Ultimas

Genesis TNA


O primeiro PPV de 2013 foi apresentado pela TNA ao levar à cena o Genesis. No combate principal da noite esteve Jeff Hardy a defender o TNA World Heavyweight Championship num three way match contra Booby Roode e Austin Aries. Destaque ainda para um minitorneio que teve o título da X-Division em disputa e o combate da rivalidade entre a TNA e os Aces and Eights com DOC frente a Sting. Eis a análise do PPV com as respectivas notas a cada combate...

O card completo do Genesis 2013 foi o seguinte:

Triple Threat Elimination Match pelo TNA World Heavyweight Championship
Jeff Hardy (c) vs. Bobby Roode vs. Austin Aries

TNA World Tag Team Championship
Chavo Guerrero e Hernandez (c) vs. Matt Morgan e Joey Ryan

TNA X Division Championship
Rob Van Dam (c) vs. Vencedor do torneio da X-Division

Final do torneio da X-Division
Christian York vs. Kenny King

Gauntlet Match para determinar a candidata principal ao TNA Women's Knockout Championship
Gail Kim vs. ODB vs. Miss Tessmacher vs. Mickie James vs. Velvet Sky

D.O.C. vs. Sting 

Christopher Daniels vs. James Storm

Devon vs. Joseph Park  


div style="text-align: center;">
 TNA World Tag Team Championship
Chavo Guerrero & Hernandez (c) vs. Matt Morgan & Joey Ryan

Começam Chavo e Ryan com o segundo a ganhar o lock-up. Ryan taunta o público e Chavo passa a dominar e faz o tag com Hernandez que prende o bear hug e faz sair o suplex. Entra Chavo com um splash. Entra Hernandez que desfere novo splash para um dois. Chavo entra e aplica o dropkick na face. Ryan foge e com a ajuda de Morgan estende Chavo e faz o tag. Morgan domina Chavo com força e no canto aplica shoulder tackles. Chavo ameaça atacar Ryan mas este equilibra com um dropkick para um dois. Chavo voa no moonsault do canto e foge de Ryan apta fazer o tag com Hernandez que destrói Ryan no canto e faz ele voar num back body drop. Entra Morgan que aproveita a distracção de Ryan para atacar Hernandez com força e de novo entra Ryan que prende Hernandez no mal. Ryan prende o headlock e quando Hernandez sai derruba-o com um dropkick na aperna. Entra Morgan para de novo atacar Hernandez. Morgan com uma discus clothesline e os heels vão trocando tags no domínio. Ryan corre para Hernandez mas este evita e consegue fazer o hot tag com Chavo mas o árbitro não vê o tag. Ryan prende o headlock e Hernandez sai com um backbreacker e agora sim faz o tag com Chavo que limpa o ringue que vai no splash e num headscissors. Serie de suplexes e sobe ao canto mas Morgan entra e protege Ryan. Hernandez entra no ringue e tira Morgan mas este ainda está forte. Morgan cai por cima de Ryan e este é finalizado por Chavo e Hernandez com uma powerbomb e um frogsplash.

Combate de equipas básico que na minha opinião teve um heat demasiado longo e que tirou foco do público. Claramente Matt Morgan estava a trabalhar lesionado como foi reportado pois pouco esteve no ringue e quando esteve foi e atitudes de superioridade para com Joey Ryan numa tentativa de o ensinar.

O combate começou com os babyfaces a trocarem tags no domínio de Joey Ryan para este num golpe nas cordas equilibrar e fazer entrar o seu parceiro Morgan e a equipa heel passa a dominar os acontecimentos.

O heat foi longo como eu disse que ainda viu acontecimentos com o árbitro que não ajudaram em muito. O heat foi basicamente a troca de tags dos heels no domínio do babyface no canto e isso até estava a ser bem conseguido.

Feito o hot tag de Hernandez com Chavo Guerrero foi uma parte final sobretudo marcada pelo desentendimento entre Morgan e Ryan em que o primeiro tropeça no seu parceiro para assim cair e ser lançada a semente para o desentendimento no futuro. Não vejo Chavo e Hernandez como grandes campeões. A powerbomb botchada de Hernandez no final foi sick!

