Ultimas

WWE | Os 10 melhores combates de 2019

Divisão feminina teve em 2019 um ano de afirmação
Concluído 2019 no que a PPV’s da WWE diz respeito, apresentamos a nossa seleção das dez melhores contendas do ano que está prestes a terminar, contabilizando apenas aquelas que ocorreram em eventos especiais.

Se no ano passado Johnny Gargano ficou empatado com Tommaso Ciampa como o lutador com mais aparições neste Top 10, surge novamente a liderar este ranking com quatro citações. Porém, Adam Cole, com quem protagonizou uma rivalidade recheada de grandes duelos em 2019, é o senhor que se segue, também com quatro aparições, mas com a desvantagem de numa das contendas ter partilhado os holofotes com sete lutadores.



#10

WarGames match:
Rhea Ripley, Candice LeRae, Tegan Nox e Dakota Kai vs. Shayna Baszler, Io Shirai, Bianca Belair e Kay Lee Ray
Io Shirai e Candice LeRae abriram as hostilidades. Bianca Belair juntou-se a Shirai cinco minutos depois. Rhea Ripley foi a senhora que se seguiu e não entrou sozinha, fazendo-se acompanhar de caixotes do lixo, seguindo-se Kay Lee Ray e a campeã Shayna Baszler.  
Pelo meio instalou-se a confusão, com o combate a começar oficialmente com a equipa de Ripley e LeRae reduzia a dois elementos, pois Dakota Kai atacou Tegan Nox e nenhuma delas acabou por participar na contenda.
Com apenas seis nos dois ringues, houve mais espaço e spots incríveis, como voos a partir do topo da jaula ou utilização de objetos como caixotos do lixo e cadeiras. Rhea Ripley deu a vitória à sua equipa após uma projeção em Shayna Baszler para cima de duas cadeiras.
Vencedoras: Rhea Ripley, Candice LeRae, Tegan Nox e Dakota Kai
Nota David Pereira: 9/10
Nota Dave Meltzer: 4,25/5



#9

WWE Universal Championship:
Brock Lesnar (c) vs. Seth Rollins
Mais um combate bem ao estilo de Brock Lesnar, sempre a procurar os German Suplexes, com o adversário a responder como pode. E Rollins, enfaixado na zona das costelas, respondeu ao aterrar de pé de um German Suplex e aplicar um Curb Stomp, mas era preciso muito mais para chegar ao triunfo.
Rollins tentou repetir o mesmo contra-ataque, mas Lesnar não estava para aí virado, avançando para um longo período de domínio. O Architect procurou interromper esse domínio ao desviar-se, fazendo com que Lesnar embatesse com estrondo num poste, e aplicar vários Suicide Dives, mas a dada altura The Beast intersetou-o.
Ainda assim, o duelo estava cada vez mais equilibrado. Rollins executou um Frog Splash a partir de um dos cantos para cima de uma mesa de comentadores, repetiu o golpe no interior do ringue e finalizou em seguida com um Curb Stomp, mas Lesnar fez o kick out.
Lesnar tentou responder com mais um F-5, mas Rollins evitou o finisher do adversário, aplicou-lhe um Superkick e imediatamente executou o Curb Stomp e o assentamento vitorioso.
VencedorSeth Rollins (novo campeão)
Nota David Pereira: 9/10
Nota Dave Meltzer: 4,25/5



#8

WWE Universal Championship:
Seth Rollins (c) vs. AJ Styles
Combate intenso, recheado de boas sequências e com dois talentosos protagonistas. Entre projeções, voos, pontapés e reverses, não faltou espetáculo. O que dizer de um Curb Stomp revertido para um Styles Clash? Só ao alcance de dois dos melhores do planeta. Mesmo assim, esse spot espetacular não chegou para garantir a vitória ao candidato principal.
Pouco depois, Rollins ripostou com o Curb Stomp certeiro que lhe deu o triunfo.
VencedorSeth Rollins
Nota David Pereira: 9/10
Nota Dave Meltzer: 4,5/5



#7

Money in the Bank ladder match masculino:
Ricochet vs. Drew McIntyre vs. Baron Corbin vs. Ali vs. Finn Bálor vs. Andrade vs. Randy Orton
Combate que depressa se tornou caótico, com Randy Orton a aplicar Back Suplexes em Ali, Finn Bálor e Ricochet numa das mesas de comentadores e Ricochet a dar espetáculo sempre que possível.
Por falar em espetáculo, num dos spots mais arrepiantes que já tiver lugar num Money in the Bank ladder match, Andrade aplicou um Sunset Flip Powerbomb do topo de um escadote para outro que estava montado entre esse e a corda do meio. Minutos depois, Ali aplicou um Spanish Flag em Andrade a partir do topo de um escadote antes de ser plantado numa mesa de comentadores através de um Chokeslam de Baron Corbin.
Entretanto, numa fase em que Ali parecia encaminhado para a vitória, surge em cena Brock Lesnar, que o derruba do escadote e captura a mala Money in the Bank.
Vencedor: Brock Lesnar
Nota David Pereira: 9/10
Nota Dave Meltzer: 4,5/5



