Ultimas

Serei um Smart - Os Campeões

Após a Wrestlemania, e mais recentemente o Backlash, a WWE recorreu da sua "velha guarda":

Kane, entrou na empresa, em 1995 (1997 com a gimmick de Kane), ou seja, à 13 anos que Glen Jacobs, nascido quase aqui ao lado em Madrid, se estreou nos recintos da então WWF. Ao longo destes 13 anos, Kane tem semeado o pânico por todo o roster da empresa. Poderá não ser o monstro que já foi no passado, mas não deixa de ser um adversário temível para qualquer elemento. Este é apenas o seu segundo reinado como campeão "mundial", e o primeiro a sério, ou seja, no anterior, segurou o cinto por 24 horas (ou menos). Dizem que não teve mais reinados porque não quis, o que deve ser totalmente verdadeiro.

Undertaker, é simplesmente a maior figura actual do pro wrestling, e encontra-se ao nível das figuras mais lendárias que algum dia pisaram um ringue. O seu legado fala por si. Actualmente, é o WHC, após uma segunda conquista consecutiva do cinto na Wrestlemania. Segundo os rumores, que têm sentido em ser verdadeiros, dominará a Smackdown nos próximos tempos, excepto, se o azar lhe bater novamente à porta.

HHH, é talvez o mais controverso deste elementos, quanto a reconhecimento. Para muitos, ele é um dos expoentes da industria, um homem que tem o que tem por direito próprio e pelas suas capacidades. Para outros, a posição privilegiada junto do topo da empresa, com a sua ligação à família McMahon, através do casamento com Stephanie, deu azo a um currículo exagerado. Talvez nem uma coisa, nem outra, mas o que é certo é que "The Game", "King of Kings" é muito popular, e as mais recentes vendas do seu DVD, são prova disso.

Estes homens têm em comum o facto de serem autêntico fenómenos de popularidade, capaz de arrancar uma grande ovação em qualquer recinto do Mundo. Uns mais do que outros, mas ninguém fica indiferente com a sua presença.

Vince McMahon já afirmou por diversas vezes que apenas dá aos fãs, o que eles querem, e neste caso, deu os cintos a três veteranos, com uma popularidade ímpar junto dos fãs. No entanto, os ratings dos seus shows, nos EUA, tem vindo a baixar, e a ECW deste semana bateu no fundo, com 1.09, ou talvez não?

Não parece um pouco confuso, os campeões serem adorados pelo público, e esse mesmo público, ser menor!

Existem várias justificações para isso. Desde o booking, à qualidade média dos intervenientes, passando pelos escândalos que abalam a industria, e terminando na maior diversidade de entretenimento, ou mesmo saturação do mercado.

Como já escrevi anteriormente, a grande diversidade de entretenimento que um indivíduo tem acesso acaba por retirar público ao wrestling, e em especial ao seus shows televisionados. Outros programas desportivos, com especial incidência nos muito populares shows de MMA, uma grande diversidade de videojogos, e a internet, com as suas multi-funções, de certeza que retiram e muito, público às audiências televisivas. A caixa que mudou o mundo, já não tem o mesmo peso que teve em outras eras, e hoje é cada vez mais ultrapassada pelo fenómeno internet.

Acredito que hoje em dia, os PPVs da WWE sejam mais vistos que à meia dúzia de anos atrás, apesar da constante quebra nas vendas, salvas as devidas excepções. Os sites de torrent, partilha de vídeos e de strems, batem constantes recordes de acessos. Basta verificar que ainda à dois anos, era fácil aceder a uma Stream de um PPV da WWE, e enquanto que hoje em dia, por diversas vezes não temos esse acesso cortado ou bastante lento, dado o enorme fluxo de tráfego.

Mas como já me estou a repetir, com textos anteriores, levanto novamente a questão: Não existe uma contradição, sendo os Campeões populares e as audiências a baixarem?

