Ultimas

TNA: Os 10 melhores combates de Abyss

Abyss passou 17 anos na TNA, entre 2002 e 2019
O monstro da Total Nonstop Action (TNA), Abyss foi figura de proa na companhia ao longo de mais de uma década e meia, tendo primado pela vantagem física sobre os adversários, mas também pela constante presença em combates disputados sob regras extremas.
 
Nascido a 4 de outubro de 1973 na capital dos Estados Unidos, Washington D.C., Christopher Joseph Park de seu nome verdadeiro estreou-se nos ringues em 1995, tendo passado por promotoras independentes dos Estados Unidos antes de debutar na TNA como Justice em junho de 2002.
 
Um ano depois regressou à companhia sob o ring nameThe MonsterAbyss, a gimmick com que teve mais sucesso. Em março de 2012 surgiu como Joseph Park, sem máscara, interpretando o papel de irmão de Abyss.
 
Em 17 anos ao serviço da promotora, entre 2002 e 2019, conquistou o NWA World Heavyweight Championship (uma vez), o TNA X Division Championship (uma), o TNA Television Championship (duas), o NWA World Tag Team Championship (uma, com AJ Styles) e o TNA World Tag Team Championship (duas, uma com James Storm e outra com Crazzy Steve). Em 2018 foi introduzido no Impact Hall of Fame.
 
Vale por isso a pena recordar os dez melhores combates de Abyss na TNA, por ordem cronológica.
 
Lockdown 2005
Six Sides of Steel match para determinar o candidato principal ao NWA World Heavyweight Championship no Hard Justice:
No Against All Odds 2005, Abyss bateu Jeff Hardy num Full Metal Mayhem match para ganhar uma oportunidade pelo NWA World Heavyweight Championship. Porém, cinco dias depois, no episódio de 18 de fevereiro do Impact!, deu o contrato do combate a Traci, que na altura estava a tentar tornar-se assistente pessoal da figura de autoridade Dusty Rhodes.
Mais de um mês depois, no episódio de 25 de março, Abyss tentou recuperar o contrato a Traci, que já se tinha tornado co-assistente de Rhodes. Isso levou a uma rixa entre AbyssAJ Styles, que tentava defender Traci e a outra co-assistente do American Dream, Trinity, que fugiam com medo de Abyss.
Na semana seguinte, foi anunciado um combate entre AbyssAJ Styles para o Lockdown, por uma oportunidade pelo NWA World Heavyweight Championship. A 8 de abril, foi revelado que o vencedor ia lutar pelo título no pay-per-view Hard Justice, a 15 de maio.
 
 
 
No Surrender 2005
Dog Collar match pelo NWA World Heavyweight Championship:
Raven (c) vs. Abyss
No Slammiversary 2005, Raven conquistou o NWA World Heavyweight Championship ao vencer um King of the Mountain match em que também competiam o até então campeão AJ Styles, Abyss, Monty Brown e Sean Waltman.
Cinco dias depois, no Impact!, James Mitchell regressou à TNA e propôs a Abyss a ideia de lutar pelo NWA World Heavyweight Championship, algo que Abyss concordou, criando uma parceria entre os dois. Com Mitchell como novo manager de Abyss, The Monster atacou Raven ainda nessa noite, o que levou à marcação de um combate entre ambos para o No Surrender.
Entretanto, Raven desafiou Abyss para um Dog Colar match, em que a única forma de vencer seria por assentamento.
Durante o episódio de 15 de julho, Cassidy Reilly prometeu lealdade a Raven devido a vivências passadas em que Raven o salvou, afirmando que estará sempre presente para ajudar Raven quando este o precisasse.
 
 
 
Monster's Ball match: 
Rhino vs. Abyss vs. Jeff Hardy vs. Sabu
Nos meses anteriores, Abyss e Sabu estiveram envolvidos numa realidade que levou a um combate sem desqualificações no Unbreakable, que Abyss venceu. Sabu também esteve envolvido numa pequena rivalidade com Rhino, até porque já tinha se tinham defrontado numa contenda de tag team.
Embora não estivessem propriamente todos embrulhados, foi marcado um Monster’s Ball match entre Rhino, AbyssJeff Hardy e Sabu para a primeira edição do Bound For Glory.
Apesar da dureza de um Monster’s Ball match, nessa mesma noite os quatro homens estavam escalados para participar num 10-Man Gauntlet match para substituir Kevin Nash no main-event como adversário do campeão Jeff Jarrett num combate pelo NWA World Heavyweight Championship.
 
 
 
Falls Count Anywhere match:
Rhino vs. Abyss
No episódio de 31 de dezembro de 2005 do Impact!, Abyss atacou Rhino após Rhino vencer um combate diante de A-1, numa altura em que Abyss e a Team Canada faziam parte da fação Planet Jarrett, liderada por Jeff Jarrett, que no Turning Point bateu Rhino para reter o NWA World Heavyweight Championship.
No primeiro duelo entre Rhino e Abyss, no Final Resolution 2006, Abyss levou a melhor, após um Black Hole Slam.
Entretanto, no Impact! de 28 de janeiro, um novo combate entre ambos terminou em no contest, o que levou a que, uma semana depois, fosse anunciado um Falls Count Anywhere match entre os dois para o Against All Odds.
 
