Ultimas

A Alternativa Fenomenal #47: Wrestle Kingdom 14






Saudações a todos e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Nesta edição especial da coluna, irei fazer uma rápida antevisão (e minhas apostas) para o grande evento anual da New Japan Pro Wrestling, o Wrestle Kingdom, em sua 14ª edição anual.

Porém, a edição deste ano contará com algumas diferenças em relação às demais. Desta vez, serão dois dias de evento, sábado, 4 de janeiro, e domingo, dia 5. Com isto, o card do pay-per-view ficou absolutamente abarrotado, com incríveis 20 combates oficializados desde o dia 25 de dezembro, sendo 11 no primeiro dia, e 9 no segundo. 

Além disso, este será o WK com mais marcas na histórias, apresentando o primeiro duplo campeão da New Japan, o primeiro combate feminino a ocorrer no evento, e a aposentadoria de uma das maiores lendas da modalidade. Por questões de tamanho, tratarei aqui apenas os combates mais importantes do card, mas os leitores estão encorajados a falarem nos comentários sobre quaisquer outras lutas que não foram mencionadas. Tudo isto dito, vamos à antevisão;




Special Tag Team Exhibition Match
World of Stardom Champion Iwatani Mayu & Wonder of Stardom Champion Hoshiki Arisa vs Giulia & Kimura Hana

Poucos meses atrás, a NJPW anunciou a compra da promotora de joshi-puroresu Stardom, para dar início a uma divisão feminina para a companhia. Passado esse tempo, enfim as lutadoras da Stardom farão sua estreia, e no maior palco disponível.

Compondo esse combate histórico estão as campeãs individuais, Iwatani Mayu e Hoshiki Arisa, tendo a sua frente as rivais Giulia e Kimura Hana. Iwatani, sem sombra de dúvidas, é a grande atração desta contenda, sendo a mais popular e conhecida das quatro, mas mesmo aqueles que não acompanham a empresa devem manter-se atentos aos outros três nomes que integram a luta, pois poderão se surpreender bastante com o que virão.

Mas infelizmente, não será todo mundo que irá presenciar este combate inaugural das mulheres da New Japan, visto que a "King of Sports" preferiu utilizar esta luta como dark match do evento. Restará a nós a esperança de que ele possa ser de alguma forma gravado e disponibilizado posteriormente.

Quanto às vencedoras, creio que para credibilizar os cinturões, deverão ser a dupla de Iwatani e Hoshiki, com o facilitador das oponentes estarem em uma rivalidade atualmente.



IWGP Tag Team Championship
The Guerrillas of Destiny (Tama Tonga & Tanga Loa) © vs FinJuice (David Finlay & Juice Robinson)

Poucos acreditaram, muitos desdenharam, mas enfim Juice Robinson e David Finlay chegaram ao seu grande momento de sucesso. Vencendo a World Tag League com uma grande vitórias sobre os Ingobernables de Japón, EVIL e Sanada, a duplas que há pouco tempo não era nada além de low carders, tem a chance de subir ao topo da divisão de duplas da NJPW.

A luta não será fácil, entretanto. Do outro lado estarão os GoD, há quase um ano como detentores dos cinturões de duplas, em um reinado avassalador, onde inclusive conseguiram o feito de se tornarem duplos campeões, ao vencerem os títulos da Ring of Honor, no G1 Supercard, em abril, que posteriormente perderiam para o Briscoes, no Manhattan Mayhem.

E como se isso não fosse suficiente, algo mais está reservado para Juice Robinson. Caso saia vencedor desta luta, na noite seguinte terá a chance de ser ele o primeiro duplo campeão da New Japan, disputando o US Title com o vencedor da luta entre Lance Archer e Jon Moxley.

Sendo sincero, eu realmente gostaria de ver Juice alcançar esta marca. Fui um dos que o desacreditou aquando de sua saída da WWE para a New Japan, e aos poucos fui aprendendo a gostar do jeito irreverente e emotivo que o "Flamboyant One" possui. Porém, acho difícil que a New Japan faça algo do tipo antes de seu grande evento principal.

Sendo assim, eu vejo como alternativa mais interessante dar vitória aos Guerrillas neste combate, para que eles possam fechar o período de um ano como campeões. Já Juice, creio que terá um pouco mais de sorte no seu combate solo.