Classificação: **1/4

Samoa Joe vs. Ken Anderson

Mr. Anderson comete o erro de trocar com Joe logo a abrir e paga caro ao ser castigado com força no cano. Anderson foge do ringue mas Joe vai buscá-lo e mete-o contra o apron e pressiona ainda mais com chapadas. Anderson faz sair um drop toe hold que manda Joe contra os degraus. Anderson mete de novo Anderson contra os degraus e no regresso ao ringue obtém um dois. Joe tenta responder mas Anderson ataca a sua perna nas cordas. Joe mete Anderson fora do ringue e ainda assim consegue voar na suicide dive. De volta ao ringue, Joe obtém uma contagem com uma senton splash. Os dois trocam murros no centro do ringue e Anderson aplica um dropkick mas vê Joe responder com um choke hold. S-T-Joe mas Mike Knox vem distrair Joe com uma mareta o que permite a Anderson aplicar o mic check para a vitória.

Novo combate básico em que Joe tenta obter uma resposta de Mr. Anderson à chapada. Anderson que diga-se parece que tem 50 anos não deu a resposta a Joe e depressa viu na perna lesionada de Joe um alvo. O heat foi pouco já que Anderson só trabalhou a perna pouco tempo e foi essencialmente com golpes nas cordas. O comeback de Joe foi imediato com uma suicide dive mesmo lesionado. O fim viu umas nearfalls interessantes mas fica claramente marcado pela interferência de Mike Knox para Anderson vencer e fazer avançar a storyline. Combate de TV com um final de TV mas com duração de PPV!

Classificação: **
 Final do torneio da X-Division
Christian York vs. Kenny King

O combate abre com os dois a trocarem armdrags e o equilibro é patente. King esbofeteia York que responde com um irish whip e uma chapada. York com um mule kick e derruba King com um standing dropkick para um dois. King manda York para fora do ringue e voa numa corkscrew senton e fora do ringue aplica o headscissors takedown. De volt ao ringue, King tenta cumprimenta York mas só para o atacar. Os dois lutam no canto com King a sair por cima mas York responde de imediato com um vertical suplex. York com uma sequência interessante com uma clothesline, forearm, russian leg sweep e um dropkick para um dois. King e York lutam no apron e York sai com cima com um kick. Sobe ao canto e sai double stomp para um dois. York com um kick na face mas vê este responder com uma lariat e com um royal flush para um dois. York com um crossbody mas revertido por King com um pé nas cordas. Ambos trocam pins e York sai por cima com um rollup mais forte e ganha.

Bom booking a abrir com equilíbrio no combate para mostrar que a final era equilibrada e bem disputada. Deste domínio inicial saiu a dominar Christian York e de tal forma que fez Kenny King ter de recorrer à cartilha dos heels e buscar o típico cumprimento para ludibriar o babyface e tentar usar o heat no domínio seguinte.

O domínio de King cai no próprio jogo de King que tenta por várias vezes tauntar o público e perde tempo e foco o que permite a York fazer um comeback e equilibrar a contenda. O final foi muito bem disputado diga-se e o equilibre voltou com os lutadores a tentar lutar pelo titulo com move atras de move. Neste equilíbrio final voltou a sair mais forte York ao reverter o la magistral e a vencer.

Bom combate e sobretudo com um Christian York motivado que mostrou alguns pormenores e sequências interessantes mas convenhamos que não estamos no ano de 2000.

Classificação: **
X-Division Championship
Rob Van Dam (c) vs. Christian York

Rob diz que o combate pode ser noutro dia mas York recusa desistir e esbofeteia o campeão. O combate começa e Rob logo derruba e faz sair o rolling thunder para um dois. RVD diz ao pretendente para estar deitado para não se magoar. RVD castiga mais e mete a perna no pescoço de York. RVD mete o seu adversário contra o canto mas quando corre come um big boot. York com um missile dropkick para um dois. Van Dam salta da corda mas York reverte com um rollup para um dois. RVD sobe para o frogsplash mas York foge e tenta novo rollup para um dois. York está na corda mas RVD derruba-o com um kick seguido de um five star frogsplash para vencer.

