Ultimas

Os 10 melhores combates de Christian na WWE

Christian esteve na WWE entre 1998 e 2005 e entre 2009 e 2014
Há quem diga que o que conquistou na WWE foi curto para as qualidades que tinha (e ainda tem), mas o percurso de Christian na companhia não deixa de ser bastante meritório, tendo marcado uma era na divisão de tag team ao lado do amigo de infância Edge antes de seguir a solo uma caminhada que o haveria de levar aos títulos mundiais.
 
Nascido a 30 de novembro de 1973 em Kitchener, na província canadiana de Ontário, William Jason Reso de seu nome verdadeiro já era um fã de wrestling e um praticante de hóquei no gelo quando, aos 10 anos, se mudou para a uma localidade rural a 80 quilómetros de Toronto chamada Orangeville, onde conheceu Edge. Juntos faziam viagens até Toronto para ver ao vivo os seus lutadores favoritos e começaram a perseguir desde cedo um sonho que se haveria de tornar real.
 
Edge acabou por se iniciar mais cedo nos treinos no Sully’s Gim de Ron Hutchison e nos ringues, em 1992. Christian seguiu-lhe as pisadas quase três anos depois. Com naturalidade, ambos se tornaram numa tag team no circuito independente canadiano, sob nomes como High Impact, Suicide Blondes, Revolution X, Hard Impact e Canadian Rockers.
 
Edge assinou pela então denominada World Wrestling Federation (WWF) em 1996, dois anos antes de Christian, tendo no final de 1998 formado a stable The Brood juntamente com Gangrel. No ano seguinte separaram-se de Gangrel e começaram a construir um caminho a dois que os levaria à conquista de sete títulos de tag team e a combates memoráveis envolvendo mesas, escadotes e/ou cadeiras.
 
Em 2001 os dois amigos canadianos seguiram carreiras a solo, também elas recheadas de brilho e de muitas conquistas. Edge teve mais sucesso, mas Christian mostrou que não era propriamente o patinho feio da dupla, tendo conquistado o World Heavyweight Championship (duas vezes), o ECW Championship (duas), o Intercontinental Championship (quatro), o Hardcore Championship (uma), o European Championship (uma) e o Light Heavyweight Championship (uma). E além dos sete títulos de tag team ao lado de Edge, venceu mais dois: um com Lance Storm e outro com Chris Jericho.
 
Paralelamente, viveu alguns dos melhores anos da carreira na TNA, tendo conquistado o NWA World Heavyweight Championship (duas vezes) e o Impact World Championship (uma).
 
Vale por isso a pena recordar os dez melhores combates de Christian na WWE, por ordem cronológica.
 
 
Monday Night Raw (29 de setembro de 2003)
Christian (c) vs. Rob Van Dam
Campeão desde 10 de agosto de 2003, quando ganhou o título intercontinental a Booker T num house show (sim, leu bem!), Christian soube que ia defender o cinturão diante de Rob Van Dam e Chris Jericho num triple threat match no Unforgiven quando um duelo entre RVD e Y2J para determinar o novo candidato principal, no episódio de 15 de outubro do Raw, terminou em dupla desqualificação.
No pay-per-view, Christian alcançou a vitória ao fazer o assentamento em Van Dam, que esbarrou no cinturão quando quis aplicar um Five-Star Frog Splash no campeão.
No Raw da noite seguinte, Christian defendeu o título diante de RVD, mas utilizou o cinturão para se desqualificar e, após o combate, foi buscar um escadote. Contudo, RVD aplicou-lhe um Five-Star Frog Splash a partir do topo do escadote. Nessa mesma noite, o co-General Manager Steve Austin anunciou que, na semana a seguir, Christian teria de defender o Intercontinental Championship frente a Rob Van Dam num Ladder match.
 
 
 
Monday Night Raw (10 de maio de 2004)
Steel Cage match:
No Armageddon 2003, Christian e Chris Jericho derrotaram Lita e Trish Stratus num combate de tag team intergénero denominado “The Battle of the Sexes”.
Por essa altura, Christian e Jericho iniciaram romances com Lita e Trish, respetivamente, e começaram a apostar entre ambos quem conseguia ir para a cama primeiro com o seu par amoroso, com um dólar canadiano em jogo.
Apesar da aposta, Jericho continuou o seu relacionamento com Trish, o que resultou numa desavença entre Christian e Y2J. No Royal Rumble 2004, Christian foi eliminado por Jericho.
A tensão entre os dois levou-os a um combate na WrestleMania XX, com Christian a levar a melhor, com recurso a um roll-up, depois de Trish ter atacado Jericho a pensar que era Christian. Contudo, a seguir ao combate Trish deu várias chapadas em Jericho, permitindo a Christian aplicar um Unpreitter em Y2J.
Entretanto, foi marcado para o Backlash um handicap match em que Chris Jericho enfrentaria a dupla composta por Christian e Trish Stratus. Apesar da desvantagem numérica, Y2J saiu vencedor após atirar Christian contra Trish e aplicar-lhe Enziguiri.
Na noite seguinte, Chris Jericho e Christian mediram forças num singles match, com Christian a levar a melhor após a interferência do estreante Tyson Tomko, apresentado como o solucionador de problemas de Christian e Trish Stratus.
Nos episódios do Raw que se seguiram, Tomko atacou Jericho. A fim de evitar mais interferências, foi marcado um Steel Cage match entre Christian e Chris Jericho para o Raw de 10 de maio.
 
 
 
Unforgiven 2004
No episódio de 6 de setembro do Raw, o General Manager Eric Bischoff retirou o Intercontinental Championship a Edge depois de este ter sofrido uma lesão na virilha. Christian interrompeu Bischoff e disse que todos os seus peeps (fãs) avançariam para um motim caso Bischoff não lhe atribuísse o título vago. Entretanto, Chris Jericho entrou na conversa e sugeriu que ele e Christian lutassem nessa noite pelo cinturão. Bischoff, no entanto, marcou um Ladder match entre os dois para o Unforgiven.
 
