Ultimas

CRÓNICA NXT - O futuro no presente!!



"A NXT faz-me lembrar algo mais natural". Não tem aquela dimensão que eu gostava quando comecei a ver wrestling em 2004/2005 mas certamente que o produto apresentado de certa forma lembra-me mais esses tempos do que por exemplo ver o SmackDown, um dos pontos mais apelativos é a ascensão e criação das futuras estrelas....


Comparativamente ao antigo sistema de desenvolvimento, conhecido como Florida Championship Wrestling, tenho de admitir que nunca fui grande fã, no entanto fui seguindo as estrelas, digamos assim: combates como Kassius Ohno vs. Antonio Cesaro ou Dean Ambrose vs. Seth Rollins e o meu favorito e que recomendo a qualquer um a história contada por William Regal e Dean Ambrose. A grande diferença e que se nota a olhos vistos é que agora o sistema de desenvolvimento tem assinatura da WWE, grande produção numa arena mais pequena mas mais familiar. Agora há sem dúvida um maior estrelato e parece mesmo que estamos perante a última paragem antes do plantel principal enquanto que na FCW era notório o facto de aquilo parecer um território à parte.

Como isto é uma crónica, vou dar o meu ponto de vista e as minhas preferências e espero criar um debate sobre isso, porque se não qual a piada de discutirmos wrestling? Começando então o que eu gosto mais de ver no NXT é sem dúvida o Kassius Ohno, na minha opinião o melhor lutador do desenvolvimento da WWE. Chris Hero como é conhecido de outras andanças foi um nome bastante grande nas independentes, desde rivalidades de topo com CM Punk até à sua junção com Claudio Castagnoli (aka Antonio Cesaro) nos Kings of Wrestling, um lutador respeitado e um dos grandes treinadores da federação CHIKARA. Mas vou ser sincero e talvez por razões do destino, não acredito que alguma vez suba ao plantel principal devido à sua idade. No entanto nem tudo é um mar de rosas, e infelizmente o que tenho gostado menos de ver é o que se passa relativamente ao título que está actualmente na posse de Seth Rollins, mas concretizando o problema está no candidato Jinder Mahal – acredito que ele possa ter fãs mas eu pessoalmente não o vejo como um candidato credível ainda para mais porque o que vejo dele no plantel principal é de um mundo completamente diferente e sem qualquer conexão com o que está no NXT. Um segundo ponto infeliz é o facto de não haver um grande combate que se destaque, não me levem a mal, há bons combates mas nada que nos cole ao ecrã e a culpa aí é do booking.

Não referenciei a palavra booking ao acaso, de facto acho que esse é “O” ponto fraco de toda a federação, simplesmente tem de ser mais regular e ter menos combates de exibição digamos assim, mas com tão pouco tempo é normal que não consigam colocar tudo e geralmente vemos as histórias a serem desenvolvidas de 2 em 2 semanas. Mas quem não gosta de ver aquele sangue novo a mostrar-se e a tentar competir para a posição dos melhores? Começar a apoiar alguém de inicio é uma experiencia de uma faca de dois gumes, se apoiarmos alguém e não o vemos suceder é uma experiência muito má e sentimo-nos chateados com o produto, mas e quando sucedem e ficamos com um sorriso e um sentimento de preenchimento por dentro como se fossemos os wrestlers em questão?

Passando o aparte vou apontar quem na minha opinião tem então o futuro, num ponto de vista empresarial, para carregar a WWE e o primeiro nome que vem à cabeça quando pensamos em lucro é Seth Rollins. Tem todo o look para tal. Um verdadeiro "Jeff Hardy" dos tempos modernos, e se o Jeff chegou onde chegou o Seth também consegue chegar só precisa de melhorar o trabalho no microfone, as suas habilidades de mostrar sentimentos ainda estão muito pouco desenvolvidas, mas curiosamente as do Hardy nunca se excederam também... Sucintamente está no bom caminho para ser um face bem apetecível daqui a uns 3 ou 4 anos.

A nível "pessoal" tenho mesmo de apontar o Bray Wyatt como alguém que acho que pode suceder. Personagem bem mística que se a WWE for inteligente pode pegar por onde quiser. Versátil no microfone, como nunca pensei que fosse, e bem razoável dentro do ringue, acho até que com o desvanecimento de um CM Punk daqui a uns anos sem dúvida que este é o nome que eu vejo para ser o lutador "controverso".

Acho que este território é sem dúvida algo para se apostar mais e mais, pessoalmente achava que a WWE podia mencionar alguns pontos de vez em quando assim que o primeiro lutador se estrear no plantel principal – mencionar o NXT traz algo para o lutador, traz-lhe pelo menos algo como experiência assim como ser jogador de futebol traz e é mencionado – será também sem dúvida uma forma para os criativos serem obrigados a dar uma vista de olhos ao produto potencial que lá está.


Uma das notas finais que tenho de mencionar para todos é o facto de, conhecimento público, este projecto ser da conta do Vice Presidente de Relações Executivas, conhecido como Paul Levesque ou Triple H e se há algo a guardar é o facto de ele gostar do que faz, isso é impossível de negar. Ele é um verdadeiro amante do negócio e certamente que aplica as suas ideias com a consciência de que é o melhor, porque ele também vê as coisas como "fã". Talvez falte é mais tempo para mais coisas giras. Por exemplo o Dean Ambrose que anda no roster da NXT nos house-shows certamente que já merecia mais espaço mas não há tempo para isso. Por um lado continuar com ele na NXT era desperdício de tempo mas se houvesse mais oportunidade para desenvolver histórias por lá porque não? Assim o Dean anda a ficar "esquecido".

Despeço-me então com esperanças que tenham gostado de esta crónica e da minha escrita, sou apenas um fã como todos vós mas nunca falhei um episódio do NXT e achei que podia expressar tudo o que achava tendo em conta o que conheço do mundo do wrestling. Peço então que acompanhem O NXT porque vale a pena. Principalmente para quem quer passar tempo a ver o que é a WWE daqui a uns anos. Para além dos lutadores que referi fiquem atentos aos nomes: Big E Langston, a equipa Ascension, Jake Carter e TAC – para mim prometem e a WWE poderá estar muito bem entregue. Mas e tu caro leitor, tens algo a apontar do NXT? Discordas de algo? Sente-te livre para apontar isso!! Bom wrestling a todos!

RAUL ALMEIDA
COM O APOIO DE PRO WRESTLING TUGA
Com tecnologia do Blogger.