#6

NXT North American Championship:
Ricochet (c) vs. Johnny Gargano
Combate entre dois lutadores extremamente ágeis e talentosos, com Gargano a vestir a pele de heel depois de muitos meses como babyface na fantástica feud com Tommaso Ciampa. Duelo recheado de incríveis reverses, com Ricochet a evitar quedas aparatosas ao cair de pé, mostrando ter quase sempre soluções para os problemas que Gargano lhe ia colocando, voando pelo ringue e na zona adjacente de forma deliciosa.
Gargano pensou que tinha a vitória assegurada depois de aplicar um impactante Springboard DDT, mas Ricochet mostrou resiliência. Frustrado, Gargano pensou em executar o DDT fora do ringue, no betão, mas desistiu da ideia.
Depois foi a vez de Ricochet ter estado perto de alcançar o triunfo, ao aplicar a própria submissão de Gargano, mas Johnny Wrestling chegou às cordas. Gargano recuperou então a ideia de projetar o adversário no betão, e executou um Suplex nessa zona desprotegida, complementando com o DDT vitorioso no interior do ringue.
Vencedor: Johnny Gargano (novo campeão)
Nota David Pereira: 9/10
Nota Dave Meltzer: 4,75/5



#5

Combate à melhor de três pelo NXT Championship:
Adam Cole (c) vs. Johnny Gargano
(Singles match na primeira fallStreet Fight na segunda e Extreme Steel Cage match na terceira)
Belíssimo combate entre dois dos melhores performers da WWE atualmente. Qualidade técnica, condição física, conhecimento do que é a condução de um combate de wrestling, disponibilidade para sacrificar o corpo e tempo para brilhar tornaram este em mais grande duelo entre estes dois.
Adam Cole esteve bastante perto de ganhar vantagem depois de um golpe baixo em Gargano, mas o assentamento que se seguiu não passou da near fall. Não valeu a pena o risco, pois Gargano tratou de se desqualificar após uma cadeira em Adam Cole.
Johnny Wrestling ficou a perder por 1-0, mas após várias cadeiradas ficou mais do que embalado para a segunda fall, com regras de Street Fight. Depois de ter causado danos em Adam Cole junto à plateia e na zona adjacente ao ringue, Gargano levou cadeiras e mesas para o ringue, mas perdeu algum tempo e Cole aproveitou para se restabelecer. Ainda assim, Gargano atirou a cabeça do campeão contra uma carreira e fê-lo desistir em seguida com Gargano Escape, empatando o combate.
Para desempatar, desceu do topo do pavilhão uma Steel Cage, mas não uma Steel Cage qualquer: vinha decorada com arame farpado, kendo sticks, cadeiras, um escadote e até um extintor. Gargano esteve perto do triunfo após ter atingido Cole com o fumo de um extintor e aplicado um Tornado DDT num conjunto de cadeiras, mas o campeão resistiu. Frustrado, Gargano foi buscar uma marreta ao topo da jaula, mas quando desceu sofreu um Superkick. Logo de seguida, Cole executou um Canadian Destroyer, mas os efeitos de um golpe que diz tanto ao público de Toronto não foi além da near fall. Cole voltou à carga com novo Canadian Destroyer, mas Gargano tornou a safar-se. Gargano respondeu também com um Canadian Destroyer mas a partir da corda superior, porém, nem esse golpe lhe deu o triunfo. A luta continuou numa plataforma no topo da jaula, de onde ambos caíram para cima de uma mesa. Cole caiu em melhor posição e por isso conseguiu capitalizar em seguida com o assentamento vitorioso.
Vencedor: Adam Cole
Nota David Pereira: 9,5/10
Nota Dave Meltzer: 4/5



#4

WarGames match:
The Undisputed Era (Adam Cole, Bobby Fish, Kyle O'Reilly e Roderick Strong) vs. Tommaso Ciampa, Keith Lee, Dominik Dijakovic e Kevin Owens
Roderick Strong e Tommaso Ciampa abriram as hostilidades. Kyle O’Reilly juntou-se à festa cinco minutos depois e Dominik Dijakovic ao fim de mais cinco.  Bobby Fish voltou a desequilibrar as contas, mas o peso pesado Keith Lee voltou a equilibra-las.
Por fim, Adam Cole entrou em ação e fez-se acompanhar por várias mesas. E quando se pensava que Ciampa, Lee e Dijakovic não tinham um quarto elemento na sua equipa, eis que Kevin Owens surgiu em cena.
Com oito elementos dentro da jaula, chegando a estar todos no mesmo ringue, foi o caos total. A dada altura, Adam Cole protagonizou um momento arrepiante ao aplicar uma espécie de Canadian Destroyer em Kevin Owens na zona que separava os dois ringues e que coberta por metal.  
Já recuperado, Kevin Owens aplica um Frog Splash em Kyle O’Reilly em cima de uma mesa e logo em seguida Keith Lee aplicou um Powerbomb em Bobby Fish para cima de outra mesa. Por fim, o momento mais arrepiante do combate e possivelmente um dos grandes spots de cima de sempre na WWE: Tommaso Ciampa aplica um Samoan Drop em Adam Cole a partir do topo da jaula para cima de duas mesas. E nem foi preciso grande esforço para fazer o assentamento vitorioso, porque Ciampa já tinha caído em cima de Cole.
Vencedores: Tommaso Ciampa, Keith Lee, Dominik Dijakovic e Kevin Owens
Nota David Pereira: 9,5/10
Nota Dave Meltzer: 4,5/5



