Ultimas

Tomos de Eternidade

Esta semana voltamos ao assunto dos gaijins, uma vez que pretendo acertar este tema com o resto das crónicas. Por isso esperem para daqui a duas semanas gaijins na década de 90.

Mas esta semana é dedicada aos mais proeminentes gaijins dos anos 80.

Antes de falar das novas caras terei de referir aqueles gaijins que, embora tenham ganho fama durante a década anterior, continuaram a ser nomes importantes nos anos 80. Primeiro temos os Funks, que continuaram a ser uma das tag-teams gaijins mais importantes da AJPW, inclusivamente tendo ganho mais umas edições da Real World Tag Leaque. Os monstros sanguinários Abdullah the Butcher e Tiger Jeet Singh continuaram a aterrorizar o público e os adversários. No entanto no início da década os dois trocaram de promoção, o Butcher indo para a NJPW, e Singh para a AJPW( no entanto o Butcher voltou a competir na AJPW).

No entanto existem dois homens que durante esta década ganharam grande proeminência, sendo um deles considerado o mais bem sucedido gaijin da história do Puroresu( bem como um dos wrestlers mais stiffs da história). Stan “The Lariat” Hansen e “King Kong” Bruiser Brody.

( não consegui resistir. Esta imagem é demasiado boa para não pôr. Brody e Hansen a fazerem de samurai. Lindo.)

Ambos começaram as suas carreiras na América, onde inclusivamente formaram uma tag-team na promoção NWA Tri-State, onde ganharam os títulos de tag-team. Stan Hansen estreou-se na NJPW no final da década de 70, Bruiser Brody por seu lado estreou-se na rival AJPW em 1981.



(tributos a Hansen e Brody)

Hansen rapidamente ocupou uma posição de destaque, feudando com Antonio Inoki, tendo-o inclusivamente derrotado pelo NWF Heavyweight Championship( o antecessor do IWGP Heavyweight Championship). Teve igualmente feudos com outros gaijins Andre the Giant e Hulk Hogan, bem como enfrentar outras caras de topo da promoção. Com Riki Choshu criou uma tag-team apelidada de “The Lariat Combo”.
No final de 1981 salta para a AJPW, onde competiria o resto da sua carreira.

Bruiser Brody por seu lado iniciou um feudo com os Funks, tendo derrotado Dory Funk Jr para conquistar o NWA Internacional Heavyweight Championship, título que ganharia mais duas vezes. Inicialmente fazia equipa com outro wildman gaijin, Jimmy “Superfly” Snuka, mas com a chegada do violento Texano, Brody e Hansen reconstituíram a sua tag-team, e durante os anos seguintes seriam uma das tag-team de topo da promoção, tendo sido condecorados os primeiros PWF World Tag-team Champions, e ganhando a Real World Tag Leaque. Stan Hansen alcançou ainda enorme sucesso em competição individual, tendo inclusive derrotado Giant Baba para ganhar o PWF World Heavyweight Championship, sendo por isso o único wrestler da história a derrotar Antonio Inoki e Giant Baba por pinfall em combates de título.




(combate final da Real World Tag Leaque de 1983, Brody e Hansen vs Tsuruta e Tenryu)

Em 1985 Brody termina o seu contrato com a AJPW. Como consequência ocorre uma disputa entre as duas promoções Japonesas para assegurar o contrato de Brody, disputa que a NJPW acaba por ganhar com uma oferta de 14.000 dólares por semana, tornando-o assim o wrestler mais bem pago do mundo na altura. Na NJPW teve um feudo com Antonio Inoki, no entanto nenhum dos dois estava disposto a pôr o outro “over”. Brody por raramente fazer o job( um traço problemático daquele que foi durante a sua carreira um dos wrestlers mais populares do mundo, isto numa altura em que não existia divulgação internacional do wrestling), e Inoki por não estar disposto a perder para alguém que já tinha sido vencido pelo seu rival Giant Baba( alguns dos raros jobs que Brody realizou foram na AJPW). Assim os combates entre os dois sempre acabaram em empates ou desclassificações.

Com a ausência de Brody Hansen teve de encontrar outro parceiro de tag-team, assim fez equipa com Ted Dibiase, o futuro “Million Dollar Man” tendo os dois alçando ouro e vitórias na Real World Tag Leaque. Em 1987 Dibiase parte para a WWF e mais uma vez Hansen fica sem parceiro, embora inicialmente tenha feito equipa com Austin Idol Hansen encontrou um parceiro á sua altura no famoso Terry “Bam Bam” Gordy, um dos membros dos Fabullous Freebirds, que na altura começara a competir na AJPW, tendo ganho em mais duma ocasião os recentemente criados AJPW Unified World Tag-team Championship e claro a Tag Leaque( Gordy ainda ganharia mais sucesso nos anos seguintes). Finalmente em 1989 Hansen pela primeira vez fez equipa com um nativo, neste caso Genichiro Tenryu que na altura era o nativo nº2. Como já era hábito a equipa teve bom sucesso.
Claro que a nível individual o sucesso de Hansen não foi menor, pois rapidamente apôs a sua chegada tornou-se o gaijin nº1 da promoção, tendo-se tornado o rival de Giant Baba e mais tarde de Jumbo Tsuruta, tendo ganho todos os três títulos individuais da AJPW, mais tarde unificados na Triple Crown. Hansen ganhou ainda o AWA World Heavyweight Championship( e daí resultou uma grande controvérsia).

Brody regressou á AJPW em 1988, tendo-se envolvendo num feudo com o seu antigo parceiro Hansen, e desafiado Jumbo Tsuruta pelo NWA International title antes da sua trágica morte a 17 de Julho desse ano, morte que o Deadman já tratou nos seus Secrets of the Ring. A AJPW realizou então um memorial em honra de Brody, um dos mais populares gaijins que haviam competido no país.

