Ultimas

Opinião do leitor - Quem é o principal culpado?


No último episódio da RAW, o main-event foi Punk-Mr. McMahon. O campeão da WWE pegou no seu adversário a preparar-se para o GTS, até que … “FEED ME!”, Ryback entra na arena com o intuito de salvar o seu patrão. Punk foge por entre o público e quando estava nas escadas é anunciado por Vince McMahon que terá de escolher um oponente para o Hell in a Cell entre Cena e Ryback....

Tudo normal? Não. Enquanto o (marido da) Presidente da WWE falava, Punk agredia um espectador cuja única coisa que havia feito tinha sido… posto uns óculos de sol. Ora, duvido muito que esse facto tenha motivado a agressão pois duvido muito que Phil Brooks (CM Punk) tenha algum tipo de raiva contra gente que tem o estranho hábito de usar óculos de sol em lugares fechados/à noite. Não que o conheça, mas simplesmente porque ele basicamente virou-se para trás com o punho fechado tentando acertar no que lhe aparecesse à frente e que, por sorte, acertasse em que lhe andou a dar calduços.

Esta pequena história encheu muitos fóruns de opinião, blogues e sites estrangeiros e é um claríssimo caso de reflexão para a comunidade de wrestling. E como em qualquer bela “fofoca”, há sempre aquela questão premente de…

1)    Phil Brooks

Se eu estivesse sentado, a fazer uma frequência e houvesse alguém que repetidamente me batesse… obviamente que estranharia o comportamento de quem o faria. Talvez até fizesse o mesmo que Phil Brooks fez, sob pena de levar pancada de quem me estava a agredir. Mas na “profissão” que exerço esse risco é quase nulo, porque não há gente que eu conheça que me possa vir a idolatrar ou odiar da forma que fazem ao campeão da WWE, e eu não fiz treino específico para tais situações. 

Phil foi treinado para isso, e corre constantemente o “risco” de ter ocasiões como a que teve na passada segunda-feira à noite. Aliás, já as teve nos dois pólos, quer na WWE quer na ROH.

Para além disso ele é o campão da WWE e no papel de, pelo menos, um dos principais representantes da empresa não pode ter atitudes a quente, perante gente que gastou dinheiro do próprio bolso (e não terá sido pouco) para o ver. É esta gente que sustenta a máquina bilionária da maior empresa de wrestling do mundo e ainda os bolsos dos pro-wrestlers. A atitude correcta, mesmo perante uma agressão violenta, passa por defesa da mesma e não por retribuição da agressão. Haverá centenas de maneiras de evitar este tipo de situações, e o wrestler que é capa de um jogo da WWE, que ostenta o cinto de campeão e que é idolatrado/odiado por grande parte do público TEM de estar preparado para isso. Ou se não está... a culpa seria do próprio…

2)    Ramo

Elevar alguém no ramo do wrestling profissional, criar uma identidade e uma verdadeira figura entre o público é uma tarefa a que os responsáveis pela escrita e criatividade da WWE são chamados. Obviamente que terão de a cumprir com credibilidade, e esse sim é maior desafio. Já o resto, aquilo que não se vê e que se prende com a elevação da pessoa a um patamar de fama à escala mundial assim como a sua melhoria tanto no ringue como com o microfone nas mãos, é feito por trás das câmaras. Entre estes tópicos, há a preparação para situações específicas como as de interacções possivelmente perigosas com os fãs que serão sempre imprevisíveis no seu comportamento estando ao pé de alguém “famoso”. Ainda para mais na indústria do pro-wrestling. Essa preparação psicológica deverá ser feita com antecedência, antecipando as próprias promos ou até antes de… se entrar no ramo! 

Acredito que essa seja uma preparação que deva ser feita e instaurada no ramo do wrestling profissional, se é que já não é aplicada… é que o Learning by Doing pode ser muito eficaz como pode ser um completo desastre.

Será um aspecto a ter em conta para evitar este tipo de confrontos entre gente com bolsos recheados e gente sem recheio nos bolsos, gasto para encher quem lhes… agride. No entanto, se isso implicar muitos custos pode sempre haver…

3)    Segurança

E acredito que foi a partir daqui que todo o problema surgiu. Não houve seguranças a separar CM Punk, cara da companhia, dos fãs, que o idolatram. Ninguém o seguiu quando este subiu para as escadas. Mais. Enquanto lá esteve a ouvir Vince McMahon foi agredido sem haver pronta intervenção das pessoas encarregues de salvaguardar a integridade física dos intervenientes.

É natural haver a separação entre fãs e lutadores, vê-se até em shows básicos e sem os apoios e recursos de que a WWE dispõe.

É fácil apontar o dedo seja a quem for, mas acabam por ser todos culpados… uns mais que outros. Afinal, o que aconteceria se a tardia intervenção da segurança nem sequer tivesse acontecido, supondo que Brooks mantinha a calma e apenas se defendia?! Pois é… alguém andou muito distraído e os 200 a 400 dólares que saíram dos bolsos de Linda McMahon para pagar a segurança do evento foram muito mal despendidos. Ainda por cima, foi um incidente que aconteceu num evento que quer ser “family friendly”.

Brooks jamais deveria ter tido a atitude que teve e devia lembrar-se dos novos valores da empresa que representa e da empresa que lhe paga e que o elevou a um estatuto ainda maior que aquele em que estava antes de entrar. Que fique bem claro. Mas a segurança do evento… ou a articulação da promo em si têm de ser os responsáveis por uma situação que poderá ficar muito mais cara à WWE que uma singela indemnização.

Artigo de Pedro Mac
Com tecnologia do Blogger.