#3

NXT Championship:
Johnny Gargano (c) vs. Adam Cole
Arranque de combate a todo o gás, com ambos a procurarem desde logo os principais golpes e colocarem grande intensidade em todas as ações.
A alta intensidade manteve-se no decorrer do duelo. Entre strikes, projeções e submissões, foram vários os golpes de impacto por parte de ambos. Depois de quase ter matado Gargano com um Superkick e uma espécie de Canadian Destroyer fora do ringue, Cole arrastou o adversário para o interior do ringue, mas não conseguiu o assentamento vitorioso. Gargano respondeu com um Last Shot, mas também não chegou ao triunfo. Cole também aplicou um Last Shot, mas o golpe voltou a não surtir efeito.
A reta final foi super emocionante e o combate só ficou decidido depois de uma espécie de Canadian Destroyer e um Last Shot no centro do ringue por parte de Adam Cole (bay-bay!).
Vencedor: Adam Cole (novo campeão)
Nota David Pereira: 9,5/10
Nota Dave Meltzer: 5,25/5



#2

Two-out-of-three falls match pelo NXT Championship:
Johnny Gargano vs. Adam Cole
Combate bastante fluído, intenso, coerente e com golpes impactantes e esteticamente muito bem executados, como é apanágio destes dois, que no início deste ano apontei como dois dos principais nomes para ter em conta na WWE em 2019. Adam Cole acabou por vencer a primeira fall, após um Last Shot. Gargano empatou minutos depois, depois de um Gargano Escape.
Na terceira e decisiva fall, houve o tudo por tudo. Finishers, projeções na mesa de comentadores, tudo o que cada um podia dar e ainda mais alguma coisa. Cole chegou a desistir quando esteve preso no Gargano Escape, mas os Undisputed Era interferiram e não deixaram o árbitro ver a desistência. Não contou à primeira, contou à segunda, com Gargano mais uma vez a prender Cole no centro do ringue e a fazê-lo desistir através do Gargano Escape.
Vencedor: Johnny Gargano (novo campeão)
Nota David Pereira: 9,5/10
Nota Dave Meltzer: 5,5/5



#1

Hell in a Cell match pelo WWE Raw Women's Championship:
Becky Lynch (c) vs. Sasha Banks
Sasha começou por atacar violentamente Becky, que respondeu à altura, utilizando a estrutura e a corrente que trancava a porta para magoar a adversária.
Não satisfeitas com os danos que a estrutura podia fazer, ambas utilizaram objetos como uma mesa, um escadote e cadeiras. Num spot absolutamente brutal, Sasha atirou-se de joelhos contra Becky, que por sua vez embateu com as costas e a nuca num escadote. Depois a candidata principal entalou o braço esquerdo da campeã na porta da cela e continuou os estragos com a ajuda de uma cadeira.
Com brutalidade, intensidade e espetacularidade como ingredientes principais, ambas proporcionaram um combate de elevada qualidade e repleto de momentos arrepiantes, sobretudo se tivermos em conta que ainda estamos pouco habituados a ver este tipo de coisas na divisão feminina.
Por muito que ambas se magoassem uma à outra, o assentamento ou a submissão vitoriosa não chegavam. E quando pensávamos que já tínhamos visto tudo, elas lá arranjavam maneira de nos surpreender. O que dizer de um Missile Dropkick de Becky em Sasha quando esta última estava num dos cantos da cela? Ou quando Sasha saltou para cima de Becky e plantou-a numa mesa? Talvez os níveis de selling tenham ficado abaixo dos padrões habituais, mas até nisso houve coerência de início ao fim.
A vitória acabou por sorrir a Becky Lynch, ao fazer Sasha Banks desistir com um Disarmer depois de um Exploder Suplex a partir da corda superior. Devia ter sido o main-event!
Vencedora: Becky Lynch
Nota David Pereira: 10/10
Nota Dave Meltzer: 4/5



Combate do ano:

2012: CM Punk vs. Daniel Bryan (Money In The Bank)
2013: CM Punk vs. Brock Lesnar (SummerSlam)
2014Randy Orton vs. Batista vs. Daniel Bryan (Wrestlemania XXX)
2015Seth Rollins vs. John Cena (SummerSlam)
2016: John Cena vs. AJ Styles (SummerSlam)
2017: Brock Lesnar vs. Roman Reigns vs. Samoa Joe vs. Braun Strowman (SummerSlam)
2018: Johnny Gargano vs. Tommaso Ciampa (NXT Takeover: New Orleans)
2019: Becky Lynch vs. Sasha Banks (Hell in a Cell)


Principal atração em ringue:

2017: AJ Styles
2018: Johnny Gargano
2019: Johnny Gargano
















Com tecnologia do Blogger.