Ultimas

A Alternativa Fenomenal #46: Última Lucha Cuatro







Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma edição da Alternativa Fenomenal. Passado mais um ano ótimo para os fãs da Lucha Underground, enfim chegou o momento de clímax desta temporada, com a quarta edição do Última Lucha, que desta vez destacará Marty Martinez colocando seu LU Title em jogo contra Pentagón Dark em um Cero Miedo match.

Além deste, outros seis combates acontecerão nos dois episódios que fecharão a temporada deste ano e, claramente, todos possuem chances de roubarem o show para si. Então, sem mais delongas, vamos a nossa antevisão;


OBS: Como sabem, o Última Lucha é gravado com antecedência, e seus resultados já se encontram disponíveis na internet. Entretanto, não darei nenhum spoiler dos resultados dos combates.





Singles Match
Taya Mundo vs Ricky Mundo

Logo no começo desta quarta temporada, vimos um Ricky Mundo um tanto quanto peculiar. Depois de uma viagem a uma misteriosa "Ilha das Bonecas", ele aparece com uma das citadas bonecas, que ele chama de Rosa, e age de forma obcecada com ela, fazendo com que seus colegas o vejam de forma muito mais estranha do que já viam.

Com o passar das semanas, Ricky começou a ser deixado de lado pela World Wide Underground, participando menos de combates e sendo excluídos dos planos de Johnny Mundo. Tudo piorou depois que o líder da stable anunciou seu casamento com Taya Valkyrie, pois o jovem foi relegado ao status de pária do grupo. Tal situação, bem como a influência da boneca amaldiçoada, acabaram por mudar totalmente a cabeça de Mundo, que passou a agir de forma psicótica com os demais luchadores.

E tudo só veio a piorar quando ele liberta Matanza Cueto exatamente durante o casamento de Johnny e Taya, com o "Monster" aniquilando todos os convidados e os noivos, enquanto ele ria descontroladamente de tudo. Já agindo como um renegado, ele revela ao público que foi ele quem soltou Matanza nos antigos amigos, desafiando Valkyrie (agora Taya Mundo) para um combate no Última Lucha para vencê-las e conquistar o respeito que merece de Johnny.

Considerando a nova faceta de Ricky, acredito que devemos esperar um comportamento muito menos ortodoxo de sua parte na luta. Já Taya, não deve poupar esforços para punir aquele que destruiu o grande dia de sua vida, e não duvido que ela vá usar de alguma violência adicional quando o árbitro não estiver atento.



Singles Match
Sacrifice to the Gods
Johnny Mundo vs "The Monster" Matanza Cueto

Intimamente ligado ao combate anterior, esta luta também originou-se do plano louco que Ricky Mundo pôs em prática no dia do casamento de Johnny Mundo e Taya Valkyrie. Depois de trazer o caos às festividades, Matanza Cueto, sob ordens de seu pai Antonio, passou a oferecer os amigos de Johnny como sacrifícios, acabando com Jack Evans e Joey Wrestling (ou Mercury, se preferirem).

No dia em que Taya decide que quer dar um basta nisso e demanda um combate contra o "Monster", este quase a oferece como sacrifício também, não fosse seu marido aparecer e salvá-la do fim iminente. Não muito depois, Johnny resolve que ele deve acabar de uma vez por todas com Matanza, por todas as atrocidades que lhe causou, e recebe o aval de Antonio Cueto para tentar a sorte contra o monstro mascarado.

Porém, sabendo que tal combate não seria nada simples, Aerostar e Drago decidem oferecer um pouco de ajuda ao antigo rival, entregando a ele a Gauntlet of the Gods, que supostamente havia sido escondida por um contato de King Cuerno. De posse do artefato, Mundo recebe seus poderes divinos, e, mesmo sob a preocupação dos mascarados, se prepara para seu grande confronto.

Todos sabemos que usar esta luva mística trouxe benefícios aos antigos portadores, porém não se deve esquecer que a possibilidade de Johnny ser consumido pelo poder da mesma não é baixa. Matanza não é o tipo de luchador a quem devem ser mostradas fraquezas, e caso o "Mayor of Slam Town" não saiba administrar sua nova vantagem, seu destino poder ser fazer companhias aos amigos, como o próximo "Sacrifice to the Gods".



2-Out-Of-3 Falls Match
El Dragón Azteca Jr vs Fénix

Depois da infeliz derrota que pôs fim a sua vida, quando foi vencido num Grave Consequences match por Mil Muertes, Fénix ainda teve o azar de ver sua grandiosa força vital ser sugada por Catrina. Descartado, o "Bird of War" permaneceu fora de cena por várias semanas, até que Aerostar utiliza-se do medalhão que a ex-companheira de Muertes ofereceu a Melissa Santos como lembrança de seu namorado, e volta no tempo para tentar salvá-lo.

