Ultimas

Forgotten Superstars #7 | O Cruiserweight Latino


Saudações a todos do Wrestling Notícias! Quero agradecer mais uma vez a todos que estão mandando suas sugestões, e especialmente ao Vitor Oliveira, que vem sempre contribuindo com o quadro, com novos nomes para serem abordados por aqui. Muito obrigado!

Por isto, hoje eu vou falar de um wrestler mexicano, que passou por grandes empresas e ganhou vários títulos de peso leve por onde passou. Estranhamente, ele não ganhou um título principal na WWE, por ter sempre sido justamente considerado de maneira conveniente para a empresa, um cruiserweight, de acordo com as divisões mexicanas de peso. Mas é bem sabido que no pro wrestling americano, as divisões de peso têm um peso muito menor. Fora alguém agraciado entre os especialistas de wrestling. Mas no fim das contas, nunca foi "a atração principal", em momento algum. Seria um fato normal, se não tivesse existido um Rey Mysterio Jr., para quebrar as pré-definições de divisão de peso nos Estados Unidos.

Entretanto, alguns erros do próprio Juventud fizeram com que ele saísse. Portanto, este será um artigo um pouco diferente dos outros. Geralmente, minhas críticas em relação ao gerenciamento de talentos da WWE são bastante duras. Mas neste caso, deve-se fazer uma mea culpa.

Então, vamos aos fatos de hoje:

Quem é? - Eduardo Aníbal González Hernández, conhecido por vários locais, como Juventud Guerrera, ou na WWE, simplesmente por "Juventud". Um peso leve de renome por empresas de várias partes. Nascido na Cidade do México, teve a formação da lucha libre mexicana.

Ele passou por todas as maiores empresas de wrestling americano e lucha libre mexicana. Começou sua carreira no Asistencia Asesoría y Administración, passando pelo ECW e pelo WCW. Teve aparições em várias empresas, incluindo a TNA. Ele ganhou inúmeros títulos de peso leve e sua carreira pré-WWE foi bastante rica. Na WCW, ele teve o título de Cruiserweight, e também o título de duplas com Rey Mysterio Jr. Foi lá também, onde ele perdeu a sua máscara, e de onde ele teve um incidente embaraçoso, que o retirou da empresa.




Hoje, ele se encontra na AAA novamente, depois de ter colecionado passagens pelo circuito independente. Na WWE, o wrestler ficou durante alguns meses, entre 2005 e 2006.

O que ele fez na WWE? - Juventud Guerrera assinou seu contrato com a WWE, no início de 2005. Ele teve então, sua estreia no dia 18 de junho, com uma vitória sobre Funaki, no Velocity. Posteriormente, ele se uniu a Super Crazy e Psicosis para formar o grupo que seria chamado "The Mexicools". A primeira atuação do grupo foi interromper um combate entre Chavo Guerrero e Paul London.


Durante várias semanas eles interromperam combates e produziram promos a partir dessas interrupções. No Great American Bash de julho de 2005, o grupo mexicano derrotou o Blue World Order. Além disso, tiveram uma feud nos eventos de Velocity, contra Nunzio e Vito. 

Depois de uma longa feud e de conseguir uma oportunidade para o título, Juventud ganhou o Cruiserweight Championship, originário da antiga WCW, ganhando-o pela quarta vez. A primeira vez na WWE.


Dessa forma, ele ainda perdeu o título para Nunzio, posteriorente e ganhou-o de novo no dia 25 de novembro de 2005, perdendo-o para Kid Kash no Armageddon, em 18 de dezembro. E esta seria uma das últimas lutas dele pela WWE.

Em janeiro de 2006, a WWE anunciou que Juventud se desligaria da empresa, e a luta final foi uma rematch contra Kash pelo Cruiserweight Championship, a qual perdeu. Foi uma carreira, de fato muito curta.

Por que ele saiu? - Esta é uma nova seção, que para justificar o curtíssimo tempo de estadia deste wrestler na WWE, julgo importante. Eu aponto duas possíveis questões:

  • Irresponsabilidade nas manobras: Juventud era talentoso. Mas ele abusava demais, a ponto de prejudicar os colegas de profissão, por mais que a WWE falasse para os Cruiserweights terem cuidado. Um 450 Splash executado de maneira errônea por Juventud fraturou vários ossos do rosto de Paul London. 
  • Hostilidade nos Bastidores: O que se fala é que Juventud sempre foi uma pessoa muito difícil nos bastidores. Isso já foi provado na WCW, em um incidente que causou sua prisão e a saída da empresa. Juventud era conhecido por não ser exatamente o mais querido entre os seus colegas de profissão na WWE.
Ele poderia ter feito mais na WWE? - Creio que sim. Se não fosse o desprezo que a WWE geralmente reservou aos Cruiserweights, e se não fossem os seus próprios erros, ele poderia, sim, ter feito algo mais destacado entre os lutadores. Pelos seguintes motivos:
  • Leveza no ringue: O que Juventud tinha de irresponsável, ele tinha de criativo. Um ring skill dentre os melhores, de sua faixa de peso. Ele constituiu a sua fama, pela qualidade que possui e pelas lutas lendárias que já proporcionou. Além de possuir uma variedade de técnicas e movimentos.
  • Nome de respeito: Como já disse, sua carreira pré-WWE foi muito rica, sendo inclusive um original da WCW, e ele poderia constituir muita coisa em cima disso. Com tudo o que ele tinha ganho, ele poderia sim, eventualmente, mostrar seu valor contra adversários maiores, da divisão dos pesos pesados. Mas a WWE nunca permitiu isso.
  • Carisma: Sim, Juventud poderia ser ainda mais ovacionado do que já foi. É um nome que faz arenas mexicanas se levantarem para vê-lo. E um dos mais conhecidos rudos da atualidade. Se a WWE colocasse algo mais significativo para ele do que interromper promos, ele provavelmente se tornaria o heel que muitos amariam e que todos amariam odiar.
Dessa forma, concluímos que, os dois lados cometeram erros. Mas Juventud ficou por pouquíssimo tempo para definir o que ele poderia ser, e como seria seu futuro, principalmente depois do fim da divisão de peso leve na WWE. Seria interessante ver como ele trilharia o seu caminho a partir daí. Infelizmente, não aconteceu. Mas o povo mexicano parece feliz em tê-lo.

Assim me despeço, meus caros! Não se esqueçam de fazer como sempre: comentar as suas sugestões, críticas e elogios na caixa de comentários, para melhorar o quadro cada vez mais.

Um grande abraço!
Com tecnologia do Blogger.