Ultimas

Desejos para o wrestling em 2013 por parte do Wrestling Noticias [ Quais os teus desejos para 2013?]


Após a grande cobertura proposta pelo blog ao final do ano com os mais diferentes tópicos a serem discutidos, entramos a 2013 com a mesma qualidade. Assim vários elementos do staff do Wrestling Notícias deixarão aqui os seus desejos em relação ao wrestling e suas promotoras para 2013. Acompanhem e lembrem-se de deixar suas próprias opiniões nos comentários.

Chris JRM

O ano de Dolph Ziggler

Parece encaminhado para que seja um bom ano para Dolph Ziggler, se não fizerem asneiras pelo meio. Mas apenas vencer o título Mundial e ser a estrela secundária da companhia talvez não seja suficiente... Os dois últimos anos foram de Punk e foram merecidos, mas agora chega a vez do "Show Off" que já está mais que pronto para subir até ao topo. Se souberem como o fazer, 2013 pode ser o grande empurrão para o início de uma carreira lendária...

Storylines manhosas e envolventes para o midcard

Aquelas storylines um pouco mais surreais que com um descuido caem no parvo parecem andar a ser só guardadas para o main-event. Para ficar um programa bem sólido, para além de bom wrestling ao longo de toda a duração de um episódio, têm que desdenhar umas histórias porreiras para todos os envolvidos. Os títulos do midcard podem basear-se em algo mais que apenas "ganhar um combate de #1 contender ou derrotar o Campeão e em seguida andar de olho nele, atacando-o o vendo os combates da mesa de comentários". Sejam extravagantes, inventem manhas, criem histórias para eles que nos ponham a pensar o que vai acontecer na próxima semana. Os midcarders não têm tanto skill de representação? Sejam criativos! Ou será o problema mesmo esse, falta de criatividade? Talvez... Mais valia pedir um ano mais criativo de uma vez...

Revitalização da divisão feminina

Apesar de os dois anteriores se referirem mais especificamente à WWE, este é geral, até a TNA que por norma é superior em competição feminina anda a deixar-se morrer nesse aspecto. Se a culpa também for do público que não se interessa enquanto elas não estiverem semi-nuas, de quatro, molhadas e nalgum segmento que as degrade... Então aí que se danem todos os que pensam assim. Sempre respeitei as atletas femininas e as suas capacidades que estão lá a precisar apenas de melhoria e atenção - talvez a atenção influenciasse a melhoria. Há sempre uma aselha aqui e ali, mas aproveitem-se as que sabem o que fazem, melhorem-se as razoáveis, arranjem-se umas novas porreiras e levem-nas a sério. E o público que espere algo mais que estar com a mão dentro das calças enquanto elas competem. É uma situação em que é preciso trabalho das três partes: equipa criativa, público e as próprias lutadoras. Mas não é impossível de se concretizar e eu cá espero..

Johnmds

"Já redigi anteriormente um artigo onde critiquei o ano de 2012 na WWE, que num panorama pessoal foi muito fraco em termos de produtividade e esteve sempre a rondar a miséria em torno de suas principais figuras: CM Punk e John Cena. O prognóstico para 2013 é de que seja um ano cauteloso. Inicialmente, penso que veremos três meses de alto nível em direção a Wrestlemania, sendo que o problema principia apartir de abril onde habitualmente os writers se esvaem completamente. Meu primeiro desejo surge daí.

Aguardo que a dita ressaca pós-Wrestlemania não passe de uma vertigem e que acabe por ser o adverso: uma condução direta para guiar a empresa pelo menos até agosto e que tenhamos o regresso do que já é quase que inexistente: a criatividade. Este é, confesso, algo bastante complicado de se almejar, ainda mais após ver a baixa qualidade dos RAWs de três horas, que poderia ser usado para capitalizar ainda mais em pontos fracos da WWE, como a divisão de Divas e feuds secundárias sem títulos envolvidos.

Relembro o ano de 2011 como entretido na sua parte final, puxada pelo angle de CM Punk em julho, então é algo que como que prova a qualidade que ainda existe no seio de guinação mas que precisa novamente ser empurrada. Empurrada para o sentido de dar pushes ainda mais concretos a gente de topo como CM Punk, John Cena, Sheamus, Randy Orton e outros, mas não mantê-los numa hierarquia quase que mafiosa onde se cria novas estrelas, algo que em 2012 aconteceu, não sendo Ryback propriamente um candidato com qualidade para receber o premio de rookie do ano.

Concluindo todo o raciocínio, pedindo desculpas é claro por não ter citado de alguma forma a TNA, listo em tópicos o que anseio ver e mudar na WWE em seus próximos 12 meses:

- Mais criatividade
- Projeto de qualidade para o RAW de três horas
- Continuar melhorando ainda mais a divisão de tag team e mudar completamente a de Divas 
- Mais de The Rock
- Que os melhores dos últimos anos, CM Punk e John Cena continuem alçando o main event do RAW
- Criação de novas estrelas

 David Pereira

1 - ROH e TNA mais fortes, são produtos que gosto de acompanhar, mas que lhes falta algo. No primeiro caso, creio que é um produto mais "larger than life" no que diz respeito às personagens, é difícil distinguir certos lutadores, parecem tão iguais, tão aquele genérico de lutadores indy. No segundo, consolidar o seu produto em vez de andarem às apalpadelas a ver no que resulta.

