Ultimas

Tomos de Eternidade



E aqui estou, pronto a começar uma nova crónica do Puroresu.
A partir desta crónica, e num número de crónicas terei de separar as duas grandes promoções, a NJPW e AJPW falando dos grandes nomes das mesmas. Assim decidi começar por aquela que é a minha promoção favorita, a promoção que durante os anos 80 e 90 teve o melhor wrestling do mundo, a AJPW.
O grande legado da AJPW começou quase desde do momento um, pois passadas apenas semanas apôs a fundação da promoção Baba assinou um homem que, durante a sua carreira viria a ser conhecido como “ Gods gift to Pro-wrestling”, Tomomi “ Jumbo” Tsuruta.

Tomomi Tsuruta era o mais novo de três filhos, nascido a 23/05/51. Desde cedo o jovem Tomomi se diferenciou dos restantes rapazes devido á sua enorme altura, no oitavo ano já media 180cm!! Desde cedo Tomomi se dedicou ao desporto começando com o basquetebol, participando três anos seguidos na convenção nacional de basquetebol. Tomomi era de tal maneira um atleta nato que, apenas com uma semana de treino ganhou o segundo lugar no torneio de sumo na sua prefeitura. Durante este tempo também praticou frequentemente natação. Foi na universidade que Tsuruta praticou pela primeira vez wrestling amador, nos seus dois primeiros dois anos de prática Tsuruta ganhou os All Japanese Championships para 100kgs, tanto em Freestyle como em grego-romano, em ambos os anos. O seu grande objectivo era qualificar-se para as Olimpíadas em 1976. Conseguiu-o em 72, ficando em sétimo lugar na divisão dos super-pesados e ganhando a alcunha de “Mr Olímpia”. No seu regresso ao Japão todas as promoções do país queriam assiná-lo desesperadamente, mas foi Baba quem o conseguiu a 31/10/72.


Após quatro meses de treino no dojo da AJPW( foi o primeiro aluno do dojo) Tsuruta foi enviado para Amarillo, Texas para treinar com os irmãos Funk, Dory jr e Terry( no Japão sempre foi habitual mandar os jovens wrestlers para a América, México ou Inglaterra para aprenderem um estilo diferente e poderem criar um estilo próprio para si). Dory, que treinou Tsuruta sempre afirmou que ele foi o mais talentoso wrestler que alguma vez treinou, dominando apôs semanas de treino técnicas que a maioria dos wrestlers precisavam anos para aperfeiçoar. Tsuruta fez a sua estreia a 24/03/73 como Tommy Tsuruta. O público de Amarillo adorou desde o primeiro momento o talentoso gigante Japonês( na altura com 196cm) tornando-o o primeiro Japonês na América a fazer papel de face. O talento de Tsuruta era de tal forma descomunal que a 20/05/73, menos de 2 meses apôs a sua estreia teve oportunidade de desafiar Dory jr, então NWA World Heavyweight, pelo seu título num clássico 2/3 falls match. Façamos uma pausa para pensar. Aqui temos um jovem de 22 anos com 7 meses de experiência de wrestling, e tendo feito a sua estreia menos de dois meses antes a lutar pelo mais prestigiado títulos de pesos-pesados do mundo, e ganha uma fall!!! Se isto não mostra quão talentoso Tsuruta era sinceramente não sei o que o fará.


A 1/10/73 Tsuruta regressa ao Japão, onde imediatamente faz equipa com Giant Baba e, no seu primeiro combate televisivo( Tsuruta tinha realizado dois dark-matches anteriormente) desafiou os Funks pelos NWA International Tag-team titles, tendo ido a um empate de 60 minutos!! Durante a década de 70 Tsuruta lutou como protegido de Baba tendo ganho com este os NWA International Tag-team titles 6 vezes entre 75 e 84, também ganharam a Real World Tag leaque em 78 e 80. A 27/10/73 Tsuruta recebeu o nome Jumbo por meio dum concurso público( Tomomi era um nome algo efeminado). Em 76 Tsuruta derrotou Jack Brisco para ganhar o seu primeiro ouro individual, o NWA United National Heavyweight title, sendo o dono do cinto durante 7 anos( perdeu-o 4 vezes contra Billy Robison, Dick Murdock, Abdullah the Butcher e Harley Race mas recuperou-o sempre), em 1980 ganhou o Champion’s Carnival, o principal torneio individual anual da promoção para coroar o melhor wrestler.Contudo foi também em 76 que se estreou um outro wrestler, que juntamente com Tsuruta seriam as caras da promoção nos anos 80. Genichiro Tenryu.


