Ultimas

OH YOU DIDN'T KNOW? #8 | RIKIDOZAN – A MORTE PREMATURA E O LEGADO DO PAI DO

 



“Rikidōzan – A morte prematura 

e o legado do Pai do Puroresu”



Durante os mais de 130/140 anos que o nosso desporto conta, vários wrestlers atingiram estatutos lendários, mas poucos conseguiram “voar mais alto” e serem consagrados como verdadeiros heróis nacionais.

Um dos casos mais conhecidos é o de Rikidōzan, considerado uma das figuras mais influentes em todo o Japão no período pós-Segunda Guerra Mundial. Rikidōzan nasceu na Coreia do Norte, em 1924, e aos 15 anos foi adotado por uma família japonesa, após o falecimento de seu pai. Para a evitar discriminação “anti-coreana” que estava em voga na sociedade japonesa na primeira metade do século XX, mudou na conservatória o seu nome para Mitsuhiro Momota e pouco depois enveredou pela carreira de lutador profissional de Sumo.

No entanto, corria o ano de 1951, quando decidiu dar um passo marcante na sua carreira desportiva e abraçar o mundo do ProWrestling. O seu talento e carisma levaram-no à fama quase instantânea, mas foi a vitória sobre Lou Thesz na qual se tornou o novo NWA International Heavyweight Champion, em 1958, que o catapultou para níveis de popularidade estratosférica.



 Rikidōzan na sua digressão Mundial, realizada nos anos 60

        (fonte: PWandFriends)


Rikidōzan criou a primeira promoção de ProWrestling no Japão, a Japan Pro Wrestling Alliance (JWA) em 1953. Muito graças a Rikidōzan, o sucesso da JWA foi exponencial, sendo um dos principais pilares para cimentar o ProWrestling junto do povo japonês. Rikidōzan era tão popular na década de 60 que os meios de comunicação social nipónicos afirmavam que "mesmo que houvesse alguém que não soubesse o nome do Primeiro-Ministro, não havia ninguém que não soubesse o nome de Rikidōzan".


Rikidōzan na sua digressão Mundial, realizada nos anos 60

(fonte: PWandFriends)


No entanto quando nada nem ninguém parecia parar o estrondoso sucesso de Rikidōzan, no dia 8 de Dezembro de 1963 tudo mudou. Rikidōzan estava a beber com alguns dos seus amigos no bar de luxo New Latin Quarter Club, em Tóquio, quando se envolveu numa discussão com Katsushi Murata, um membro de um sub-ramo da maior organização criminosa japonesa, a Yakuza.

Durante a altercação, Murata sacou de uma arma branca mas Rikidōzan conseguiu responder com um murro na cara de Murata, que o fez ir contra uma parede. Rikidōzan continuou a golpear Murata até que este consegue chegar à sua faca e esfaqueou o wrestler no abdómen. Murata consegue fugir do local e Rikidōzan foi internado num hospital próximo, em estado grave. Apesar da seriedade da lesão, os médicos verificaram que não seria fatal, mas aconselharam Rikidōzan a recuperar com uma cirurgia. Entretanto, membros do gangue Tokon Gossai, que tinham uma forte ligação ao wrestler atacaram Murata violentamente, tendo este que ser hospitalizado, também.

Rikidōzan foi então submetido com sucesso a uma cirurgia abdominal. Contudo, mal voltou para casa, foi contra todas as ordens dos seus médicos e voltou a beber álcool, levando a uma regressão enorme do seu estado de saúde.

Nos dias seguintes a sua condição agravou bastante, muito por causa do contínuo consumo de bebidas alcoólicas, levando a que fosse submetido a uma nova cirurgia; apesar desta segunda cirurgia também ter corrido bem o lutador desenvolveu peritonite (infeção no peritoneu, membrana que reveste o interior da parede abdominal e que cobre os órgãos dentro do abdómen) e acabou por falecer no dia 15 de dezembro, com apenas 39 anos de idade.


Carta colecionável de Rikidōzan

(fonte: BBM ProWrestling Cards)



O funeral de Rikidōzan realizou-se cinco dias mais tarde, no Templo Ikegami Honmonji, em Tóquio. Mais de 12 mil pessoas compareceram e entre elas estavam vários políticos, estrelas do cinema e do desporto assim como vários milhares de fãs. Entre os presentes estavam os melhores alunos de Rikidōzan, nada mais nada menos que Antonio Inoki e Giant Baba!

Sem a sua figura principal o ProWrestling no Japão entrou em queda-livre, mas Inoki e Baba, prometeram manter o ProWrestling vivo e formaram as suas próprias promoções. Giant Baba formou a All Japan Pro Wrestling (AJPW) e Antonio Inoki criou a New Japan Pro-Wrestling (NJPW)!

Sepultura de Rikidōzan com um busto em tamanho real

(fonte: Reddit)


E assim acabo o oitavo artigo da minha rubrica no WrestlingNotícias! Prometo voltar com mais novidades e até lá… OH YOU DIDN’T KNOW?




Com tecnologia do Blogger.