Ultimas

[Faz hoje 14 anos] Secrets of The Ring : The Fingerpoke of Doom


Sejam bem vindos ao Secrets of the Ring , que irĂ¡ hoje regressar aos tempos da antiga World Championship Wrestling , para recordar aquele que foi um dos Ăºltimos pregos a serem postos no caixĂ£o da WCW durante as Monday Night Wars....

E nĂ£o estou a referir-me Ă¡ coroaĂ§Ă£o de David Arquette como CampeĂ£o Mundial da WCW ,e nem mesmo sobre a vitĂ³ria de Vince Russo esses «Wrestlecrap moments» ficarĂ£o para outras edições , hoje iremos falar sobre o mundialmente famoso «Fingerpoke of Doom» .

O nome «Fingerpoke of Doom» Ă© o nome de uma «storyline» que teve lugar na ediĂ§Ă£o de 4 de Janeiro de 1999 do WCW Monday Nitro , que envolveu trĂªs nomes , Bill Goldberg e claro o que seria de um caso estĂºpido de «booking» na WCW se os nomes de Kevin Nash e claro Hulk Hogan nĂ£o estivessem envolvidos .

Tudo tem lugar no meio da virtuosa e gloriosa «streak» de vitĂ³rias de Bill Goldberg , que viria a acabar Ă¡s mĂ£os de Kevin Nash e Scott Hall no PPV Starrcade 99 , nesse combate Goldberg perderia o TĂ­tulo que conquistara a Hogan alguns meses antes para Nash , devido a uma interferĂªncia de Hall .

O curso da «storyline» ditava que Nash deveria revelar-se insatisfeito com a atitude de Scott Hall e daria a Goldberg a sua desforra na ediĂ§Ă£o de 4 de Janeiro do Monday Nitro , que teria lugar no estado natal de Goldberg , ou seja em Atlanta , Georgia . Contudo de forma a preparar o que se viria a conhecer mais tarde e afastar Goldberg da «storyline» durante algum tempo , as «mentes geniais » da WCW decidiram entrar em acĂ§Ă£o .

E o que pensaram as «mentes brilhantes» da WCW ?? Decidem arranjar uma histĂ³ria da carochinha onde Goldberg seria acusado de «perseguiĂ§Ă£o» por Miss Elizabeth , acabando mesmo por ser «preso» no decorrer do programa . (E se por alguma razĂ£o acharem que isto Ă© mau , ficam a saber que a primeira intenĂ§Ă£o da companhia era envolver Goldberg numa acusaĂ§Ă£o de violaĂ§Ă£o , esta hipĂ³tese foi rejeitada pelo prĂ³prio Goldberg) .

E Ă© nesse momento que Hulk Hogan , que se tinha retirado pela 83ª vez dois meses antes , decide activar a sua clĂ¡usula de controlo creativo e inserir-se na «storyline» , pouco tempo depois da suposta «prisĂ£o» de Goldberg e Ă©-lhe «oferecido» por Nash um combate pelo TĂ­tulo e assim ficava montado o cenĂ¡rio principal para o momento que marcaria o ponto de viragem das Monday Night Wars .

Contudo Ă¡ partida para este combate , nada fazia prever o resultado desastroso que se seguiria , tendo a «storyline» entre o malvado lĂ­der da malvada NWO e o rebelde tornado «babyface» que tinha decidido criar uma força para enfrentar Hogan e seus pares , criado uma dose grande de expectativa e que a bem da verdade merecia um palco maior como um Starrcade e nĂ£o num Monday Nitro , contudo foi esse o cenĂ¡rio escolhido , tendo o combate conseguido ainda assim um dos maiores «ratings» atĂ© entĂ£o .

O combate começou com o tradicional fitar de olhos tendo Nash feito troça da «spot» habitual de Hogan em que este rasga a camisola para deleite dos fĂ£s , e com um «Lock up» , forte de Nash , empurrando Hogan para o canto , e entĂ£o Hogan toca com um dedo no peito de Nash e este inexplicavelmente deixa-se cair como se tivesse atingido por um tiro de morteiro , de imediato Hogan faz a «cover» perante o desagrado dos milhares de fĂ£s incrĂ©dulos que enchiam o recinto , de imediato Hall , Nash e Hogan voltaram a unir-se e a formar essa «reuniĂ£o massiva de egos» conhecida como NWO . ApĂ³s o sucedido , jĂ¡ nem a apariĂ§Ă£o de Goldberg salvou a noite para os fĂ£s.


Como sempre acontecia em todas as segundas -feiras , os programas principais da WWF e da WCW colidiam numa guerra de audiĂªncias , sendo o Nitro em directo e o Raw gravado dias antes. Ora pois na mesma noite , em que Nash e Hogan fazem esta palhaçada , Mankind enfrentava The Rock pelo TĂ­tulo da WWF , factor que tinha sido dado previamente a conhecer , como era costume pela WCW , contudo o tiro saiu pela culatra , jĂ¡ que atĂ© ao instante em que Ă© anunciado que Mick Foley venceria o TĂ­tulo , as atenções estavam viradas para o Nitro e para o embate entre Nash e Hogan, contudo assim que Ă© dada a informaĂ§Ă£o , milhares de pessoas mudaram de canal para ver a vitĂ³ria do popularissĂ­mo Mick Foley , tendo de imediato regressado ao Nitro para ver os cinco minutos finais do programa .



O rating final foi de 5.7 para o Raw e 5.0 para o WCW Monday Nitro , tendo as audiĂªncias da WCW começado a descer desde entĂ£o , muito devido Ă¡ desvalorizaĂ§Ă£o sofrida pelo TĂ­tulo Mundial da empresa , tendo os jĂ¡ mencionados reinados de Arquette e Russo sido a prova final da desvalorizaĂ§Ă£o sofrida pelo outrora TĂ­tulo mais importante do mundo do Wrestling , mas sobretudo pelo facto de os fĂ£s se terem sentido mais uma vez «ludibriados» pela WCW e pela NWO , tendo a maior parte dos fĂ£s , percebido isto como mais uma «jogada de poder» , jĂ¡ que era sabido que Hogan possuĂ­a controlo total sobre o rumo da sua personagem , enquanto Nash era um dos «Bookers» , embora este nege categoricamente estar envolvido no «booking» desta vergonha , acusando Goldberg de ter sido o causador desse rumor , Nash afirma que sĂ³ começou a assumir funções de «booker» em Fevereiro de 1999 , tendo este incidente ocorrido em Janeiro.

Esta seria na minha opiniĂ£o a machadada final na WCW , que sucumbiu aqui a vĂ¡rios acidentes , a mĂ¡s decisões e ao total descontrolo que reinava naquela empresa .
Com tecnologia do Blogger.