TNA: Os 10 melhores combates de sempre do Final Resolution
Final Resolution 2023 vai realizar-se a 9 de dezembro |
Implementado em 2005, numa altura
em que a Total Nonstop Action Wrestling (TNA) começava a levar a cabo pay-per-views
mensais, o Final Resolution realizou-se em janeiro nas suas primeiras quatro edições
(2005, 2006, 2007 e 2008) e em dezembro nas sete que se seguiram (2008, 2009, 2010,
2011, 2012,
2013 e 2020).
Vale por isso a pena conferir a nossa lista de dez melhores combates da história do Final Resolution, por ordem cronológica.
Final Resolution 2005
NWA
World Tag Team Championship:
Team Canada (c) (Bobby
Roode e Eric Young) vs. America's Most Wanted (Chris Harris e
James Storm)
Moralizados e fortalecidos com essa vitória, os AMW desafiaram os campeões Team Canada para um combate pelo NWA World Tag Team Championship. No episódio de 24 de dezembro de 2004, os AMW derrotaram a Team Canada para ganhar o direito de lutar pelos cinturões no Final Resolution.
Final Resolution 2005
Entretanto, na primeira noite do evento The Best Damn Wrestling Event Period, que foi para o ar a 10 de novembro, Chris Sabin bateu Elix Skipper e Sonjay Dutt num Ultimate X match para se tornar no candidato principal ao TNA X Division Championship.
Dois dias depois, num episódio do Impact!, Chris Sabin disse que descobriu uma forma de contra-atacar o Canadian Destroyer, mas Williams disse que era impossível de contra-atacar. Para provar o que estava a dizer, Sabin contra-atacou o finisher do canadiano durante os episódios de 12, 19 e 30 de novembro. Mas no Turning Point, Williams reteve o título diante de Sabin com recurso a uma soqueira.
Entretanto, no episódio de 17 de dezembro, a figura de autoridade Dusty Rhodes anunciou um Ultimate X match no Final Resolution pelo TNA X Division Championship entre Williams e Styles. Contudo, Chris Sabin bateu Christopher Daniels no episódio de 14 de janeiro e ganhou o direito de se juntar ao combate.
Final Resolution 2006
Samoa Joe (c) vs. Christopher Daniels
Entretanto, Samoa Joe conquistou o TNA X Division Championship no Turning Point ao bater AJ Styles. Após o combate, Joe tentou atacar Styles de forma semelhante à que fez com Daniels, mas este apareceu para salvar Styles.
Isto levou à marcação de um combate pelo título entre Samoa Joe e Christopher Daniels para o Final Resolution.
Final Resolution (janeiro 2008)
Combate
sem desqualificações pelo TNA Women's Knockout Championship:
Gail Kim (c) vs. Awesome Kong
Gail Kim tornou-se na primeira
detentora do TNA Women's Knockout Championship no Bound
For Glory 2007, tendo depois defendido o cinturão diante de Roxxi Laveaux,
ODB e Angel Williams.O próximo desafio de Gail Kim dava pelo nome de Awesome Kong, um super peso pesado da divisão feminina, com mais de 1,80 m e 120 quilos. No Turning Point, Kim venceu via desqualificação após Kong ter repetidamente desrespeitado as ordens do árbitro, que acabou por ser atacado pela própria Awesome Kong.
Entretanto, foi marcado um novo duelo entre ambas pelo título, desta feita um combate sem desqualificações no Final Resolution.
Final Resolution (janeiro 2008)
Kurt
Angle (c) vs. Christian
Cage
No Genesis 2007, dois dos elementos da Christian's
Coalition, AJ
Styles e Tomko, ajudaram Kurt
Angle a reter o TNA
World Heavyweight Championship sem o consentimento do líder da stable, Christian
Cage.Quatro dias depois, no Impact!, Styles e Tomko juntaram-se a Angle para criar a fação The Angle Alliance, enquanto continuavam ligados a Christian.
Styles tentou permanecer nas duas fações, até que no episódio de 6 de dezembro Christian se tornou líder de uma aliança conjunta. Contudo, na mesma noite foi atacado por Angle e Robert Roode.
Entretanto, foi marcado um combate pelo título entre Kurt Angle e Christian Cage para o Final Resolution, em janeiro de 2008.
Final Resolution 2009
Three
Degrees of Pain:
Kurt
Angle vs. Desmond Wolfe
Após se ter destacado na Ring of
Honor sob o ring name Nigel McGuinness, Desmond Wolfe
estreou-se na TNA no episódio de 22 de outubro do Impact!, ao
atacar Kurt
Angle.N semana seguinte, Wolfe bateu Angle numa street fight por decisão do árbitro, após o britânico ter aplicado um Lariat no adversário.
Entretanto, foi agendado um primeiro duelo entre ambos em pay-per-view, no Turning Point, no qual Angle levou a melhor, via submissão.
No entanto, a rivalidade não ficou por aí. Na semana seguinte Wolfe bateu Angle via knockout numa Street Fight e posteriormente foi agendado um tira-teimas entre ambos, um Three Degrees of Pain [combate à melhor de três], em que a primeira fall teria de ser vencida por assentamento, a segunda por submissão e a terceira através de escapar da jaula.