Tendo absorvido a força vital roubada, o "Man from the Cosmos" a envia de volta ao amigo, que retorna a vida e pôde enfim retornar aos braços de sua amada Melissa e viver feliz. Entretanto, as coisas não saem como o planejado, e o espírito maligno de Catrina acaba sendo inserido em Fénix, mudando o jovem, que passa a tratar Santos de forma fria e agressiva e, para piorar, trai seus antigos amigos Drago e Aerostar, atacando-os sem piedade quando combateram a Reptile Tribe pelos Trios Titles.

Esta mudança de comportamento chama a atenção de Dragón Azteca Jr, amigo próximo de Fénix e Melissa, que passa a tentar colocar algum juízo na cabeça do agora "Blackbird". Porém, a boa intenção acaba lhe custando o Gift of the Gods Title, que perde para Marty Martinez após um ataque do antigo amigo.

Agora, mais uma vez, Dragón tenta trazer Fénix de volta das sombras com o apoio de Melissa. Porém, o caminho para este salvamento será complicado, e este 2-Out-Of-3 Falls match pode acabar selando o destino de ambos e cimentando o "Bird of War" como a nova força das trevas no Templo.



Singles Match
Mask vs Mask
Son of Havoc vs Killshot

 Logo no primeiro episódio desta quarta temporada, uma mudança ocorreu com os Trios Titles: como Dante Fox estava lesionado e não podia competir, The Mack e Killshot iriam precisar de um novo parceiro. O escolhido por Antonio Cueto foi Son of Havoc, mas desde este momento que o ex-soldado demonstrou diretamente seu desagrado com a decisão.

As semanas se passaram, e Killshot continuou em conflito com Havoc, que considerava indigno da posição de campeão. A situação piorou ainda mais quando eles perdem os cinturões, com os dois mascarados se culpando pela derrota e com a paciência de ambos diminuindo cada vez mais.

Algum tempo depois, após um combate entre Killshot e Big Bad Steve, o motoqueiro consegue roubar a máscara de seu rival, o fazendo fugir para evitar revelar seu rosto. Quando estes enfim tem a chance de se enfrentar, o "Weapon of Mass Destruction" derrota Havoc e rouba sua máscara, humilhando-o de forma nunca antes feita.

Com esses acontecimentos, Antonio Cueto decide que os dois iriam resolver suas diferenças de forma definitiva no UL4, com o adicional de que o perdedor também iria perder sua máscara, símbolo de seu orgulho como guerreiro, e sofrer a maior humilhação possível a que um luchador pode ser submetido.

Tanto Killshot quanto Son of Havoc são nomes bastante relevantes no cenário independente americano (Shane Strickland e Matt Cross, respectivamente), porém no mundo da LU nenhum deles iria gostar de ver sua grande representação ser retirada de si. Não devemos esperar nada menos que uma luta brutal, onde ambos tentaram a todo custo manter seu aparente anonimato, enquanto tentam expor o outro como um fracasso no Templo.



Deathmatch
Mil Muertes vs The Mack

A estória entre estes dois começou com um inédito Haunted House match, que foi vencido por Mil Muertes, e marcou The Mack por bastante tempo. Porém, este também era um momento de transição para o mascarado, pois Catrina estava começando a se demonstrar menos solícita com ele.

Mas a rivalidade entre eles se estabeleceu verdadeiramente, aquando da primeira disputa do Gift of the Gods Title desta temporada, onde Mack excluiu Muertes do combate pelo cinturão. Irado, Mil atacou o "Chocolate Thunder" na luta, e lhe custou a chance pelo título, o que fez o medo de Mack por ele se tornar ressentimento, grande o suficiente para que semanas depois, ele o atacasse após um combate pela posição de desafiante ao LU Title e fizesse o desafio para um Deathmatch no Última Lucha.

Como citado, Muertes estava em um período de mudanças, pois Catrina havia recuperado sua vida, e começou a se distanciar dele, até o dia em que realmente o iria abandonar, sendo que ela acaba perdendo a vida nas mãos do próprio Mil.

Agindo sozinho, o "Homem das Mil Mortes" tem sido muito menos ortodoxo do que já era, o que poderia representar um belo problema para Mack, que também teve uma vida bastante cheia com os problemas que envolveram seus antigos colegas de trio. Da última vez, Muertes conseguiu provar-se superior, mas agora que tratamos de uma "luta até a morte", uma incógnita permanece sobre quem conseguiria sair vencedor e, ainda mais, com vida do combate. Resta-nos apenas testemunhar.



Lucha Underground Trios Championship Match
3-Way Trios Elimination Match
The Reptile Tribe (Kobra Moon, Daga & Jeremiah Snake) © vs The Rabbit Tribe ("The White Rabbit" Killer Kross, Paul London & El Bunny) vs Xo Lishus, Ivelisse Velez & Sammy Guevara

Os Repteis alcançaram sua glória depois de muitos problemas, que envolveram Fénix, Aerostar, Drago e até mesmo Johnny Mundo e sua World Wide Underground, que lhe trouxeram uma derrota vexatória após promessas de ter o "Mayor of Slam Town" integrando a corte de Kobra Moon, e custaram a vida de Víbora.