Genichiro Tenryu, nascido Genichiro Shimada a 02/02/50 dedicou-se desde cedo ao desporto, tendo começado a praticar sumo aos 13 anos chegando às mais elevadas divisões do sumo. O seu ranking mais elevado foi Maegashira 1. Após 13 anos de prática de sumo Tenryu( o nome que ganhou durante o seu percurso como sumo) saiu da Associação Japonesa de Sumo devido a uma disputa com a direcção. Em 1976 Tenryu foi recrutado por Giant Baba para fazer parte da AJPW e, á semelhança de Tsuruta, foi enviado para Funkville, Amarillo Texas onde fez a sua estreia contra um igualmente jovem Ted DiBiase. Aquando do seu regresso ao Japão permaneceu no undercard até 1982, tendo recebido um push no Champion´s Carnival desse ano, tendo ficado em 4º lugar atrás de Giant Baba( que ganhou), Bruiser Brody e Jumbo Tsuruta, dois anos depois ganhou o NWA United National Heavyweight title o qual tinha sido vagado devido ao facto do campeão, David Von Erich ter falecido com um ataque cardíaco, Tenryu derrotou Ricky Steamboat na final do torneio para se tornar o novo campeão, Tenryu manteve-se como campeão durante quatro anos( vagou o título em 86 devido a perder um combate de tag-team, mas recuperou-o no torneio que se seguiu).
Entretanto Tsuruta ganhara o NWA International Heavyweight title em 1983. Durante os anos 80 Tsuruta teve várias oportunidades de lutar pelo NWA World Heavyweight, enfrentando todos os grandes campeões da NWA, Jack Brisco, Harley Race, Ric Flair etc. Ainda em 1984 Tsuruta ganha o AWA World Heavyweight Championship ao derrotar Nick Bockwinkle, sendo o primeiro asiático a ganhar o título. Ao contrário dos reinados de Baba com o NWA title Tsuruta ganhou o título nos Estados Unidos e foi campeão durante 3 meses, durante os quais fez 16 defesas, tanto nos USA como no Japão, e como face. Eventualmente perdeu o título para Rick Martell. Em 1984 Tsuruta e Tenryu, os dois maiores wrestlers nativos da promoção unem-se e formam uma tag-team chamada “ Kakuryu”( kaku vem do kanji que diz tsuru, ryu vem obviamente de Tenryu), juntos ganharam os NWA International tag titles.