A ECW é mesmo o caso mais flagrante! Na altura da coroação, alguns levantaram a questão, o que traria Kane a mais como Campeão à ECW? Para muitos a resposta estava e está no "Star-Power" que foi atribuído ao cinto. Alguém já consagrado segurar o mesmo, dando-lhe a devida credibilização, que lhe faltava.

Na questão do "Star-Power", não deixo de concordar, já que era essa vertente uma lacuna da ECW, preenchida a espaços com a visita de estrelas de outras brand, em especial da Smackdown, desde a unificação dos rosters. Contudo, isso não serve de nada, se não for atribuída uma competição a sério pelo título. Um competição que faça querer que o título é muito desejado, é o valor mais alto do show. Ai penso que a WWE ainda não fez o suficiente. A presença de Taker no show, assim como outras vedetas, não deixa de ser agradável, mas não lhe traz a emoção que necessita. Juntando isso à troca de comentadores, com a retirada de cena de um dos mais queridos do público da ex-ECW, Joey Styles, o resultado só poderia ser aquele que está à vista, ou pior ainda. (Se bem que duvido que qualquer ex-fã, digno desse nome, da antiga ECW, acompanha-se esta de forma regular!)

Na RAW ainda é algo cedo para apontar o impacto que terá ou não terá este reinado de Triple H. Para muitos, Orton estava a iniciar a sua consolidação como Campeão, e preparava-se para escrever uma página dourada na sua carreira. Pessoalmente, penso que Orton teve um bom reinado, com vitórias importantes sobre HHH e Cena na Wrestlemania, Jeff Hardy no Royal Rumble, entre outras, e safou-se como qualquer bom heel em outras ocasiões que o seu cinto esteve em risco. A feud com Jericho é que deixou muito a desejar, mas ai a culpa não foi sua, mas si na montanha que o rato pariu sobre o regresso de Jericho.

Na última RAW, o show obteve uma subida nas audiências, e após umas semanas na casas dos 3.0, 3.1, subiram um pouco até aos 3.3 de média, obtendo a segundo hora de programa, 3.5, um número mais perto da média que tem sido alcançada nos últimos anos. Agora é necessário esperar pelas próximas semanas, para ver se a retoma se mantem, e consolida-se. Para já, as indicações, até são bons, com uma rivalidade interessante (e a possível entre Orton e Triple H pelo título), alguma revitalização das Tag Team, com Carlito e Marella a irem atrás de Rhodes e Holly, e King Regal a entrar em feud com Kennedy, mas a preparar-se para algo bem mais importante, dado o seu novo estatuto, e o seu dedo na última RAW. Poderá ser a rumorada British Stable, que seria muito bem vinda ao programa, e para dominar ainda melhor!

Na Smackdown, Taker irá dominar por algum tempo. Segundo os spoiles conhecidos as coisas aqueceram neste último show, e quem deveria tomar maior protagonismo, tomou-o. Deixou de fazer apenas figura de corpo presente, para passar à acção, o que é muito bem vindo (como disse, gosto muito de stables heels). Aqui não pode ser esquecido Matt Hardy que alcançou um importante título individual, e que ainda estará mais umas semanas em luta com MVP. Depois, espero que MVP suba a outro patamar e Matt tenha umas boas rivalidades pelo cinto.

Por isso, excepção feita à ECW, que apesar de Kane Campeão e do Mister Money in The Bank, assim como os Tag Team Champion (e ainda dizem que o Vince não faz nada pela brand) não se adivinha nada de muito bom, a RAW e Smackdoown, tem ingredientes de sobra para alcançar uma retoma em termos de audiência. As próximas semanas ditarão se é verdade ou não!

Mas a questão na pode ser ignorada, será que estes são mesmos os Campeões e os campeonatos que o público quer, ou o público adora estes wrestlers, mas quer outros elementos, especialmente, novas vagas a lutarem pelos títulos principais?
Com tecnologia do Blogger.