Ultimas

Tomos de Eternidade

E abaixo a edição esta semana da ECW.

Mais uma semana, mais uma crónica de Puroresu.
Se na semana passada falei dos dois mais emblemáticos nativos da AJPW, esta semana falarei dos dois maiores nomes da divisão de pesos-pesados da sua concorrente NJPW.
São eles Tatsumi “The Dragon” Fujinami e Riki Choshu.




Tatsumi Fujinami é um dos pais fundadores da NJPW, uma vez que foi um dos wrestlers da JWA que deixou a empresa com Antonio Inoki em 1971 quando Inoki foi despedido. Tendo sido treinado por Karl Gotch Fujinami tornou-se um mestre na arte de catch-wrestling, a qual foi essencialmente desenvolvido por Gotch( que também treinou Inoki). Durante grande parte da década de 70 Fujinami lutou no low e mid-card, contudo no final dos anos 70 deslocou-se á América para treinar no México na Universal Wrestling Association, e mais tarde nas famosas Jim Crockett Promotions( a pedra basilar da futura NWA Mid-Atlantic, mais tarde WCW). Em 1979 alcança o seu maior sucesso até então, ao competir na WWWF onde ganhou o WWWF Junior Heavyweight Championship, título que levou para o Japão, tendo-se tornado durante a primeira metade da década de 80 o mais prestigiado título de Junior Heavyweights no país. Em 1981 Fujinami vagou o título pois pretendia fazer a transição da divisão de Jr Heavyweights para os Heavyweights


Riki Choshu( cujo nome verdadeiro era Mitsuo Yoshida) é um japonês de ascendência Coreana que participou nos Jogos Olímpicos de 1972. Embora o seu desempenho não tenha sido tão impressionante como o de Jumbo Tsuruta foi o suficiente para ser contratado pela jovem NJPW. A meio da década Choshu foi enviado para a América do Norte para ganhar experiência. O resto da década passaria sem grandes eventualidades.
Contudo em 1981 ocorre uma situação nunca antes vista, uma situação revolucionária. Em 1973 a JWA fechou devido a problemas financeiros, no seu lugar ergueram-se a NJPW de Antonio Inoki e a AJPW de Giant Baba, contudo já anteriormente uma promoção tentara desafiar o poderio da JWA, a Kokusai Puroresu Kogyō( International Wrestling Enterprise, IWE) esta promoção fundada em 1967 era afiliada com a Americana AWA, bem como algumas promoções europeias, tendo popularizado gimmick matches no pais como o Steel Cage match e Strap match, foi também nesta promoção que um jovem Andre the Giant ganhou fama internacional. Durante os anos 70 trabalhou em conjunto, tanto com a AJPW como com a NJPW. Em 1981 a promoção fecha as portas, tendo parte do roster ido parar á AJPW, onde foram incorporados na empresa e outra parte á rival NJPW, contudo ao contrário do que acontecera na AJPW a chegada dos wrestlers da IWE é jogada como uma tentativa de invasão, tendo essa tour ficado conhecida como “NJPW vs IWE”. Este foi o primeiro Invasion Angle da história do wrestling, o qual serviu de inspiração para vários outros no Japão, bem como o famoso nWo angle da WCW. Não tenho certezas quanto á participação de Fujinami ou Choshu no angle, contudo a sua importância e futura influência leva a que eu sinta a necessidade de falar dele.