IWGP United States Championship
Texas Deathmatch
Lance Archer © vs Jon Moxley

Falando no título americano, este teve um ano deveras conturbado. Jon Moxley conseguiu vencer Juice Robinson no Best of Super Juniors, em junho para sagrar-se campeão, em seu primeiro combate pela NJPW, mas devido a um inesperado problema de viagem, ele foi incapaz de defender seu cinturão contra Robinson no King of Pro-Wrestling, em outubro, e teve seu reinado encerrado.

Em seu lugar, Lance Archer defrontou Juice, em um No-Disqualification Match, e venceu o cinturão. Dois meses depois, Moxley faz seu retorno à terras japonesas e ataca Archer depois do último combate deste pela World Tag League, fazendo o desafio para sua especialidade: uma Deathmatch.

Considerando que Jon estará em seu habitat natural, não deveria ser provável que ele seja derrotado, porém cabe muito bem lembrar que Archer poderá, e deverá, ter a ajuda de seus colegas da Suzuki-gun, algo que com certeza tornará a vida de Moxley mais difícil. Mas, aí entrará outra incógnita na forma do Inner Circle, de Chris Jericho. O campeão da AEW está a todo custo tentando trazer "Mox" para sua equipe, e ajudá-lo a vencer o cinturão seria uma forma bastante interessante de convencê-lo.

De forma geral, eu creio que Moxley vá sair vencedor aqui. Sua experiência neste tipo de luta, pode fazer com que ele sobreviva aos reveses que Archer e seu grupo possam lhe impor. Agora, se ele conseguirá dar seu 100% no dia seguinte para enfrentar Juice Robinson, aí é outra história.



IWGP Jr Heavyweight Championship
Will Ospreay © vs Takahashi Hiromu

Takahashi Hiromu foi visto como o futuro da divisão Jr heavyweight desde sua chegada da excursão que realizou na CMLL e Ring of Honor. Com um estilo inconfundível e único, o "Ticking Time Bomb" hipnotizou audiências do mundo todo, tanto como competidor solo, quanto como sendo parte dos Ingobernables de Japón, angariando vários títulos em seu trajeto.

Infelizmente, no auge de seu segundo reinado como Jr Champion, ele sofre uma grave lesão no pescoço em julho, durante a defesa do cinturão contra Dragon Lee, no G1 Special. Tendo o título retirado, e passando meses em reabilitação, muitos acreditaram que Takahashi não retornaria mais aos ringues em 2019, até que em novembro, ele retorna e desafia o agora campeão Will Ospreay pelo título no WK14.

Ospreay também vem mantendo um excelente ano, tendo se tornado campeão no Dominion 6.9, em um combate extremamente elogiado contra Lee, além de ter agido como um representante da divisão Jr no G1 Climax desse ano, mesmo não tendo obtido grande sucesso no torneio.

Mas, mesmo com Will alcançando grandes patamares para sua carreira, eu vejo Hiromu como sendo o homem certo para ser campeão agora. Gozando de grande popularidade, e num combate que marca seu retorno aos grandes palcos da New Japan, seria muito mais interessante ver ele como cabeça da divisão, ainda mais visto que ele já é considerado como ace dos Jr heavyweights.

Assim, acredito que Takahashi vai novamente surpreender a todos e voltar a ser o Jr Heavyweight Champion.



IWGP Intercontinental Championship Match
"The Switchblade" Jay White © vs Naito Tetsuya

Jay White deslanchou na sua carreira de wrestler em 2019. Após tornar-se líder do Bullet Club no finalzinho de 2018, conseguindo fazer Gedo e Jado abandonarem a Chaos e traírem Okada Kazuchika, ele ainda tirou o IWGP Heavyweight Title de Tanahashi Hiroshi no New Beginning in Osaka, mantendo um reinado de quase dois meses, que foi encerrado nas mãos de um vingativo Okada, no G1 Special.

Durante o G1 Climax, ele vence na final do Bloco B, o então campeão Intercontinental, Naito Tetsuya, o que fez um combate entre eles, valendo o cinturão, ser marcado para o Destruction in Kobe, onde White vence e ganha o título.

Naito iniciaria uma jornada para recuperar o cinturão, e em novembro, no Power Struggle, ele vence Taichi para se tornar o desafiante ao IC Title. Confrontando White ao final do evento, ele o desafia para o WK, e ainda atesta querer ser também o dono do IWGP Heavyweight Title.

