Ultimas

Undisputed Article #3 - Títulos Mundiais: O que são e quantos há?



Olá, bem-vindos à terceira edição do “Undisputed Article”, onde todas as semanas são abordadas situações diversas do mundo do “Professional Wrestling”. Esta semana vai ser trazido à discussão um tema que a mim, como teórico e apaixonado por Wrestling, me tem atormentado nos últimos anos. O que é um Título Mundial? E quem decide se um título pode ser um título mundial ou não?

Todos sabemos que a WWE tem 2 títulos que são os mais importantes e prestigiantes dasua empresa, o Título da WWE e o Título Universal. No entanto, Ric Flair é reconhecido como tendo 16 títulos mundiais mas apenas 2 deles foram conquistados na WWE. Logo, está excluída a tese de que apenas os títulos reconhecidos como mais importantes da WWE é que são os títulos mundiais. Assim, se não é a WWE que decide o que é um título mundial, quem é?




Essa resposta é muito fácil de responder. É a revista “Pro Wrestling Illustrated”, ou PWI. A PWI é uma revista independente fundada em 1979 e que somente se debruça sobre assuntos relacionados com Wrestling. E a PWI reconhece 8 títulos como sendo títulos mundiais, sendo que apenas 2 deles são reconhecidos na atualidade, os títulos maiores da WWE, anteriormente referidos. Os outros 6 são:

- O Título Mundial da NWA desde 14 de julho de 1948 até 11 de janeiro de 1991 e entre 8 de maio de 2006 e 13 de maio de 2007;
- O Título Mundial da AWA desde 16 de agosto de 1960 até 12 de dezembro de 1990;
- O Título Mundial da WCW desde11 de janeiro de 1991 até 26 de março de 2001;
- O Título Mundial da ECW desde 6 de julho de 1999 até 11 de abril de 2001;
- O Título Mundial de Pesos-Pesados da WWE, desde 2 de setembro de 2002 até 16 de dezembro de 2013;
- O Título Mundial da TNA desde 13 de maio de 2007 até 29 de junho de 2015.



 Ou seja, com tantas organizações de Wrestling que há no mundo, apenas 8 títulos foram reconhecidos como títulos mundiais e apenas em curtos períodos de tempo. Isto tem apenas um adjetivo que o possa qualificar, e vou dizê-lo com toda a convicção: ridículo. No entanto, não vou apenas dizer que é ridículo sem, pelo menos, dar uma sugestão dos títulos mundiais que deveriam ser reconhecidos, com efeitos retroativos, visto que a história do Wrestling está constantemente a ser reescrita.

Então fica aqui a lista dos títulos que fazem sentido que sejam reconhecidos como Títulos Mundiais:
- Título da WWE;
- Título Mundial de Pesos Pesados da WWE, já entretanto extinto;
- Título Universal da WWE;
- Título Mundial da TNA, desde que foi introduzido até agora;
- Título Mundial da ROH, desde que foi introduzido até agora;
- Título Mundial da IWGP a ser defendido na NJPW, desde que foi introduzido até agora;
- Título Mundial da AAA, desde que foi introduzido até agora;
- Título Mundial da CMLL, desde que foi introduzido até agora;
- Título Mundial da NWA, desde que foi introduzido até agora;
- Título Mundial da AWA, desde que foi introduzido até ser extinto;
- Título Mundial da ECW, desde que foi introduzido até ser extinto, excluindo quando esteve a ser defendido na WWE e;
- Título de Tripla Coroa da AJPW, desde que foi introduzido até agora.

 Esta lista de Títulos Mundiais eu considero que é muito mais abrangente e representa a verdadeira extensão das grandes promotoras de Wrestling espalhadas pelo mundo inteiro.



Isto porque a WWE continua a ser a líder no que à promoção de Wrestling diz respeito. A TNA, que entretanto mudou de nome para Impact Wrestling, e a ROH são as 2 maiores empresas de Wrestling norte-americanas a seguir à WWE e têm bastante exposição mediática, com shows semanais na televisão por cabo.

A NJPW e a AJPW continuam a ser as maiores promotoras japonesas de Wrestling e com bastante história por detrás, tanto das suas organizações como dos seus títulos. A AAA e a CMLL continuam a ser as mais prestigiantes promotoras mexicanas de Wrestling, sendo que a CMLL até tem a distinção de ser a mais antiga organização de Wrestling em todo o mundo!

A NWA, a WCW, a ECW e a AWA são organizações gigantes que entraram em declínio aquando da explosão da WWE no mainstream mundial, mas que ainda carregam em si um peso histórico inegável, por isso é impossível retirar aos seus títulos principais o estatuto de Título Mundial.



Fica assim a minha opinião sobre os títulos mundiais que são reconhecidos atual e historicamente, os que deviam ser reconhecidos e quem os reconhece atualmente. Deixem a vossa opinião nos comentários, sobre o que acham deste assunto que muitas vezes passa despercebido ao fã de Wrestling. Até para a semana!
Com tecnologia do Blogger.