 
 
Lockdown 2006
Six Sides of Steel match pelo NWA World Heavyweight Championship:
Após sair por cima na rivalidade com Rhino, Abyss desafiou Christian Cage pelo NWA World Heavyweight Championship num Six Sides of Steel match a ter lugar no Lockdown durante o episódio de 18 de março do Impact!.
Uma semana depois, James Mitchell e Alex Shelley perseguiram a mulher de Christian Cage com uma câmara de filmar.
E no Impact! de 1 de abril, Abyss e Christian Cage envolveram-se numa brawl, depois de James Mitchell ter mostrado um novo vídeo de ele e Alex Shelley a perseguirem a mulher de Christian.
Na semana seguinte, Christian Cage atacou Abyss e aceitou o desafio de defrontar The Monster no Lockdown. No episódio de 20 de abril, a três dias do Lockdown, Abyss retribuiu o favor e atacou brutalmente Christian.
 
 
 
Impact! (16 de novembro de 2006)
Após o Bound For Glory 2006, Abyss venceu o Fight for the Right Tournament para ganhar uma oportunidade pelo NWA World Heavyweight Championship de Sting no Genesis, mas também para se tornar o primeiro lutador a defrontar o recém-contratado Kurt Angle na TNA.
 
 
 
Prison Yard match:
Sting vs. Abyss
Declarado candidato principal ao NWA World Heavyweight Championship após vencer o Fight for the Right Tournament, Abyss conquistou o título no Genesis após vencer Sting por desqualificação, depois de Sting acertar no árbitro com uma Clothesline. Ao contrário da maioria das promotoras, na TNA um título podia mudar de mãos via desqualificação.
Após o Genesis, Sting tentou afastar Sting de James Mitchell, referindo-se a Abyss como “Chris”, em alusão ao nome verdadeiro do The Monster. Paralelamente, Christian Cage intrometeu-se, alegando saber um segredo do passado de Abyss, tendo depois atacado Abyss e Sting.
No Turning Point, Abyss defendeu com sucesso o NWA World Heavyweight Championship ao bater Sting e Christian Cage num three-way dance, após aplicar um Black Hole Slam em Sting.
No Final Resolution, o trio voltou a defrontar-se, desta feita num three way elimination match. Sting eliminou Abyss após um Scorpion Death Drop, mas acabou por ser vencido por Christian Cage, que se sagrou campeão.
No episódio de 24 de janeiro do Impact!, Sting revelou (depois de olhar para registos públicos e mais uma vez referir o nome real de Abyss) que Abyss esteve preso por disparar três vezes sobre o próprio pai pelas costas, num incidente que fez o pai ficar em estado de coma. Entretanto, foi marcado um Prison Yard match entre Abyss e Sting para o Against All Odds.
 
 
 
No Surrender 2007
No Hard Justice, a equipa de Abyss (Abyss, Andrew Martin e Sting) bateu a Christian's Coalition (Christian Cage, AJ Styles e Tomko) num Doomsday Chamber of Blood match, com Abyss a alcançar o assentamento vitorioso em Styles, o que deu a Abyss o estatuto de candidato principal ao TNA World Heavyweight Championship.
No episódio do Impact! que se seguiu, Abyss defendeu com sucesso o seu estatuto de candidato principal ao vencer Christian Cage num First Blood match, mas foi atacado pelo campeão mundial, Kurt Angle.
No último Impact! antes do No Surrender, Abyss e Jay Lethal derrotaram Kurt Angle e Sting num combate de tag team, com Abyss a conseguir o assentamento vitorioso sobre Angle.
 
 
 
Turning Point 2008
Falls Count Anywhere match:
No Bound For Glory 2008, Kurt Angle foi derrotado pelo fundador e coproprietário da TNA, Jeff Jarrett, num combate que teve Mick Foley como special guest enforcer.
No Impact! a seguir ao pay-per-viewAngle desafiou Jarrett para uma desforra no Turning Point, mas Jarrett recusou. Furioso pela recusa do rival, Angle começou a atacar vários lutadores da TNA para persuadir Jarrett a aceitar o desafio.
No episódio de 23 de outubro, Angle voltou a lançar o desafio e a receber uma nega por parte de Jarrett. No entanto, o fundador da TNA recomendou Abyss, uma das vítimas de Angle na semana anterior, para adversário do campeão olímpico.
Uma semana depois, Angle perdeu um duelo com Abyss, via desqualificação, após atingir o Monster com uma cadeira, o que levou ao agendamento de um Falls Count Anywhere match entre ambos para o Turning Point.
 
 
 
Impact!: The Whole F'n Show (12 de agosto de 2010)
Stairway To Janice match pelo TNA World Heavyweight Championship:
Rob Van Dam (c) vs. Abyss
(Eric Bischoff como árbitro convidado)
No episódio do Impact! a seguir ao Slammiversary VIII, Abyss defrontou Mr. Anderson e Jeff Hardy num combate para determinar o candidato principal ao TNA World Heavyweight Championship, mas a contenda terminou em triple countout. Após o combate, Abyss destruiu ambos os adversários e teve uma confrontação com Hulk Hogan.
Entretanto, Abyss, Hardy e Anderson lutaram pelo título mundial, na posse de Rob Van Dam, no Victory Road, mas o campeão reteve o cinturão.
No episódio do Impact! que se seguiu, o novo top 10 do ranking de eventuais candidatos principais ao TNA World Heavyweight Championship tinha Abyss no primeiro lugar.
Entretanto, Abyss começou a perseguir RVD com a sua nova arma, uma tábua cheia de pregos a que chamou de Janice, o que levou Eric Bischoff a marcar um Stairway to Janice match entre RVD e Abyss pelo título, com o próprio Bischoff a desempenhar o papel de árbitro.
 





 



Com tecnologia do Blogger.