Mas, focando apenas neste combate, eu não creio que seja o momento do veterano voltar a ser campeão. Jay está num grande período de solidificação de sua carreira, e manter o título após enfrentar Naito, seria o ideal para continuar cementando seu legado, e para dar o "dream match" que todos esperam na segunda noite do evento.

Por isso, eu apostarei na manutenção do reinado do "Switchblade".



IWGP Heavyweight Championship
"The Rainmaker" Okada Kazuchika © vs Ibushi Kota

Para encerrar a primeira noite do Wrestle Kingdom, uma luta esperada por anos pelos fãs da New Japan e, por que não, do wrestling em geral. Mesmo tendo se enfrentado no G1 Climax de 2019, um combate valendo o cinturão máximo da New Japan, entre o campeão Okada Kazuchika e Ibushi Kota povoava a imaginação de muitos.

O desejo acabou tornando-se realidade, quando Ibushi vence o G1 Climax e garante sua oportunidade pelo IWGP Title no WK14, e Okada seguiu realizando defesas bem-sucedidas do cinturão principal. Porém, no momento em que se puseram frente-a-frente nas finais da World Tag League, a diplomacia foi deixada de lado, e ambos se envolveram numa grande discussão que terminou numa briga onde muita gente precisou intervir para impedir que ambos saíssem lutando pelos bastidores adentro.

Com ânimos exaltados, e um prêmio ainda maior no horizonte, é de se esperar uma magnífica prestação de ambos. Okada já havia declarado que se único interesse é o IWGP Title, mas dificilmente descartaria uma oportunidade de fazer história na companhia mais uma vez. Já Ibushi, vem em vantagem, tendo vencido Kazuchika durante o G1 Climax, e com uma forte determinação em conseguir o primeiro título mundial da carreira.

Como mencionei antes, eu acho que seria de interesse da New Japan permitir que as estrelas de seu futuro saiam como vencedoras destes dois combates principais da noite. Okada já está mais que marcado como o grande rosto da promotora, e atualmente apenas Kota pode ser considerado como alguém capaz de lhe retirar o cinturão mundial.

Sendo assim, aposto na vitória de Kota Ibushi, em uma luta que deverá ser lembrada por muito tempo.



Special Tag Team Match
Jushin Liger Retirement Match
Jushin "Thunder " Liger & Sano Naoki vs RoH World Television Champion Ryu Lee & Takahashi Hiromu

Para começar a segunda noite do WK14, a luta que marcará o fim de uma era. Durante 36 anos, Jushin Liger encantou o mundo com suas proezas atléticas, conquistando tudo que podia conquistar, e firmando seu nome não só como, na opinião de muitos, o maior lutador cruiserweight da história, mas como um dos melhores lutadores no geral.

Sendo praticamente sinônimo da divisão Jr heavyweight da New Japan, Liger pavimentou o caminho que traria estrelas como Kushida, Prince Devitt (atual Finn Bálor), Michinoku Taka, Takahashi Hiromu, entre muitos outros, aos holofotes do wrestling mundial. E agora, neste dia 5 de janeiro, sua ilustre carreira chegará ao fim.

Respondendo desafio direto do RoH TV Champion Ryu Lee (aka Dragon Lee) para ser seu oponente final, a New Japan acrescentou ainda mais impacto ao combate final de Jushin. Ao lado da lenda mascarada estará seu maior rival, Sano Naoki, com quem teve disputas monumentais no auge de sua carreira, enquanto junto a Lee estará aquele que pode até ser o campeão Jr Heavyweight no momento da luta, Takahashi.

Esta será uma luta que marcará a transição entre eras na divisão Jr: saem as grandes lendas, entram os futuros astros, que manterão a reputação dos lutadores junior nos anos vindouros. Seja com vitória ou derrota, este combate definitivamente será emotivo, e dificilmente será esquecido.

Considerando o respeito dado a Liger, eu esperarei que lhe seja dada esta última glória, e que ele  possa deixar os ringues com a mão erguida em triunfo, para enfim poder ter seu merecido descanso e os aplausos de todos os fãs da luta-livre no mundo.



Singles Match
Se Tanahashi Hiroshi vencer, ganha uma oportunidade pelo AEW World Championship
Tanahashi Hiroshi vs AEW World Champion Chris Jericho

Desde que chegou na New Japan, Chris Jericho foi um agente do caos. Suas lutas raramente terminavam sem que vários objetos tivessem sido usados como arma, e algumas mesas serem partidas pelos corpos dos oponentes. Apesar de esporádicas, suas aparições eram marcantes, e suas ambições maiores ainda.

