Ultimas

Artigo do leitor - SERÁ QUE DÓI??#3: Tombstone vs. Pedigree


Olá pessoal! Bem-vindos a mais uma crónica do “Será Que Dói”. Quem é que já está farto do produto que a WWE actualmente apresenta a ponto de provocar dores de cabeça? Pois é disso mesmo que eu irei falar… dores de cabeça!....

Pelo menos por enquanto, a Wrestlemania tira-nos um bocado de algum aborrecimento semanal e proporciona-nos um show de qualidade.. Quem não se lembra do grande combate nesta última Wrestlemania que roubou o show todo senão do ano inteiro, falo claro de Undertaker vs Triple H num “End of na Era” Hell in a Cell match. Foi aqui que fez-se luz na minha cabeça para um novo artigo. Como sabem, cada um destes dois senhores possui um finisher considerado devastador e que provavelmente só os veremos umas 5 vezes ou menos por ano, o “Tombstone Piledriver” de Undertaker e o “Pedigree” de Triple H. O que têm em comum? Ambos apontam para a cabeça.. simples? Seria simples se ambos tivessem o mesmo efeito, mas não têm..

Undertaker: Tombstone Piledriver

Também chamado de "Kneeling belly to belly Piledriver". Considerado um dos moves mais poderosos e perigosos da WWE, é também proibido aplicá-lo em certas promoções de wrestling e mesmo na própria WWE sendo apenas restrito para Undertaker e Kane. Este move é uma variante do Piledriver que quem nunca viu foram aplicados como finishers através de Mankind e Jerry “The King” Lawler.

A versão destes dois era simplesmente pôr a cabeça entre as pernas agarrar a cintura, virar o oponente ao contrário e atirá-lo de cabeça para o chão sentando. A versão do Undertaker é considerada mais perigosa em que a aplicação difere em de além virar o oponente ao contrário, este fica barriga com barriga com o Undertaker com a cabeça entre as pernas, difere também em que Undertaker em vez de sentar, este dá um pequeno salto criando mais distância e deixando-se cair para a frente para depois deixar cair o adversário de cabeça usando o seu próprio ímpeto e o peso do oponente.

Para contra atacar o Tombstone é preciso que o adversário ainda esteja consciente e não muito cansado, como puderam ver em alguns combates (o que me lembro mais agora foi um Undertaker vs Kurt Angle) quando o oponente está virado de pernas para o ar, este utiliza o peso do próprio corpo para cair de pé e ficar com Undertaker na posição de vítima do Tombstone.

Triple H: Pedigree

Ou mais propriamente, “Double Underhook Facebuster”. Este move tem uma aplicação parecida com um Piledriver, pelo menos no começo. HHH para preparar o oponente desfere de um pontapé no estômago, mete a cabeça do adversário entre as pernas e depois para não deixá-lo fugir, prende os braços à “policia” (só que ao contrário lol).

Para o impacto, Triple H não põe o adversário virado de pernas para o ar como Undertaker, em vez disso, dá um salto para trás de modo a criar mais distância para o impacto com o tapete e fazer com que o adversário fique na posição de deitado no ar e caia com o corpo todo. Mas é um move que afecta a cabeça, é por isso que a cabeça do oponente encontra-se por baixo das pernas de HHH em que este usa a força do corpo todo para atravessar com a cabeça no tapete. Mas HHH precisa de ser pesado para aguentar o começo do finisher porque se o adversário for maior ou mais forte e não estiver cansado , simplesmente levanta a cabeça para aplicar um Back Body Drop.

Comparando os dois no real:

Tombstone Piledriver: o impacto real pode causar dores no pescoço ou até mesmo parti-lo e na coluna vertebral deslocando ou partindo os discos vertebrais. Quem não se lembra da famosa cirurgia que Austin fez ao pescoço devido a um botch de Owen Hart? Lembro-vos que ao longo da coluna vertebral situa-se a espinal medula que sustem todas a ligações nervosas que transmitem informação ao cérebro e Austin retirou-se por receio a uma paralisia total se sofresse outro bump.

Pedigree: não é propriamente um move que provoque danos profundos ou de alto risco. Pode afectar o tronco com desconforto, músculos doridos. Na cabeça, afecta a zona frontal toda fazendo com que no dia seguinte fique feio em frente ao espelho partindo a cana do nariz, a mandíbula e umas estrelinhas à volta da cabeça tipo tonturas, quase inconsciência ou mesmo um K.O. de alguns minutos tipo uma sesta.

Em final de análise, gosto dos dois finishers mas tenho que dar a vitória a Undertaker por ter um move mais perigoso, forte e poderoso que Triple H.

E vocês preferem qual dos dois? Em termos de Piledriver, preferem as versões de Mankind e Jerry Lawler à do Undertaker?

Obrigado, adeus até para a semana!
Com tecnologia do Blogger.