Ultimas

Olhando a final do Tough Enough, tendo em conta o passado, presente e o futuro!


O reality show da USA Network “Tough Enough” que cujo objectivo é criar uma nova estrela para a WWE atingiu o seu clímax com os finalistas a serem Luke Robinson, um lutador independente de 26 anos de idade do Maine e Andrew Leavine com experiência de quatro anos de futebol americano na Universidade da Florida que foi o escolhido pela WWE para participar no show....

O último episódio gravado, transmitido na segunda-feira passada viu Jeremiah Riggs um antigo lutador de MMA sem qualquer experiência no wrestling antes do show ser eliminado.

O principal objectivo de trazer de volta um show que havia sido transmitido na MVV de 2001 a 2003 e no Smackdown em 2004 antes de ser cortado era sobretudo aprender com os erros do passado. O ponto-chave destes shows é que este tenha e possa produzir personalidades que as pessoas gostem e se revejam nelas. Para além disso, se o show for composto por pessoas que pouco sabem de wrestling como foram as primeiras temporadas é impossível criar uma estrela a não ser que haja um freak como Kurt Angle, pois por mais que fiquem overs na televisão, nunca não estarão ao nível de um performer da WWE.

Isso tornou-se óbvio logo na primeira temporada com o seu vencedor, Maven Huffman que vindo do show tornou-se de imediato uma estrela, contudo ele não estava pronto para o ringue. Tendo alguns rasgos de sucesso, aquele nível de wrestling que apresentava nunca viria a ser ultrapassado e eventualmente acabaria por ser despedido alguns anos depois e de tal forma que deixou o negócio e dedica-se agora aos anúncios de televendas.




Os pontos altos de Maven na WWE

Outro exemplo similar é o vencedor da quarta temporada, Daniel Puder que ganhou uma popularidade enorme quando teve um incidente com Kurt Angle num shoot challenge onde prendeu um kimura em Angle, fazendo este passar vergonhas, mas depois de ter um contrato de 250 mil dólares por ano a realidade é que sem treino de wrestling e sem qualquer conhecimento do negócio antes de ter entrado no concurso, ele era alguém em quem os oficiais viam como uma estrela, contudo iria levar anos até ele ser um performer do nível da WWE.

Acabaria por ser despedido ainda no decorrer do primeiro ano de contrato, embora tenha o ano passado combatido na New Japan e a dada altura foi pushado no Strikeforce, estando assim nos dois negócios.



O dia em que Jimmy Korderas salva Kurt Angle de Daniel Puder



Daniel Puder leva a sova da vida dele no Royal Rumble

A lição a tirar é que é necessário terem participantes com um certo nível de treino e que possam estar prontos a evoluir. Contudo após a primeira temporada, ficou claro até mesmo para a WWE que o Tough Enough seria somente um programa de TV com o objectivo do entretenimento e nunca criaria uma estrela.

A decisão de haver uma próxima temporada ainda não foi tomada. A USA Network ainda não deu o voto para a renovação, contundo também não informou do cancelamento. Mas tal como o Ultimate Fighter, quando uma temporada termina, começa-se de imediato a filmar uma nova pois sé é emitido algo sobre essa nova temporada, quando tudo está filmado. Existem várias ideias a serem discutidas quanto á próxima temporada, a WWE tem ideias, A USA tem ideias e até mesmo ao apresentador Steve Austin tem ideias.

Olhando agra aos dois finalistas desta temporada. Robinson tem perfil e tem faro para o negócio e foi claramente para a audiência do show a estrela do mesmo no decorrer da temporada. Contudo o problema dele e que tendo apenas 1.80m e 90kg, sem qualquer nome no wrestling independente e se não passar pelo programa de desenvolvimento da WWE, a realidade é que será “comido vivo” quando estiver no balneário da WWE.

Leavine encaixa-se no perfil do lutador que a companhia quer, contudo não tem o carisma e não está ao nível do performer que é Robinson. Foi um bom jogador de futebol, mas não bom de forma a ser draftado para a NFL, contudo foi convidado para o camp dos Miami Dolphins. Em termos de ser atleta no ringue, Riggs foi superior aos dois finalistas, Leavine teve um flashes de carisma, mas ele tem o que a companhia quer, tendo legitimamente 1.95m (o que indica que pode ser vendido como tendo 2.00m ou mais no wrestling) e tem um peso que pode ser cortado para os 118kg vindo dos 136kg que tinha como jogador.



O último episódio terminou dando a indicação que ambos iriam combater em frente do público em Tampa num show da Florida Championship Wrestling e o que fizesse o melhor combate venceria. Isso foi gravado a 19 de Maio com ambos a terem combates de cinco minutos com Bill DeMott. Os live reports do show indicaram que Robinson não fez boa figura ao contrário de Leavine que já tinha a experiência de combater lá anteriormente.

O último episódio acontecerá hoje em directo de Richmond, Virgínia antes do Raw. Todos os participantes da temporada, e presumo que todos os treinadores forma chamados para aparecerem no show. Existem rumores que Robinson e Leavine possam combater no show e o vencedor seja anunciando no fim da primeira hora do show de três horas contando com o Raw. A decisão será tomada com base no melhor performer (Robinson) contra aquele que tem mais potencial devido ao seu tamanho, contudo o julgamento dos lutadores, feito com base no seu tamanho normalmente não corre bem, pois no final de contas o que conta é ter carisma e isso é valido para todas as formas e tamanhos.

Na realidade de todos os participantes nesta temperada, quem tem a melhor hipótese de ser chamado ao roster principal e embora não sendo uma breakout performer é Christina Crawford a irmã mais nova de Victoria Crawford, que luta com o nome de Alicia Fox. O laço familiar nuca foi mencionado no show. Crawford tem bom perfil e alguma habilidade atlética. O nível de ringue para uma mulher não é tão elevado como apre um homem. Fazer o julgamento de um performer masculino e o como irá evoluir é difícil pois vários factores tem de ser analisados, para uma mulher, o aspecto é mais tomado em conta e ela tem isso.

Original de Dave Meltzer em WON com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.