Ultimas

Impact: Os 10 melhores combates Ultimate X de sempre

Ultimate X match já teve quase 50 edições
Um dos tipos de combates mais emblemáticos da TNA/Impact Wrestling e sobretudo da X Division, o Ultimate X é uma contenda disputada por três ou mais lutadores/as, com estruturas de metal a sustentarem dois cabos que se unem a partir de quatro cantos ao centro do ringue, onde está suspenso um cinturão ou um “X” grande e vermelho. Tal como num ladder match, vence a primeira pessoa a tomar posse do objeto pendurado.

Ao longo de quase 50 edições, o combate já envolveu não só wrestlers masculinos e femininos a competir individualmente, mas também tag teams. Na edição inaugural, Michael Shane bateu o até então campeão Chris Sabin e Frankie Kazarian para conquistar o TNA X Division Championship, no 59.º pay-per-view semanal da promotora, a 20 de agosto de 2003.

O Ultimate X match pelo Impact X Division Championship no Slammiversary deste domingo será o 47.º da história.

Vale por isso a pena conhecer a nossa lista de dez melhores Ultimate X matches de sempre, por ordem cronológica.

Final Resolution 2005
Petey Williams (c) vs. AJ Styles vs. Chris Sabin
AJ Styles tornou-se no candidato principal ao X Division Championship de Petey Williams ao vencer um combate envolvendo seis outros homens no episódio de 1 de outubro do Impact!. No Victory Road, Williams bateu Styles após um Canadian Destroyer.
Posteriormente, no episódio de 12 de novembro, Chris Sabin disse que descobriu uma forma de contra-atacar o Canadian Destroyer, mas Williams disse que era impossível de contra-atacar. Para provar o que estava a dizer, Sabin contra-atacou o finisher do canadiano durante os episódios de 12, 19 e 30 de novembro. Mas no Turning Point, Williams reteve o título diante de Sabin com recurso a uma soqueira.
Entretanto, no episódio de 17 de dezembro, a figura de autoridade Dusty Rhodes anunciou um Ultimate X match no Final Resolution pelo TNA X Division Championship entre Williams e Styles. Contudo, Chris Sabin bateu Christopher Daniels no episódio de 14 de janeiro e ganhou o direito de se juntar ao combate.



Destination X 2005
AJ Styles (c) vs. Christopher Daniels vs. Elix Skipper vs. Ron Killings
No episódio de 11 de fevereiro de 2005 do Impact!, o comentador Mike Tenay anunciou que a TNA estava a planear levar a cabo um Ultimate X match no pay-per-view de março. Na semana seguinte, Tenay revelou que o combate iria realizar-se no Destination X e que o TNA X Division Championship de AJ Styles estaria em jogo.
Entretanto, foram organizados combates de qualificação. No episódio de 4 de março, Styles bateu Kid Kash para reter o título e assegurar uma vaga no combate no Destination X. Uma semana depois, foi revelado que Ron Killings e Elix Skipper também iriam participar, enquanto Christopher Daniels derrotou Chris Sabin para assegurar a quarta e última vaga.
Ao contrário dos tradicionais combates Ultimate X, este tinha regras especiais: numa primeira fase haveria um combate de tag team em que quem sofresse o assentamento ou submissão seria eliminado; na segunda haveria um three way match em que quem sofresse o assentamento ou submissão seria eliminado; e na terceira os dois lutadores que restassem iam defrontar-se num Ultimate X match.



TNA Impact! (3 de novembro de 2005)
Ultimate X match para determinar o candidato principal ao TNA X Division Championship:
Petey Williams vs. Matt Bentley vs. Chris Sabin
No pay-per-view Unbreakable, foi anunciado um combate Ultimate X após um duelo entre Chris Sabin e Petey Williams, vencido por Sabin. No mesmo evento, Matt Bentley regressou à TNA e desafiou Sabin e Williams para participarem no Ultimate X match do Bound For Glory.
Entretanto, a TNA oficializou a contenda, na qual estaria em jogo a posição de candidato principal ao TNA X Division Championship. Nas semanas que se seguiram, os três interferiram em combates uns dos outros.
No Bound For Glory, Petey Williams saiu vitorioso, mas os responsáveis da TNA mostraram-se insatisfeitos com as dificuldades técnicas envolvidas no combate, pelo que agendaram uma novo Ultimate X match entre os três lutadores para o episódio de 3 de novembro do Impact!.



No Surrender 2006
Ultimate X match pelo NWA World Tag Team Championship:
The Latin American Exchange (Hernandez e Homicide) (c) vs. AJ Styles e Christopher Daniels
No episódio de 20 de julho do Impact!, os então campeões de tag team AJ Styles e Christopher Daniels lançaram um desafio aberto a qualquer equipa que os quisesse defrontar pelos títulos. Os LAX responderam e atacaram os detentores dos títulos, deixando-os ensanguentados, tendo inclusivamente assinado o contrato do combate, a ter lugar no Hard Justice, com o sangue de Daniels.
No Hard Justice, Styles e Daniels bateram os LAX para reter os cinturões.
No entanto, a dupla de Hernandez e Homicide levou a melhor no episódio de 24 de agosto, vencendo uma Border Brawl e conquistando o NWA World Tag Team Championship.
Uma semana depois, Styles e Daniels acionaram a cláusula de desforra, tendo sido marcado um Ultimate X match entre as duas equipas para o No Surrender.