Final Resolution 2009
No Bound
for Glory 2009, AJ
Styles bateu Sting para reter o TNA World Heavyweight Championship, colocando um ponto
final à invencibilidade do The Icon no maior evento do ano da
companhia.Nas semanas que se seguiram, Styles foi atacado por um atacante anónimo no backstage, o que o levou a acreditar que teria sido Samoa Joe ou Christopher Daniels a atacá-lo, o que levou à marcação de um combate entre os três, com o título em jogo, para o Turning Point.
No episódio de 5 de novembro do Impact!, Daniels confrontou Styles e disse que era tão bom wrestler quanto ele, mas que não lhe eram dadas as mesmas oportunidades.
No Turning Point 2009, tudo parecia encaminhado para que Daniels se sagrasse campeão após aplicar um Best Moonsault Ever em Samoa Joe, mas AJ Styles executou um Springboard 450 Splash que atingiu as costas de Daniels e avançou para o assentamento em Joe, retendo assim o cinturão.
Entretanto, no episódio de 19 de novembro do Impact!, Daniels formou dupla com Desmond Wolfe e deu a vitória à sua equipa num combate frente a Styles e Kurt Angle, ao fazer o assentamento no campeão mundial, o que levou à marcação de um combate entre Styles e Daniels pelo TNA World Heavyweight Championship para o Final Resolution.
Pelo meio, Styles reteve o título com sucesso num combate diante de Desmond Wolfe no episódio de 10 de dezembro do Impact!.
Final Resolution 2010
The
Motor City Machine Guns (Alex Shelley e Chris Sabin) (c)
vs. Generation
Me (Jeremy Buck e Max Buck)
Os Generation
Me [mais conhecidos por Young
Bucks] fizeram a sua estreia na TNA em janeiro de 2010 e protagonizaram
vários grandes combates frente aos Motor City Machine Guns durante esse ano, o primeiro
dos quais logo na estreia, no Impact! de 14 de janeiro.Depois de alguns meses sem aparecerem como tag team, Jeremy e Max Buck regressaram aos pay-per-views em setembro, no No Surrender, para substituir os London Brawling (Desmond Wolfe e Magnus) e perderem um combate pelo título ante os Motor City Machine Guns. Após a contenda, os Generation Me atacaram os campeões e lesionaram Alex Shelley com um DDT.
No episódio seguinte do Impact!, os Generation Me reivindicaram o TNA World Tag Team Championship, alegando que os campeões não estavam capazes de o defender durante 30 dias, devido à lesão de Shelley, antes de roubar o cinturão a Sabin. Porém, Shelley fez o seu regresso duas semanas depois e prometeu aos Generation Me uma desforra no Bound For Glory.
No Bound For Glory, os Motor City Machine Guns bateram os Generation me para reter o TNA World Tag Team Championship.
Entretanto, após os MCMG vencerem a Team 3D no Turning Point em mais um combate com o título em jogo, Jeremy Buck fez o assentamento vitorioso em Chris Sabin num eight-person tag team match em que os Motor City Machine Guns faziam equipa com Jay Lethal e Velvet Sky e os Generation Me tinham como parceiros Robbie E e Cookie durante o Impact! de 18 de novembro.
Nessa mesma noite, os Motor City Machine Guns bateram os Generation Me um Empty Arena match.
Ainda assim, foi marcado um Full Metal Mayhem match – uma espécie de Tables, Ladders and Chairs match – entre as duas equipas para o Final Resolution.
Final Resolution 2010
TNA
Television Championship:
AJ
Styles (c) vs. Doug Williams
Detentor do TNA Television
Championship desde 22 de julho, quando bateu Rob Terry numa altura em que o
título se chamava Global Championship – e anteriormente tinha a designação de
Legends Championship –, AJ
Styles era, tal como Doug Williams, membro da fação Fortune, juntamente com
Desmond Wolfe, James Storm, Bobby
Roode, Kazarian, Matt Morgan, Kazarian e Doug Williams.Entretanto, toda a fação à exceção de Doug Williams expulsou Matt Morgan do grupo, o que levou a uma tensão entre o britânico e os restantes elementos. Depois de alguns meses de desavenças, Williams desrespeitou as ordens do líder AJ Styles, saiu do grupo e atacou os membros dos Fortune durante um combate entre Matt Morgan e Ric Flair no episódio de 18 de novembro do Impact!.
Posteriormente, foi marcado um combate entre Styles e Williams pelo TNA Television Championship para o Final Resolution.
No episódio de 14 de novembro do Impact Wrestling, AJ Styles confessou que 2012 tinha sido um ano perturbador, devido às alegações que Daniels e Kazarian criaram para o difamar e distrair e ao facto de ter estado perto de vencer o Bound For Glory Series. Posto isto, Daniels e Kazarian apareceram cena para gozar com Styles, chamando-o de “fracassado”, o que levou Styles a desafiar Daniels para um último combate entre ambos.