O booking deste combate seria perfeito se fosse Christian York a vencer o combate e sairia como um grande babyface mas convenhamos que nem RVD iria perder o combate nem York é o nome para elevar a X-Division da TNA. Mal por mal fica o título em RVD.

O combate não teve muita história. Kenny king irritado pela derrota no combate anterior ataca York que tem de enfrentar logo RVD. York não aceita desistir e vai sofrendo o castigo de RVD e tento uns pinfalls por instinto.

O fim é de deixar com a pulga atrás da orelha já que RVD ao derrubar York usa uma estratégia que não é de todo de babyface. Heel turn à vista?

Classificação: *1/2
Devon vs. Joseph Park

Não vou perder tempo a descrever este “combate”. De wrestling pouco houve. O objectivo era claro, mostrar um Joseph Park com tiques de lutador mas de tão verdinho que está é abafado por Devon.

Neste aspecto de vender a sua inexperiência, Park esteve perfeito. Devon entrou e foi tão confiante no ringue que a dado momento até cai num ataque de Park e logo ficou esperto.

O interessante deste combate como já se previa é que Park acaba a sangrar e o cheiro a sangue fez surgir o velho Abyss para aplicar um black hole slam mas sem efeito pratico pois Abyss logo desparece e Devon sai rápido e de fininho com um rollup. Objectivo plenamente cumprido e ainda bem que não houve nenhuma interferência pois seria descredibilizar Devon.

Classificação: *
Gauntlet Match para determinar a candidata principal ao TNA Women's Knockout Championship
Gail Kim vs. ODB vs. Miss Tessmacher vs. Mickie James vs. Velvet Sky

 Começam Gail Kim e Tessmacher com a segunda a derrubar e logo esmurrar e tentar dois pinfalls. Tessmacher castiga no canto mas demora a atacar e Kim vai na clothesline e castiga no canto e nas cordas. Kim sobe ao canto mas é derrubada e Tessmacher vai no dropkick e num facebuster do canto para um dois. Kim reverte um move de Tessmacher e aplica o eat-da-feet para a eliminar.

A adversária seguinte é ODB. Kim tenta fugir do ringue mas é atacada na rampa. De volta ao ringue, ODB espanca o rabo de Kim e castiga nos cantos e aplica um splash e um bronco buster para obter um dois. ODB derruba Kim e sobe ao canto mas Kim derruba-a e aplica um rollup a segurar as cordas para a eliminar.

Mickie James é a seguinte que derruba Kim com um dropkick. Mickie forte aplica um enziguri e um flapjack facebuster mas Kim foge do ringue. Mickie vai buscar Kim e aplica um headscissors fora do ringue. De volta ao ringue, Mickie sobe ao canto mas Kim agarrasse a Taryn. Mickie vai atrás dela mas acaba no rollup a segurar as roupas de Kim para a eliminar

A última lutadora é Velvet Sky e Kim ataca na entrada para o ringue. Gail pede que Taryn conte mas no nove Sky entra no ringue para Kim obter um dois em varias contagens. Taryn vê Kim a fazer um rollup a agarrar-se às cordas. As duas discutem e Sky aproveita para finalizar Kim com o x-factor mas com a perna de Kim debaixo da corda.

Bom combate feminino e para minha surpresa não teve qualquer ponto de errado. Foi booking de combate em crescendo para acabar com algo que permite-se haver um segmento do combate na TV.

Kim eliminou de modo limpo Miss Tessmacher mas talvez pelo cansaço eliminou as duas últimas lutadoras com astúcia e com jogo sujo ao fazer uso de rollups a segurar as roupas.

No combate com Mickie James, o factor Taryn Terrell veio ao de cima com Kim a fazer da árbitra escudo para fugir de Mickie. No combate contra Sky, Gail Kim tentou ainda mais jogo sujo e novo a árbitra vem ao de cima e primeiro evita que ela faça novo rollup a segurar a roupa, segundo discute com Kim e terceiro falha contagem. Objectivo conseguido e assim há chance para um rematch e Velvet Sky ficar ainda mais over no combate de singles contra Kim. Pena é a storyline fazer de Taryn uma fraca árbitra!

