Ultimas

Chael Sonnen desperta a ira de Anderson Silva antes do UFC 148 – exactamente da forma que ele planeou.


No final de 2009, Chael Sonnen tornou-se conhecido como um dos melhores entrevistados do MMA. Mas nos anos anteriores, ele saltou de organização em organização, tinha um enorme problema em se defender de tentativas de finalizações e nunca foi realmente considerado pelo público como um lutador de elite....

Ele passou por uma espécie de metamorfose depois de finalizar Yushin Okami no UFC 104 em Los Angeles, um resultado que o colocou a apenas a uma vitória de um title shot pelo cinturão dos médios do UFC.

Não muito tempo depois de o UFC ter casado uma luta dele contra Nate Marquardt a valer a condição de contender ao título dos médios no UFC 109 em 6/Fev/2010, Sonnen adoptou uma nova e mais interessante personagem.

Ele começou um festival sem fim de ofensas (talking trash) contra Marquardt como se estivesse interpretando uma personagem de um evento de pro wrestling. Na conferência de imprensa feita antes do evento, o presidente do UFC Dana White, chamou as ofensas de Sonnen publicadas no site Yahoo! Sports “a coisa mais louca que já havia ouvido”

Na época do UFC 109, ficou claro que Sonnen tinha aprimorado consideravelmente o seu jogo. Ele vinha de uma vitória impressionante sobre Okami e então passou por cima de Marquardt para conquistar o title-shot contra o campeão Anderson Silva.

Não foi apenas o seu jogo que tinha melhorado. Sonnen também elevou seu trash talk para um nível onde a personagem ultrapassou e muito o lutador. Ele levou as suas ofensas acima de qualquer medida, insultando toda gente, desde os seus adversários, aos mídia e até o povo do Brasil.

Depois que ele derrotou Brian Stann no UFC 136 em Houston, ele estava observar Silva sentado ao lado do octógono. Ele pegou o microfone do apresentador Joe Rogan e disse “Anderson Silva, você é um merdas”. Silva apenas deu uma olhada e sorriu.



Mas com a aproximação da rematch pelo título dos médios no MGM Grand Garden deste Sábado, houve mais uma mudança perceptível na personagem de Sonnen: O tipo pro wrestling que ele vinha a usar amplamente em todas as entrevistas foi abandonado e substituído por uma pessoa confiante, mas perspicaz.

Questionado sobre a mudança de conduta na conferência de impressa, Sonnen não resistiu.

“Eu não interpreto personagens, eu nem sei ao certo o que isso quer dizer, mas eu quero dizer, que estou a levar essa luta a sério há muito tempo” afirmou Sonnen. “Eu venho a treinar para essa luta desde que eu tinha 9 anos de idade, e quero ser campeão do UFC desde 1993. Eu não consigo pensar num dia da minha vida onde não tenha levado esses objectivo a sério”.

Ele levou as coisas a sério no UFC 117, quando ele estava perto de derrotar Silva em Oakland, Calif., para vencer o título. Sonnen aplicou 320 golpes contra Silva, mais do que qualquer outro lutador desde que Royce Gracie aplicou 355 golpes em Ken Shmarock na luta de 36 minutos do UFC 5. Antes da luta contra Sonnen no UFC 117, Silva tinha recebido somente 166 golpes de 11 adversários. Sonnen acertou quase o dobro de todos os outros.

É claro, ele não ganhou nada com isso. Ele estava a caminhar para uma das maiores surpresas da história do UFC quando a sua antiga personagem voltou. A sua fraca defesa contra tentativas de finalizações traiu-o e Silva encaixou um triângulo no final da luta e manteve seu título.

Já passaram quase dois anos desde esse electrizante final de luta, onde Sonnen cumpriu uma suspensão da Comissão Atlética da Califórnia por não obter autorização para uso terapêutico da reposição de testosterona e também se declarou culpado num processo no Oregon por lavagem de dinheiro.

Ele já venceu Stann e Michael Bisping desde que regressou da suspensão e nas duas vezes inesperadamente ele desligou o botãozinho da enxurrada verbal do pro wrestling. apesar dele não ter muita coisa de bom para dizer sobre Silva, pelo menos ele está a dizer nas suas próprias palavras e não nas de uma personagem saída do pro wrestling.

Sonnen eu acho que é muito calculista e não faz nada sem pensar. Ele sabe que Silva está a ficar irritado com ele pelas ofensas de Sonnen e Silva durante a confe4ncia de imprensa da segunda-feira passada perdeu a sua já tradicional calma, fazendo ameaças a Sonnen.

O campeão dos médios, atacou Sonnen de uma maneira pouco usual:

“Bem, primeiro, Chael é um criminoso” afirmou Silva. “Ele já foi condenado por vários crimes. Ele não merece estar dentro de um octógono e quando a hora chegar, a hora certa, eu vou partir-lhe a cara e cada um dos dentes da sua boca”.



Silva é o melhor lutador do mundo e ele mantém o recorde de 14-0 no UFC com uma série de vitórias que já dura há mais de seis anos. Se os comentários de Sonnen deixaram Silva tão bravo a ponto dele perder compostura, já é a primeira vitória do desafiante.

Num treino em Portland, Oregon, na terça-feira passada, Sonnen divertiu-se com a declaração de Silva. Ele deixou de novo o campeão sem resposta, mas não estava a ser uma personagem. Este foi o lutador de verdade, Chael P. Sonnen que falou:

“Eu fico um pouco satisfeito que o Anderson Silva de verdade, o desprezível, se tenha mostrado porque eu venho a dizer há tempos que aquela sua humildade é uma farsa que ele mostra há anos” afirmou Sonnen. “Agora ele aparece e prova que eu estava certo. Portanto, eu fico realmente um pouco satisfeito por isso e, por outro lado, eu tenho um EGO e eu quero mostrá-lo também, porque é o meu nome que está no póster e eu quero que esse evento seja grande. Portanto, eu estou feliz que ele tenha começado a ameaçar-me, apesar das suas ameaças não fazerem nenhum sentido.

“Ele está numa luta dentro de uma jaula de aço. Ele precisa de partir os meus dentes. Ele precisa de partir a minha cara e a minha boca. É uma luta, idiota. Se ele não quiser fazer essas coisas, o que é uma luta então? Mas isso é algo realmente sério para mim. Eu aguentaria sair com os dentes quebrados, com uma mandíbula que precisaria de cirurgia para ser refeita, eu sairia numa maca se fosse preciso para ficar com o cinturão... Ele disse que queria partir a minha boca e os meus braços, e as minhas pernas, mas uma coisa que ele não disse é que ele quer acabar com a minha vontade. E ele não vai partir a minha vontade, meu desejo. Eu quero isso mais do que ele quer”.

Bom, isso veremos Sábado, mas nas aparências pelo menos, a primeira batalha do UFC 148 parece ter sido ganha por Sonnen.



Tradução de MarceloBreve num original de Kevin Iole em Yahoo! Sports
Com tecnologia do Blogger.