Ultimas

My Points Of View #2 - Porque os cinzas também existem


Boas, cá estou eu mais uma vez com um artigo para vos encher a cabeça de coisas que não interessam a ninguém.

Esta semana o Wolve sugeriu que falasse sobre heels, faces e tweeners, visto que creio que toda a gente sabe o que um face e um heel são e qual o seu papel no mundo do wrestling, resolvi focar-me esta semana nos tweeners......

Pois bem vou começar por explicar o que é um tweener, o termo nasceu da palavra inbetweener, que significa intermédio, ou seja neste caso um tweener não é nem heel nem face, mas sim um membro do roster que é neutro, podendo assim utilizar tácticas heel ou face conforme for mais conveniente, os tweeners são também conhecidos por utilizarem tácticas heel conseguindo mesmo assim ficar over com o público, sendo os melhores exemplos pessoas como Eddie Guerrero, Steve Austin, Sting (1996 a 1998), CM Punk (Verão de 2011), Samoa Joe e um exemplo agora mais recente no Ken Anderson (sim porque ele pode utilizar tácticas heel e sair over com o público porque é um asshole, faz o que lhe apetece)

Após dar estes exemplos creio que a importância e impacto que tiveram no negócio é mais que óbvia, e é fácil perceber porque, no que toca à vida real, não existe só branco e preto, existe áreas cinzentas, reacções não tão óbvias, “agendas ocultas”, e todos nós nos conseguimos identificar com isso, a vida não é linear, e a ideia que por tanto tempo nos tentam passar de luta “bem contra mal” torna-se algo banal, de volta e meia é necessário um tweener alguém que simboliza isso mesmo, as áreas cinzentas.

Eddie Guerrero com a politica de fazer tudo o que for preciso para ganhar, se não estás a fazer batota não estás a tentar com força suficiente, todos nós adorámos isto, e mesmo com todas as artimanhas conseguia sempre sair over com o público, porquê? Porque o público se conseguia identificar com ele.

Steve Austin, escusado será dizer, qual de nós não adorava poder passar a vida a agredir o nosso patrão?

Sting Vs nWo, o homem que se revoltou não só contra uma stable mas sim contra uma companhia inteira até lhe ser dado o que ele queria, um homem numa batalha para limpar o seu nome e derrotar quem o manchou, custe o que custar e a quem custar.

CM Punk, o homem que aproveitou a sua saída da empresa para falar o que lhe vinha na alma, e que voltou a meter o wrestling no mapa dos média.

Samoa Joe, independentemente do que ele faça a sua simples intensidade e agressividade conseguem que o público o adore, um homem para quem todos os meios justificam o fim.

Ken Anderson? Um asshole. Toda a gente tem um em si. (não vou disponibilizar esta piada em braile)

Pois bem, aprofundando agora mais um pouco sobre a importância deles, já ouvi muitas teorias, já ouvi gente dizer que não têm lugar no negócio, já houve génios a dizerem-me que tweeners é só para os jobbers. Creio que pelos nomes que apresentei se vê que as coisas não serão bem assim.

Na minha opinião e experiência pessoal, enquanto fiz escrita criativa sempre procurei arrancar com o tweener no midcard ou colocar um no upper-midcard, porquê?
Simples, pelos nomes que vos dei nota-se torna-se claro que um tweener bem desenvolvido de modo a criar um laço com o público pode de um momento para o outro mudar o panorama do negócio, exemplos claros? Steven Austing, Sting, CM Punk.

As pessoas têm de se lembrar que os escritores criativos não são máquinas, não são robots e que por isso estão condenados a ter ideias que eventualmente possam falhar, o que não inviabiliza ou não significa que as coisas não tenham utilidade ou que a possibilidade de sucesso não esteja lá.

Este negócio como disse no artigo pré-WrestleMania vive da mudança e evolução, ao mesmo tempo as companhias vivem do sucesso dos seus atletas, esse sucesso só pode existir se existirem laços a serem criados com o público, numa era em que as pessoas cada vez procuram mais algo com que se identificar o mero bem e mal já não serve, o pública grita e começa a exigir os cinzas.

E pronto,

Sem mais me despeço e até para a semana. Mais uma vez espero que tenha sido um artigo algo útil e fico aguardar por comentários e se alguém quiser fazer sugestões para o artigo da próxima semana agradeço,

Cumprimentos,
Com tecnologia do Blogger.