Contudo a AJPW mudou tremendamente nesse ano, pois foi o ano da invasão de Riki Choshu e do seu “ Ishin-gun”( Exército da Revolução). Riki Choshu de quem falarei mais profundamente na minha crónica seguinte, era um wrestler da NJPW que em 1984 deixou a promoção com o seu grupo e fundou a Japan Pro-Wrestling, uma promoção satélite através da qual invadiu a AJPW com o objectivo de a dominar( sim meninos e meninas o Invasion angle não foi criado por Eric Bishoff com a nWo, mas veio do Japão. Este foi o segundo Invasion angle, do primeiro esperem pela próxima semana). Choshu e o seu grupo cedo se tornaram uma ameaça conquistando vários títulos, os All Asia Tag-team title, os NWA International Tag-team titles e o PWF Heavyweight Championship. Inicialmente foi Tenryu quem liderou as forças da AJPW contra Choshu e o seu Ishin-gun, em 84 e 85. Tsuruta continuou a enfrentar os gaijins da promoção, eventualmente a rivalidade entre Tenryu e Choshu tornou-se o angle mais quente da promoção e Tsuruta acabou por envolver-se. Neste período destacaram-se os combates entre Kakuryu e Choshu e o seu parceiro Yoshiaki Yatsu, tendo estes derrotado Kakuryu pelos NWA International titles em 05/02/1985, Kakuryu viriam a recuperar os títulos um ano depois.
No entanto a passagem de Choshu pela AJPW viria a alterar profundamente a promoção. Com ele Choshu trouxe o Strong-Style da NJPW o qual era um estilo mais rápido e intenso do que o usado na AJPW, o qual era pesadamente técnico e lento. A qualidade dos combates, a nível da história contada no ringue era sem dúvida inferior, contudo era mais interessante para o público que começava a deixar de apreciar combates onde a transição entre duas holds era demorado. O estilo era igualmente mais stiff do que o da NJPW. Mas aqui reside a grandeza destes homens, pois eles conseguiram adaptar-se e incorporá-lo nas suas formas pessoais, algo que a grande maioria dos wrestlers é incapaz de fazer( durante a sua carreira lutam sempre da mesma forma),isto foi particularmente notável no caso de Jumbo Tsuruta que era um mestre tecnicista do estilo antigo.
Em 1987 Choshu e grande parte do seu Ishin-gun regressaram á NJPW, acabando com a guerra interpromocional. Durante a sua estada o programa nativo vs nativo tornou-se mais popular do que nativo vs gaijin logo Baba( sempre com a sua mente arguta) decidiu tornar Tenryu heel( no sentido japonês obviamente) formando o seu stable “Revolution”, do qual fazia parte um jovem Toshiaki Kawada( memorizem este nome), e iniciou a seu feudo com Tsuruta, o qual tendo perdido o seu parceiro de tag-team começou a fazer equipa com o jovem Mitsuharu Misawa( lembrem-se, lembrem-se) na altura combatendo sob a máscara de Tiger Mask II. No mesmo ano Tenryu ganha a sua primeira vitória individual sobre Tsuruta, de forma a cimentá-lo como um rival á altura.
Em 1988 ocorre mais uma mudança essencial.
A AJPW nesta altura tinha três diferentes títulos de tag-team( NWA International, All Asia e PWF ), três títulos individuais de pesos pesados( NWA International, NWA United e PWF) e o AJPW World Junior Heavyweight Championship. Segundo se conta Tsuruta sugeriu a Baba a unificação de vários dos títulos para simplificar as coisas. Em 1988 os NWA International e PWF Tag-team titles são unificados por Jumbo Tsuruta e Yoshiaki Yatsu( que ficara na AJPW) nos AJPW Unified World Tag-team Championships( muitas vezes chamados a double cup) derrotando os Road Warriors. Nesse mesmo ano ocorre a primeira tentativa de unificação dos três títulos de pesos pesados da promoção na AJPW Triple Crown Championship( Sankan Heavykyu Senshuken), contudo esta não foi bem sucedida. Na verdade Baba utilizou esta tentativa para criar um enorme hype á volta da unificação, de forma a torná-lo no mais prestigioso título de pesos-pesados do país( o que conseguiu). No ano seguinte Jumbo Tsuruta então NWA International champion derrota Stan Hansen( gaijin nº 1 da promoção, e com direito a biografia em breve) então PWF e NWA United champion para unificar os três títulos, tornando-se o primeiro Triple Crown champion, bem como primeiro 5 Crown King( também tinha os AJPW Unified tag titles na altura).
A formação da Triple Crown foi um dos mais importantes momentos da história da AJPW( bem como do wrestling em geral), pois marcou o nascimento daquele estilo que é considerado o derradeiro auge do wrestling mundial. O Kings Road.