Foi Hansen quem popularizou a Lariat no Japão, tendo-o tornado um dos mais respeitados finishers da modalidade. Habitualmente quando Hansen( ou outros que usem o Lariat) atingia o Lariat os comentadores gritavam histericamente “LARIATOOOOOO!!!!!!”. Ninguém se levantava do Western Lariat.
Outra nota interessante. Hansen era míope como uma toupeira, mas não conseguia usar lentes de contacto( há quem nunca se habitue) e como não podia competir de óculos era obrigado, de forma a não parecer falso, a ser ainda mais stiff do que o que era necessário, o que contribuiu em muito para a sua reputação de (extremamente)stiff.


( Hansen decapita Kobashi com o Western Lariat)


(quando vi este clip pela primeira vez a descrição era: HANSEN SMASH PUNY MASKED JOBBERS!!!. Uma beleza de ver. Um par de Lariats tremendamente stiffs. Era capaz de passar um dia inteiro a ver o Hansen decapitar malta com o Lariat)

Embora Brody e Hansen tenham sido os gaijins mais bem sucedidos, houve outros nomes a destacar. Tal como um certo Hulk Hogan que entre 1980 e 1983 competiu frequentemente na NJPW. Na NJPW Hogan teve feudos contra notáveis como Andre the Giant( numa altura em que Andre ainda era móvel), Stan Hansen, Tatsumi Fujinami, Abdullah the Butcher e o ás da promoção Antonio Inoki. Os mais famosos combates entre os dois ocorreram durante as primeiras IWGP Leaques, tendo Hogan vencido a primeira em 1983 ao derrotar Inoki com um Axe Bomber( o finisher de Hogan no Japão, uma versão do Lariat).


( o dito combate, aproveitem para ver a técnica do Hogan. Clipado em metade mas ainda vale a pena ver)

Contudo Inoki e Hogan também fizeram equipa, tendo ganho por duas vezes consecutivas a MSG Tag Leaque( precursora da G1 Tag Leaque). Hogan era tão popular no Japão, devido ao seu fantástico carisma e impressionante físico( isto sem esquecer a técnica, a qual é muito superior á que muitos haters pensam. Quem estiver familiarizado com o trabalho dele na AWA sabe do que estou a falar), que recebeu a alcunha de “Ichiban”, o Nº1. Ainda no Japão teve ocasião de gravar um albúm.





( e porque eu tenho um grande coração aqui está a desforra um ano depois. Finais da NJPW IWGP Leaque em 1984. Tenham em mente que eram os anos 80, e que o Hogan já trabalhava para o MacMahon)

Claro que não nos pudemos esquecer do Dynamite Kid, que com o Tiger Mask original levou á criação da divisão de Junior-heavyweights, sendo uma das maiores estrelas da mesma. Já no final da década, com Davey Boy Smith, rumaria á AJPW competindo como a famosa tag-team, os British Bulldogs embora não tenham alcançado muito sucesso.
Outra famosa tag-team que ganhou enorme popularidade no Japão foram os Road Warriors. Realizaram a sua primeira tour no país em 1985 na AJPW e foram um êxito imediato, conquistando o público com a sua imensa imponência física e brutal estilo de combate. O seu sucesso foi de tal ordem que sempre que podiam realizavam tours no país. Viriam a ganhar os NWA International Tag-team Championship, o principal título de equipas da promoção.


( combate de estreia dos Road Warriors vs Animal Hamagushi e Killer Khan( o careca) na AJPW em 1985. Entrada ao som de Ironman dos Black Sabath, o clássico tema dos Road Warriors, uma das minhas entradas preferidas)

Ainda outro nome a referir seria Joe Malenko, que com o seu irmão Dean, competiram na AJPW no final da década.



( os irmãos Malenko disputam o AJPW Junior-heavyweight title. Joe defende contra Dean, 11 de Julho de 1989. Combate extremamente técnico)

Comparando os anos 80 com as 3 décadas anteriores existe a ideia de que havia menos gaijins a competirem nas promoções Japonesas, o que em si tem algo de verdade.
Tal deve-se ao fim da era dos territórios.
Enquanto nas décadas anteriores existiam muitas promoções de wrestling nos vários estados Americanos( WCCW no Texas, Mid Atlantic nas Carolinas, Florida Championship Wrestling na Florida, Big-Time Wrestling em Detroit, WWWF no Nordeste, Stampede Wrestling em Calgary entre outras), na década de 80 os promotores começaram a gradualmente expandir os seus territórios, comprando outras promoções( o Vince MacMahon foi o primeiro mas muitos tentaram imitá-lo) o que limitava os locais onde os wrestlers podiam trabalhar, e ao mesmo tempo as promoções tentavam obter a exclusividade dos wrestlers, o que durante a duração do contrato os impedia de trabalharem noutros lugares. Assim não era mais possível realizar um par de tours no Japão, uma vez que promotores como o MacMahon e o Crockett não os deixavam ausentarem-se durante o par de semanas que dura uma tour.
Durante a primeira metade da década o NWA World Champion ainda visitava o país, mas a sua presença foi gradualmente desaparecendo. A AWA também promovia com a AJPW, mas no final da década estava moribunda o que diminuiu a sua importância.

E claro não se pode esquecer que foi durante os anos 80 que o programa nativo vs nativo se tornou mais popular do que o nativo vs gaijin, logo o papel dos gaijins foi reduzido. Eles ainda seriam importantes mas já não eram uma peça tão essencial como anteriormente.


manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.