Ultimas

Lucas Headquarters #78 – Quatro com lugar para um



Ora então boas tardes, comadres e compadres!! Como estão? Sejam bem-vindos a mais um “Lucas Headquarters”, aqui e só aqui, no WrestlingNotícias! Como é que vai ser esse Carnaval, digam lá? Vão mascarar-se de quê? Não era giro se um dia algum de nós tivesse a ideia de, num ano qualquer, fazer um corso carnavalesco dedicado ao wrestling? Malta de Torres Vedras e Ovar, fica a ideia no ar: Não a deixem cair no chão, não vá ela partir-se…


Esta semana, confesso, estava assim sem grandes ideias para a entrada 78 deste nosso espaço – é verdade, se tudo correr bem e eu, por qualquer razão, não me ausentar, lá para meio do Verão chegaremos à centena – até que vi três coisas que, subitamente, me deram a inspiração necessária para vir aqui debitar alguma coisa. O engraçado disto tudo é que essas três coisas que vi não têm propriamente a mesma origem, o que é o mesmo que dizer que são “documentos” – chamemos-lhe assim – de “fontes” diferentes.


O impacto que esta “diferença de fontes” pode ter na matéria que estamos aqui a analisar é que tudo isto pode ter diferentes graus de certeza. Normalmente, uma notícia, um artigo como este (onde às vezes pode surgir uma ou outra informação mais objetiva por entre as doses de subjetividade) é sempre mais fiável do que um vídeo onde aparece um excerto de uma qualquer entrevista no TikTok.


Mas pronto, como já me estou a perder – e vocês nesta altura já andam meio à deriva com o tema desta semana – vamos efetivamente ao assunto que nos traz cá esta semana.


Têm surgido, nos últimos dias, notícias que dizem que a WWE procura contratar um grande free agent dentro do mercado do wrestling. E se a contratação de AJ Styles é alguma indicação, as expectativas relativamente a essa contratação estão mais altas do que nunca. 



E não só, vale sempre a pena lembrar isto: A WWE deu uma grande volta no último ano, e mesmo que Vince McMahon tenha voltado atrás na sua decisão de se “reformar” (com bastantes aspas), até agora, tal mudança de ideias parece não ter efeitos práticos nos bastidores da empresa, e apesar de todos os tumultos que o regresso de Vince possa ter causado a nível interno, a verdade é que Triple H continua a ter o controlo da parte criativa da empresa, e até agora tudo parece estar como em Julho do ano passado.


A chegada de Triple H ao controlo criativo da WWE, bem como a lufada de ar fresco que tudo isso traz, faz com que haja uma repentina mudança de paradigma no que diz respeito a contratações por parte da empresa: Antes, ninguém queria trabalhar sob as ordens de Vince McMahon, cujas ideias para o produto da empresa ficavam, segundo muitos, paradas nos anos 90; agora, com a flexibilidade demonstrada por Triple H em toda a linha, toda a gente está disposta a dar à empresa o benefício da sua dúvida, e posso afirmar que o resultado nem tem sido assim tão mau.




Falando de free agents, muitos nomes têm sido especulados para assinar pela WWE – e já iremos ver quais são os principais. Mas, para rematar de vez o contexto, é fundamental dizer que tudo isto não acontece por acaso. 

Dizer que é normal surgirem notícias desta magnitude quando estamos exatamente a meio da Road To Wrestlemania (hoje é noite de Elimination Chamber e ainda de Battle In The Valley da NJPW!) seria revelar ao mundo que somos grandes fãs de monsieur La Palice, mas vale a pena lembrar que o efeito Cody Rhodes também tem a sua quota-parte. 



O American Nightmare sempre foi visto como uma das jóias da coroa do wrestling nos últimos anos (sobretudo pelo trabalho que fez na conceção da AEW) e toda a gente daria o rabinho e oito tostões para ter uma storyline com ele.

Posto isto, quais são os free agents que muitos têm dito que estão próximos da WWE?

(ordena-los-emos por ordem decrescente de possível chegada)


Jay White



Parece-me a mim a opção mais óbvia e a que poderá estar mais perto de entrar pelos portões da WWE adentro. A possibilidade de haver acordo entre o neozelandês e a WWE tem feito correr cada vez mais tinta dentro da imprensa especializada e tem suscitado as opiniões de críticos e fãs, sobretudo desde que Jay White perdeu o Loser Leaves Japan Match contra Hikuleo no evento da NJPW conhecido como The New Beginning in Osaka.




Nas últimas horas tem-se dito o contrário daquilo que muita gente pensa, isto é, que a contratação de White terá deixado de ser considerada prioritária dentro da WWE. 