O que é Kings Road? Basicamente Kings Road é uma mistura entre o estilo tecnicista e profundo de wrestling dos anos 70 com o mais rápido e stiff estilo que Riki Choshu trouxe da NJPW. O Kings Road pegou na capacidade de contar uma complexa história dentro do ringue do estilo antigo e conjugá-lo com a maior intensidade e agressividade do novo, o resultado foi um estilo que permitia a fácil realização de longos combates( várias vezes ultrapassando os 25 minutos) onde o público não se sentia aborrecido devido a não existirem movimentos desperdiçados e/ou á toa ou perdas de tempo. A melhor maneira que eu tenho de descrever estes combates são como combates onde tudo clica. Se um dos wrestlers faz este determinado ataque á uma razão para o fazer, sinto isso, se ele contra-ataca este movimento há razão para isso, há uma profunda, quase imperceptível lógica por detrás, mas eu sou capaz de o sentir, ela está lá mesmo que eu não perceba o porquê.
O típico combate Kings Road abre com uma rápida sequência de troca de ataques, defesas e contra-ataques, através do qual os dois oponentes se estudam. Daí partem para uma fase mais lenta, mas que na verdade é um crescendo contínuo onde os wrestlers vão gradualmente aumentando a velocidade, intensidade e poder dos seus ataques, terminando numa série de near-falls de cortar a respiração. Durante o combate eram habitualmente usados um pequeno número de spots( mas spots do género: “Fod***, o gajo está morto”).

O primeiro combate de Kings Road ocorreu a 06/06/89, a segunda defesa que Tsuruta realizou contra Tenryu( a primeira acabou inadvertidamente quando Tsuruta, ao aplicar uma powerbomb a Tenryu botch-a e deixou-o cair de cabeça pondo-o KO). Este combate, que muitos consideram como sendo “ Match of the Decade”( os únicos rivais são o 1º e o 3º combate da série de três que Ric Flair e Ricky Steamboat tiveram pelo NWA World title no mesmo ano, os quais eu recomendo vivamente) recebeu as 5 estrelas do Observer servindo como um prelúdio daquilo que estava para vir.


Contudo os anos noventa trariam uma enorme mudança na AJPW. Nesse mesmo ano Genichiro Tenryu sai da AJPW para se tornar o principal nome da nova promoção Super World of Sport, SWS a qual havia sido fundada pela Megane Super, na altura a maior fabricante de óculos do país. Baba sentiu-se tremendamente traído e jurou que enquanto fosse vivo Tenryu não voltaria a pôr os pés num ringue da AJPW, promessa que manteve até á sua morte.
Tendo Tenryu saído Jumbo Tsuruta viu-se de repente sem o seu grande adversário tendo voltado á sua rivalidade com Stan Hansen. Contudo nesta situação Baba mostrou mais uma vez o seu génio ao virar Tsuruta heel( mais ou menos) e fazer com que ele começasse a brutalizar o talento mais jovem, o qual era liderado por Mitsuharu Misawa. Esta rivalidade será aprofundada brevemente, pois ela foi crucial para o desenvolvimento da nova geração de main-eventers da AJPW. Infelizmente a carreira de Tsuruta foi encurtada quando no final de 1992 contraiu hepatite. A doença rapidamente o degenerou levando-o a combater, muito raramente no under-card. Apôs a morte de Baba em 99 Tsuruta resolveu reformar-se tendo tido a sua cerimónia de reforma a 06/03/99 no Tokyo Nippon Budokan.
Apôs a sua reforma Tsuruta mudou-se para a América onde começou a dar aulas de Psicologia de Desporto na Universidade de Portland. Algum tempo depois Tsuruta contraiu cancro no fígado tendo ido para Manilla nas Filipinas para remover o cancro, contudo ele ainda precisava de um transplante de rins. Durante a operação Tsuruta sofreu uma grande hemorragia eterna á qual não resistiu, Jumbo Tsuruta faleceu a 13/05/00 aos 49 anos de idade, deixando a sua mulher Yasuko e três filhos.