Entretanto, com a adição de um quase zumbificado Jeremiah Crane (agora Snake), a rainha e seu novo rei, Daga, conseguem o ouro de trios, que conseguiram defender em múltiplas ocasiões. A última, contra a equipe de Xo Lishus, Ivelisse Velez e Joey Ryan, terminou sob os olhares de uma nova Rabbit Tribe, com Paul London sozinho após a perca de seus amigos Saltador e Mala Suerte como sacrifícios para Matanza, e a entrada das estranhas figura de El Bunny e do "White Rabbit" Killer Kross.

A nova tribo tem um embate com Lishus, Velez e Ryan, derrotando-os de forma cabal, com Kross aplicando um potente "Down the Rabbit Hole" em Joey, que o removeu das competições pelo resto da temporada. Tendo sido convidados a competirem em um 3-Way Elimination match pelos cinturões contra as duas tribos, Xo e Ivelisse precisavam de um novo parceiro para a disputa. O escolhido foi o jovem Sammy Guevara, que participou em alguns combates desta temporada e é uma conhecida estrela independente.

A nova união pode até realmente trazer o ouro para Sammy, Lishus e Ivelisse, mas convém lembrar que a Reptile Tribe não costuma medir esforços para manter sua supremacia, além da estranha e psicótica nova cara da Rabbit Tribe. Talvez este seja um combate onde a sanidade dos competidores que determinará quem serão os novos campeões. E nestes termos, é preferível ter cuidado com um certo coelho branco...



Lucha Underground Championship Match
Cero Miedo Match
Marty "The Moth" Martinez © vs Pentagón Dark

Pentagón Dark foi o campeão indiscutível no Templo durante esta quarta temporada. Superando todos os tipos de desafios e rivais, o "Homem sem Medo" manteve seu posto de melhor do Templo deixando uma grande trilha de ossos quebrados pelo caminho, até que chegou o momento em que uma mariposa se pôs em seu caminho.

Marty Martinez teve uma temporada bastante apagada no Templo, sendo necessário que sua irmã, Mariposa, lhe desse um "choque de realidade" que enfim fez ele tomar alguma ação para ser relevante na LU. Isso envolveu uma significativa soma de dinheiro entregue a Antonio Cueto, e uma ajuda involuntária de Fénix, que lhe garantiram a vitória sobre Dragón Azteca Jr e o Gift of the Gods Championship.

No mesmo dia, após Penttagón reter seu título em um duro 3-Way match, Marty realiza o cash-in de seu cinturão e enfrenta o mascarado pelo LU Title. Contando com a ajuda de sua nova parceira Reklusa, o luchador vence Pentagón e obtém o título máximo do Templo, alcançando o prestígio que desejava.

Desejoso de ter seu título de volta, Pentagón participa de um intenso 4-Way match e conquista o posto de desafiante ao cinturão para o UL4. Uma semana depois, Marty vem ao Templo e diz que resolveu pagar sua dívida com Mariposa, dando-lhe uma title shot, e destruindo-a por completo, e ainda quebrando seu braço com o "Sacrifice" do "Homem sem Medo".

Naquele momento, Martinez lança o desafio a Pentagón, lhe afirmando querer enfrentá-lo no seu combate de assinatura, o Cero Miedo match, que o mascarado prontamente aceita. Na semana seguinte, o desafiante enfrenta e vence Reklusa, mas antes que possa mandar uma mensagem ao campeão, este aparece e junto a sua parceira, destrói o mascarado de forma contundente, chegando a quase queimá-lo vivo.

Não restam dúvidas de que este será o combate mais violento do UL4. Com dois participantes como Marty e Pentagón envolvidos, não há como não esperar ver sangue e ossos quebrados ao fim deste combate. O mascarado fará de tudo que pode para reconquistar seu título, enquanto Martinez não deverá poupar esforços, e armas, para impedi-lo.

O que sabemos com certeza, é que nenhum dos dois será o mesmo após este combate. Além, claro, de podermos ter uma "forte" surpresa ao final desta luta (se é que vocês me entendem).



E assim pessoal, encerro minha pequena vista sobre as lutas que integraram o Última Lucha Cuatro. Como citei, o evento ocorrerá em dois episódios, começando nesta semana, e trazendo tudo que há de melhor no Templo para nosso grande deleite. Lembro a todos, que o Wrestling Notícias, como sempre, trará os vídeos dos dois episódios para que todos possamos aproveitar por completo esta ótima experiência de lucha libre/pro wrestling.

Deixo agora para os leitores, que indiquem qual combate mais lhe chama a atenção no card, e o que esperam deste fim de temporada da LU. Aproveitem o texto, o show, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.