Ultimas

American Dragon #19 - Cesaro, Um Face Puro!


Saudações a todos! Espero que tenham tido uma boa semana e hoje, sexta-feira, a "carta" em cima da mesa é nada mais que Antonio Cesaro... ou melhor, Cesaro basta. Nesta edição vou expor todas as minhas admirações quanto a este wrestler e, como sempre, vai ser debatida uma situação: desta vez, o possível face turn de Cesaro. Acham que será possível e que pode acontecer com naturalidade? Abram o artigo e "entrem na conversa"...
"Lição de história, meninos!"


Tal como nomes como CM Punk ou Daniel Bryan, Cesaro teve um grande percurso pelas indys onde conquistou muita da fama que atualmente tem. Ele já atuou no Japão (na Pro Wrestling Noah) e em várias companhias indys americanas servindo a Chikara e a tão "famosa" indy Ring of Honor como exemplo. No circuito independente Cesaro conquistou, acima de tudo, títulos de duplas e foi nessa mesma divisão de Tag Team que se destacou um pouco por todo o wrestling independente nos EUA. Chris Hero (que estava muito recentemente ainda no NXT e tinha o nome de "Kassius Ohno" e que foi despedido) e Ares (cujo nome real é Marco Jaggi) foram os dois maiores parceiros de Cesaro nesta aventura no cenário independente no que toca a títulos de Tag Team.

Como em inúmeros casos, o nome deste atleta não é o mesmo que usa enquanto entertainer na WWE, ou seja, Cesaro (que há bem pouco tempo ainda era Antonio Cesaro). Claudio Castagnoli é o nome verídico deste senhor que faz presença no horário televisivo da WWE. Tal como casos como Dolph Ziggler, CM Punk, Curtis Axel ou Daniel Bryan (que levou apenas uma "alteração menor" no seu nome), Cesaro é assim conhecido mundialmente através da WWE e não pelo seu nome real para que esta última tenha todos os direitos sobre este. É algo frequente na WWE e os próprios atletas têm que se habituar a ter um  "segundo nome" pelo qual são tratados pela gigantesca massa de fãs e até alguns colegas dentro da empresa. Afinal, o seu nome "fictício" acabará por se tornar mais conhecido do que o seu nome real.

Seguindo em frente, Cesaro foi finalmente "pescado" pela companhia da WWE já no final de 2011, em setembro desse ano. Após alguns meses no território de desenvolvimento (FCW/NXT), Cesaro estreou-se na televisão apenas 7 meses depois de ter chegado à companhia, o que, em comparação com muitos talentos do NXT, pode parecer uma entrada bem rápida. Contudo, é de notar que o enorme percurso independente de Cesaro falou por ele e este apenas teve que confirmar e cimentar o seu talento já no território de desenvolvimento.

E para aqueles que consideravam que Cesaro tinha estreado cedo demais, talvez tivessem ficado ainda mais surpreendidos no SummerSlam, em agosto, quando derrotou Santino Marella pelo título dos USA e se tornou num campeão televisivo 11 meses depois de ter chegado ao território de desenvolvimento. Pessoalmente, não considero que foi algo "apressado" pois, na verdade, Cesaro merecia ter sido contratado ainda antes do ano de 2011 para a WWE uma vez que o talento e qualidade dentro de ringue deste sempre foram inquestionáveis. Mais para um, menos para outros, era unânime que Cesaro merecia realmente "dar o salto" para a grande companhia de Vince McMahon.

Depois de conquistar o US Title, Cesaro deu e muito nas vistas. Cesaro venceu nomes como Zack Ryder, Justin Gabriel, R-Truth, Kofi Kingston, Wade Barrett, The Great Khali e The Miz para manter o título e resultar num reinado de 239 dias como campeão, o que para um título quase sem destaque atualmente na WWE é considerado algo notável, perdendo o título em abril de 2013. 

Atualmente, Cesaro perdeu muito do destaque que teve nessa altura e faz parte de uma Tag Team a que chamam de "Real Americans" com o manager Zeb Colter. Ironia das ironias, Claudio (desculpem, Cesaro) é suíço. São as ideias malucas do tio Vince que, no meio da ironia, até têm o seu ponto de interesse. 