Apôs sair da AJPW Tenryu tornou-se no ás da SWS. Com o dinheiro da Megane Super foi possível contratar não apenas atletas da AJPW, mas também da NJPW oferecendo-lhes elevados contratos. Isto levou a que promotores, wrestlers, jornalistas e o próprio público se virassem contra a companhia, apelidando-a de “ Money Puroresu”. Isto acabou por condená-la pois, embora tivesse estes grandes nomes bem como um contrato com a WWF para combates interpromocionais, o público repudiou a SWS levando a que os lucros da companhia não fossem os esperados. E assim a Junho de 1992 a companhia realizou o seu derradeiro card, dois anos apôs a sua fundação.
Com o fecho da SWS e, não podendo regressar á AJPW ou querer entrar na sua rival NJPW, Tenryu pegou em parte do roster da SWS e fundou a sua própria promoção a War and Romance, WAR( que ficou posteriormente conhecida como Wrestle Association R). Esta promoção foi revolucionária na altura pois, ao contrário de outras promoções onde todo o roster tinha contrato com a promoção, grande parte do roster da WAR era composto por freelancers, wrestlers que utilizavam a promoção como rampa de partida para as maiores promoções. Além disto mesmo o roster efectivo competia frequentemente em combates e feudos interpromocionais com outras promoções. Um grande número de gaijins competia na promoção de forma a se publicitar para outras companhias( foi através da WAR que um jovem Chris “Lionhearth” Jericho obteve reconhecimento). A WAR também foi pioneira na criação dos Junior-heavyweights Tag-team Championship, isto a nível mundial, bem como a primeira promoção Japonesa a criar Six-man Tag-team Championship. Através da sua promoção Genichiro Tenryu realizou vários dream matches com os grandes nomes das promoções NJPW( Antonio Inoki, Tatsumi Fujinami, Keiji Mutoh, Masahiro Chono e Shinya Hashimoto), FMW( Atsushi Onita, Hayabusa) e UWFI( Nobuhiko Takada) tendo-os vencido a todos, recebendo a alcunha de “Mr Puroresu” por ser o primeiro a desafiar qualquer wrestler, de qualquer promoção no país.
Em 2000 Tenryu fecha a WAR e leva parte do roster para a AJPW, a qual estava em graves dificuldades na altura. Em final de 2003 sai e ruma á NJPW onde permanece durante grande parte de 2004. No ano seguinte compete em várias promoções incluindo a Pro-Wrestling NOAH. Em 2006 juntou-se á pouco-vivida promoção Kings Road mas saiu depois duns poucos shows. Nesse mesmo ano assinou com a HUSTLE e desde então por lá ficou, fazendo ocasionais aparições em promoções indies.

Dito tudo temos aqui mais duas das mais importantes figuras do Puroresu.
Jumbo Tsuruta é basicamente considerado o Ric Flair do Japão, superando em técnica o seu mentor( mas não em popularidade), e como já referi muitos consideram-no o melhor wrestler puro da história. Tsuruta era um homem que embora fosse muito alto e forte possuía uma técnica fantástica e, com uma enorme dose de carisma dentro do ringue bastava-lhe levantar o braço para pôr o público maluco. Tsuruta fez algo que a apenas poucos wrestlers são capazes de fazer, reinventar-se no ringue de forma a acompanhar a evolução do desporto, e fê-lo não uma mas duas vezes.
Genichiro Tenryu é actualmente considerado o maior veterano do Puroresu ainda activo e, mesmo aos 57 anos ainda consegue trocar violentos strikes com os mais brutais wrestlers possuindo uma enorme resistência á dor e ao impacto( eu adorava chegar á idade dele e ter aquela forma física). Tenryu é também o wrestler com vitórias sobre o maior número de grandes nomes do Puroresu. Isto sem esquecer que ele é “Mr Puroresu”, o primeiro grande freelancer do país.

Factos notáveis:
- Jumbo Tsuruta era considerado como o melhor wrestler Japonês durante o final dos anos 70 e durante a década de 80. O único wrestler que rivalizava com ele a nível mundial era “The Nature Boy” Ric Flair.

- À semelhança de Baba Tsuruta competiu ininterruptamente desde a sua estreia até desenvolver Hepatite B( a qual era hereditária do lado da mãe) em 1992, o que quer dizer cerca de 20 sem paragens.

- Apôs se semi-reformar em 93 Tsuruta dedicou-se a, entre outras coisas, escrever canções e compor música, o seu trabalho permitiu-lhe lançar 3 álbuns.

