooq, The Rock, D’Lo Brown, The Godfather, Mark Henry ou… Owen Hart – esse não é lá muito escuro mas pronto, depois vejam lá a história.

Estes conseguiam arrancar bastante Heat com as suas ideias: primeiro falavam em supremacia negra, o que não passa de racismo também. Eles exploravam o assunto dos lutadores negros serem menos privilegiados que os brancos, assunto que foi sempre polémica na companhia de Vince McMahon – mas que eu nunca liguei ou acreditei. E eram um grupo de Afro-Americanos revoltados e a representar a sua raça… causando o ódio… provocando mais racismo? Muitas voltas que se podem dar para a controvérsia que girava à volta deste grupo mas de forma muito simples: desde o momento em que o racismo é o tópico, é imediatamente tabu…

5 – Sgt. Slaughter Heel


Este não só andou em territórios que causavam choque mas ainda surpreendeu por ser quem era. Muito possivelmente a personagem mais patriótica de sempre – dá sempre para debate quem é que era mais que quem – regressa à WWF em 1990 como Heel… A dizer que a América tinha ficado “mole” e chateado pela nação aceitar Nikolai Volkoff. Promos Anti-América vieram de seguida e Slaughter tinha mais heat que uma Vickie Guerrero – promos que ele afirma que foram dificílimas de fazer.

Mas não foi suficiente. Ainda teve que ser apoiante do Iraque numa altura em que as tensões políticas no Médio Oriente andavam a ferver. Tinha que se alinhar a um (falso) militar Iraquiano. Tinha que utilizar panos na cabeça e utilizar o Camel Clutch como finisher. E ainda não chegava, tinham que fazer montagens para afirmar que ele tinha reuniões com Saddam Hussein. O desgraçado do homem nem podia andar na rua sem estar protegido com coletes anti-bala e montes de seguranças à sua volta, com inúmeras ameaças de morte a chegar até ele… Acho que não é preciso aprofundar muito a questão da polémica…

4 – New Jack


O gajo é polémico como tudo. E a personagem dele é ele mesmo. Portanto nem vale a pena esticar muito mais. Pela sua personagem passa de tudo, desde os seus bumps e estilo de wrestling perigoso para os adversários muitas das vezes, até à sua atitude racista e ofensiva perante todos e passando sempre por umas quantas ameaças de morte a outros lutadores e alegadas tentativas de homicídio em pleno palco/ringue, incluindo um esfaqueamento de um adversário num evento da independente Thunder Wrestling Federation – o evento não devia sequer ter sido Hardcore, ele apunhalou-o com o objecto de metal 14 vezes (mas ele diz que foram SÓ 9 vezes) e não saiu ileso de umas quantas punições por lei.

Para uns, um doente psicopata que nem devia ser colocado dentro dum ringue com outros homens que tenham a vida em risco. Para outros, um tremendo Heel que sabe como ser falado e utiliza tácticas perigosas para alcançar heat. Por aí já reside a controvérsia, mas muito fino o gajo não é…

3 – Jack Swagger, Zeb Coulter


O caso mais recente e o que desencadeou este assunto para o tema deste Top 10. Jack Swagger e o seu porta-voz Zeb Coulter representam umas personagens capazes de causar bastante atenção. Verdadeiros Americanos, dizem eles. Leia-se racistas, xenófobos e extremamente conservadores, que é o que eles querem dar a entender. E bem pensado para a rivalidade com Alberto del Rio.

Numa altura em que o povo Americano mantém o seu nacionalismo a um nível mais saudável e já tem as suas noções no que diz aos assuntos de xenofobia e imigração, uma personagem destas é bem realizada para o impacto negativo com o público. Por aí, sucesso. Mas tanto sucesso que até foi causar polémica noutra área – Glenn Beck, um comentador da extrema direita da Fox News – que sabemos que nesse canal é tudo jeitoso – criticou a WWE, o seu produto e acusou-os de ridicularizar o “Tea Party” – se sentes isso, para a próxima não sejas uma besta racista como estas personagens fictícias o são. Já obrigou a ambos e à companhia a romper kayfabe e até a chamar Beck ao Raw. Uma confusão que até dá um caldo jeitoso.

Para mim isto é perfeito. Swagger foi idiota ao ponto de quase estragar a oportunidade da sua vida. Mas com tanta confusão, parece que o vão manter. E é uma oportunidade de uma vida de terem uma das histórias mais empolgantes em muito tempo: têm atenção da media, levam assuntos delicados como já não faziam há muito tempo, têm enormes implicações no que diz respeito a storyline em combate e tudo isto sem necessitar de trazer nomes do passado ou celebridades, mas sim, aproveitando o seu talento jovem. Para mim, a Wrestlemania é isto…

2 – Muhammad Hassan


Provavelmente o primeiro que vem à cabeça quando se fala em personagens polémicas. Dos melhores Heels na história recente, com uma personagem que voltava a tocar em assunto tabu: terrorismo. Uma personagem Árabe a queixar-se dos estereótipos negativos colocados pelo povo Americano no povo oriental após o 11 de Setembro. Tinha alguma razão em algumas coisas que dizia mas fazia-o também de forma ofensiva e fácil de chocar alguns. 

Após basear muita da sua carreira no Raw a interromper pessoas – até virou meme – ele é transferido para o Smackdown e é lá que elas se dão. Um ataque a Undertaker com fortes implicações de terrorismo saiu ao ar pela mesma altura em que se deu o atentado em Londres. As pessoas estavam demasiado sensibilizadas e foi um péssimo timing. Por pressão da estação de TV para que a personagem fosse retirada do ar, este Superstar tão promissor viu um fim abrupto na sua carreira ao ser despedido pouco depois.

1 – The Iron Sheik


Este tipo quase que inventou as personagens polémicas. É certo que foi inspirado no original The Sheik, mas este esticava ainda mais a corda. Pode facilmente ser considerado o melhor Heel de sempre, se for de vossa preferência, têm argumentos para o defender.

Qualquer personagem oriental – como é o caso do lutador na 2ª posição – é inspirada num dos Sheiks, mas este… Como ele não há nenhum. Um polémico orador no que diz respeito ao seu “Anti-Americanismo”, vai a fundo até com o seu aspecto visual para credibilizar a sua personagem. E os fãs detestavam-no como tudo. Como disse, ele praticamente inventou as personagens controversas…

Actualmente ele é brutalmente adorado. Não só pela velha questão lendária da admiração e respeito por um veterano influente. É mesmo por razões como estas:



E com esta nota bem-disposta me retiro de mais uma edição do Slobber Knocker. Agora já sabem, se me esqueci de alguém muito importante, digam nos comentários para eu ir dar uma cabeçada na parede por me sentir estúpido. Mas estejam à vontade!

Até à próxima, espero que tenham uma excelente semana. Eu cá estarei, se nada me travar.

Cumprimentos,
Chris JRM
Com tecnologia do Blogger.