Mesmo sendo o campeão mundial da AEW, Chris desejava algo mais, desafiando Okada Kazuchika, no Dominion 6.9, em junho, pelo IWGP Heavyweight Title. Derrotado pelo "Rainmaker", ele ataca o campeão após a luta, e coube ao eterno rival deste, Tanahashi Hiroshi salvá-lo. Sendo alvo de várias ofensas de Jericho, o "Ace of the Universe" tornou-se seu novo alvo, e vários vídeos de "Y2J" foram exibidos para Hiroshi durante o resto do ano, onde ele desafiava o japonês para uma luta no WK14.

Claramente, "Tana" aceitou de imediato o desafio, inclusive demonstrando interesse em competir contra Jericho pelo AEW Title caso vencesse o "Painmaker". No final de dezembro, Chris anunciou então, pelo seu Instagram, que após conversar com o presidente da AEW, Tony Khan, o desejo de Tanahashi seria atendido, e ele receberia uma chance pelo cinturão caso saía vencedor da disputa.

Não preciso nem dizer que seria um marketing monumental para a AEW ter um nome como o de Hiroshi na disputa de seu cinturão principal. Um dos maiores nomes da New Japan e do wrestling mundial, o veterano ainda possui todas as qualidades necessárias para se tornar um contender digno para Jericho, e talvez seja interessante pensar nele como um futuro campeão.

Claro que será complicado conseguir tal feito, já que Jericho tem seu Inner Circle sempre pronto para ajudá-lo quando precisar, mas ainda assim, uma derrota agora não machucaria seu reinado, pelo contrário, poderia construir uma rivalidade muito mais vistosa para quando ele encerrar seus negócios com Jon Moxley.

Sendo assim, eu realmente estarei esperando que Tanahashi consiga a vitória, e que no futuro venha a combater Chris novamente, quem sabe nos ringues da All Elite, por mais um título para seu currículo.



IWGP Intercontinental & Heavyweight Championships Match
Double Gold Dash
(Vencedor de Okada Kazuchika vs Ibushi Kota) vs (Vencedor de Jay White vs Naito Tetsuya)

E chegamos ao ponto principal da segunda noite, e de todo o Wrestle Kingdom 14. Falei mais acima, que Naito tinha o interesse em conquistar de volta seu título Intercontinental e de, além disso, ter o título Heavyweight em sua posse. Após o combate principal do Power Struggle, em novembro, Naito, Jay White, Ibushi e Okada dividiram o ringue em uma acesa discussão, onde os três primeiros reforçaram seu desejo em ter ambos os cinturões nas mãos.

Kazuchika, disse não ligar pois já era o campeão principal, mas resolveu trazer para o público a decisão sobre a disputa, sugerindo uma votação popular onde seria decidido se deveria ou não haver luta valendo os dois cinturões no WK14. O povo deu aval positivo, e um mini-torneio, intitulado Double Gold Dash que definirá o primeiro campeão duplo da promotora foi oficializado.

Na análise dos combates individuais dos cinturões, eu manifestei meu desejo em ver os jovens seguindo para esta luta. Firmemente creio que se este combate for entre Jay White e Ibushi Kota, ele terá muito mais impacto do que se algum dos veteranos for "qualificado" para a disputa final. 

Vendo o atual líder do Bullet Club e a grande promessa para o futuro da New Japan, dois jovens de extremo talento realizando uma disputa histórica marcará ainda mais profundamente a luta-livre, pois acredito que desta contenda sairá aquele que em pouco tempo se tornará o novo rosto da New Japan.

Claro, a empresa pode optar pelo caminho mais fácil e dar vitória para Okada, seu atual ace, mas eu ainda tenho fé de que eles não seguirão o lugar-comum, e nos brindarão com uma disputa que irá sacudir por completo a nova geração.

E para esta nova geração, eu aposto em Ibushi Kota, como seu novo rosto.




E assim, encerro minha antevisão ao Wrestle Kingdom 14. Novamente, deixo aos leitores que digam nos comentários qual é seu combate mais esperado, e qual dos combates restantes lhe atrai mais o interesse. Como sempre, o Wrestling Notícias irá trazer streams para os shows, neste sábado e no domingo, então compareçam e apreciem este ótimo espetáculo do wrestling japonês. Aproveitem o texto, o show, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.