Ultimas

Kurt Angle - WWE Champion, Do Pior Para O Melhor Reinado

Olá, eu sou o Tomás e sejam bem-vindos ao artigo. Hoje vou olhar para a carreira de um excelente lutador que se prepara para participar no seu último combate na WWE.

Este senhor estreou-se oficialmente no Survivor Series 1999 com uma vitória sobre Shawn Stasiak e, apenas 11 meses depois, estava já a vencer o seu WWF Championship frente ao The Rock no No Mercy.

Ele acabaria por ficar na WWE até 2006, acabando por ganhar mais cinco título mundiais pelo caminho e marcando o seu nome como um dos melhores lutadores de sempre não só na WWE, mas também no desporto do pro wrestling.

Para além dos seus seis reinados, ficaram também para a história combates absolutamente fantásticos frente a adversários tais como The Rock, Stone Cold Steve Austin, Edge, Eddie Guerrero, Chris Benoit, Shawn Michaels, The Undertaker, por aí fora. Estou a falar, claro está, do Kurt Angle. Espero que gostem de reviver os seis reinados de Kurt enquanto campeão mundial na WWE.

Boa leitura!

6. WCW World Heavyweight Champion – de 24/07/2001 a 30/07/2001 (2º reinado) – 6 dias 


Depois de ter perdido o seu primeiro WWF Championship para o The Rock no No Way Out em fevereiro de 2001, Kurt esteve envolvido num programa com Chris Benoit, em que os dois decidiram dar espetáculo fosse em RAW, SmackDown ou em PPV em qualquer que fosse a estipulação, abrindo os olhos aos fãs de quão bons eram.

Depois disto, Kurt decidiu sacar o combate da vida do Shane McMahon que, embora seja o melhor wrestler do mundo, não se esqueçam que não é treinado. Durante a confusa história da invasão da Alliance WCW & ECW, Kurt Angle teve um breve reinado que poucos se lembram enquanto WCW World Heavyweight Champion.

O reinado começou no SmackDown de 26 de julho de 2001 (gravado a 24 de julho) em que Angle venceu Booker T, perdendo o título apenas 6 dias (4 se contarmos que ganhou no dia que o SmackDown deu) pois Angle perdeu-o de volta para o Booker numa desforra no RAW. No mês seguinte, Angle teve um combate fantástico com o Stone Cold Steve Austin no SummerSlam pelo WWF Championship.

5. WWF Champion – de 23/09/2001 a 08/10/2001 (3º reinado) – 15 dias 


O combate com Austin no SummerSlam foi violento e épico, o trabalho do Stone Cold como vilão é simplesmente brutal. Austin faz o papel de bully paranoico que tenta, de qualquer forma, sair com o seu título, atacando três árbitros na tentativa de se desqualificar. Por fim, Angle aplica um Angle Slam mas o quarto árbitro que surge é Nick Patrick (membro dos Alliance, colega de Austin), que desqualifica Austin durante o assentamento, dando a vitória mas não o título a Kurt.

Entretanto, aconteceu o 11 de setembro que “obrigou” a WWF a colocar o título no Kurt Angle. Isso aconteceu no Unforgiven, em que Angle derrotou Austin (embora não de forma limpa, de modo a proteger Austin).

Apenas 15 dias depois no RAW, Angle perdeu o título de volta para Stone Cold Steve Austin após interferência do WWF Commissioner William Regal, que se juntou à Alliance. Este reinado não foi nada demais e provavelmente não teria acontecido caso não tivessem acontecido os ataques de 11 de setembro, mas mesmo assim foi melhor do que o reinado enquanto WCW Champion.

4. WWF Champion – de 22/10/2000 a 25/02/2001 (1º reinado) – 126 dias

Pessoalmente, não fui fã deste primeiro reinado do Kurt Angle. Acho que foi boa a ideia de colocar o título no Angle, mas por outro lado, acho que a ideia de o ter tornado num cromo que não conseguia ganhar sem ajuda aos mais modestos adversários foi terrível.

