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Lucas Headquarters #133 – Here Comes The Moné


Ora então boas tardes, comadres e compadres!! Como estão? Sejam bem-vindos a mais um “Lucas Headquarters” aqui no WrestlingNotícias!! Toda a gente sabe a letra daquela música, vocês sabem, aquela que diz:


“Moné, Moné, Moné…”


Mal sabiam os ABBA que aquela música havia de fazer tanto sentido na década de 70 como em 2024. Esta, meus amigos, é a prova que boa música não só não envelhece como pode até encontrar um lugar ao sol noutras áreas que não a própria arte musical em si.


Caso ainda não tenham reparado, estamos em plena Road to WrestleMania. O próprio evento acontece daqui a menos de um mês – 6 e 7 de Abril – e, apesar de estarmos já a mais de metade do caminho percorrido, ainda parece que há tanto por acontecer. Há os redemption arcs de Bayley e Cody Rhodes, há o combate entre Jimmy e Jey Uso – numa história que vai muito mais além do próprio epíteto Uso – que em tagalog quer dizer “irmão”.




Mas há um pequeno detalhe no meio disto tudo que eu acabo por achar engraçado, fazendo agora a transição para aquilo que vos quero falar hoje. É algo que eu não noto há alguns anos – aliás, o sentimento dominante que me tem assolado nas últimas Roads to Wrestlemania não corresponde muito à real qualidade do evento – o evento em si tem sido bom, mas eu noto que a malta não se costuma entusiasmar tanto com o caminho que nos leva ao Maior Evento do Ano como o está a fazer em 2024. Este ano, noto algumas diferenças.


Nós investimos horas, e horas, e horas do nosso dia-a-dia a observar com paixão este fenómeno, para depois colocarmos cada pedacinho dessa mesma paixão nas tais opiniões que publicamos nas redes sociais. Mas parece-me que essa paixão, este ano, é verdadeiramente genuína, contrastando com o aparente desinteresse que tenho visto nos últimos anos relativamente ao que a WWE apresenta.


E isso não é difícil de explicar, aliás, explica-se em si mesmo. Mas tanto quanto este fenómeno se explica em si mesmo – e que mostra o enorme poder que alguém como Dwayne The Rock Johnson ainda possui, apesar de ter estado afastado do wrestling durante anos e de até ter dito, em 2019, que se tinha “pacificamente retirado” do wrestling – demonstra, uma vez mais, a dificuldade da WWE em atrair o interesse do público que outrora teve nas mãos sem ser pelo meio de alguém que fará parte de um conjunto de WWE Hall of Famers.



Paradoxalmente, isto prova a capacidade que a WWE tem para contar uma história com cabeça, tronco e membros, e revela também muito sobre a forma como nós, fãs, queremos forçosamente que o produto seja apresentado: De uma forma pouco cuidada e muito apressada, por oposição a uma forma bem trabalhada e onde as gimmicks têm, evidentemente, alguma profundidade. Isto revela também uma grande diferença do modo como Triple H faz booking em relação a Vince McMahon: No tempo do eterno chefão, as gimmicks eram muito superficiais, e muitos dos wrestlers eram jogados em storylines ao acaso.


Com Triple H, o que se passa é que os wrestlers fazem parte de toda uma teia histórica onde há vários objetivos a serem cumpridos antes de se cumprir o objetivo principal. A dinâmica assemelha-se muito a um videojogo onde temos que fazer várias side quests para poder progredir na história principal e – pun definitely not intended – acabá-la.




Serve esta verborreia toda para dizer o quê? Que essa estrada para a WrestleMania, este caminho, se assim quisermos, é suposto entusiasmar as pessoas à volta da WWE. E, com efeito, está a cumprir exatamente esse objetivo a que se propõe. Basta ver que fomos brindados com dois redemption arcs que continuam a despertar a atenção dos fãs, mais não seja porque um já vem da WrestleMania passada e outro já era previsível. A WWE trouxe-nos o The Rock de volta.


A WWE trouxe-nos o The Rock de volta, e a AEW trouxe-nos… Moné. Mercedes Moné.


O regresso de Mercedes Moné ao wrestling pela porta da Elite não era propriamente uma novidade – o facto de ela ter, no passado, feito cameos pela Elite e ter saído em termos pouco abonatórios da WWE já fazia antever que isto acontecesse.

E é interessante ver como Mercedes Moné esteve ausente do wrestling durante algum tempo, é interessante ver como a sua ausência permitiu que outras tantas wrestlers brilharam noutras paragens enquanto ela esteve ausente - a chilena Stephanie Vaquer, porta-estandarte da CMLL, é o mais recente exemplo ao ter sido protagonista de um excelente combate com Giulia, onde venceu o NJPW Strong Women’s Championship, num combate que serviu também para anunciar a saída de Giulia da STARDOM a quem ainda não estava ciente disso – e mesmo assim ainda há arenas que explodem – perdoem-me o termo – quando veem Mercedes Moné em pessoa.


É interessante ver como os últimos anos de carreira de Mercedes Moné foram indelevelmente marcados pela polémica – uma polémica que facilmente estaria resolvida, não fosse a dimensão mundial da empresa que Mercedes representou durante uma década. E mesmo assim, independentemente de tudo aquilo que marcou a sua saída da WWE, as pessoas continuam a demonstrar apreço pelo seu trabalho, continuam a dar-lhe o valor que merece e a reconhecer o talento que já demonstrou que tem.