 
 
ECW (2 de junho de 2009)
Christian vs. Tyson Kidd
Campeão da ECW desde 26 de abril, quando ganhou o título a Jack Swagger no Backlash, Christian tinha agendado defender o cinturão frente a Swagger e Tommy Dreamer no Extreme Rules. Paralelamente, mediu forças com Tyson Kidd no derradeiro episódio da ECW antes do pay-per-view.
 
 
 
 
ECW (27 de outubro de 2009)
ECW Championship:
Christian (c) vs. Yoshi Tatsu
Campeão da ECW pela segunda desde que bateu Tommy Dreamer no Night of Champions, a 16 de julho, Christian defendeu o título frente a Tommy Dreamer e Zack Ryder em episódios da ECW, William Regal no SummerSlam e no Breaking Point e Paul Burchill no Bragging Rights.
Paralelamente, Yoshi Tatsu derrotou Zack Ryder no episódio de 20 de outubro da ECW para se tornar no candidato principal ao ECW Championship.
 
 
 
TLC: Tables, Ladders & Chairs 2009
Ladder match pelo ECW Championship:
Christian (c) vs. Shelton Benjamin
O ECW Championship vivia uma fase menos positiva, uma vez que já não era defendido em pay-per-view desde o Hell in a Cell, em setembro.
No episódio de 24 de novembro do show semanal da ECW, Shelton Benjamin bateu Zack Ryder para se tornar no candidato principal ao título. E Christian, campeão desde julho, realçou que o título não estava a ter o destaque merecido e por isso desafiou Benjamin para um Ladder Match no PPV TLC.
 
 
 
Ladder match pelo World Heavyweight Championship vago:
Christian vs. Alberto Del Rio
No entanto, Edge anunciou no episódio do Monday Night Raw de 11 de abril que teria de se retirar devido a uma estenose espinhal cervical decorrente de uma lesão no pescoço.
O combate logicamente que teve de ser alterado. O título foi declarado vago quatro dias depois no Friday Night SmackDown e teve lugar uma Battle Royal de 20 homens para apurar quem defrontaria Del Rio pelo título no Extreme Rules. E foi precisamente o melhor amigo de Edge, Christian, quem levou a melhor. Na altura, o canadiano ainda perseguia o seu primeiro título mundial na WWE.
 
 
 
World Heavyweight Championship:
Porém, no episódio seguinte do SmackDown, que foi para o ar a 6 de maio, o canadiano foi derrotado por Randy Orton, que assim se tornou no novo detentor do World Heavyweight Championship.
Uma semana depois, foi anunciado que Christian iria invocar a sua cláusula de desforra frente a Orton no Over the Limit.
 
 
 
World Heavyweight Championship:
(caso Orton fosse desqualificado ou houvesse má arbitragem, Christian conquistaria o título)
No Over the Limit, Christian foi derrotado por Randy Orton e falhou a reconquista do World Heavyweight Championship, mas no episódio seguinte do SmackDown desafiou o campeão para novo combate pelo título. Contudo, Mark Henry e Sheamus interromperam-no, o que levou o General Manager Teddy Long a marcar um combate entre Christian, Henry e Sheamus para determinar o novo candidato principal. E Sheamus venceu, depois de o árbitro não ter visto o assentamento de Christian no irlandês devido à interferência de Orton.
No episódio que se seguiu, Christian pediu para ser adicionado ao title match, mas Teddy Long fez dele special guest referee. O canadiano ajudou Orton a reter o título, mas logo a seguir atingiu o campeão com o cinturão.
Na semana seguinte, Orton aceitou o desafio de Christian para um combate pelo World Heavyweight Championship no Capitol Punishment e foi derrotado por Sheamus num duelo sem desqualificações, devido à interferência de Christian, que voltou a atingi-lo com o cinturão.
No episódio de 17 de junho do SmackDown, Christian derrotou Sheamus num combate em que estava em jogo a adição do irlandês ao title match no Capitol Punishment. Após a contenda, Orton tentou atacar Christian, mas este fugiu, o que levou o campeão a pontapear Sheamus na cabeça em jeito de aviso ao canadiano.
No episódio que se seguiu do SmackDown, Christian exigiu nova oportunidade pelo título a Teddy Long, mas este disse-lhe que para tal teria de vencer Kane. Christian perdeu o duelo com Kane, mas por desqualificação, após a interferência de Mark Henry. Então, o General Manager marcou um combate de tag team entre a equipa de Christian e Henry e a de Kane e Orton, com a mesma estipulação. Christian e Henry saíram vencedores, através de um assentamento de Henry em Orton.
Mas tendo em conta que foi Henry a dar a vitória à sua equipa, Teddy Long prometeu a Henry uma oportunidade pelo título caso este batesse Orton num singles match. Contudo, Henry perdeu o combate por countout, após Christian o ter distraído.
Tudo isto levou a que fosse agendado um combate entre Orton e Christian pelo World Heavyweight Championship no Money in the Bank. No episódio de 8 de julho do SmackDown, os advogados de Christian adicionaram a estipulação de que, se Orton fosse desqualificado ou houvesse má arbitragem, o canadiano conquistaria o título.
 
 
 
No Holds Barred match pelo World Heavyweight Championship:
No episódio de 29 de julho do SmackDown, o novo diretor de operações (COO) da WWE, Triple H, anunciou que Christian ia defender o título frente a Randy Orton num No Holds Barred match no SummerSlam.
 



Com tecnologia do Blogger.