Ultimas

WWE: Que rumo dar ao RAW!

Admito que nos últimos anos não tenho acompanhado com regularidade a programação da WWE. Os tempos são outros e a disponibilidade já não é a mesma (trabalho, família, filhos, etc). Ter tempo para ver um RAW completo é um luxo do qual não consigo usufruir e era mesmo neste ponto que me queria debruçar.....

A WWE tem vindo nos últimos anos a cometer erros atrás de erros na sua estratégia, e uma delas, passa pelo tempo de duração do RAW. Os resultados dos ratings falam por si.

Um dos primeiros grandes erros na sua programação foi feito a alguns anos com a mudança de todos os PPVs para multi-brand. Se por um lado começámos a ter "mini" Wrestlemanias em todos os eventos pagos da WWE, por outro lado como muita gente afirmou na altura, a curto prazo essa medida matou por completo o mid-card da companhia, assim como a divisão Tag Team. Deixou de haver tempo de antena para esse mid card. Qual a motivação em construir storylines relativamente interessantes, se depois não há sítio para o seu culminar. Sobre isso coloco uma pergunta: Como se constroem estrelas de futuro sem lhes dar protagonismo?

A WWE nos últimos tempos teve de alterar um pouco a política nessa vertente, muito por força do abandono ou passagem a part-time de uma série de grandes estrelas (Edge, HBK, Y2J, HHH, Batista, etc.). Por questões de obrigatoriedade teve de haver uma remodelação do seu card, e ai algumas jovens ou novas estrelas ganharam espaço.

Mas como não aprenderam com o erro cometido nos PPVs, alteraram a RAW para "SuperRAW", porque os ratings caíam. Em vez de se tentar criar algo que prenda o público, o caminho a seguir foi colocar o máximo de estrelas possíveis por metro quadrado, ou melhor, por minuto transmitido. Resultado, uma pequena salada russa!!!! Dai a colocar o RAW com três horas de transmissão foi uma questão de tempo, incrível, um dos maiores erros de Vince nos últimos tempos.

Nos dias de hoje o acesso a entretenimento é muito grande, e em TV nem se fala nas centenas de opções que todos temos acesso. Sem contar com videojogos, internet, redes sociais, etc. Logo, quem se senta em frente a uma TV com um comando na mão e durante três horas fica a assistir a um único programa sem mudar de estação? Ninguém? Como é que criativos conseguem criar semanalmente algo de interesse que prenda um espectador semanalmente à TV durante três horas?  Não estamos a falar de uma série de 45 minutos transmitida semanalmente, estamos a falar de uma longa metragem semanal, só para fazer uma comparação. Como já afirmei os ratings falam por si!

Hoje um produto tem de ser rápido e directo, e a RAW caminha no sentido contrário. Penso que ou Vince altera a sua política e volta a reduzir o programa, dando mais wrestling, mais acção e não tanto "novela" ou então o wrestling como é conhecido em termos de transmissão "main stream" pode correr um sério risco!
Com tecnologia do Blogger.