Em 1982 enquanto que Fujinami era visto como o futuro da companhia, Choshu fazia parte do mid-card, tal alterar-se-ia em Outubro desse ano, pois durante um 6 man tag-team match Choshu virou-se contra Fujinami afirmando “ Eu não sou um cão que te deixe morder-me”( ou seja, não sou o teu criado), iniciando-se uma rivalidade( incluindo na vida real) que dura até hoje. No ano seguinte Choshu juntamente com Animal Hamagushi, Killer Khan, Kuniaki Kobayashi e Masa Saito formam o famoso “Ishin-Gun”( Exercito de Revolução) e começam a combater Fujinami e o resto da NJPW. Esta foi a primeira vez que um grupo de wrestlers de uma promoção se uniu para a combater. Embora Choshu e o seu grupo fizessem o papel de heels, o público da altura adorou o espírito revolucionário e rebelde de Choshu tornando-o um dos wrestlers mais populares do país( algo semelhante aconteceria em 97 com um certo “Stone Cold” Steve Austin). Durante este período Choshu e Fujinami trocaram o WWF International Championship. Contudo mesmo com o push que estava a receber Choshu estava descontente com o seu lugar na promoção, assim em Setembro de 1984 Riki Choshu e o seu grupo( ao qual então havia crescido, entrando o futuro parceiro de tag-team de Choshu na AJPW, Yoshiaki Yatsu) deixam a NJPW e criam a sua promoção, Japan Pro-Wrestling. A saída de Choshu seria vista por Fujinami como uma enorme traição, criando um fosso entre os dois homens que nunca mais se fecharia.

Apôs sair da NJPW e estabelecer a sua promoção, Riki Choshu começou negociações com a AJPW para realizarem um Invasion Angle semelhante ao que acorrera com a IWE. A Fevereiro de 85 a guerra interpromocional começa na AJPW, Choshu e o Ishin-gun enfrentam uma aliança de wrestlers da AJPW liderada por Genichiro Tenryu, os líderes das duas facções enfrentam-se pela primeira vez nessa mesma noite. Durante os próximos dois anos esta guerra torna-se a storyline mais quente do Japão na altura, e no final de 85 Jumbo Tsuruta, a estrela da promoção acaba por ser chamado para defender a honra da AJPW, uma vez que o Ichin-gun revelou-se demasiado poderoso.
Na NJPW o ano de 85 passou muito mais calmamente, sendo apenas de notar que em Dezembro desse ano Tatsumi Fujinami e o seu parceiro Kengo Kimura ganham o torneio para condecorar os primeiros IWGP World Tag-Team Champions, derrotando na final Antonio Inoki e Seiji Sakagushi, este combate é notável pois foi aqui que Fujinami obteve o seu primeiro pin sobre Inoki( na verdade Bruiser Brody e Jimmy Snuka deviam ter ido á final, contudo faltaram ao show e Fujinami e Kimura que eram os runner-ups ficaram com o lugar). Contudo no ano seguinte as coisas aqueceram na NJPW.
Não entrarei em pormenores( pois eles virão na próxima crónica) mas no final de 1985 a UWF, a primeira promoção de Shoot-Style do mundo encerra e parte do seu roster regressa á NJPW de onde haviam saído em Abril do ano anterior. A NJPW decide então repetir o que acontecera em 1981 e mais uma vez jogaram esta chegada como uma invasão, desta vez NJPW vs UWF liderada por Akira Maeda( próxima crónica), isto para competirem com o extremamente popular AJPW vs Ishin-gun. Ao contrário do que acontecera em 81 Fujinami desta vez é uma das peças fulcrais da NJPW vs UWF, angle que continuaria durante o resto do ano. Por seu lado Choshu passa 1986 na AJPW continuando com a sua guerra de conquista, conseguindo conquistar um número de títulos.