Como tornar Cesaro num face credível em 3 simples passos


Como os mais atentos podem ter reparado nos últimos tempos na WWE, o Swing de Cesaro tem feito um sucesso "surpresa" para alguém que é suposto ser vendido como um heel puro. E isto só pode significar que alterações na personagem de Cesaro estejam a caminho uma vez que tudo que vem à rede é peixe e se pode extrair muito com uma gimmick face de Cesaro. E o que fazer para tornar isto uma realidade?

Em primeiro lugar, na minha opinião, é preciso desmembrar os Real Americans. Swagger já deu praticamente tudo senão tudo o que tinha a dar dentro da companhia e é hora de deixar Cesaro "voar" por si mesmo. É possível continuar com Zeb Colter do lado de Swagger, mas apesar do bom trabalho de Colter, considero que Swagger é um "caso perdido" na WWE e que o público já não se motiva com a sua personagem. Só com uma mudança radical na personagem deste seria possível alguma coisa e, mesmo assim, duvido muito que isso venha sequer a acontecer.

Cesaro sozinho teria maior destaque como um único wrestler e, depois disso, seria necessário tornar a personagem deste ainda mais interessante. Existe muito "por onde lhe pegar" e basta um pouco de raciocínio para perceber o excelente trabalho que pode vir a ser feito com Cesaro.

O segundo passo que eu tomaria seria a popularização do famoso "Swing" (que é o que lhe está a dar mais destaque atualmente) e de muitas manobras de Cesaro, uma vez que este último possui um arsenal de manobras bem diversificado e a WWE podia aproveitar isto de forma inteligente em torno do desenvolvimento e construção da personagem de Cesaro. Para além do move-set, toda a personagem de Cesaro poderia ser encarada de outra forma pelo público se fosse apresentada de ourta forma também. A sua cabeça lisa e o seu aspeto físico, a título de exemplo, poderiam muito bem ser usados para "alimentar" a gimmick de Cesaro.

Em terceiro lugar, para tornar uma gimmick face de Cesaro credível, é óbvio que tudo andava em torno de um maior destaque da WWE a Cesaro. Afinal, depende mesmo tudo da WWE e estes é que decidem o que fazer. Se houver vontade nesse sentido, Cesaro poderá tornar-se num face muitíssimo credível e adorado pelo público, tem é que ser aproveitado nos seus maiores pontos positivos e que este exerça uma forte aposta dentro da WWE, tal como aconteceu com Daniel Bryan no segundo semestre de 2013.

Conclusão: eles gritam, Vince decide


É impressionante a popularidade que a manobra "Swing" ganhou nos últimos tempos na WWE. É capaz de ser a maior responsável da minha vontade de ver uma pequena adaptação na personagem de Cesaro. Em primeiro lugar, é algo quase nunca visto na WWE e associando o poderio físico de Cesaro à duração que esta manobra tem, o resultado só pode ser uma grande reação do público que se revê cada vez mais neste tipo de situações.

Acredito que não seja agora que esta mudança na gimmick de Cesaro seja feita. Acredito que demore o seu tempo até que os oficiais entendam e aceitem o facto de que Cesaro é um heel que tem mais adoração em torno do público do que muitos faces atualmente. Demorará o seu tempo mas, por fim, acredito firmemente que finalmente Cesaro ganhará o seu destaque acima do midcard.

Neste ponto, considero JBL como o comentador com melhor trabalho nesta manobra. A forma como a "vende" para o público que acompanha o show em casa é fenomenal e acrescenta em muito à excentricidade que a manobra por si já possui. Para além de gostar do que diz, na minha opinião JBL é um elemento da mesa de comentadores que sabe promover talentos e promover heels acima de tudo e é esse um dos meus mais fortes pontos de admiração sobre este.

***

Aqui termina a décima-nona edição deste espaço, usem a caixa de comentários para debater este tema e digam de toda a vossa justiça o que pensam sobre Cesaro. Por mim é tudo e vemo-nos na próxima sexta-feira, que antecederá o Elimination Chamber! Todavia, o assunto do artigo dessa semana será uma incógnita até à última hora pois, tal como muitos membros da equipa criativa da WWE, sou alguém cujas ideias mudam com uma rapidez vertiginosa. Bom fim-de-semana e fiquem bem ;)

Pergunta da Semana: Poderá o "Swing" de Cesaro tornar-se numa das manobras com maior destaque na WWE nos últimos tempos, levando mesmo este ao face-turn?
Com tecnologia do Blogger.