Havíam outras formas de ter feito isto, nomeadamente ter sido o Kurt quem tinha atropelado o Stone Cold Steve Austin no Survivor Series 1999 (a mesma noite da estréia do Angle), mas isso é um tema para outro artigo, quem saiba.

Em outubro de 2000, apenas 11 meses após a sua estreia no Survivor Series 1999, Kurt Angle derrotou The Rock pelo WWF Championship no No Mercy. O que se seguiu foi um reinado decente, mas que poderia ter sido muito melhor.

No Survivor Series, Angle teve um combate fraco com The Undertaker, em que o ‘Taker dominou por completo e no fim o Angle sofre um Last Ride, troca de lugares com o seu irmão (Eric Angle), que vence e mantém o título de Kurt com um roll-up. Meh, mau início.

No Armageddon, Angle defendeu o título no famoso Armageddon Hell in a Cell Match, em que ele derrotou The Rock, Stone Cold, Triple H, The Undertaker e Rikishi. O combate foi bastante violento e teve spots interessantes, enquanto o vilão Angle tentava afastar-se ao máximo da confusão. No final, Angle aproveita um Stunner de Austin no The Rock para lhe roubar o pin e sair com a vitória. Depois do combate, Angle leva um Stunner daquele que seria, claramente, o vencedor da Royal Rumble e iria enfrentar o The Rock no main event da WrestleMania X-Seven.

Espetacular, muito melhor! Mas, infelizmente, as coisas não continuaram muito bem. Na Royal Rumble, Angle defendeu frente ao Triple H, que era uma máquina nesta altura de 2000-01. Só que, à boa maneira WWE, eles decidiram que era boa ideia colocar uma história entre o Vince, a Stephanie e a Trish Stratus(!) no meio deste combate com muito potencial, e tivemos várias interferências estúpidas e as camâras a focarem nos outros três durante a própria luta.

Resultado? Um combate decente que podia e devia ter sido fantástico. O Angle acabou por defender com sucesso frente ao Triple H antes de o perder, logicamente, para o The Rock num combate maravilhoso no No Way Out.

Infelizmente para eles, o Austin vs Triple H aconteceu nessa mesma noite e este combate ficou um pouco perdido na sua sombra. Mesmo assim, caso nunca tenham visto não hesitem: Kurt Angle vs. The Rock – No Way Out 2001. Não se vão arrepender… tirando um pequeno run-in estúpido do Big Show!

3. World Heavyweight Champion – de 10/01/2006 a 02/04/2006 (6º reinado) – 82 dias 


Por esta altura, Kurt Angle era seguramente o melhor wrestler na WWE. Depois de uma fantástica rivalidade com o Shawn Michaels em 2005 repleto de combates brilhantes (especialmente na WrestleMania 21), uma lesão do World Heavyweight Champion Batista do lado do SmackDown complicou os planos da WWE.

Entra o Kurt Angle. Diretamente vindo do RAW, Angle apareceu de surpresa no SmackDown de 12 de janeiro (gravado a 10) numa Battle Royal pelo título vago, em que acabou por eliminar Mark Henry no final.

Tal como o seu primeiro reinado como WWF Champion em 2000-2001, este reinado está cheio de altos e baixos que me impedem de o colocar ainda num lugar mais alto nesta lista. Angle começou por defender o título frente ao Mark Henry no main event da Royal Rumble 2006.

Henry este que, não se esqueçam, era um lutador terrível nos seus primeiros anos e demorou mais de uma década a ficar minimamente decente. O combate é simplesmente fraco, termina com a vitória do Kurt e com uma aparição do The Undertaker de seguida.

Isto acabou por ser positivo, já que o Angle e o Undertaker decidiram ter um combate épico no No Way Out (outro que recomendo aos que nunca viram!), em que o Angle usa um misto de força com técnica para anular o Undertaker, naquele que foi talvez o último grande combate de Kurt Angle na WWE antes da sua saída em agosto desse ano.

Angle vence ao colocar os ombros de ‘Taker no chão durante um Hell’s Gate e semanas depois, no SmackDown, os dois tiveram novamente um combate muito bom que terminou com interferência do Mark Henry, que atacou Undertaker.