Como disse, bom combate onde Kim se mostrou como a melhor worker feminina da TNA e onde a meu ver o primeiro combate contra Tessmacher foi o melhor.

Classificação: **1/2
Christopher Daniels vs. James Storm

Storm prende logo o headlock e mete no mat. Storm com um hiptoss. Boas trocas no mat e de pé Daniels não consegue o domínio. Storm mete-o fora do ringue. Storm mete Daniels contra a barreira e afasta Kazarian, Storm esmurra Daniels nos degraus. Daniels pede clemencia para Storm responder com um back body drop. Kazarian distrai Storm e Daniels ataca o braço dele nas cordas e derruba-o na barreira. Kazarian ataca ainda mais fora do ringue e no regresso de Storm ao ringue, Daniels já domina,

Daniels trabalha no braço e vai tauntando o público. Daniels cola Storm no mat e este tenta responder com murros mas Daniels mete o dedo no olho e de novo derruba. Daniels salta do canto para cima do braço e prende o crossface. Nova submissão de Daniels no braço mas Storm não desiste. Storm tenta sair e consegue com um russian leg sweep. Slughfest no centro do ringue e Storm sai por cima com um atomic drop e um neckbreacker e com um elbow drop obtém um dois. Storm tenta o closing time mas Daniels reverte com um flying clothesline para um dois.

Daniels brinca com o público e vê Storm aplicar o eye of storm para um dois. Storm com o closing time e ameaça o last call mas Daniels reverte com o angel`s wings para um dois. Storm com novo closing time e Kazarian sobe ao apron para distrair mas sofre o last call. Daniels com um rollup e com um pé nas cordas vence.

Antes de falarmos do combate propriamente dito há que referir três aspectos. Apesar de os dois lutadores estarem na TNA desde 2002, foi o primeiro combate de singulares entre os dois. Kazarian estava no ringside a vender a storyline que comprou uma carteira de manager e o terceiro é que a estipulação que este combate seria por uma title shot seria bem anunciado na TV e foi algo que não o fizeram.

Falando do combate em si, foi o melhor combate até ao momento sob todos os aspectos. Storm começou o combate a destruir Daniels no mat no chin wrestling e mesmo com Daniels a sair do ringue este continuou a castigar.

O ponto de viagem do combate surgiria com a interferência esperada de Kazarian que permitiu a Daniels atacar o braço de Storm nas cordas. Os minutos seguintes viram Daniels castigar de todas as formas o braço de Storm e nos intervalos do castigo ainda mandava umas caralhadas ao público.

Daniels conseguiu o seu objectivo de puxar o heat e o comeback de Storm tem o pop esperado. Storm equilibra com uma elbow drop. A fase de nearfalls final foi muito boa e onde a derrota de Storm surge após nova interferência de Kazarian.

Daniels está como o vinho do Porto, quanto mais velho, melhor! Está facilmente num top dos melhores do Mundo de caras.

Classificação: ***
Sting vs. D.O.C.

Sting é DOC começam à pêra fora do ringue e a ajudar DOC vêm dois mascarados. Finalmente eles entram no ringue e o combate começa. DOC traz o combate de novo para fora e mente Sting contra os degraus depois de o esmurrar. DOC com um haymaker e prende o chinlock no ringue. DOC sufoca Sting. Sting evita novo ataque e planta DOC no scorpion death drop. Sting splash no canto seguido de novo scorpion death drop e Sting vence.

Combate curto e sem muita história. Sting atacado na entrada para o ringue para DOC dominar e trazer o heat mas o público não entrou muito no combate. Sting vence após o seu comeback típico e vencer com dois moves, stinger splash e scorpion death drop.