2 - Uma WWE a caminhar para um nível de 2005, por exemplo, em que haviam várias estrelas, com capacidade suficiente para atrair os fãs, em vez de duas ou três, como actualmente. Está na altura de Ziggler, Del Rio, Daniel Bryan e Wade Barrett, entre outros, se consolidarem de vez.

3 - Mais espectáculos do wrestling português. Já me conhecem, que sou um apoiante incansável do wrestling que se faz no nosso país, e só temos de esperar e desejar o seu desenvolvimento.

 Mateus Garcia

Bom, tomarei em partido para todos os três factores a WWE, pois é a empresa que procuro me focar a estudar, devido à grande qualidade do roster, tanto no plantel principal, quanto nos territórios de desenvolvimento.

O primeiro de todos é na questão de distribuição do roster. Pegue todo o plantel como análise, faça uma lista e divida em classes de Main Eventers, Upper Midcarders, Midcarders e Lower Midcarders (os que considerarem Openers, joguem para a ultima). Analise a diferença entre o número de wrestlers no Midcard e o número de wrestlers no Main Event. Você verá um decréscimo absurdo! Enquanto temos uma infinidade de lutadores no Midcard, o Main Event é uma lista vazia (mais vazia ainda com Kane e Daniel Bryan a serem campeões de dupla).

Isso acarreta num grande mal à WWE, que é a falta de contenders aos títulos principais. Ser contender por um World Title já é tão raro quanto ser campeão (exagerei né?). Perceba que uma vez que Sheamus perca todas as suas chances de conquistar o WHC, Ziggler esteja a feudar com Cena, Orton a ter seu Heel Turn cada vez mais próximo, a única esperança é “pushar” The Miz novamente ao Main Event, sendo um adversário que não demonstre nenhuma ameaça ao World Largest Athlete, que terá de esperar até que Ziggler faça seu tão esperado cash-in. Quanto ao WWE Title, imagine que CM Punk vença The Rock no Royal Rumble. Quem será seu contender? Orton? Bryan novamente? Ryback? São questões que a WWE precisa pensar.

O segundo factor que mais me chamou atenção foi algo que já ocorria em 2011 e culminou-se neste ano de 2012, a distribuição das brands. Acho que todos já repararam a diferença entre o booking do Raw e do SmackDown. Embora que, para mim, o booking do SmackDown ainda seja melhor, devido à presença de grandes talentos que não tem oportunidade de aparecerem no Raw, o show já tem quase a mesma credibilidade que a ECW depois da saída do Swagger. Repare que tanto em ambas brands, toda semana Sheamus e Big Show estão lá a discutirem um com o outro, agora, vá ver CM Punk no SmackDown, algo raro! “Se as feuds presentes no SmackDown são passadas no Raw, então por que assistir?”. Isto é o se passa na cabeça de muitas pessoas que já leram ou estão lendo este texto.

Por fim, o terceiro fator foi a WWE sendo PG ao extremo (sério, só falta lançar uma estipulação chamada PG Hardcore Match, ou algo do género). Tudo bem, entendemos o quanto a WWE quer manter seu produto ao longo das gerações, mas não precisa ser ao extremo. Este talvez seja o maior defeito de todos. Eu defendo a WWE em ser PG, até porque Pro-Wrestling é um desporto que deve ser difundido por todo o mundo e algo que alcance todas as gerações, para que cada vez mais pessoas possam se interessar e, quem sabe, praticar. Porém, note quantos wrestlers/managers têm uma gimmick especializada em fazer o público dar gargalhadas ou as crianças se divertirem: R-Truth, Santino Marella, Brodus Clay, Zack Ryder, The Great Khali (Punjabi Playboy?), 3MB, Vickie Guerrero, Daniel Bryan, Kane e, actualmente até o Tensai (estes foram os que me recordei). Sei que existem excepções, e, as vezes, um pouco de comédia é bom, como por exemplo o Team Hell No, porém note o tamanho desta lista. De fato, todos gostam de um programa familiar para poder sentar-se no sofá da sala junto com os pais, ou cônjuge e filho(s), mas os verdadeiros fãs também sentem saudades do verdadeiro Pro-Wrestling que se passava nesta que é considerada a maior empresa de todos os tempos.

Guilty Pleasure

O que quero ver no Wrestling em 2013.