É interessante ver que, num mundo do wrestling que se move cada vez mais a dinheiro – assim como tudo o resto – aquilo que Mercedes Moné faz ainda é eminentemente movido ao amor pela modalidade. Não acreditam? (Re)vejam a promo que ela fez quando chegou à AEW. 


A forma como falou da importância que o wrestling tem para ela, profissionalmente, mas acima de tudo pessoalmente. Reparem na forma como falou na influência que Eddie Guerrero teve no seu percurso, primeiro enquanto fã, depois enquanto wrestler; na forma como falou do wrestling também como um nobre meio para garantir a sobrevivência, sobretudo quando se tem um irmão autista. Para muitos wrestlers, o wrestling é um meio para garantir a sobrevivência, para Mercedes, o wrestling é um meio para garantir a felicidade.




Impacto negativo logo à chegada?




Já que falamos da promo de Mercedes no início do Dynamite Big Business, vale a pena destacar um aspeto que no meio desta declaração de amor ao wrestling, acabou por passar despercebida.


Já Mercedes estava bem a meio do seu monólogo quando desistiu de se esforçar para não mencionar a concorrência e acabou por deixar que a boca lhe fugisse para a verdade, dizendo que, mais ano menos ano, acabaria por voltar à WWE. Esta referência à concorrência logo na primeira promo causou, evidentemente, mal estar: Afinal, Mercedes falar da WWE enquanto está na AEW e o mesmo que um qualquer de nós falar na ex quando acabou de arranjar uma nova namorada.


Compreendo que as reações à forma como Mercedes falou na WWE tenham gerado algum mal-estar – afinal, quando nós representamos uma empresa, o nosso primeiro dever é defendê-la, nem que para isso tenhamos de fazer de conta que a concorrência não existe.


No entanto, é importante que se tenha uma coisa em mente: O mundo do wrestling, como quase tudo o que envolve dinheiro, está a tornar-se cada vez mais num negócio. As próprias declarações de Will Ospreay, feitas pouco depois da chegada à AEW, confirmam-no: Os wrestlers, hoje em dia, preferem ter um calendário menos apertado do que um calendário mais cheio, mesmo que a ganhar as mesmas quantidades de dinheiro – e isso pode ajudar, em grande parte, a explicar porque é que a WWE já não consegue atrair os grandes nomes da indústria com tanta facilidade como o fazia há um par de anos.



Partindo deste ponto, seria legítimo começarmos a pensar no modelo que envolve atualmente tudo o que diz respeito ao wrestling da mesma forma que pensamos no modelo que envolve tudo o que se passa nos desportos coletivos: Hoje em dia, raros são os jogadores que representam a mesma equipa durante dez anos (e cinco anos já é, em muitos casos, um exagero). No máximo, dois a quatro anos é a norma. Mas quando os atletas saem dos clubes, não deixam de falar mal deles, bem pelo contrário – a experiência, em certos casos, pode ser de tal forma marcante a nível de conquistas (sejam elas individuais ou coletivas) que os jogadores ficam com as equipas no coração e passam, evidentemente, a torcer por elas.


No caso de Mercedes Moné a situação é mais ou menos a mesma. É verdade que a saída da WWE não se deu da melhor forma e ainda hoje divide os fãs: Muitos acham que Mercedes merecia mais do que o que lhe estavam a dar, outros acham que a atitude dela revelou falta de profissionalismo. Mas nada disso poderá apagar ou reescrever o que ela escreveu nos livros da História da WWE; nada disso lhe poderá tirar sete campeonatos mundiais, Triple Crowns, Grand Slams.



Tudo isto faz com que eu não consiga perceber muito bem o porquê destas reações. Eu compreendo o sentimento das pessoas atrás da gorilla position – como já disse, o nosso primeiro dever quando fazemos uma empresa funcionar é defendê-la. Mas ao mesmo tempo fico com a impressão que as pessoas que estão por trás das grandes companhias não compreendem muito bem que tudo isto e um negócio: Hoje estamos nesta companhia, amanhã estamos noutra, o que interessa é que nos paguem e que façamos sonhar o público.


Independentemente da componente negocial do wrestling, fica claro que o público parece estar disposto a aproveitar a CEO enquanto ela por ali estiver, e a julgar pelas reações que Mercedes consegue arrancar, Tony Khan pode finalmente ter encontrado alguém para dar à divisão feminina da AEW a dose de adrenalina que ela tanto precisa. 




No entanto, é importante que o manda chuva da Elite tenha consciência que isso não resolve tudo: É importante dar às mulheres o tempo que precisam para que brilhem tanto como os homens, ou, se este tempo não pode ser dado, façam com que cada uma entregue o melhor que tem no seu arsenal, que o combate não seja apenas sete ou oito minutos disputados a um ritmo mediano com um climax mais ou menos apressado. Riho e Willow Nightingale já deram o exemplo nesta quarta-feira; acho que não custa assim tanto segui-lo.





O que acharam da chegada de Mercedes Moné à AEW? Acham que a CEO pode ser a peça que faltava na divisão feminina da companhia?


E assim termina mais uma edição de “Lucas Headquarters”! Não se esqueçam de passar pelo nosso site, pelo nosso Telegram e demais redes sociais, deixar a vossa opinião aí em baixo… o costume. Para a semana cá estarei com mais um artigo!!


Peace and love, até ao meu regresso!


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