Classificação: *1/2
Triple Threat Elimination Match pelo TNA World Heavyweight Championship
Jeff Hardy (c) vs. Bobby Roode vs. Austin Aries

Roode e Aries começam a trabalhar em equipa ao pressionar Hardy no canto. Hardy derruba Aries com um headscissors takedown e um bulldog/clothesline combo em cada adversário. Atomic drop a Aries seguido de um split-leg legdrop para Roode partir Hardy com uma clothesline. Roode com um back suplex em Hardy com Aries fora do ringue. Roode come uma cotovelada de Hardy no canto. O campeão sobe ao canto para o whisper in the wind mas Aries derruba-o. Roode vai para fora do ringue e Aries pressiona Hardy para obter várias contagens. Hardy responde e Roode volta. Hardy mete Aries contra o canto e usa Roode para saltar no poetry in motion.

Aries e Roode discutem e Aries põe Hardy no canto para Roode subir e fazer sair um superplex que dá um dois. Hardy recupera e faz sair o whisper in the wind para cima dos dois adversários. Hardy com uma flying clothesline em Aries. Roode é derrubado para fora com um dropkick Hardy tenta uma springboard para Roode mas Aries derruba-o das cordas indo contra a barreira. Aries com uma suicide dive para fora mas Hardy desvia-se e quem a sofre é Roode. Aries é mandado contra a barreira e Hardy voa dos degraus no poetry in motion contra Aries na barreira. No apron, Hardy aplica um suplex a Aries para dentro do ringue. Hardy com um top rope splash em Roode. Hardy com um spear em Roode para um dois.

Roode manda Hardy contra o canto e sai do ringue. Segura Hardy quando Aries aplica o running dropkick. Aries com o brainbuster para um dois. Roode diz a Aries para aplicar o 450 mas quando este voa Hardy foge. Roode fica com Aries no ringue e aplica o fisherman suplex para um dois e parceria está desfeita. Roode tenta um spear em Aries mas este reverte com o last chancery. Roode reverte para um crossface mas Aries chega ás cordas. Top rope missile dropkick de Aries e tenta um brainbuster mas Roode reverte com um rollup para um dois. Aries tenta usar as cordas para segurar um rollup e Hardy ajuda-o para assim Roode ser eliminado. Aries discute com o árbitro e Hardy aplica dois twist of fates para terminar com Aries com uma swanton bomb.

Melhor combate da noite sem sombra de dúvidas. Um three way match muito bem trabalhado, sem tempos mortos e sobretudo com uma história bem contada.

Dos combates de singulares anteriores entre os intervenientes do combate é sabido que Hardy saiu por cima e neste combate os minutos iniciais mostram isso com Hardy a dominar individualmente Roode e Aries quando estes ainda não tinham uma parceria muito solidificada.

É só depois de terem sido dominados que Roode e Aries percebem que têm de trabalhar bem em equipa e assim coordenados passam a castigar Hardy que assume a sua melhor faceta de babyface ao vender bem todos os ataques.

Hardy tinha os seus hopespots nas disputas de egos que porventura surgiam na parceira entre Aries e Roode e quando este fazia isso, o público mostrava-se claramente a seu favor.

O ponto-chave do combate acontece quando Roode manda Aries aplicar o 450 splash em Hardy mas o campeão sai do ringue e então a parceria entre os heels é obrigada a ser terminada com os dois ao murro.

Da disputa entre os dois algo se notou e foi equilíbrio e muito conhecimento dos lutadores mas a desequilibrar haveria de vir um esperto Hardy que ajudou Aries a eliminar Roode e depressa finalizou Aries para reter o combate.

Como disse, foi um bom three way match com fluidez e bem planeado e com um storytelling interessante. Por norma eu não sou muito de gostar de three way matches pois acho que são muito mecanizados mas este foi bom e espero para ver onde vai dar esta storyline da parceria entre Austin Aries e Bobby Roode e não me surpreenderia se houvesse co-campeões no futuro!