1. A primeira coisa é na verdade algo que não quero ver. Não quero ver Cena vs. Rock, Twice in a Lifetime. Uma vez foi giro, duas não vale a pena, porque é só starpower e de wrestling não há de sair nada de jeito. Prefiro que o Punk ganhe surpreendentemente na Rumble e leve o título até á Mania, tendo um reinado épico acabado pelo Rock, numa Mania que acabaria com o público em delírio. Por outro lado a reacção quando o Cena vencer o Rock não vai ser bonita. Acho que é melhor assim e elimina-se o problema de um Rock super ocupado com Hollywood carregar o título entre Janeiro e Abril, sem house-shows. Isto também prejudica a hipótese de colocar o WHC em Ziggler. Não vejo a WWE a arriscar fazer tournées tendo Ziggler como único World Champion. Uma solução para este problema no entanto seria Cena ganhar WHC a Ziggler, fazer as tours como WHC e unificar na WM com o Rock. Isso ia queimar o Ziggler completamente, portanto não. Resumindo, o primeiro desejo é que o Cena vs. Rock II não aconteça.

2. Uma divisão de mulheres em condições. Não Divas, que raio é uma Diva? A Aretha Franklin é uma Diva. O Vince gosta muito de promover a WWE como entretenimento e não wrestling. Convenceu-se e tenta convencer toda a gente que Pro-Wrestling é igual a qualquer outro programa televisivo de acção, suspense, etc. Ora, se a compararmos com qualquer série de qualidade, a escrita da WWE é lixo absoluto. Vai passando como "sports entertainment" e eu percebo que são muitas horas de televisão para escrever por semana, mas é absolutamente horrível 90% do tempo em termos de storytelling e desenvolvimento de personagens. Um bom começo, corrigindo uma das coisas que mais me chateia, era começar a escrever personagens femininas de uma forma séria, que já não estamos em 1950, as mulheres votam, tem empregos fora das suas cozinhas e principalmente (e isto já o tinham antes, mas não era lá muito reconhecido) cérebros. A perspectiva sexista com que a WWE apresenta as suas Divas pode não ser tão má como o chorrilho de SKUNK! WHORE! SLUT! que eram as promos das Knockouts nos últimos anos da era Russo na TNA, mas continua a ser merdosa para uma empresa que se apresenta como entretenimento televisivo com tantas, tantas virtudes, segundo nos dizem aqueles separadores de "DID YOU KNOW?". Personagens modernas, distintas umas das outras, mais lutadoras, menos modelos e storylines com pés e cabeça. Isto não exclui eye-candy. Faz parte do package. Todas as séries de TV têm mulheres bonitas, que mostram pele o suficiente para agarrar adolescentes ao ecrã. Não precisa de ser tanto como na attitude era (uma era exagerada em todas as vertentes) mas um pouco mais do que agora, misturado com mais dignidade na escrita de personagens e combates que façam o público levar a divisão a sério, penso que tornaria a divisão de Divas motivo de interesse para os fãs e de orgulho para a empresa.

3. Hogan e Bischoff fora da TNA. Podem levar também o RVD. A TNA fez muitas coisas boas no último ano. E tem uma superstar em Jeff Hardy, que apesar de nunca ir atingir os níveis de popularidade do passado por menos exposição da TNA em relação á WWE, é mesmo o único que faz diferença nos PPV buys. Também tem um Bully Ray fantástico, um Austin Aries muito talentoso e um James Storm com muito potencial para ser um bom babyface de topo, mas cuja real elevação tem sido constantemente adiada. Deitar o lixo fora e continuar a construir em cima dos bons alicerces que se viram no booking Pós-Russo, apenas para tudo ir abaixo com um booking de vitórias questionável no Bound for Glory (Chavo, RVD e Hardy todos venceram títulos nessa noite - Hardy é aceitável e pode ser positivo, mas no conjunto isto cheira a mofo) e uma storyline absolutamente ridícula que é uma cópia da série Sons of Anarchy - Aparentemente isto é mais um caso de Bischoff colocar os seus interesses pessoais á frente da empresa, pois parece que só o fez devido a um divergência com um dos produtores da série. É isto. Gostei da TNA durante algumas semanas este ano e fiquei espantado com a diferença que é não ter um idiota como Russo a liderar a equipa criativa. Infelizmente os maiores sanguessugas ainda lá estão.

Wolve
 

O meu primeiro desejo para 2012 é que a WWE se aperceba da asneira que é ter um Monday Night RAW de três horas. Desde que aconteceu esta mudança que não vejo um RAW na sua totalidade. É simplesmente aborrecido!

Gostava que em 2013 houvesse uma aposta crescente nos jovens talentos do wrestling. A WWE precisa de continuar esta transição e começar a firmar novos talentos no seu roster como tem feito com os lutadores vindo do NXT.

Gostava que a TNA e a Ring of Horror se tornassem cada vez mais alternativas credíveis à WWE. A TNA teve um excelente ano de 2012 com melhorias claras no booking e tem períodos em que está acima da WWE. A ROH vai passar por um momento de transição onde a nova vaga do wrestler independentes se irão fixar depois das saídas dos lutadores consagrado da companhia.

Quais são seus desejos dos leitores para 2013, em relação ao wrestling em geral?
Com tecnologia do Blogger.