- Em 1995 Jumbo Tsuruta regressou á faculdade para tirar um curso em Métodos científicos de Treino Desportivo. No ano seguinte começou a dar aulas.

- Jumbo Tsuruta ficou famoso por, durante os seus 20 anos de carreira ter experienciado uma constante evolução sem alguma vez entrar em declínio. Os seus melhores combates foram os últimos que fez contra Misawa, na altura já tinha mais de 40 anos.

- Genichiro Tenryu é o único wrestler Japonês a ter vitórias de pin sobre Antonio Inoki e Giant Baba.

- Genichiro Tenryu foi o primeiro wrestler Japonês a ganhar a Triple Crown da AJPW e o IWGP Heavyweight Championship da NJPW, sendo o segundo wrestler a fazê-lo.

- Genichiro Tenryu é o wrestler mais velho a ter um combate votado como Match of The Year pelo Observer, foi o seu combate contra Keiji Mutoh pela Triple Crown na AJPW em 2001. Tenryu tinha 51 anos.

- Genichiro Tenryu lutou na Wrestlemania VII com Koji Kitao contra os Demolition, combate que ganharam. Também competiu nos Royal Rumbles de 93 e 94. Em 94 fez parte do grupo de wrestlers que atacou Undertaker no seu casket match contra Yokozuna.

Moveset.

Jumbo Tsuruta: ----Genichiro Tenryu:

Bridging Back Drop ----Powerbomb
German Suplex ----53 sai- 53 anos( jumping scoop Brainbuster)
Gutwrench Suplex -- --Northern Lights Bomb( scoop brainbuster)
Lou Thez Press ----WAR submission special- double chickenwing
Lariat ----Guh punch- murro ao queixo
Jumping Knee ----Lariat
Double Underhook Suplex ----Backhand chop
Missile Dropkick ----Diving back elbow drop
Diving Knee Drop ----Short-arm enziguri
Spining Toe Hold ----DDT( normal e hanging)
Double Overhead Chop -----Frankensteiner( raramente)

Os combates da praxe.
O primeiro combate vê Jumbo Tsuruta a desafiar pelo NWA World Heavyweight Championship contra “The Nature Boy” Ric Flair( alguém cheira dream match, pois eu certamente que o sei). Este combate é de 1992, da altura do primeiro ou segundo reinado de Flair como campeão. Para aqueles que nunca viram Ric Flair mostrar como a sua fama é merecida, esta é uma hipótese de ouro para o verem em acção, isto sem esquecer que nesta altura Flair ainda caminhava para o seu auge. Isto claro sem esquecer o Jumbo que está perfeitamente igualado ao Flair.
Ou seja temos aqui os dois melhores wrestlers dos anos 80 a enfrentarem-se em combate singular. A derradeira definição de dream match.





O segundo combate é de Outubro de 2004 onde Genichiro Tenryu enfrenta o já nosso conhecido Katsuyori Shibata. Tenryu tinha 54 anos e ainda assim leva uma sova maior do que muitas que vemos na WWE ou TNA( sem usar objectos), sem ficar particularmente afectado, um testemunho á condição física que os wrestlers Japoneses possuem. A história por detrâs deste combate é que, no G1 Climax desse ano Shibata provocou Tenryu levando-o a partir uma garrafa na cabeça dele, causando uma desqualificação, logo Tenryu procura vingança. Gosto muito deste combate, que ficou infamemente conhecido como o combate do “DDT da morte”. Vão perceber.





O terceiro combate é um clássico Jumbo Tsuruta vs Genichiro Tenryu de 1987, ou seja do início da sua rivalidade. Depois do que escrevi na minha crónica terei mesmo de “hypar” este combate ainda mais? Vejam-no mas é, pois garanto que é um combate muito, muito bom. Estrela convidada, Bruiser Brody e não se esqueçam, eram os anos 80.











Também gostava de pedir, se não fosse um grande incómodo alguns outputs em relação aos combates. Agradecimentos em avanço.


manjiimortal
Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”



















Com tecnologia do Blogger.