Ultimas

Lucas Headquarters #76 – Fim das transmissões da WWE em Portugal: E agora?

 



Ora então bons dias, comadres e compadres!! Como estão? Bem-vindos sejam a mais uma edição dos “Lucas Headquarters”, aqui no WrestlingNotícias, hoje excecionalmente à segunda-feira, porque o meu fim-de-semana foi quase todo passado fora de casa, e logo às 9h da matina, porque de manhã é que se começa o dia, já dizia a minha mãe.


Ainda a ressacar de um Royal Rumble que nos trouxe mais um capítulo da “novela” Bloodline? Aquela storyline era digna de ser transformada num filme e de ser levada aos Óscares. Creio que ainda vamos a tempo, e acredito que faria muito melhor figura do que muitos dos filmes que vão concorrer. Mas hoje o tema que me traz aqui tem a ver com ecrãs e com transmissões, embora seja ligeiramente diferente.


Este já era um tema que tinha pensado trazer para aqui há algum tempo, porque tem sido daqueles temas que tem suscitado opiniões entre os felizes poucos que acompanham o wrestling em Portugal, embora neste caso isso não seja propriamente um bom sinal. Tendo em conta o que tenho para vos falar hoje, as opiniões que tenho ouvido a respeito deste tema são sinal de apreensão, de dúvida, de desconfiança.


Vem este tema a propósito, também, de várias conversas que tenho tido com um amigo meu que, dentro do possível, vai estando por dentro do que se passa neste nosso mundinho, mas que infelizmente, com a vida que leva, a única forma de o fazer era com esta alternativa.


Mas, depois de tanto blábláblá para introduzir este tema, perguntam vocês: Mas que alternativa?


E eu respondo: As transmissões de shows da WWE em Portugal, através da SportTV.



E eu respondo: As transmissões de shows da WWE em Portugal, através da SportTV.

E qual é a razão para que este tema suscite tanta apreensão, dúvida em comentários? Porque todos nós temos uma certa proximidade, vamos dizer assim, com este tema: Foi por aqui que muitos de nós, eu incluído, começamos a entrar pelo mundo do wrestling adentro, primeiro na TVI, depois na SIC Radical, e até ao fim de ano, na SportTV (+). Resumindo, num tempo em que ainda havia pouco internet, para muitos de nós, se não fosse a televisão em canal aberto, nunca teríamos noção do quão maravilhoso viria a ser este desporto (e também do quão mais simples eram os tempos).


Eu por mim falo, foi em 2007, com uma caixa de vidro, um comando todo partido e quatro canais apenas, que o bichinho do wrestling entrou em mim pela primeira vez. Desses tempos guardo, por exemplo, a memória de ter ainda gravado um SmackDown qualquer numa VHS, vejam lá vocês o quão velho pareço eu, apesar de ainda ser relativamente jovem.



Mas pronto, memórias afetivas de um tempo que já não volta à parte, vamos contextualizar: Como já tinha referido, em Portugal a WWE tem um longo historial televisivo. Tudo isto começou nos anos 90 na RTP, quando os primeiros combates de wrestling começaram a chegar às nossas casas com os comentários do inimitável Tarzan Taborda.


Anos mais tarde, o wrestling chega à TVI com as transmissões do SmackDown (isto por volta, corrijam-me se for impreciso, de 2005-06), e é graças a isso que se dá um autêntico boom do wrestling em Portugal, com o nosso país a ganhar cada vez mais fãs. O wrestling mantém-se em sinal aberto até por volta de 2012, passando entretanto do horário dos fins-de-semana de manhã para, se não me engano, para as madrugadas de domingo para segunda-feira. 


Claro que, já na altura dessa mudança, já muita gente tinha acesso a TV por cabo (comparativamente ao tempo da TVI) e a SIC Radical aproveitou-se disso para passar edições “resumidas” do SmackDown com umas três semanas de atraso e programas como o WWE Experience (uma espécie de recapitulação dos shows da semana) e WrestlingTraduzido.





Vamos então até 2017, quando a SportTV compra os direitos de transmissão da WWE e começa a passar o RAW (por inteiro, nos canais principais, e resumidamente, na SportTV+). Só que, em Dezembro passado, por intermédio de Jorge Botas, surge a notícia que a WWE iria deixar de ser transmitida em Portugal, com o último SmackDown do ano, a 30 de Dezembro, a encerrar as transmissões.




 


 A pergunta que se impõe é: Com o fim das transmissões da WWE em Portugal, será que se justifica que a SportTV (ou outro canal qualquer) apostem em voltar a deter os direitos de transmissão da empresa?

A resposta, à partida, seria sim. Mesmo muita gente tendo acesso a sites de streaming através da internet, muitas pessoas, por falta de tempo ou simplesmente por inaptidão (vale lembrar que, apesar de atingir um público mais jovem na sua esmagadora maioria, o wrestling é um desporto que, ainda hoje, cativa todas as idades), faria sentido que a SportTV apostasse na transmissão de wrestling.

A juntar a isto acresce o facto de muita gente pagar para ter SportTV, mas o referido canal estar já a “perder terreno” no que diz respeito à transmissão de certos campeonatos de futebol e precisar de arranjar conteúdo que cative minimamente os seus espectadores.




Contudo, acredito que a resposta mais consensual será um rotundo não. As razões são duas e são muito simples: Apesar de ainda existirem fãs de wrestling em Portugal, a verdade é que estes são cada vez menos, e o wrestling já não é um desporto que tenha um caráter tão transversal como teve outrora, o que torna cada vez mais difícil a missão de cativar público.

Segundo, há que ter em conta que, a ser transmitida em Portugal, a WWE iria “aterrar” num canal destinado a jovens, do género da SIC Radical. Ora, com opções de entretenimento como Netflix, HBO e PobreTV, e com a WWE a ter cada vez menos fãs em Portugal, não sei até que ponto faria sentido um canal de televisão apostar em transmissões de wrestling, sobretudo sabendo que as novas gerações têm uma facilidade tremenda em ver conteúdos através da internet.

E vocês, acham que faz sentido a WWE voltar a ser transmitida em Portugal?


E assim termina mais uma edição dos “Lucas Headquarters”! Não se esqueçam de passar pelo site e pelo Telegram do WN, deixar as opiniões aí em baixo, sugerir temas e tudo mais. Para a semana cá nos encontraremos de novo!!


Peace and love, até ao meu regresso, se tudo correr bem, no sábado à hora de sempre!

 

Com tecnologia do Blogger.