A questão é que, pessoalmente… acredito que a WWE está a fazer bluff, se entrarmos por esta via. É do conhecimento mais ou menos público que, desde que Triple H assumiu a parte criativa da empresa, que gosta de manter os fãs em suspenso a nível de contratações (lembram-se dos teasers do White Rabbit? A única diferença é que todos sabíamos que só Bray Wyatt encaixaria naquele tipo de teasers).




Seja como for, Jay White tem combate marcado contra Eddie Kingston no Battle in the Valley, sob estipulação Loser Leaves NJPW, que deverá ser a sua machadada final na passagem pela empresa. A partir daqui é esperar e ver: Uma aparição na Wrestlemania parece-me bastante improvável, até porque criativamente o evento está “fechado”. Mas nós sabemos que o RAW depois do Maior Evento do Ano é sempre uma caixinha – ás vezes um caixote – de surpresas…




Kota Ibushi


Por outro lado, surge nesta lista um nome que não é nada estranho no que a WWE diz respeito. Aliás, basta falar em Kota Ibushi que muita gente se vai recordar automaticamente da autêntica wrestling clinic do Cruiserweight Classic de 2016 que ambos protagonizaram e que levou a malta a pedir a Triple H que os contratasse a ambos, quase tanto como quem pede ao Pai Natal um brinquedo novo.





No entanto, Kota Ibushi tem planos para abrir uma escola de wrestling, o que pode não cair bem junto da empresa por uma série de razões tão simples como, por exemplo, a total disponibilidade dos seus ativos. Contudo, segundo a conta do Twitter Dark Puroresu Flowsion, nem a possibilidade de treinar a próxima geração de wrestlers demoveria Ibushi de assinar pela companhia (algo que, aqui entre nós, a WWE deveria considerar seriamente…)


A juntar a tudo isto, Kota Ibushi tem 40 anos. Portanto, ou a WWE aposta nele já, a todo o vapor, ou então toda a aura da chegada dele à WWE pode esfumar-se num piscar de olhos. Pensa rápido, Triple H!!


Kenny Omega



E começamos a chegar às opções menos prováveis. Mesmo assim, é surpreendente ver que, apesar de todo o protagonismo do qual tem usufruído na All Elite Wrestling, Kenny Omega ainda continua a estar nas cogitações da WWE. A verdade é que a ligação de Omega com a empresa (mais uma entre mil) não está assim tão desfasada da realidade.


A questão é esta: Segundo o Fightful Select, a WWE está a considerar seriamente a hipótese de contratar Kenny Omega quando o seu contrato com a AEW acabar. 


O problema é que, se no plano teórico, o contrato de Omega estaria perto de terminar (foi assinado em Março de 2019, meses antes do surgimento oficial da empresa e ainda na ressaca do seu anúncio), no plano prático, isso não é bem assim: Kenny Omega já foi obrigado a parar devido a lesão, e todo esse tempo de paragem poderá ser adicionado ao seu contrato, fazendo com que termine, na melhor das hipóteses, no fim de 2024 ou no início de 2025.


CM Punk



OK, nesta é que eu não me acredito nem por um segundo. Nem eu nem alguém que queira ver a WWE livre de polémicas que mancham a sua imagem, até porque no último ano já houve disso que chegasse. Mas a verdade é que a reputação de CM Punk na AEW não é a melhor depois de tudo o que aconteceu no rescaldo do All Out, e a WWE seria a única empresa capaz de salvar a sua decadente imagem pública.


Numa entrevista recente, CM Punk lançou a bomba de que o seu tempo na AEW acabou e que está em conversações com a WWE para um possível retorno. O único impedimento? Assinar o novo contrato enquanto o seu vínculo com a All Elite estiver em vigor. Mas toda a gente sabe da forma pouco amigável como Punk saiu da WWE em 2014, de toda as coisas que se disseram desde aí, e a WWE fazer cedências por alguém que assim que bateu com a porta disse cobras e lagartos da empresa parece-me, no mínimo, um bocadinho hipócrita…




@ultimate_wrestling_fans 180 days since #aewallout #cmpunk #breakingnews #leavingaew #wwebound #ftr #kennyomega #theelite #hangmanadampage #tonykhan #mjf #punkd ♬ PUNK WORK, PUNK DAY (Prod. by KNIFE WOUND) - HEXADAMANE



Destes quatro, quem acham que tem mais possibilidades de acabar na WWE após a Wrestlemania?


E assim termina mais uma edição dos “Lucas Headquarters”! Não se esqueçam de passar pelo site do WN, pelo nosso Telegram, deixem opiniões aí em baixo, sugiram temas, o costume. Para a semana, se tudo correr bem, cá estarei com mais um artigo.


Peace and love, e até ao meu regresso! Bom Carnaval se for o caso! Que seja um bom Elimination Chamber e um bom Battle In The Valley!

Com tecnologia do Blogger.