Ultimate X match para determinar os candidatos principais ao TNA World Tag Team Championship:
The Latin American Exchange (Hernandez e Homicide) vs. Triple X (Senshi e Elix Skipper)
Um combate que não necessitou de grande história como background. Tanto os LAX como os Triple X tinham saído derrotados num gauntlet match de dez duplas no pay-per-view No Surrender para determinar os candidatos principais ao TNA World Tag Team Championship no Bound For Glory. Entretanto, foi marcado um Ultimate X entre as duas equipas para o Bound For Glory para determinar os próximos candidatos principais.



Destination X 2009
Alex Shelley vs. Chris Sabin vs. Consequences Creed vs. Jay Lethal vs. Suicide
Campeão desde o Genesis, em janeiro de 2009, Alex Shelley conquistou o TNA X Division Championship ao bater o companheiro de tag team Chris Sabin na final de um torneio para coroar o novo detentor do cinturão, e defendeu-o com sucesso diante de Eric Young no Against All Odds.
Após o Against All Odds, os Motor City Machine Guns (Shelley e Sabin) defrontaram por duas vezes os Lethal Consequences (Consequences Creed e Jay Lethal), tendo saído derrotados no episódio de 12 de fevereiro do Impact! e levado a melhor na semana seguinte.
No episódio de 26 de fevereiro, Shelley defendeu o título diante de Sabin, Lethal e Creed num Ladder match, alcançando a vitória após Suicide aparecer, tomar posse do cinturão e fazê-lo cair no peito do campeão.
Uma semana depois, Shelley reteve o TNA X Division Championship com uma vitória sobre Kiyoshi, mas após o combate foi atacado por Suicide.
Entretanto, foi marcado um Ultimate X match entre Shelley, Sabin, Creed, Lethal e Suicide para o Destination X.



Amazing Red (c) vs. Alex Shelley vs. Chris Sabin vs. Christopher Daniels vs. Homicide vs. Suicide
No episódio de 1 de outubro do Impact!, Amazing Red bateu Jay Lethal, Consequences Creed, Sheik Abdul Bashir e Kiyoshi num Ladder match para se tornar no candidato principal ao X Division Championship de Samoa Joe.
Uma semana depois, Amazing Red conquistou o título ao fazer o assentamento em Joe após a interferência de Bobby Lashley.
No episódio de 15 de outubro, Don West estreou-se como manager de Red.
Entretanto, foi anunciado que Red ia defender o título frente a Alex Shelley, Chris Sabin, Christopher Daniels, Homicide e Suicide num Ultimate X match.



Destination X 2010
Ultimate X match para determinar os candidatos principais ao TNA World Tag Team Championship:
Os Generation Me [mais conhecidos por Young Bucks] fizeram a sua estreia na TNA em janeiro de 2010 e protagonizaram vários grandes combates frente aos Motor City Machine Guns durante esse ano, o primeiro dos quais logo na estreia e... com vitória, no Impact! de 14 de janeiro.
Duas semanas depois, o trio composto por Alex Shelley, Chris Sabin e Brian Kendrick bateu Amazing Red, Jeremy Buck e Max Buck.
No episódio de 18 de fevereiro, os Generation Me juntaram-se a Amazing Red e Kazarian para derrotar os Motor City Machine Guns, Doug Williams e Brian Kendrick.
Entretanto, foi marcado um Ultimate X match entre os Motor City Machine Guns e os Generation Me para determinar os candidatos principais ao TNA World Tag Team Championship.



Impact Wrestling - Maximum Impact VII Tour (31 de janeiro de 2015)
The Wolves (Davey Richards e Eddie Edwards) (c) vs. The Revolution (The Great Sanada e Manik) vs. The BroMans (DJZ e Jessie Godderz)
Campeões desde a noite anterior, quando bateram Abyss e James Storm, The Wolves colocaram o TNA World Tag Team Championship em jogo durante a Maximum Impact VII Tour, em Londres, na noite de 31 de janeiro de 2015.



Josh Alexander (c) vs. Petey Williams vs. Trey Miguel vs. Ace Austin vs. Chris Bey vs. Rohit Raju
No Against All Odds, Petey Williams, Trey Miguel, Ace Austin, Chris Bey e Rohit Raju competiram num five-way match para determinar o candidato principal ao X Division Championship de Josh Alexander. No entanto, o guarda-costa de Austin, Madman Fulton, interferiu e atacou todos os outros participantes, o que levou a que fosse declarado no contest.
No episódio de 17 de junho do Impact!, foi anunciado que Alexander ia defender o título no Slammiversary frente a Williams, Miguel, Austin, Bey e Raju num Ultimate X match, o primeiro em dois anos.





Com tecnologia do Blogger.