Na WrestleMania 22, Angle defendeu o seu título frente ao Randy Orton e Rey Mysterio num combate que foi encurtado devido a falta de tempo (tinham de guardar tempo precioso para um Pillow Fight entre a Candice Michelle e a Torrie Wilson, é compreensível…). Os três fantásticos atletas acabaram por fazer o seu melhor em 6 minutos, embora tivessem capacidade para terem produzido um combate épico. O Kurt foi também um pouco colocado de parte nesta história, já que isto foi mais o Mysterio a derrotar o vilão desrespeitoso Orton do que qualquer outra coisa. Mesmo assim, o Angle era uma máquina e tornou um reinado que tinha tudo para ser mau nas mãos de qualquer outro num reinado decente.

2. WWE Champion – de 27/07/2003 a 16/09/2003 (5º reinado) – 51 dias 


Depois de ter partido o pescoço (uma das 418,292 vezes), Kurt Angle regressou em junho com a intenção de recuperar o WWE Championship que tinha perdido para Brock Lesnar na WrestleMania. Angle derrotou ambos Lesnar e Big Show num Triple Threat no Vengeance e resumiu a sua fantástica história com Brock depois disto.

Lesnar tornou-se vilão no início de agosto, destruindo Angle e passando a torturar adversários mais vulneráveis tais como Spanky, Zach Gowen e até mesmo a própria Stephanie McMahon. A melhor versão do Brock Lesnar!

No SummerSlam, Angle obrigou Lesnar a desistir a um Ankle Lock mas, pouco menos de um mês depois, a sua irmã morreu e Angle teve de perder o título. Apenas um dia depois da morte da irmã, Angle conseguiu fazer um dos melhores combates na história da WWE TV, um Iron Man Match de 60 minutos frente ao Brock Lesnar que é ainda hoje o melhor combate de sempre no SmackDown.

Para os que não percebem porque é que o Kurt Angle é uma máquina, primeiro é porque nunca o devem ter visto no seu auge, segundo este facto prova-o. Os dois tiveram uma prestação maravilhosa com o Brock a vencer no final por 5-4 num combate dramático, que terminou com Brock a resistir e a não desistir a um Ankle Lock enquanto o tempo termina. Fantástico!

1. WWE Champion – de 15/12/2002 a 30/03/2003 (4º reinado) – 105 dias 


Após meses de combates épicos com Edge, Chris Benoit, Eddie Guerrero, Chavo Guerrero e Rey Mysterio (a era dos SmackDown Six), Kurt Angle derrotou Big Show pelo WWE Championship no Armageddon em dezembro de 2002 com ajuda de Brock Lesnar, em troca de uma oportunidade pelo título.

No entanto, Angle traíu Lesnar e acabou por ser uma armadilha, já que Angle estava aliado a Paul Heyman e estreou Shelton Benjamin e Charlie Haas (Team Angle) para ajudá-lo. Brock Lesnar acabou por ter de ganhar a Royal Rumble para forçar a sua oportunidade pelo título na WrestleMania XIX.

Antes disso, na Royal Rumble, Kurt Angle defendeu o seu título frente ao Chris Benoit naquele que é, sem qualquer dúvida, um dos MELHORES combates de SEMPRE na WWE. Sem qualquer dúvida, é um combate perfeito digno de ser visto e revisto.

Em fevereiro, Angle infelizmente partiu o pescoço. Na WrestleMania XIX, Angle lutou lesionado e mesmo assim fez um fantástico combate frente ao Brock Lesnar, perdendo o WWE Championship para Lesnar não antes de o Brock quase se ter matado ao tentar um Shooting Star Press. Foi um reinado muito bom com o objetivo de colocar o título de volta nas mãos do Brock Lesnar e o Kurt Angle fez um excelente trabalho.

Simplesmente maravilhoso, que máquina! Espero que tenham gostado, estes foram os seis reinados do Kurt Angle enquanto campeão mundial na WWE.

Deixem nos comentários quem acham que deveria ser o último adversário do Kurt Angle na WWE se não for o John Cena. Eu gostaria de ver um Pete Dunne, que acham!? Obrigado por lerem!
Com tecnologia do Blogger.