Classificação: ***3/4
---------------------------------- PRETO NO BRANCO -----------------------------------

Classificações

TNA World Tag Team Championship - Chavo Guerrero & Hernandez (c) vs. Matt Morgan & Joey Ryan -**1/4
Samoa Joe vs. Ken Anderson - **
Final do torneio da X-Division - Christian York vs. Kenny King - **
X-Division Championship - Rob Van Dam (c) vs. Christian York - *1/2
Devon vs. Joseph Park - *
Gauntlet Match - Gail Kim vs. ODB vs. Miss Tessmacher vs. Mickie James vs. Velvet Sky - **1/2
Christopher Daniels vs. James Storm - ***
Sting vs. D.O.C - *1/2
Triple Threat Elimination Match pelo TNA World Heavyweight Championship - Jeff Hardy (c) vs. Bobby Roode vs. Austin Aries - ***3/4

O Genesis 2013 abriu o ano da TNA em termos de PPV`s de uma forma mediana em que destaco os seguintes pontos positivos:

O three way elimination match pelo título Mundial foi o único combate que teve um nível adequado para ser chamado de combate de PPV. Foi um combate bem construído e bem trabalhado por todos os intervenientes. Outra coisa não se previa já que tínhamos dois excelentes heels como são Austin Aries e Bobby Roode e o maior babyface e draw da TNA, Jeff Hardy.

O combate entre Christopher Daniels e James Storm foi o segundo melhor combate da noite e teve o bónus de dar direito a uma title shot, pena não terem anunciado isso na TV. Foi um bom combate em que o general de ringue Daniels fez de novo das suas. É o vencedor certo e só é pena que o combate contra Hardy aconteça na TV.

Em termos de pontos negativos o PPV teve alguns factores que baixaram a qualidade do PPV e destaco os seguintes:

O fraco booking dos combates da X-Division. Os combates até foram bons mas o booking foi horrível. Qual o objectivo de fazer um torneio para definir o candidato principal e o combate pelo título acontecer logo a seguir à final e com o vencedor do torneio a ser atacado? Como disse, era uma boa situação para o vencedor do torneio sair por cima, over ao conquistar o título. Como fizeram foi muito fraco.

O booking dos Aces and Eights no PPV. Devon tem de lutar com um suposto inexperiente lutador e DOC perde para Sting numa das muitas derrotas que o grupo invasor da TNA já sofreu.

O excesso de combates que terminaram por rollups no PPV. Foram tantos rollups que aqueles que aconteceram nos dois combates principais não tiveram o efeito que deveriam ter. Algo a corrigir por parte dos agentes dos combates.

Figura do PPV

 
Jeff Hardy
Superar as odds

Não há dúvidas que Jeff Hardy é o melhor lutador da TNA sob todos os pontos-chave que fazem um lutador de topo. Hardy desde que recebeu um push na TNA e fez parte dos main-events os PPV`s ele teve quase sempre o melhor combate do PPV. Este combate no Genesis não foi excepção e Hardy esteve fantástico no seu papel de babyface a ser castigado por dois heels de topo como são Bobby Roode e Austin Aries. O reinado de Hardy está para durar muito tempo.

Causa e Efeito

O Genesis foi um evento que no compito geral do ano da TNA não terá história. Foi um evento que para além de dois combates não tem nada de relevante e o restante foi mediano. O three way que fechou o PPV foi o melhor combate da noite e viu Jeff Hardy reter o título contra Austin Aries e Bobby Roode e o trio continuou a brilhar nos main-events da companhia.

A próxima defesa de Hardy será no Impact Wrestling de 24 de Janeiro e enfrenta Christopher Daniels que ganhou a sua title shot no PPV ao derrotar James Storm.

Uma melhoria em relação aos PPV`s do ano passado foi o público que esteve quente na maioria do evento e o único combate onde não se mostrou disponível foi Sting contra DOC pois o combate foi fraco e nem mesmo a storyline onde ele estava envolvido ajudou.

 Classificação Geral

**

----------------------------- Classificações anuais ------------------------------

PPV`s

(1)  TNA Genesis - **
Combates

(1) TNA Genesis - Triple Threat Elimination Match pelo TNA World Heavyweight Championship - Jeff Hardy (c) vs. Bobby Roode vs. Austin Aries - ***3/4

Figuras

(1) TNA Genesis Jeff Hardy - Superar as odds
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
Com tecnologia do Blogger.