Ultimas

SERÁ QUE DÓI??#6: DDT


Boas pessoal, daqui fala G.J e estou de volta para mais um artigo de "Será que Dói?".

Antes demais, as minhas sinceras desculpas por ter estado desaparecido devido ao trabalho e férias. De vez em quando fui vendo os shows e os ppv e fui vendo que tem andado tudo maluco.. Mas isso é outra coisa, por isso vamos voltar ao assunto..

DDT.. Um move muito utilizado quer como move regular, contra alguém de maior estatura, como um move de desespero ou surpresa, como signature move ou outrora finisher, mas nunca perdendo a sua essência como um Power Move.


Um bocadinho de história à lá wikipédia: Criado acidentalmente e nomeado por Jake "The Snake" Roberts em que o nome DDT deriva do próprio químico, "dichloro-diphenyl-trichloroethane", conhecido como um pesticida perigoso enterrado no terreno que causa danos cerebrais e defeitos. Do mesmo modo, a manobra DDT enterra a cabeça do adversário contra o chão. Rumores das siglas seriam: Drop Dead Twice, Demonic Death Trap, Death Drop Technique e Damien's Dinner Time.. Escolha vocês a que mais gostam lol.
Actualmente, quem é que vêmos na WWE a aplicar este move? Randy Orton, Rey Mysterio, Christian e qualquer um que enfrente o Big Show ou o Mark Henry.

                                                                   Randy Orton: Rope Hung DDT



Este DDT por Orton tem uma certa preparação antes de ser aplicado. Orton surpreende o adversário com um pontapé no estômago causando agonia obrigando o mesmo a baixar o tronco ficando em perfeita posição para Orton prender a cabeça de lado na cintura para não deixar fugir o adversário. Agora difere de Jake.. Orton ou apanha o adversário de surpresa nas cordas ou atira-o para as cordas para depois puxá-lo e deixá-lo suspenso no ar em posição horizontal. Aqui está o senão do impacto.. porquê esperar tanto tempo para enterrá-lo no tapete? Porque qualquer compasso de espera que se faça em qualquer move, obriga o usuário a angariar a força que queira. Ao mesmo tempo, Orton obriga também o adversário a esperar desesperando por aquilo que vem a seguir.. Imaginem que estão a cair de um penhasco e saberem que vão passar "um mau bocado" quando chegarem ao chão lol.

                                                               Rey Mysterio: Tornado Reverse DDT


Rey muitas vezes aplica o DDT como um move de desespero devido à sua pequena estatura.. Como podem ver na imagem, muitas vezes Rey é apanhado em contra-pé por alguém maior que ele.. Mas devido ao seu background de lucha libre, consegue escapar de maneira em que não estejamos à espera. Quando o adversário apanha Rey, tenta logo aplicar um move do género backbreaker ou sideslam ou simplesmente atirá-lo para o ar, mas Rey surpreende o adversário usando o ímpeto do mesmo contra ele apanhando e prendendo a cabeça, depois Rey usa o peso todo do seu corpo para desiquilibrar o adversário e enterrar-lhe a cabeça no tapete tornando num dos DDTs mais bonitos que se possa testemunhar.

                                                                        Christian: Tornado DDT


Um move muito aplicado pelos cruiserweights, parecido com Mysterio, mas este move é aplicado a partir do turnbuckle sendo efectivo contra alguém de maior estatura. É dificil preparar este DDT porque para ser aplicado, o adversário tem de estar groge de modo a não poder contra atacar tendo de estar perto do turnbuckle o ser puxado para lá. Depois de lá estar, Christian senta-se no terceiro turnbuckle, prende a cabeça com os braços e usa o seu corpo para criar força, rotação e torque para desiquilibrar o adversário contra o chão.

No aspecto real, todas as versões têm o mesmo efeito, o pode variar é o impacto como partir a cana do nariz, uma simples dor de cabeça ou como um potente K.O. Mais especificamente, nos outros artigos falei sobre a interrupção das ligações nervosas entre os olhos e o cérebro, mas neste move em particular é mais propenso a um traumatismo craniano (ou lesão da cabeça) sendo o resultado mais esperado.. Isto acontece porque o efeito da manobra é todo concentrado na cabeça.. O cérebro é lesado devido ao impacto e como o crânio protege o cérebro, o mesmo é afectado não só pelo tapete mas também pelo próprio crânio, em que a força do impacto teria de ser muito grande para causar o K.O. ou até mesmo lesões retardadas dando origem a sangramento interno e por consequência... morte.

Mas em relação aos três wrestlers aqui apontados, teria que dizer que o que dói mais seria o DDT de Randy Orton, devido ao seu compasso de espera antes do impacto para angariar a força que quiser e também porque o seu adversário encontra-se numa posição vulnerável.
Os DDT de Mysterio e Christian, têm menos impacto porque os seu adversários encontram-se em pé e demoram mais tempo a chegar ao tapete.. Se fosse um artigo de velocidade ou surpresa, teria que dizer que Rey ganharia nestes dois elementos e que Christian é muito lento na execução mas efectivo contra adversário de grande estatura.... mas não é um artigo desses....

É bom estar de volta!

E vocês o que acham? Qual DDT é que dói mais? Querem comentar outro tipo de variação?

Até à próxima!
Com tecnologia do Blogger.