Contudo em 1987 tudo se altera. Em Fevereiro desse ano, exactamente dois anos apôs a sua estreia, Riki Choshu e o Ishin-gun deixam a AJPW, acabando uma guerra de dois anos( se calhar o Bishoff devia ter feito algo semelhante com a nWo, mas...). Alguns dos membros do Ishin-gun permanecem na AJPW mas a maioria parte com o seu líder. Dois meses depois Choshu e o seu grupo regressam á NJPW onde a sua chegada é vista pelo público como o regresso do Filho Pródigo. Isto no entanto não calha nada bem a Fujinami que nunca chegou a perdoar Choshu por deixar a promoção. Ainda em 87 Inoki decide abandonar a IWGP League apôs ganhá-la, e estabelece o IWGP Heavyweight Championship como um título convencional. No final desse ano ocorre ainda um dos mais famosos incidentes da história do Puroresu, quando num combate de tag-team enquanto Choshu tinha o adversário no scorpion deathlock, Akira Maeda pontapeia-o violentamente na cara para largar a hold, a violência do pontapé é tal que Choshu fica a sangrar da testa, Choshu não se fica e ataca Maeda envolvendo-se os dois numa briga real, sendo necessário separá-los. Este incidente foi uma das principais razões que levou a que no início de 88 Maeda fosse despedido da NJPW.
Em 1988 Fujinami finalmente torna-se o ás da promoção ao ganhar o IWGP World Heavyweight Championship num torneio. A sua primeira defesa é feita contra o seu grande rival Choshu. O combate acaba num no-contest, e como consequência é decidido que um novo campeão será coroado num torneio. Mais uma vez Fujinami e Choshu encontram-se na final, contudo desta vez Fujinami sai como vencedor, Fujinami vinga então a perda dos IWGP World Tag-Team Championship para Choshu no início do ano. Contudo a sorte brevemente sorriria a Choshu, pois no ano seguinte ganha o IWGP Heavyweight Championship. Durante os anos seguintes Fujinami e Choshu trocariam o título um número de vezes. O ano de 1989 também marcou a primeira vez que a NJPW organizou um espectáculo na Tokyo Dome, o maior recinto fechado do Japão com lotação de mais de 65000 pessoas. Durante os anos 90 a NJPW veria a realizar 2 ou 3 vezes cards na Dome, conseguindo sucessivamente uma lotação há volta, e várias vezes superior a 60000 pessoas, um feito fantástico mesmo actualmente.

Os anos 90 marcariam o surgimento da nova geração de main-eventers da NJPW, e a partir de 94/95 Fujinami e Choshu começaram a deixar os jovens chegarem às posições fulcrais da promoção. Em 95 Fujinami fundou a promoção MUGA( que era centrada no velho catch-stle europeu de Gotch), a qual geria em part-time. Em 1998 chocou os fans ao conquistar o seu último IWGP heavyweight Title, já com 45 anos. No ano seguinte é nomeado presidente da NJPW, um reconhecimento dos 27 anos de lealdade que deu á promoção. Choshu por outro lado conseguiu a sua última grande vitória em 1996 quando ganhou o torneio G1 Climax. Em 1997 anunciou que realizaria uma série de combates finais, estes garantiram arenas cheias de fans para ver os derradeiros combates de Choshu. O seu último combate ocorreu no clássico espectáculo de 4 de Janeiro da Tokyo Dome( por assim dizer a Wrestlemania deles). Choshu então tornou-se promotor e booker da NJPW( posição que já anteriormente ocupava), tendo feito um excelente trabalho. 2000 marcou o seu regresso aos ringues para enfrentar Atsushi Onita( brevemente) num Deathmatch, No mesmo ano Fujinami começara o sua contagem para a reforma.
Contudo em 2001 Antonio Inoki voltou ao poder e começou a mudar a política da NJPW, dando um maior foco a lutadores de MMA sobre os wrestlers da companhia. Esta política foi extremamente impopular com o público e a NJPW entrou em declínio. Tal levou a que Fujinami abortasse a sua reforma e Choshu voltasse da sua. Várias lutas de poder realizaram-se nos bastidores, isto levou a que em 2002 Choshu pela segunda vez deixasse a NJPW com mais alguns wrestlers e formasse a sua própria promoção, World Japan. A promoção era contudo composta maioritariamente por freelancers e problemas financeiros levou a que os maiores nomes que Choshu recrutou deixassem a promoção. Em 2004 a promoção encerra, no mesmo ano Fujinami sai da presidência da NJPW. Choshu pegou então no que restava da World Japan e formou a Riki Pro, uma promoção indie, durante o resto de 2004 e 2005 Choshu competiu em várias promoções, incluindo Indies, mas no final desse ano regressou á NJPW na sua antiga posição de promotor e booker, numa tentativa de reerguer a promoção que na sua ausência entrara em declínio. No entanto o regresso de Choshu levou a que Fujinami, após 34 anos de trabalho deixasse a promoção e se declarasse freelancer. Tatsumi Fujinami não gostou que pela segunda vez Choshu deixasse a promoção apenas para regressar e receber boas-vindas de herói, a velha inimizade que durante os anos 90 estivera em águas de bacalhau reacendeu-se, isto mais os problemas e lutas de poder levaram á sua saída.

Actualmente Choshu ainda compete, dando o seu máximo na sua tentativa de trazer a promoção de volta ao patamar em que estava. Choshu faz agora parte do mais novo stable da NJPW, o Legends-gun que como o nome sugere é composto por lendas da promoção dos anos 80 e 90.
Fujinami por seu lado gere a sua promoção MUGA, a qual recentemente realizou espectáculos em conjunto com a New Japan, podendo este ser um indicador que Fujinami poderá reatar laços com a promoção que ele ajudou a criar.

Para não variar estes dois homens foram peças centrais da NJPW durante as décadas de 80 e 90, ajudando a estabelecer a promoção como a número 1 do Japão, isto tanto dentro do ringue como fora dele, e embora ambos não gostassem demasiado um do outro isso nunca os impediu de fazer o que devia ser feito para o bem da promoção.

Factos notáveis:

- Tatsumi Fujinami foi um dos pioneiros da divisão de Junior-heavyweights estabelecendo as bases que mais tarde a tornariam no sucesso que veio a ser. Fujinami foi também o primeiro wrestler a realizar com sucesso a transição duma divisão para a outra.

- Tatsumi Fujinami foi o primeiro wrestler a utilizar a gimmick “The Dragon”.

- Tatsumi Fujinami criou o Dragon Suplex e o Dragon Sleeper.

- Tatsumi Fujinami tem o record de maior número de reinos como IGWP Heavyweight Champion, 6 vezes.

- Tatsumi Fujinami foi o primeiro wrestler da NJPW a ganhar o prestigiado NWA World Heavyweight Championship, fê-lo em 1991. Também o primeiro wrestler a ganhar o NWA e IWGP titles.

- Riki Choshu foi o primeiro heel traidor da história do Puroresu( talvez de todo o wrestling).

- Riki Choshu foi o criador do sasori-gatame, scorpion hold mais conhecido como scorpion deathlock ou sharpshooter.

- Riki Choshu inovou o estilo de wrestling mais rápido, intenso e físico dos anos 80 e 90 em oposição ao estilo mais tecnicista e lento dos anos 70.

- Riki Choshu foi o grande booker da NJPW durante os anos 90, tendo feito o booking dos populares angles NJPW vs UWFI( diferente da UWF,em breve) e NJPW vs nWo Japan( o qual não estagnou da mesma maneira que na WCW).


Agora os combates:
O primeiro é um clássico Fujinami vs Choshu. Neste combate estão em jogo o IWGP Heavyweight title de Fujinami e o Greatest 18 title de Choshu, este foi o main-event do primeiro card de 4 de Janeiro de 1992 na Tokyo Dome, que nos anos seguintes se tornaria o equivalente japonês da Wrestlemania. Bom combate, não espectacular mas bom sem dúvida.




O segundo é de 21 de Fevereiro de 1985, a primeira batalha entre Riki Choshu e Genichiro Tenryu que marcou o inicio da guerra entre a AJPW e o Ishin-gun. Gosto muito deste combate, e especialmente do fim, um spot muito á frente da sua época criando uma nova forma para um fim já muito utilizado.




O terceiro não tem nada a ver com estes dois homens, mas é um dos meus combates favoritos. È da promoção Michinoku Pro é de 10/10/97 e opõe( por ordem de entrada) Yakushiji( de vermelho), Gran Namiya( com as pinças), Tiger Mask IV, Gran Hamada( com 46 anos na altura) e Super Delphin contra os Kaientai DX( por ordem de apresentação, Sho Funaki, Taka Michinoku , Shinryu[ com máscara], MENS Teioh e Dick Togo). Este combate é o melhor 10 man tag-team match que eu já vi. Tem tudo acção rápida, stiffness, grandes spots e acima de tudo é um combate muito divertido, cortesia em grande parte dos Kaientai DX que sabem jogar com o público como poucos. Combate de 4 e ¾ estrelas.
Vejam-no!!








Escrito por:

manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”

Com tecnologia do Blogger.